Startup: conceitos e dicas valiosas para alavancar suas ideias

O que é startup? Um guia para começar e alavancar suas ideias

O que é startup? Um guia para começar e alavancar suas ideias
 

Venha descobrir o que é startup, como começar uma, as fases desse modelo de negócio e as melhores dicas para ter sucesso e suporte nessa trajetória!

 

Tempo de Leitura: 5 minutos

O termo startup não é realmente uma novidade, afinal, esse modelo de negócio invadiu o mundo business e o crescimento desse tipo de empresa foi e ainda é muito expressivo. Porém, você sabe realmente o que significa empreender uma startup e como fazer isso?

Neste post, te explicaremos de uma vez por todas o que é uma startup, o que é preciso para começar uma, como funcionam as equipes e fases nesse modelo de negócio, e quais dicas vale a pena aplicar por aí para obter o sucesso que você almeja. Vamos lá?

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O que é e como começar uma startup?

Em uma tradução livre, “startup” significa começar algo, num sentido de ação mesmo, e isso já nos ajuda a ter uma ideia do que é uma startup. Este termo está conectado à empresas inovadoras, que possuem um baixo custo de manutenção, mas um alto potencial de crescimento e escalabilidade.

Por conta dessas características fundamentais, é muito comum que as startups estejam ligadas à tecnologia e ao digital, ainda que isso não seja uma regra. Além disso, esses negócios também costumam contar com investimentos externos para seu desenvolvimento.

Tendo isso em mente, começar uma startup envolve uma ideia inicial – uma demanda ou dor que seu produto ou serviço solucionará; e então uma série de etapas e definições – que explicaremos logo adiante – que são fundamentais para tirar a ideia do papel com o máximo de estrutura, força e potencial possível.

Depois disso, ainda será preciso partir para a prática, colocando a empresa no mundo, avaliando os resultados e adaptando o que for necessário. E no meio disso, há a etapa essencial de montar a equipe da sua startup.

Equipe em uma startup

As startups não são como as empresas tradicionais e isso também se reflete nas suas equipes. É natural que elas sejam enxutas, com profissionais multidisciplinares, com espírito empreendedor e visão alinhada ao propósito da startup. Ou seja, o recrutamento precisa ir além das habilidades técnicas.

Fases em uma startup

Assim como qualquer negócio, uma startup passa por diferentes fases até atingir sua estabilidade e sucesso. São elas:

1. Validação base da ideia

O primeiro passo é compreender/definir os pontos-chave da ideia, são eles que vão te ajudar a visualizar se ela é viável e válida, além de te guiar para a organização do modelo de negócios e conclusão das próximas fases.

Neste ponto, é preciso pensar na visão do negócio (resumo da motivação do produto/serviço); no público-alvo; na proposta de valor (que dores soluciona ou benefícios gera); no produto ou serviço em si (resumo das principais funcionalidades); e nos valores da startup (motivações e ganhos esperados). E então, validar tudo com pesquisas de mercado.

2. Definição do modelo de negócios

A próxima fase é definir o modelo de negócios, baseando-se nas informações obtidas na primeira etapa. Uma ótima ferramenta para isso é o Business Model Canvas, que permitirá dar conta dos pontos principais e funcionamento básico do negócio em uma única página.

3. MVP Concierge

Com a base do negócio estruturada e validada, é hora de começar a colocar a ideia no mundo criando o MVP Concierge, que nada mais é do que um protótipo simplificado e geralmente manual da solução.

Ele serve apenas para demonstrar a proposta da startup e ajudar na validação ou adaptação da solução antes que qualquer investimento de tempo ou dinheiro mais expressivo seja feito e pode ser feito via blog, landing pages, telefone, Facebook, WhatsApp e até pessoalmente. 

Aqui, já é possível começar a monetizar a ideia e captar os early-adopters, clientes que vão se identificar com a startup e apoiá-la ainda que a solução final não esteja pronta, completa e/ou disponível.

4. Definição da persona da marca

Em paralelo com a fase 3, é importante traçar quem é a persona ou personas da marca, organizando o perfil do cliente ideal, identificando suas necessidades, hábitos e expectativas, e podendo, a partir disso, otimizar as estratégias de venda, relacionamento e crescimento da startup.

5. Construção do MVP

E a última etapa para oficialmente lançar a sua startup é elaborar o MVP, pensando na pessoa usuária e cliente final e aplicando todas as definições, validações e adaptações que você identificou nas etapas anteriores. Então, você poderá colher os frutos da empresa, buscar investimentos e gerenciar as estratégias para mantê-la em expansão.

Procurando dicas para startup? Confira 5!

Além das fases e aspectos que citamos acima, existem algumas dicas valiosas que podem ser úteis no processo de empreender uma startup. Olha só: 

1. Busque atualizações e networking

Startup tem tudo a ver com inovação e é impossível inovar sem olhar para a frente e à sua volta. Esteja atento no mercado que você está inserido, faça cursos, vá em eventos, toque experiências e crie conexões para estar a par das tendências e possíveis oportunidades, parceiros e investidores.

2. Não negligencie a gestão da sua startup

A ideia de uma startup pode até fugir do tradicional em diversos aspectos, mas a gestão empresarial é uma das “tradições” que não podem ser deixadas de lado. Sem gerenciar os processos, gastos e o negócio de forma completa, ficará muito complicado ter um crescimento acelerado e alcançar seus objetivos.

3. Prepare-se para a burocracia, mas não perca tempo com ela

Novamente, a startup é um modelo de negócio “diferentão”, mas isso não significa que não existam (várias) burocracias envolvidas na sua fundação e gestão. Então, a dica é: se planeje para elas, procure assistência especializada (contábil, jurídica, administrativa) e antecipe e otimize o que for possível para não criar pendências ou perder tempo.

4. Valorize e transforme os feedbacks em forças 

Assim como vimos nas fases de uma startup, os feedbacks são essenciais para a evolução do negócio, portanto é mais do que válido buscar e ouvir a opinião de seus clientes e usuários, acompanhar o comportamento dos consumidores, aceitar sugestões de outros empresários, investidores, colaboradores e stakeholders, e, claro, transformar tudo isso em insights e melhorias reais para a empresa. 

5. Aprenda a equilibrar persistência e flexibilidade

Se você não acreditar na sua ideia e no seu instinto, será muito difícil até mesmo começar o projeto da sua startup. A persistência é uma virtude necessária em qualquer empreendedor. No entanto, há uma diferença entre ser persistente e não admitir seus erros ou fraquezas. 

É preciso equilibrar essa autoconfiança e a capacidade de manter a mente aberta para realizar as mudanças e adaptações que forem necessárias, seja pensando no mercado, no público ou até mesmo nas condições internas e particulares da sua startup.

Algumas startups

Você sabia que muitas empresas famosas no mercado atual nasceram como startups e têm esse modelo de negócio em seu core? O PayPal é um exemplo! A startup surgiu lá em 1998 e foi o primeiro negócio de pagamentos online, revolucionando o mercado financeiro e os meios de pagamento.

O LinkedIn também nasceu como startup que propunha uma nova forma de recrutamento de pessoas e hoje é uma das redes sociais mais usadas, uma empresa de muito sucesso e uma referência dentro do seu nicho. E além desses, podemos citar diversos outros exemplos, como o Airbnb, o iFood, o NuBank e até o próprio Google.

Já imaginou estar à frente de um case de sucesso como esses? Bom, para isso você precisa, primeiro, começar. Se quiser uma ajudinha para tirar sua ideia do papel e alavancar sua startup, vale muito a pena conhecer o SpeedLab, o laboratório de inovação da TecnoSpeed!

Nós atuamos como investidores para empreendedores e também como parceiros para a estruturação, viabilização e potencialização de ideias, tudo com garantia de não concorrência entre nossos outros parceiros e o propósito de fortalecer o desenvolvedor de software nacional. 

Se identificou e acha que podemos fazer uma parceria incrível? Então baixe a nossa Tese de Investimento e não deixe de acessar a página do SpeedLab para que a gente possa continuar esse papo e dar vida à sua ideia.

Vai ser um prazer estar ao seu lado nessa empreitada e crescer junto com você e o seu mais novo negócio, vem!

Giovanna Siqueira
Giovanna Siqueira
Formada em Publicidade e Propaganda. Atual responsável pela Casa do Desenvolvedor, a comunidade focada para desenvolvedores de software.

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