O que é Voice of Customer?

O que é Voice of Customer?

Pessoas sentadas em círculo com balões de comunicação nas mãos.

Descubra o que é Voice of Customer (Voz do Cliente) e como implementá-la para impulsionar o sucesso da sua empresa. Aprenda a ouvir ativamente seus clientes, identificar pontos fortes e fracos e antecipar necessidades.

Tempo de Leitura: 6 minutos

 

As empresas de sucesso atuais, em sua maioria, tem um ingrediente muito importante e que, ao mesmo tempo, algumas outras empresas ignoram: a cultura centrada no cliente. Podemos concordar que o que faz retornamos a um estabelecimento ou mesmo continuar com um serviço é a qualidade logo seguido pelo atendimento, correto?

Ninguém quer continuar num plano de internet, por exemplo, onde o suporte não funciona quando necessário ou mesmo quando não tem planos adequados para a sua realidade. E tudo isso provém de ouvir o cliente e saber alcançar esses pontos importantes que são bem comuns no dia a dia.

Conheça nosso manifesto

Importância da Voz do Cliente

E como podemos ter uma cultura centrada no cliente sem ouvi-lo? E é disso que iremos conversar hoje!

Voz do cliente ou mais conhecida como VOC (Voice Of Customer). De início pode parecer algo simples e as pessoas acharem que já seguem essa cultura e que já escutam os seus clientes, mas será que isso é mesmo feito na prática? E será que é feito de forma efetiva?

Quando praticamos isso de forma efetiva, é possível identificarmos pontos fracos e fortes em nossos produtos e serviços, compreender tendências, antecipar necessidades e até mesmo pensar em estratégias melhores para impulsionar o crescimento da empresa. 

Diferença de Percepções entre Empresas e Clientes

Pesquisas recentes dizem que as empresas afirmam que ouvem os seus clientes, porém, quando os clientes são questionados sobre esse mesmo tema eles dizem o contrário, que não existe de fato uma escuta ativa nas empresas. E o que pode estar por trás dessa diferença de respostas?

Talvez a empresa utilize de bots, respostas automáticas sem ouvir de fato o cliente ou até mesmo perguntas simplistas, um CSAT não muito objetivo e personalizado para aquela situação, enfim, temos alguns possíveis motivos para que o cliente não se sinta ouvido de verdade. Um dos tópicos desse texto é justamente apontar o que é útil e o que não faz diferença efetiva para coletar informações dos clientes.

Aí entra a cultura do VOC, onde temos estratégias para não apenas ouvir e pegar o feedback dos clientes como também escutar de forma ativa, proativa e também personalizada para cada persona, perfil, problema e situações que acontecem no dia a dia em empresas de qualquer ramo, principalmente as empresas do modelo SaaS (Software as a Service), pois as empresas que trabalham prestando serviço sobrevivem do engajamento e fidelidade dos clientes. Como uma empresa que, por exemplo, fornece um pano de televisão conseguiria viver sem os clientes que são, em sua maioria, recorrentes? E é aí que está o ponto e uma das importâncias de ter uma cultura forte de Voz do cliente.

Já falamos um pouco do que é o VOC, mas quais são os tipos e como posso implementar isso em minha empresa? Vamos dividir esses assuntos em partes.

Quando falamos em voz do cliente, podemos ter alguns exemplos como NPS e o CSAT (Se esses termos não são muito familiares, fique à vontade para dar uma olhada nessa minha outra publicação que lá falo sobre eles com mais detalhes), mas não podemos nos limitar as pesquisas de feedback dos clientes, precisamos também ter essa opinião, digamos, mais específicas e nichadas.

A maneira que um cliente da área de TI vê uma situação ou problema é diferente de outro da área do varejo, por exemplo, assim como o feedback de um diretor pode ser bem diferente de alguém que é da parte técnica como um desenvolvedor, por exemplo, e por conta disso que precisamos ter mais variáveis quando formos considerar a voz do cliente dentro da empresa. 

fonte: walkwalker

 

Algumas formas de ouvir o cliente

Redes Sociais

Na era de tecnologia que estamos vivendo, as redes sociais fazem parte do dia comum de muitas pessoas, então é um caminho interessante também para obtermos mais feedbacks dos clientes e coletar mais dados que vão nos gerar insights e até ideias de promoções de marketing. Um exemplo bem recente de VOC nas redes sociais é quando a marca lê de verdade os comentários dos clientes quando, por exemplo, recomendam uma pessoa que recém ficou conhecida nas redes para participar de um podcast, as pessoas que ‘estouraram’ nas redes.

Isso é um exemplo bem interessante de como ouvir ativamente a voz do cliente, coisa que era mais difícil de acontecer um tempo atrás, e isso não só por conta do advento da internet, era difícil mesmo o cliente ter uma voz ativa, coisa que os profissionais de CS/CX estão empenhados em mudar junto às empresas e demais stakeholders. 

Fóruns e blogs

Existe também uma forma de ouvir o cliente que é através dos fóruns, blogs e demais sites que permitem que o cliente coloque suas opiniões sobre o produto ou serviço. Algo muito conhecido (e temido) é o site do Reclame Aqui, o que não deixa de ser uma forma de ouvir o seu cliente, porém, geralmente de uma forma mais inflamada e no tom de problema, o que não deixa de ser muito importante de ouvir, até porque geralmente é na reclamação que conseguimos pegar bons pontos de melhoria e conseguimos incluir em nossas parcerias e vendas. 

CSAT

Sabemos que a voz do cliente é essencial em qualquer setor, então é importante que tenhamos pesquisas de forma individualizada para cada produto ou serviço que fornecemos. Não é muito interessante e nem nos trará dados reais se perguntarmos ao cliente o que ele achou do nosso serviço de maneira geral, sendo que temos parceria, por exemplo, com três serviços diferentes. Ora, se os serviços são diferentes e independentes, precisamos entender a satisfação do cliente de forma unitária para cada um deles.

Dito isso, temos o CSAT (Customer Satisfaction Score) que é amplamente usado quando queremos ter uma pesquisa de satisfação específica, diferente do que acontece com o NPS. O CSAT costuma ser enviado ao cliente após um atendimento, uma negociação, uma venda, etc. Sempre que quisermos medir algo específico, podemos lembrar do CSAT. E o legal aqui é que ele pode ser bem simples, por exemplo: “De um a cinco qual sua satisfação com a entrega do seu pedido?”. 

Quem nunca recebeu uma mensagem desse tipo após comprar algo pela internet ou mesmo fazer aquele pedido de delivery de comida? Além de ser simples, é uma ferramenta versátil e bastante poderosa para ouvirmos o cliente e monitoramos a sua satisfação de maneira específico e também mais objetivamente para o próprio cliente no momento de responder. 

Implementação do Voice of Customer

Apresentamos alguns meios de ouvir o nosso cliente, e agora vamos falar um pouco de como isso pode ser implementado nas empresas. Bem, assim como a cultura de CS e CX, o VOC é responsabilidade de todos os setores ter isso como cultura e base para as ações e estratégias da empresa. Demoraria bastante para que apenas o setor de experiência do cliente fosse inserindo essa cultura na empresa, é preciso uma conscientização de todos que isso é o que move as grandes empresas.

Como começar?

Estou iniciando agora, como posso começar a introduzir e dar mais poder para a opinião do cliente em minha empresa e em minhas decisões? Para um ambiente inicial, podemos começar a implementar uma pesquisa rápida de opinião, como o CSAT. Vendeu um produto ou um serviço? Dispare uma pesquisa para esse cliente após um período que faça sentido para o seu negócio.

Outro ponto que é fácil de começar é passar a usar as redes sociais também com essa ótica de ouvir os seus clientes. Ler aqueles comentários nos posts feitos no Instagram, por exemplo, onde é bem comum ver os clientes expressando opiniões (tanto negativas como positivas e até sugestões são comuns de achar).

Depois disso, faz bastante sentido ter uma pesquisa de NPS, essa, sim, para saber a satisfação de maneira geral do cliente com o seu serviço ou produto ofertado. Será que o meu cliente está feliz e me recomendaria para outros clientes? Até porque, a melhor propaganda é um cliente satisfeito e feliz. 

E não podemos esquecer também de fazer pesquisas mais ativas, como soltar um formulário para um grupo de clientes específicos, montar um conselho de clientes também é interessante. Reunir os clientes que talvez sejam mais antigos ou mesmo os mais engajados na sua solução/produto e coletar o que eles têm a dizer, o que eles perceberam de gap nesse tempo de parceria? O que seria interessante mudar ou acrescentar de funções novas no meu produto?

Conclusão

Para fecharmos o nosso bate-papo aqui, eu gostaria de convidar você a pensar mais profundamente se o seu negócio realmente está ouvindo seu cliente. Será que você está deixando passar informações valiosas que poderiam ajudar na sua estratégia de negócio ou mesmo aperfeiçoar o seu produto? Quem sabe alguma dica desse post te ajude a pensar em novas maneiras de ouvir o seu cliente e trazer ele mais para perto do seu negócio?

Quer conferir mais conteúdos sobre experiência? Basta clicar no botão:

No mais, eu agradeço por terem lido e não deixem de contribuir com o post fazendo perguntas abaixo. 

Até a próxima! 

Gabriel Batista
Gabriel Batista
Customer Success Manager na Tecnospeed, formado em ADS e pós Graduado em Gestão em T.I. Nas horas vagas acha que sabe tocar violão e ama um game.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo