Profissões do futuro essenciais para desenvolvimento de software.

Profissões do Futuro – Novos profissionais essenciais para o desenvolvimento de software.

Profissões do Futuro – Novos profissionais essenciais para o desenvolvimento de software
 

Profissões do futuro inusitadas, porém, necessárias: o mercado de tecnologia vem se transformando a cada dia e neste artigo veremos os novos rumos do desenvolvimento de software.

 

Tempo de Leitura: 8 minutos

Quem trabalha com desenvolvimento já deve ter percebido que as mudanças neste nicho de mercado estão ocorrendo de forma cada vez mais rápida. Isto ocorre justamente em resposta às necessidades dos usuários. Novas plataformas e novas tecnologias vão surgindo, tentando adaptar-se a todo momento ao comportamento e necessidades dos usuários, modernizando vários processos, acarretando nas chamadas “profissões do futuro”.

Novas tendências como os assistentes pessoais e o metaverso transformam a interação homem x máquina, criando uma infinidade de soluções diferenciadas para as dores dos usuários. Por este mesmo motivo é que novos dispositivos e até mesmo formas de desenvolver estão surgindo, apontando para um horizonte promissor para o mercado da tecnologia.

Este mundo futurístico, moderno e dinâmico criará diversas oportunidades para profissionais capacitados, inclusive, mesclando áreas não muito comuns – até então - nesse meio tecnológico. Antes de falar sobre estas novas profissões do futuro, vamos entender mais sobre uma estrutura básica para empresas de desenvolvimento. Acompanhe a seguir.

Conheça a Casa do Desenvolvedor

Estrutura básica de uma empresa de software

A construção de um business de tecnologia não é tão diferente das demais empresas em geral. Ela é uma organização composta por hierarquias e funções definidas, que respeitam todas as normas trabalhistas e administrativas de um negócio.

Vamos entender como estas empresas se organizam e como cada elemento possui um papel fundamental dentro de uma software house:

Gestor

O gestor em uma empresa de software é um profissional completo, pois este cargo exige um amplo conhecimento no mercado de desenvolvimento em si, experiência em uma ou mais de uma área de desenvolvimento, e ainda soma a necessidade do profissional ter amplas noções comerciais e administrativas, além de ter habilidades práticas de desenvolvimento;

Comercial

Os profissionais que atuam nos departamentos comerciais de uma software house precisam reunir as habilidades persuasivas esperadas em uma equipe de vendas, mas também devem possuir um bom network na indústria da tecnologia, além de ter profissionais antenados com as tendências do mercado;

Equipe de desenvolvimento

Esta é a força motriz de uma empresa de software. Estes profissionais colocam a “mão na massa” e produzem os softwares e aplicativos que utilizamos e que estão presentes nas empresas usuárias de sistemas de gestão de dados e também de gestão de equipamentos tecnológicos. Os desenvolvedores geralmente se especializam em uma ou mais linguagens de programação e trabalham na escrita dos códigos para solucionar os problemas dos usuários;

Atendimento

Este é outro setor de atenção para um negócio de tecnologia. O profissional atendente lida diretamente com o público interessado e também com curiosos, por isso, é de suma importância que este profissional tenha conhecimento dos processos que envolvem o desenvolvimento de um software, suas aplicações na prática e também de possíveis outras necessidades, assim, o atendente será uma ponte primária entre a empresa e seus clientes;

Suporte

O suporte compõe parte essencial da entrega de qualidade do software como um todo. Este tipo de profissional precisa ter um conhecimento profundo das soluções desenvolvidas pela empresa para conseguir atender e sanar as dificuldades dos usuários, além de ter o feeling de poder antecipar quaisquer situações extraordinárias que possam gerar demanda de suporte;

DevOps

Este é um profissional mais especializado na equipe de desenvolvimento, por isso mesmo, ele é muito procurado pelo mercado. Um DevOp une os conhecimentos de um desenvolvedor, além de possuir habilidades práticas das funções de um programa específico, tornando o processo de criação muito mais assertivo e dinâmico.

P.O.s

P.O. é a sigla em inglês para Product Owner e diz respeito ao profissional que traz a visão macro e micro de todos os programas e recursos que serão desenvolvidos. Sabe demonstrar e repassar as necessidades a serem atendidas, compreende o público que vai utilizar os serviços, e desenha os objetivos a serem alcançados para a equipe de desenvolvimento.

Em sua maioria, essa é a composição básica de um time de uma software house já em andamento.

E fora do básico?

Como o mercado de tecnologia é totalmente dinâmico, é necessário que constantemente os gestores de uma indústria de sistemas pensem fora da caixinha, ou seja, mantenham-se antenados e busquem sempre estar atualizados com a constante transformação do mercado de desenvolvimento de softwares.

E quando pensamos neste sentido evolutivo, é essencial a busca contínua por capacitações e atualizações. Uma boa opção é que ao menos parte da equipe se reveze e marque presença e leve participação em simpósios, feiras, congressos e outros eventos da área ou nicho atendido, para que além de incrementar os conhecimentos sobre os próximos rumos do mercado da tecnologia, também seja fortalecido o networking com outras empresas e outros profissionais da área.

Bom, a cada momento surgem novos termos, novas tecnologias e novas demandas, e para que um negócio se mantenha competitivo, ele precisa se adaptar às mudanças de forma ágil, ou ficará obsoleto, se comparado à concorrência.

Estando a bordo desse foguete que é trabalhar com tecnologia, é preciso sempre estar aberto a outras possibilidades, principalmente no momento de colocar na mesa em quais áreas será importante investir, pensando em quadro de profissionais, com uma projeção de 03, 05 e até 10 anos adiante. 

Vamos então conhecer, a seguir, um pouco de algumas profissões que vem abrindo mais espaços de inovação dentro das software houses e trazendo prosperidade para inúmeros negócios. Role a tela a seguir.

Profissões do futuro para empresas de software

É claro que existem inúmeras profissões igualmente necessárias, e que não caberiam em um único artigo, porém, observe este pequeno compilado de profissões que já estão e continuarão em alta nos próximos anos dentro da área de tecnologia e desenvolvimento:

Growth Hacker

O Growth (Crescimento em inglês) é um profissional dedicado exclusivamente a estudos, análises, testes e experimentação em ações com foco total em visão de futuro, melhorias pontuais e evolução contínua em um negócio.

Ele representa muito bem esta nova profissão que se associa ao ramo da tecnologia conhecido com Growth Hacking. Esse tipo de atividade e profissão surgiu, por exemplo, para auxiliar grandes cases de empresas como a Uber, Dropbox e o Facebook (Meta).

O Growth tem o propósito de atender outra grande tendência do mercado da tecnologia, que são as Startups, gerando justamente um grande crescimento em um curto espaço de tempo e com custos baixos.

Um dos principais conceitos do Growth é não ter medo de errar, e testar continuamente alternativas que incentivem o crescimento das empresas de tecnologia.

Esta profissão será cada vez mais requisitada pelo mercado de tecnologia, buscando pessoas com visão de negócio e marketing atualizadas, além de possuir habilidades interdisciplinares;

Analista de Dados

O acúmulo de dados processados, compartilhados e internalizados pelas empresas teve um aumento exponencial com o uso da internet, sistemas desktop e em cloud e possibilidade que o digital traz para a documentação de processos, informações de usuários, clientes, vendas, transações online e diversas outras atividades, onde uma alta quantidade de dados são os protagonistas. 

A tecnologia trouxe a facilitação de reserva de históricos de dados e informações importantes dos negócios, que geram posteriormente insights, análises e tomadas de decisão futuras, então, por este fato, um profissional analista de dados pode ajudar o desenvolvimento de softwares mais aprimorados e capazes de atender a este tipo de demanda.

Com a crescente implementação de IAs (Inteligências Artificiais) e por consequência do Big Data, os volumes de dados se tornaram muito grandes para serem processados sem estas tecnologias. Portanto, o mercado está cada vez mais carente de especialistas com conhecimentos em gestão de dados.

Pensar nos imensos volumes de dados criados por todos os usuários todos os dias sem o uso do Big Data e do Data Science, é inimaginável, então, este é um profissional que será cada vez mais presente nas empresas de software;

UX/UI Designer

Comparar os sites e softwares que temos nos dias de hoje com os que usávamos há duas décadas nos faz perceber como a acessibilidade evoluiu em torno destas tecnologias, tornando as experiências muito mais amigáveis, ágeis e práticas.

O responsável por esta transformação positiva nas interfaces de comunicação homem x máquina é o Designer UX UI (designer user experience e designer user interface).

O trabalho do profissional UX UI é baseado na arte de projetar melhorias em produtos, de modo que o sistema esteja apto o suficiente para ser fácil de se utilizar, funcional e que atenda às expectativas e necessidades dos usuários, ao mesmo tempo, em que atenda os objetivos da empresa fornecedora do software.

Optar pelo setor de design UX UI dentro da sua software house com certeza será uma ótima estratégia inclusive de retenção e permanência da longa vida dos contratos fechados, e fidelização dos clientes, já que o cliente terá um especialista focado em turbinar e trazer sempre a melhor versão e mais funcional do seu sistema.

Estes profissionais dedicam-se às melhorias contínuas de plataformas e estão ganhando cada vez mais importância para as empresas de desenvolvimento, trazendo visões estratégicas de excelência e visões empatas com o foco total no cliente usuário. Certamente o designer UX UI é uma profissão do futuro;

Estrategista Digital

O marketing digital é certamente um dos ramos que irão crescer ainda mais nos próximos anos, já que a presença nos canais digitais, sociais e na web é capaz de tornar uma empresa muito mais competitiva no mercado.

Graças a estas necessidades crescentes, profissões como videomaker, influenciadores digitais e outros têm surgido incrementando ainda mais o marketing digital das empresas de sistemas

O estrategista digital é um profissional completo da área de marketing, cujo foco é estudar o mercado, construir estratégias aplicáveis de acordo com os objetivos e recursos de uma empresa no meio digital. 

Ele pode trabalhar deste o posicionamento que uma empresa deseja tomar na internet, até trabalhar o alcance da marca por regiões, nacional ou internacional, construção de ações para atração certeira de interessados nos sistemas, bem como no trabalho de ampliação de possibilidades de vendas e fechamentos mais qualificados, além de planejar o desenvolvimento dos canais mais importantes para a empresa no digital.

Com o estrategista digital no time, muitas empresas de software pararam de contar apenas com as abordagens PAP e saíram da dependência das indicações para decolarem suas vendas.

Engenheiro de Machine Learning

É notável que os dispositivos vêm se tornando mais inteligentes nos dias de hoje. Isso acontece justamente devido ao fato de estarmos na era da Internet das Coisas (IOT).

Trocando em miúdos, este ramo da engenharia de software vem trabalhando o aprendizado automático e o Deep Learning das máquinas, o que já é aplicado em muitas tecnologias como as assistentes eletrônicas e outras inteligências artificiais. 

Para a empresas que possuem intenções de desenvolvimento e investimento nas tecnologias de IA, IOT e aprofundamentos nesse sentido, o engenheiro de machine learning poderá nortear e projetar soluções escaláveis para o negócio de software, tendo em mente o nicho de demanda a atender, recursos disponíveis, tempo de desenvolvimento e projeções com versões otimizadas das máquinas controladas via software, como as de engenharia clínica, industriais e de precisão, por exemplo. 

Nem preciso dizer que estes profissionais serão essenciais para estas tecnologias, não é mesmo?!

Cyber Security

Este é outro ramo em crescimento exponencial nos últimos anos. Esta é uma profissão justa à necessidade de tornar o ambiente virtual muito mais seguro de se utilizar. 

A segurança da tecnologia da informação acontece com um profissional operando na proteção de softwares e hardwares contra perdas, roubos, danos, invasões e fraudes ocorrentes e na contenção e prevenção a estes eventos nocivos. 

Como cada vez mais o ambiente eletrônico está presente nas vidas das pessoas usuárias de sistemas, a maioria das atividades com dados precisam de um olhar com mais atenção e segurança.

Com o transporte de dados sensíveis e financeiros, leis como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) vêm transformando a vida das pessoas e das organizações.

Várias profissões como DPO (Data Protection Officer) estão surgindo para contemplar as obrigações de segurança digital das empresas usuárias e das próprias empresas fornecedoras de sistemas.

Conclusão:

Como vimos, existem muitas profissões do futuro nos ramos da tecnologia. O mercado irá se desenvolver ainda mais nos próximos anos, abrindo portas para áreas correlatas e paralelas caminharem em conjunto, seguindo em um caminho extremamente promissor para o desenvolvimento de sistemas.

Está gostando dos nossos conteúdos? Aqui no Blog da Casa do Desenvolvedor, você encontra inúmeros artigos voltados para a área de tecnologia. Aproveite, é tudo free! 😉

E faça parte também do nosso fórum, clicando no botão abaixo:

Deixe seu comentário aqui abaixo pra gente interagir!

Até mais!

Laís Luz
Laís Luz
Graduada em Ciência da Informação e apaixonada por tecnologia. Assistente de Marketing da TecnoSpeed.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo