Metodologia 5W2H: o que é como aplicar de forma prática

Metodologia 5W2H: o que é como aplicar de forma prática

Um grupo pessoas em reunião discutindo num quadro branco.

Domine o 5W2H: planeje eficientemente com exemplo prático, otimizando recursos e focando na melhoria contínua.

Tempo de Leitura: 7 minutos

Desde o final da Segunda Guerra Mundial, o termo “melhoria contínua” se tornou progressivamente mais relevante devido à exigência de desenvolvimento cada vez mais rápido. Também conhecida como Kaizen, a melhoria contínua é um processo focado na inovação incremental e sucessiva em uma organização. Sua importância é atual, uma vez que as tecnologias evoluem e os interesses dos consumidores mudam a todo momento.

Devido a esse contexto, as empresas precisam pensar e agir de maneira inteligente diante de eventuais problemas ou necessidades de mudança nos processos de produção e prestação de serviços. Dentre muitas ferramentas que apoiam a melhoria contínua, existe o 5W2H.

Essa metodologia organiza de maneira prática e funcional os principais aspectos envolvidos em um projeto ou processo. O 5W2H também pode funcionar como um checklist de ações claras e bem estabelecidas de como realizar ou resolver algo. Explicando a sigla, os “5Ws” se referem às seguintes questões: What? When? Why? Where? Who? Já os “2Hs” significam: How? How much? 

Neste artigo, as 7 perguntas serão explicadas detalhadamente e, para demonstrar a aplicação do 5W2H, haverá um exemplo prático da sistemática.

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Definição da Metodologia 5W2H

Esse conjunto de letras e números pode parecer confuso, mas o 5W2H é bem fácil de compreender quando entendemos o significado de cada item:

  • What: O que será feito?
  • Why: Por que deve ser feito?
  • Who: Quem deve fazer?
  • Where: Onde deve ser feito?
  • When: Quando deve ser feito?
  • How: Como deve ser feito?
  • How much: Quanto custará?

As 7 Perguntas do 5W2H: Explorando Cada Aspecto

No primeiro W, definimos o que será realizado, isto é, o objetivo almejado. Sendo assim, as demais perguntas são definições para alcançar esse alvo.

A pergunta seguinte (Why?) reflete o motivo e importância dessa realização. Dessa maneira, garantimos que há uma real necessidade de empenhar esforços para concretizar o plano de ação.

Na próxima questão (Who?), define-se quem são os principais responsáveis e envolvidos nesse projeto ou atividade. O quando é o onde estabelecem, respectivamente, os prazos e local ou operação onde realizaremos as ações.

Já o “How”, trata da maneira como essas ações serão realizadas. Isso varia de acordo com cada cenário, mas alguns tópicos genéricos que podem ser usados aqui são: como monitorar a realização, divisão de etapas, maneira de conduzir as atividades e medir resultados.

Por fim, o “How much” se refere ao valor de investimento ou custo necessário para efetuar esse plano. Neste último item, pode-se trazer a relação de custo/benefício e o orçamento estimado.

Como você pode notar, o 5W2H não serve somente para montar um planejamento, mas também para identificar quais projetos e objetivos fazem efetivamente sentido para a empresa. Essa forma prática de organização gera muitos benefícios, como, por exemplo: 

  • Facilidade de entender e aplicar: por definir claramente qual o objetivo principal e as ações para alcançá-lo, o 5W2H traz simplicidade e eficiência ao planejamento;
  • Definição de prazos e custos para dar previsibilidade: ao responder “When?” e “How much?”, antecipamos um cronograma e orçamento para o projeto;
  • Otimização de recursos e tempo: devido ao planejamento prevendo valores e ações necessárias, o 5W2H permite conjecturar a melhor distribuição de tempo e recursos (financeiros, humanos e materiais);
  • Adaptabilidade a diferentes necessidades: graças à sua disposição de perguntas que podem ser aplicadas a vários âmbitos, o 5W2H pode ser empregado em assuntos pessoais e empresariais. Também é praticável para temas de diferentes setores organizacionais, desde um processo produtivo industrial a um programa de gestão de pessoas, por exemplo.
  • Versatilidade e possibilidade de uso em combinação com outras ferramentas como o Diagrama de Ishikawa (Diagrama de Causa e Efeito), Matriz SWOT e Ciclo PDCA.

Apesar de apresentar muitas vantagens, o 5W2H não é amplamente recomendado para ações muito complexas que exijam longos detalhamentos.

Isso porque o planejamento, seguindo essa metodologia, pode se tornar muito demorado e confuso, isso poderia consumir muito tempo apenas para o planejamento e deixar pouco tempo para a execução.

Além disso, o 5W2H pode não ser a ferramenta ideal para acompanhamento de prazos e visualização paralela de tarefas. Para isso, recomenda-se o uso de ferramentas acessórias em conjunto com ele para visualizar o andamento de tarefas no decorrer do tempo e possíveis conflitos durante a execução. Neste ponto, pode-se sugerir o Kanban para complementar o controle e operação das atividades definidas no 5W2H.

Para evitar falhas e ambiguidades no projeto, é necessário que o objetivo e as metas para alcançá-lo sejam bem definidas. Além disso, a equipe envolvida precisa ter a capacitação necessária para executar o plano de ação.

Se, eventualmente, ocorrer um conflito ou surgir um obstáculo complicado, é possível replicar o 5W2H de maneira a contemplar a resolução ou contorno desses impasses.

É muito comum construir o planejamento com o 5W2H no formato de tabela ou planilha, tendo colunas sinalizando cada uma das 7 perguntas e linhas descrevendo as respostas.

What?

Why?

Who?

Where?

When?

How?

How much?

             

Mas também é possível colocar as questões todas numa coluna numa organização mais horizontal, por exemplo:

What?

                                                                      

Why?

                                                                      

Who?

                                                                      

Where?

                                                                      

When?

                                                                      

How?

                                                                      

How much?

                                                                      

O melhor tipo de layout é definido de acordo com as ações a serem descritas - se são mais longas ou mais curtas, por exemplo. E, embora o aspecto visual seja importante para facilitar o entendimento, o maior impacto no sucesso do plano de ação é determinado pelas respostas a cada pergunta do 5W2H porque são elas que orientarão todo o processo.

Exemplo prático de aplicação do 5W2H:

Agora que você entendeu o que é e como funciona o 5W2H, apresentaremos um exemplo de aplicação para demonstrar o passo a passo de construção dessa sistemática. 

Vamos adotar a empresa fictícia chamada PMS Software que fornece um ERP e dá suporte aos seus clientes por meio de telefone e email. Desta maneira, os atendimentos ficam descentralizados e, muitas vezes, não registrados de maneira formal.

Isso acarreta vários problemas como ineficiência no suporte, falta de rastreabilidade que impede a compreensão e resolução de problemas sistêmicos, perda de informações, ausência de métricas de desempenho e insatisfação dos clientes. Por essa razão, a gerente de qualidade, Helena, traçou um plano de ação sob o molde do 5W2H:

What?

Implementar um CRM de atendimento ao cliente via chat no site da PMS.

Why?

Para centralizar os atendimentos e realizá-los em tempo real, com uma fila que permita atender sequencialmente conforme os clientes solicitem. De tal modo, será possível registrar todas as interações e melhorar a experiência do cliente. Além disso, essa ação permitirá a padronização e medição da qualidade de atendimento.

Who?

Gerente de qualidade - Helena;
Equipe de desenvolvimento - Jhonatan, Marcos e Guilherme;
Equipe de suporte ao cliente - Pedro, João e Amanda;

Where?

A implementação ocorrerá no site da PMS, onde haverá a aba “Atendimento ao Cliente”

When?

O projeto será iniciado neste mês com previsão de conclusão em quatro meses.

How?

O plano de ação será dividido em 4 fases - Planejamento, Implementação, Testes e Lançamento.

Planejamento:
Helena, como gerente de qualidade, e Jhonatan, como líder técnico da equipe de desenvolvimento, analisarão os requisitos do sistema de chat levantando a experiência da equipe de atendimento ao cliente. Em seguida, eles farão o estudo de mercado com, no mínimo, 3 fornecedores de sistema de atendimento virtual.

Implementação:
Após a aprovação de um fornecedor, a equipe de desenvolvimento realizará a integração dele no site da PMS. Concluída essa tarefa, a equipe de suporte receberá o treinamento de uso da nova ferramenta. Além disso, todos os clientes ativos receberão um email comunicando a mudança de canal de atendimento. Enquanto os novos clientes serão orientados ao uso do chat já no processo de contratação. Quando algum cliente ligar no ramal de suporte, receberá uma mensagem automática informando a necessidade de acessar o chat para receber o atendimento em tempo real. Ao passo que o email que recebia as solicitações de suporte será integrado ao chat e abrirá um chamado sempre que receber uma mensagem. Ao final dos atendimentos, deve ser solicitada uma avaliação para medir a satisfação do cliente.

Testes
Pedro, João e Amanda farão os testes simulando atendimentos e reportarão possíveis erros à equipe de desenvolvimento. Esta, por sua vez, fará as correções e validações.

Lançamento
Realizadas as validações, é hora de liberar o canal de atendimento para todos os clientes. Enquanto a equipe de suporte atende e registra ocorrências pela ferramenta, Helena ficará responsável por acompanhar o tempo de espera na fila, tempo em chat, quantidade de chamados por dia e nível de satisfação dos clientes ao final do atendimento. Desta maneira, será possível estabelecer métricas e traçar metas de melhoria contínua para o processo de suporte ao consumidor.

How much?

A estimativa de investimento foi definida em R$25.000, considerando a contratação do fornecedor, treinamento da equipe e monitoramento de processos.

Dica Adicional: Complementando com o Trello e NPS

Além de elaborar e aplicar este 5W2H, Helena ainda pode utilizar a ferramenta gratuita, Trello, para montar um kanban e acompanhar as tarefas a serem realizadas, em andamento e concluídas pela equipe. Na pesquisa de satisfação, também é interessante implementar o método de NPS e utilizar essa métrica para identificar possíveis pontos de melhoria e clientes com maior necessidade de atenção.

5W2H: uma excelente estratégia

Como você pôde notar, o 5W2H é uma excelente estratégia para montar um plano de ação e abre espaço para o uso de outras ferramentas de gestão. Ao longo deste artigo, entendemos como ele funciona e acompanhamos um exemplo de sua aplicação.

Esperamos que este conteúdo te ajude a planejar e executar projetos e processos de forma eficiente, atento à melhoria contínua e ao foco no cliente! 

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Samara Silveira
Samara Silveira
Formada em Administração e quase terminando Análise e Desenvolvimento de sistemas, trabalho no mercado de software desde 2020. Além de entusiasta de evolução constante, hoje sou Consultora Comercial na Tecnospeed.

1 Comment

  1. Gustavo disse:

    Parabéns, Samara! Excelente conteúdo!

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