PWA - Progressive Web Apps: conheça tudo sobre essa tecnologia

PWA – Progressive Web Apps: o que é e como essa tecnologia pode ajudar sua empresa

Uma mulher feliz olhando para um smartphone. O artigo fala sobre PWA - Progressive Web Apps: o que é e como essa tecnologia pode ajudar sua empresa

Descubra o conceito de PWA - Progressive Web Apps, os benefícios que oferecem e como estão transformando o desenvolvimento de aplicações web!

Tempo de Leitura: 5 minutos

As PWA - Progressive Web Apps têm revolucionado o desenvolvimento de aplicações web ao combinar o melhor dos aplicativos móveis e dos sites tradicionais, e proporcionar uma ótima experiência ao usuário. 

Mas, você sabe do que elas se tratam e quais benefícios elas podem trazer para o processo de desenvolvimento? Neste artigo, vamos explorar o conceito de PWAs, sua origem e como elas estão impactando o cenário do desenvolvimento web e podem ajudar a sua empresa.

Além disso, falaremos sobre as etapas e demandas para criar um aplicativo PWA, e alguns exemplos práticos desta tecnologia. Então, continue a leitura até o final para desvendar tudo sobre os PWAs!

Conheça nosso manifesto

O que é PWA - Progressive Web Apps?

PWA é a sigla para Progressive Web Apps e nomeia aplicações web que incorporam características e funcionalidades avançadas, e podem ser instaladas e executadas como aplicativos nativos em dispositivos móveis e desktops

Em outras palavras, PWA são plataformas digitais que funcionam como aplicativos, mas são acessadas por meio de navegadores. Assim, elas dispensam a necessidade de download e oferecem uma experiência de alta qualidade aos usuários independentemente do dispositivo ou da conexão com a internet.

Além disso, os PWA - Progressive Web Apps ocupam pouco espaço de armazenamento, carregam rapidamente, são compartilháveis por meio da URL e demandam menos esforço durante o desenvolvimento. O resultado é praticidade para quem programa e para quem usa, e mais performance, engajamento e conversão para a aplicação.

Como surgiram os PWAs?

Os PWAs surgiram como uma resposta aos desafios enfrentados pelos aplicativos tradicionais e pelas limitações dos sites convencionais. Eles foram introduzidas pela primeira vez por Alex Russell e Frances Berriman, engenheiro e designer do Google Chrome, respectivamente. 

Em 2015, a dupla notou que a maioria dos acessos aos sites ocorria por meio de dispositivos móveis. Nesse contexto, os aplicativos nativos ocupavam muito espaço de armazenamento e exigiam atualizações constantes, enquanto os sites não ofereciam a mesma experiência rica e interativa dos apps.

Diante disso, Russell e Berriman estruturaram e exploraram os PWAs para preencher essa lacuna e oferecer aos usuários finais o melhor dos dois mundos.

Benefícios de utilizar PWAs

Uma aplicação PWA oferece diversos benefícios, tanto para os desenvolvedores quanto para os usuários. Abaixo, listamos os principais:

Acessibilidade

PWAs são acessíveis em qualquer dispositivo – computadores, tablets, celulares – e independentemente do sistema operacional. Os usuários podem acessar as aplicações por meio de navegadores, eliminando a necessidade de instalação. E, ainda, PWAs são altamente acessíveis para pessoas com deficiências, permitindo que mais usuários desfrutem de uma experiência acessível e inclusiva na web.

Responsividade

Conectado com a ideia de acessibilidade, os PWAs também se adaptam a qualquer tamanho de tela, garantindo uma experiência responsiva, consistente e amigável em qualquer tamanho ou modelo de tela. Eles são literalmente projetados para oferecer uma interface atraente e fácil de usar para todas as pessoas e condições.

Velocidade

Uma das maiores vantagens dos PWAs é a sua velocidade de carregamento. Eles são baseados em tecnologias como Service Workers e, por isso, podem armazenar em cache conteúdos importantes e entregar um carregamento rápido mesmo em conexões de internet instáveis ou em acessos offline.

Funcionamento

Os PWAs funcionam como sites convencionais e, portanto, não precisam ser listados em repositórios ou responder a políticas, taxas e padrões de sistemas e lojas de aplicativos. As aplicações são independentes, descobríveis por meio dos mecanismos de pesquisa, reengajáveis por meio das notificações push e instaláveis por meio de prompts fornecidos pelo navegador.

Atualizações/Segurança

Diferente dos aplicativos nativos, os PWAs são atualizados automaticamente sempre que os usuários acessam o aplicativo. Isso garante que eles sempre tenham acesso à versão mais recente, segura e livre de bugs. 

Além disso, os Progressive Web Apps são veiculados via HTTPS, reforçando a segurança do conteúdo e navegação, e fornece um controle granular aos desenvolvedores, permitindo o adiamento de solicitações diante de instabilidades na conexão de rede.

Engajamento

Por fim, os PWAs oferecem uma experiência de usuário envolvente, com notificações push e integração com o sistema operacional. Isso ajuda a manter os usuários engajados e fazer com que retornem ao aplicativo com frequência, visando a conversão e satisfação do cliente.

Como o PWA ajuda uma empresa?

A adoção de PWAs pode ajudar uma organização de diversas formas à medida que amplia o alcance de suas aplicações, melhora a experiência do usuário e aumenta os níveis de retenção e conversão de clientes. 

Os PWAs também são uma solução econômica e eficiente para o desenvolvimento, mais fáceis de manter e atualizar, e um modelo moderno e voltado para as necessidades do usuário/consumidor. 

Além disso e dos benefícios supracitados, um aplicativo PWA ainda suporta recursos valiosos como:

  • Envio de notificações push
  • Modo offline
  • Sincronização em segundo plano
  • Instalação de atalho na tela inicial
  • Câmera e microfone
  • Geolocalização
  • Comunicação entre aplicativos
  • Bluetooth
  • NFC
  • Sensores de proximidade

Tudo isso, pode ser explorado dentro da aplicação da sua empresa e/ou que você desenvolver para seus clientes, ajudando (e muito!) nos resultados obtidos a partir dela!

Como criar um aplicativo PWA?

Para criar um aplicativo PWA, é necessário seguir algumas práticas recomendadas. Primeiro, é preciso implementar um Service Worker para permitir o armazenamento em cache de recursos e oferecer a funcionalidade offline. 

O PWA também deve ser desenvolvido a partir de um ambiente seguro, sendo obrigatória a utilização de um protocolo HTTPS para garantir a proteção dos dados. A interface e as respostas do programa devem ser suportadas em qualquer formato de tela, navegador e dispositivo existente.

É preciso, ainda, fazer a configuração de tags para permitir o rastreamento do PWA pelo usuário em suas buscas e demais detalhes envolvendo o modo de execução e a personalização da experiência do PWA.

Exemplos de PWA

Se o PWA oferece tantas vantagens e recursos interessantes, ele deve fazer sucesso entre as empresas que funcionam de alguma forma intermediadas pela tecnologia, não é mesmo? E faz mesmo!

Alguns exemplos de empresas que se renderam ao PWA e se beneficiaram dessa decisão elevando a eficiência de seu serviço e alcance entre os usuários são o AliExpress, a Trivago e o Starbucks, além de aplicativos e redes sociais como Twitter, Uber, Pinterest e Tinder.

E se você ainda não explorou o mundo dos PWAs, agora é o momento de começar a experimentar e aproveitar os benefícios que elas podem trazer para seus projetos e negócios. Afinal, como vimos, não faltam bons motivos e cases de sucesso para investir nesse tipo de tecnologia!

Depois de descobrir todo o potencial dos PWA - Progressive Web Apps, que tal continuar lendo sobre outros recursos e estratégias que podem otimizar a experiência dos seus usuários?

Assim, você poderá elevar o nível das suas entregas e explorar as mais recentes e poderosas soluções para se destacar diante da concorrência. Acesse já!

Casa do Desenvolvedor
Casa do Desenvolvedor
Somos a Casa do Desenvolvedor, uma comunidade que tem como propósito, fortalecer o desenvolvimento de software no Brasil. Faça parte você também dessa comunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo