Entenda o que faz um(a) Customer Success Manager e como a profissรฃo impulsiona o desempenho e a inovaรงรฃo nos negรณcios de tecnologia.
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Uma estratรฉgia centrada no cliente รฉ essencial para os negรณcios, principalmente na รกrea de TI, que รฉ extremamente competitiva e costuma trabalhar com produtos SaaS.ย
Nesse sentido, todas as pessoas do atendimento precisam priorizar as necessidades e objetivos do consumidor.ย
Durante o dia a dia, no entanto, esta tarefa precisa ser executada por alguรฉm que tenha como foco, em tempo integral, o entendimento e a resoluรงรฃo de problemas dos clientes. ร aรญ que entra o(a) Customer Success Manager, ou CSM.
No artigo a seguir, vamos entender qual รฉ a importรขncia da funรงรฃo, quais habilidades sรฃo necessรกrias para desempenhรก-la e como ela beneficia as empresas a mรฉdio e longo prazo.
O que รฉ Customer Success?
Customer Success รฉ uma estratรฉgia de negรณcios que foca em antecipar os desafios do cliente e resolvรช-los de forma proativa. Isso ajuda a aumentar a satisfaรงรฃo e retenรงรฃo do cliente, o que, por consequรชncia, tambรฉm impulsiona o faturamento e a confianรงa das pessoas na sua marca.
Mas por que รฉ importante pensar sobre isso? Bem, nos รบltimos anos, o Custo de Aquisiรงรฃo de Clientes (CAC) tem ficado cada vez maior. Manter seus clientes atuais felizes e trabalhar de forma inovadora รฉ uma boa maneira de reverter a situaรงรฃo.
Para se ter uma ideia do cenรกrio, de acordo com a Hubspot, companhias de alto crescimento tรชm 21% mais chances de priorizar o sucesso do cliente do que aquelas que se encontram estagnadas.
Diferenรงa entre Customer Success e Customer Experience
Customer Success รฉ uma parte importante do que chamamos de Customer Experience. Enquanto o primeiro trata de ajudar os clientes a conseguirem o melhor do seu produto, o segundo รฉ mais amplo e envolve criar uma associaรงรฃo positiva da sua marca nos clientes.
A experiรชncia do cliente, por exemplo, comeรงa jรก no primeiro contato com a marca, seja por um anรบncio ou outra forma. O sucesso do cliente, por sua vez, tem seu envolvimento primรกrio somente na prรฉ-venda ou apรณs a efetivaรงรฃo da compra.
O que รฉ e o que faz um Customer Success Manager?ย
Legenda: Tem um entendimento aprofundado das necessidades do cliente. | Imagem: Pexels
Customer Success Manager รฉ alguรฉm que trabalha com os clientes para garantir que eles estรฃo recebendo as ferramentas e o suporte necessรกrio para atingirem seus objetivos com a sua soluรงรฃo. Isso inclui orientรก-los na tomada de decisรฃo de compra e fazer o onboarding dos novos usuรกrios apรณs a compra.ย
Quem ocupa este cargo tem um entendimento aprofundado das necessidades do cliente e comunica essas informaรงรตes para as equipes de vendas, marketing e produto.
Da prรฉ ร pรณs-venda, a pessoa Customer Success Manager executa uma sรฉrie de atividades. Acompanhe algumas delas:
- Influenciar a tomada de decisรฃo de compra dos clientes;
- Educar os clientes no uso do produto ou software;
- Fazer o follow-up das renovaรงรตes de contrato;
- Encorajar upsells e cross-sells;
- Construir relacionamento entre os clientes e a equipe de suporte;
- E ser a voz do cliente na empresa.
Principais habilidades de um Customer Success Manager
Abaixo, separamos as principais habilidades requeridas para ter uma carreira promissora como Customer Success Manager. Confira:
Mindset centrado no cliente
O foco de quem atua como CSM serรก sempre o cliente. O sucesso dele รฉ o seu sucesso, e quanto mais vocรช investir em atender as dores e objetivos dessa pessoa, melhor serรก o seu desempenho.
Comunicaรงรฃo
A comunicaรงรฃo proativa รฉ primordial para o sucesso do cliente. Para ganhar a confianรงa dele, comunique-se de forma efetiva: tenha clareza sobre o porquรช um cliente deveria fazer algo ou comprar uma soluรงรฃo especรญfica oferecida pela empresa.
Conhecimento de indรบstria
Para ter a lealdade de seus clientes e garantir seu sucesso, vocรช precisa entender sobre a companhia deles e o segmento no qual estรฃo inseridos. Sรณ assim serรก possรญvel ajudรก-los por completo no atingimento dos objetivos e na criaรงรฃo de soluรงรตes inteligentes para os dois lados.
Escuta ativa
Escuta ativa รฉ uma prรกtica onde vocรช escuta o que seus clientes tรชm a dizer, e depois repete para eles com suas prรณprias palavras, mostrando que vocรช os entende. ร uma forma de construir rapport com a audiรชncia, porque expรตe o quanto vocรช se importa com as frustraรงรตes e problemas dela.
Importรขncia do(a) Customer Success Manager
Legenda: Diminuiรงรฃo da taxa de cancelamento. | Imagem: Pexels
Entenda por que sua software house precisa de um(a) Customer Success Manager dedicado(a):
Onboarding de clientes
A prioridade de um(a) Customer Success Manager รฉ garantir que o onboarding dos clientes esteja sendo feito efetivamente. Ou seja, o papel deles รฉ garantir que os usuรกrios e clientes consigam extrair o mรกximo de benefรญcios da soluรงรฃo.
Upsells e cross-sells
Um dos objetivos do(a) CSM รฉ aumentar o Lifetime Value do cliente (LTV), o valor que ele traz para a empresa ao longo do tempo. Uma boa maneira de fazer isso รฉ atravรฉs do upselling e do cross-selling, oferecendo upgrades ou produtos e serviรงos adicionais que faรงam sentido para o cliente.
Diminuiรงรฃo da taxa de cancelamento
Com uma pessoa focada nos problemas do seu cliente, a chance de insatisfaรงรตes รฉ muito menor. Em um experimento feito pela ProfitWell, o churn das organizaรงรตes participantes diminuiu de 15 a 27% com a adoรงรฃo de estratรฉgias de um(a) CSM.
Principais Mรฉtricas do(a) CSM
Uma famosa frase do guru de administraรงรฃo, William Deming, diz que "nรฃo se gerencia o que nรฃo se mede". ร por esse motivo que acompanhar mรฉtricas e KPIs da pessoa ou do time que executa as funรงรตes de CSM รฉ tรฃo importante. Veja uma lista com as mรฉtricas mais utilizadas na รกrea:
- Net promoter score (NPS);
- Customer lifetime value (LTV);
- Customer acquisition cost (CAC);
- Taxa de churn;
- Monthly recurring revenue (MRR).
Descubra mais sobre elas em nosso artigo sobre mรฉtricas de customer success.
Um evento para quem respira tecnologia e inovaรงรฃo
Que pensar em sucesso do cliente garante a inovaรงรฃo e a longevidade das empresas vocรช jรก sabe, certo? Entรฃo, chegou a hora de participar do TecnoUpdate, o evento de inovaรงรฃo essencial para empresas de software, startups e amantes da tecnologia.ย
Esperamos vocรช para muito conteรบdo tรฉcnico, prรกtico e sem enrolaรงรฃo. E para saber por que รฉ importante estar de olho nas tendรชncias do mundo tech, veja nosso artigo sobre inovaรงรฃo na tecnologia!