Linguagens de Programação: tendências para 2023.

Linguagem de Programação: tendências para 2023.

Linguagens de Programação: tendências para 2023.

A linguagem de programação vem sofrendo constantes mudanças durante os anos, conheça neste artigo as tendências para 2023.

Tempo de Leitura: 4 minutos

A linguagem de programação faz parte da vida de qualquer profissional que trabalhe na área de TI. Cada linguagem tem a sua função e atende as necessidades para as quais foram criadas.

Elas sempre estão acompanhando as tendências da tecnologia, por isso, estão sempre evoluindo. Ano após ano novas linguagens vão surgindo ou sendo reinventadas, tudo isso para facilitar cada vez mais nossas vidas como desenvolvedores e o nosso acesso à tecnologia. 

Cada linguagem tem suas particularidades e, através desse artigo, convidamos você a conhecê-las melhor.

Conheça nosso manifesto

O que é linguagem de programação?

Uma linguagem de programação é uma comunicação escrita e formal, desenvolvida para dar sentido a um conjunto de regras pré-estabelecidas pelo programador a fim de gerar um programa (software).

Esses programas são o que dão funções às nossas máquinas, desde um jogo para computador até um comando na nossa máquina de lavar, tudo isso foi gerado através de uma linguagem de programação.

Conceito de linguagem de programação

Sendo assim, podemos então dizer que o conceito da linguagem de programação é onde o hardware (máquina) e o programador se comunicam. É através dessa comunicação que os programas são desenvolvidos.

Em determinadas épocas, uma linguagem parece surgir como forma de tendência, isto é, estando mais em alta de um ano para o outro. Isso acontece justamente para atender as necessidades do mercado de desenvolvimento e os ajustes tecnológicos.

Em 2022, muitas linguagens já consagradas acabaram ganhando força devido às aplicações em que vem alcançando destaque. Sendo assim, veja agora cinco tipos de linguagem de programação que mais vem sendo utilizadas pelos desenvolvedores este ano:

Typescript 

É uma linguagem desenvolvida pela Microsoft. Similar à Javascript, ela possui algumas informações adicionais e é diferenciada por seu ambiente de desenvolvimento.

Javascript 

É a linguagem mais utilizada e mais versátil. É mais fácil de aprender até para quem é iniciante

C# 

Útil para desenvolvimento de jogos e aplicativos web e mobile, seus desenvolvedores costumam ter salários invejáveis.

Python 

Linguagem que vem crescendo muito no mercado, chegando a alcançar a segunda posição de mais utilizada. É mais acessível e possui uma sintaxe mais fácil.

Java 

É uma linguagem ainda muito forte, sendo utilizada pelo mundo todo. Possui uma sintaxe mais complicada para quem está começando e permite muitas oportunidades para quem quer atuar na área como desenvolvedor.

Essas foram umas das linguagens mais utilizadas no ano de 2022, algumas se tornando cada vez mais importantes para quem trabalha com desenvolvimento. O mercado está em constante renovação e novas tendências vem surgindo ao longo de cada ano, por isso, os programadores devem estar sempre antenados, pois o conhecimento profundo em linguagens de programação é uma exigência no mercado de desenvolvimento e vai tornar o desenvolvedor um profissional muito mais diferenciado.

10 linguagens que estarão em alta em 2023.

Hoje em dia temos mais de 700 linguagens disponíveis, e um profissional que queira ingressar nesse ramo pode ter certa dificuldade em escolher por onde começar.

Por isso mesmo, confira 10 linguagens que estarão em alta em 2023:

01. Javascript 

É a linguagem mais utilizada, com maior versatilidade, é possível aprendê-la mesmo sendo iniciante. Seu uso para programação em mobile a torna muito interessante para quem deseja desenvolver nessa área.

02. Python 

É a linguagem que mais cresce na atualidade, pois seu uso abrange muitas áreas. Sendo assim, é uma boa pedida para quem está começando a estudar programação. Se você deseja trabalhar com IA (inteligência artificial), a python é a sua linguagem.

03. Ada 

Possui padrão internacional e é uma linguagem utilizada em aplicações simples, como processamento de folhas de pagamento, até controle de tráfego aéreo e de mísseis balísticos. A Ada é uma linguagem de última geração, usada em aplicativos corporativos.

04. HTML 

Em resumo, HTML é uma linguagem de marcação utilizada na construção de páginas na Web, permitindo a construção de websites, inserção de novos conteúdos, como imagens e vídeos, por meio dos hipertextos. 

05. CSS 

Cascading Style Sheets ou CSS é um mecanismo para adicionar estilo a um documento web, trabalhando conjuntamente com o HTML, deixa os conteúdos visualmente mais agradáveis. 

06. Hypertext Preprocessor (PHP) 

Linguagem muito antiga e bastante popular, está presente, literalmente, em bilhões de sites, oferecendo a estrutura de dados através da extensão básica Standard PHP Library (SPL).

07. Haskell 

Essa é uma linguagem pioneira em uma série de recursos, como type class, é projetada para ensino, pesquisas e aplicações industriais.

08. Golang 

É uma linguagem de código aberto, criada pelo Google. Seus recursos internos permitem criar aplicativos simultâneos.

09. Swift 

Desenvolvida pela Apple na época do Iphone 6, é bastante performática, ideal para criar aplicativos IOS.

10. Kotlin 

Suporta as principais plataformas do mercado, Android e IOS. Sua facilidade de leitura faz com que a escrita do código seja mais rápida para programar, o que torna o trabalho do programador mais divertido do que trabalhoso.

Dúvidas de programação? Participe do nosso fórum

Esse é um assunto muito vasto e, com certeza, a troca de conhecimento é fundamental para quem quer ser um programador.

A troca de ideias é sempre muito bem-vinda para quem deseja trabalhar com programação, quem sabe em nosso fórum não está a resposta para aquela dúvida que vem lhe afligindo por muito tempo?

Venha conhecer o nosso fórum! Lá, você, além de tirar suas dúvidas com uma galera antenada, também pode compartilhar suas experiências.

Estar sempre em busca de informações para quem deseja ingressar no mercado de desenvolvimento de software é crucial, pois por muito tempo, a linguagem de programação era estudada de forma individual, até mesmo sem que houvesse uma formação acadêmica.

Com o passar do tempo e o aumento do número de linguagens, mais as interações foram aumentando e novos conhecimentos surgindo. O mundo está em nossas mãos através dos smartphones, tablets e notebooks, as distâncias foram encurtadas e hoje a tecnologia nos propícia a interação entre pessoas que têm os mesmos anseios, dúvidas e necessidades.

Portanto, aproveite essas oportunidades para estar sempre por dentro das novas tendências para as linguagens de programação no ano de 2023 e se antecipe para ser um programador de sucesso.

Casa do Desenvolvedor
Casa do Desenvolvedor
Somos a Casa do Desenvolvedor, uma comunidade que tem como propósito, fortalecer o desenvolvimento de software no Brasil. Faça parte você também dessa comunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo