Arquitetura de software: o que é, como se capacitar e vagas.

Arquitetura de software: tudo sobre a carreira na área e como está o mercado de trabalho

 

Saiba as funções e habilidades de quem trabalha com arquitetura de software e veja vagas da área em grandes empresas e startups.

 

Tempo de Leitura: 5 minutos

Sem a arquitetura de software, muitos dos sistemas que usamos não seriam possíveis. Mas você sabe o que exatamente faz uma pessoa que trabalha nessa área e como está o mercado de trabalho? 

A seguir, contamos tudo o que você precisa saber sobre a profissão e, ao final, ainda damos dicas de cursos e de uma comunidade pronta para te apresentar várias vagas de emprego no mundo tech. Vamos lá?

Conheça a Casa do Desenvolvedor

O que é arquitetura de software?

Arquitetura de software, em poucas palavras, é o planejamento de um sistema. Isso inclui a organização de todos os componentes, suas interações, tecnologias a serem utilizadas, ambientes de operação, e outras diretrizes usadas para construir o software. 

Toda a estrutura e comportamento do sistema tem impactos decisivos nas camadas estratégicas de uma empresa. Por isso, quem executa essas tarefas precisa sempre analisar os cenários para obter os melhores resultados possíveis.

Principais habilidades da pessoa arquiteta de software

As responsabilidades de uma pessoa arquiteta de software envolvem: determinar as especificações técnicas de um projeto, planejar e monitorar as entregas com blueprints técnicos, fazer a edição de códigos e se relacionar com as demais áreas da empresa.

Para que tudo isso seja possível, as principais habilidades de pessoas que trabalham nessa área costumam ser um amplo conhecimento de código e linguagens de programação, e de aplicação de processos de desenvolvimento de software.

Como a pessoa arquiteta de softwares irá orientar o trabalho, é preciso também ter soft skills como: liderança, capacidade de organização e priorização, e ótima comunicação.

Funções da pessoa arquiteta de software

Dentre as atividades mais solicitadas em descrições de vaga de trabalho, estão:

  • Definir todos os aspectos do desenvolvimento, desde as tecnologias até os padrões de codificação e fluxo de trabalho;
  • Desenvolver especificações técnicas de produto com atenção às integrações e viabilidade do software;
  • Colaborar com a equipe para determinar requisitos funcionais e não-funcionais do projeto;
  • Orientar a equipe com todas as diretrizes planejadas;
  • Supervisionar o progresso da equipe de desenvolvimento para garantir o atendimento do que foi planejado;
  • Fornecer orientação técnica para pessoas desenvolvedoras e engenheiras;
  • Garantir que o sistema atenda aos requisitos de qualidade, segurança e outros.

Em suma, o objetivo desta profissão é orientar trabalhos de desenvolvimento de software para que resultem em soluções de tecnologia com alta qualidade.

Como fazer um projeto de arquitetura de software?

Arquitetura de software é sobre traçar um planejamento cuidadoso antes de começar a desenvolver o trabalho completo. Ter um projeto bem desenhado e com diretrizes estabelecidas agrega valor ao sistema e facilita o trabalho das equipes de desenvolvimento. 

Para isso, existem dicas importantes a serem seguidas. Confira a seguir!

Como desenhar arquitetura de software?

Para desenhar um projeto de arquitetura de software, você precisará:

  • Ter clareza sobre os requerimentos do software: quais são os requisitos funcionais e não-funcionais? A resposta para essa pergunta vai guiar todo o trabalho do time e economizar recursos da empresa. Após entender quais são esses requisitos, use-os para traçar o escopo do projeto.
  • Pensar sobre cada requerimento e componente: após planejar os requerimentos, você provavelmente já terá uma ideia de quais tecnologias e design poderá utilizar no projeto, contando com os desafios e oportunidades que as acompanham. Analise suas escolhas e considere as implicações de cada uma.
  • Dividir seu projeto em etapas: agora que você tem a visão macro, comece a criar as histórias que vão guiar o desenvolvimento e pense em quais metodologias você vai usar para conduzir o trabalho.
  • Fazer um protótipo: os protótipos permitem que você falhe rápido, antes de investir pesado no projeto. Validar o trabalho planejado e investigar o que você definiu é valoroso. Para isso se concretizar, registre todas as interações e feedbacks que conseguir.
  • Identificar os requerimentos não-funcionais: frequentemente, esses são requerimentos de qualidade discutidos com os stakeholders. Delimite e quantifique requerimentos como performance, escalabilidade e segurança.

A arquitetura de software é sempre mais efetiva quando existe um plano e abordagens claras para estruturar o projeto. Se você deseja adentrar esta profissão, tenha sempre isso em mente!

Capacitação em arquitetura de software

Uma migração de carreira ou entrada no mercado de trabalho começa com o mais essencial: estudo e dedicação! Pessoas arquitetas de software são geralmente formadas em Análise de Sistemas, Ciência da Computação ou áreas correlatas. Mas graduações não são necessariamente um requisito. Saiba mais sobre como você pode se capacitar:

Pós-graduação em Arquitetura de Software

Como falamos, não é preciso ter formações específicas para ser uma pessoa arquiteta de software. No entanto, a profissão exige conhecimentos geralmente abordados nas graduações ou pós-graduações. 

A pós-graduação da PUC, por exemplo, aborda não só conhecimentos de arquitetura de software, como também ciência de dados e cybersecurity. Já o Instituto INFNET possibilita o aprofundamento em design patterns, web services, microsserviços, qualidade de software, REST, código limpo e outros.

Escolha um curso que complemente os conhecimentos que você tem, e que te torne capaz de resolver problemas estratégicos em desenvolvimento de software.

Cursos online

Os cursos online são outra opção para quem deseja consumir conteúdos específicos, e rápido. Se você já possui uma boa base em desenvolvimento de software, a hora é de se aprofundar em temas que a profissão de arquiteto de software requer.

Para escolher o treinamento adequado, faça um mapa da sua habilidade e veja quais precisam ser aprimoradas. As hard skills pedidas para a profissão geralmente são os conhecimentos em:

  • Unified Modeling Language (UML);
  • Frameworks de arquitetura de software;
  • Base de dados como MySQL, Oracle;
  • Linguagens de programação como Java, JavaScript, Python, RubyOnRails, entre outras;
  • Design Patterns e arquitetura;
  • DevOps.

Veja também outros cursos disponíveis gratuitamente na Casa do Desenvolvedor.

Quais empresas contratam pessoas arquitetas de software?

Segundo o presidente do Instituto da Transformação Digital, "no futuro, todas as empresas serão digitais". Esta declaração dá uma ideia do cenário que vem aí para as profissões tech, certo? Mas não é novidade que o mercado tech está aquecido já no presente. 

Por isso, empresas de vários segmentos estão apostando na contratação de profissionais qualificados nessa área. Desde software houses, com negócios já estabelecidos em tecnologia, à grandes varejistas que, a princípio, não tinham a tecnologia como core business. 

Salário de pessoas arquitetas de software

De acordo com os salários informados no Glassdoor, a média salarial para pessoas arquitetas de software está em R$12.580 por mês, mas pode chegar a R$17.000 no Brasil.

Se todo o cenário apresentado até aqui para a profissão te interessou, acompanhe o próximo tópico para conhecer uma comunidade que vai te ajudar a conquistar o emprego de arquiteto(a) de software dos seus sonhos!

Procure vagas: Casa do Desenvolvedor

Na Casa do Desenvolvedor, você conta com uma rede de pessoas desenvolvedoras e empresas de softwares prontas para te ajudar a encontrar a oportunidade que deseja no mercado tech. 

Para que a gente consiga te conectar com grandes empresas parceiras e startups tech, cadastre seu perfil e currículo na plataforma: 

Seu trampo de tecnologia pode estar aqui, só te esperando em nosso portal de empregos tech! Vamos juntos?

Casa do Desenvolvedor
Casa do Desenvolvedor
Somos a Casa do Desenvolvedor, uma comunidade que tem como propósito, fortalecer o desenvolvimento de software no Brasil. Faça parte você também dessa comunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo