Debug: O que é, Importância, Técnicas, Ferramentas e Dicas

O que é Debug na Programação: Entenda sua Importância para Desenvolvedores.

Um homem de negócios está sentado em uma mesa de escritório e usando um computador.

Descubra como essa habilidade é crucial para o sucesso do desenvolvedor e do software, e conheça técnicas e ferramentas para um Debug preciso e eficaz!

Tempo de Leitura: 5 minutos

Para os desenvolvedores, a criação de softwares é uma tarefa empolgante, mas também repleta de desafios. Afinal, independente da experiência, todos estão suscetíveis a cometer erros ao escrever códigos. Contudo, não dá para colocar suas aplicações para rodar sem revisá-las e minimizar esses erros eventuais, e é aí que entra o Debug.

Debug é uma prática essencial na programação, pois permite identificar, corrigir e prevenir bugs em códigos das mais diferentes naturezas. Ela envolve várias técnicas e ferramentas, e, como desenvolvedor, você precisa tê-las em seu repertório para garantir a qualidade dos seus softwares.

Então, bora conhecer mais a fundo o conceito de Debug e aprender como colocá-lo em prática? Acompanhe a leitura até o final e confira todas as nossas dicas para dominar esse processo e otimizar seu desenvolvimento!

Conheça nosso manifesto

O que é Debug na Programação?

Debug, também chamado de depuração, é o processo de encontrar e resolver erros (bugs) em um programa ou aplicação. Ou seja, podem ser depurados sistemas web, softwares desktop e até aplicativos mobile.

Durante o desenvolvimento de um programa, é perfeitamente comum que os desenvolvedores apliquem uma lógica incorreta, usem alguma variável de forma incorreta ou cometam erros de sintaxe. Em meio a tantos detalhes e demandas, nem sempre dá para elaborar um código perfeito.

O problema disso é que qualquer inconsistência em um código-fonte pode levar a comportamentos indesejados, falhas e até mesmo o comprometimento total do sistema. 

A intenção do debug é evitar justamente isso e, também, que esses erros cheguem até o usuário final. Por isso, a deputação integra o processo de desenvolvimento e pode ser feita regularmente para a validação dos códigos escritos. 

Importância do Debug

Como já falamos, o debug ajuda no rastreio e na correção de erros que podem impedir que os códigos funcionem corretamente. Por si só, isso já demonstra a importância desse processo, afinal, ninguém quer que seus programas tenham um desempenho ruim ou inadequado. 

Para além disso, debugar um código é importante para simplificar o trabalho do programador e ajudá-lo a ganhar tempo, eficiência e qualidade em seu desenvolvimento. Encontrar a origem de um bug em uma aplicação pode dar muito trabalho e se basear em tentativa e erro sem uma ferramenta depuradora como aliada.

Por outro lado, um bom debug acelera o processo de teste e validação de um programa, eleva o nível de qualidade do software e contribui com a satisfação do usuário, que lidará com uma aplicação mais estável e eficaz.

Técnicas de Debug

Existem muitas técnicas de debug diferentes que podem ser adotadas. Vamos conhecer algumas das principais?

Debug interativo

O debug interativo é a técnica mais adotada entre os desenvolvedores e comumente aplicada dentro de ambientes de desenvolvimento integrados (IDEs). Nele, os DEVs conseguem carregar um programa de interface gráfica e, por meio dele, identificar pontos de interrupção e inspecionar os dados, chamadas e variáveis da aplicação.

Debug remoto

Quando o código está em execução em um ambiente externo, a depuração remota é uma técnica valiosa. Ela permite que o desenvolvedor se conecte ao processo em execução e identifique problemas sem precisar acessar diretamente o servidor ou máquina onde a aplicação está sendo executada. Mas, para isso, são necessários recursos específicos.

Debug em tempo real

Dependendo do ambiente de desenvolvimento, também é possível rodar uma depuração em tempo real. Neste caso, o programa é executado passo a passo, inspecionando variáveis e estados em cada uma das etapas. Essa técnica é bastante interessante para problemas complexos e difíceis de reproduzir.

Debug reverso

O debug reverso, como o nome sugere, permite gravar e retroceder a execução do programa até pontos específicos a fim de realizar uma análise detalhada do comportamento do programa e identificar problemas e corrigi-los rapidamente. 

Debug delta

Já o debug delt é uma abordagem comparativa que permite executar dois programas lado a lado e fazer a identificação das diferenças e possíveis problemas ou inconsistências com maior facilidade. 

Ferramentas de Debug

Além das técnicas acima, existem muitas ferramentas específicas de depuração disponíveis para auxiliar os desenvolvedores nesse processo. Dentre elas, destacamos:

  1. IDEs (Ambientes de Desenvolvimento Integrados): IDEs como Visual Studio Code, IntelliJ e Eclipse oferecem recursos avançados de depuração, como breakpoints, inspeção de variáveis e visualização do stack trace.
  2. GDB (GNU Debugger): Uma poderosa ferramenta de depuração para C, C++, Python e outras linguagens que permite debugs em tempo real e remotos.
  3. Chrome DevTools: Incorporada ao Google Chrome, essa é uma ótima ferramenta para inspecionar e depurar páginas web. Possui recursos voltados para CSS, JavaScript, tempo de execução e muito mais.
  4. Xcode Instruments: Para quem atua no mobile, esse é um excelente conjunto de ferramentas de depuração para aplicativos iOS e macOS.

Há, ainda, o React Developer Tools, o Web Inspector, o Node Inspector e a possibilidade de realizar deputações por meio de logs de erros ou testes específicos.

Dicas para um Debug eficiente

As técnicas e ferramentas são recursos fundamentais, mas um debug eficiente demanda um pensamento mais amplo e aqui vão algumas dicas para você colocar isso em prática por aí, desenvolvedor:

A primeira delas é compreender o programa de forma completa e também os problemas quando eles aparecerem. Afinal, quanto mais informações, entendimento e clareza você tiver sobre como sua aplicação deve ou não funcionar, mais fácil e rápido será solucionar os bugs e fazer a depuração. 

Para isso, você pode testar diferentes cenários e hipóteses, analisar a documentação técnica e se guiar a partir dos sintomas relatados. Outra dica é conversar e colaborar com outros desenvolvedores, pois uma perspectiva externa pode levar a novas ideias e abordagens para resolver o problema.

Diante de um erro complexo, você pode tornar seu debug mais eficiente aplicando a ideia “dividir e conquistar”. Ou seja, divida o problema em partes menores e foque em depurar uma parte de cada vez. Assim, encontrar a localização da causa raiz do problema ficará mais simples e o problema como um todo mais gerenciável e solucionável.

Outro ponto importante é testar seu código com frequência para que possíveis problemas sejam solucionados antes de se tornarem problemas maiores e complexos de identificar e resolver. Nesse caso, testes automatizados podem ser uma boa pedida.

Além disso, não deixe documentar seus passos durante o debug, incluindo as hipóteses, os testes e os resultados obtidos. Essas anotações evitarão que você ou outro desenvolvedor repita passos e hipóteses já testadas e ajudarão na busca pela solução. 

Por fim, mantenha a calma e a mente aberta! Nem sempre a solução mais óbvia será a melhor solução, às vezes uma abordagem inesperada pode cair como uma luva para o seu problema… Então, não encare o debug como um processo rígido e constante. 

E, claro, invista no seu conhecimento, desenvolvedor! Com boas informações e habilidades técnicas na manga, você terá facilidade para construir bons códigos, identificar e corrigir eventuais erros, e garantir a qualidade dos seus softwares. Para isso, você pode explorar nosso acervo de pautas:

Afinal, a Casa do Desenvolvedor existe para ajudar você a se manter sempre informado e pronto para trilhar uma carreira de muito sucesso!

Casa do Desenvolvedor
Casa do Desenvolvedor
Somos a Casa do Desenvolvedor, uma comunidade que tem como propósito, fortalecer o desenvolvimento de software no Brasil. Faça parte você também dessa comunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo