Vocรช conhece o conceito de funil de marketing? Entenda a jornada de compra do seu cliente e como isso pode ampliar o nรบmero de usuรกrios do seu software.
Tempo de Leitura: 5 minutos
Com certeza vocรช gestor de Software House jรก ouviu falar sobre o famoso Funil de Vendas. Porรฉm, com a evoluรงรฃo das estratรฉgias de inbound marketing e marketing de conteรบdo um novo conceito surge: o funil de marketing. Vocรช conhece?
O funil de vendas representa as etapas percorridas pelos contatos a partir do momento em que chegam ao comercial e tornam-se oportunidades. Jรก o funil de marketing vem para โdesvendarโ o caminho percorrido antes do interesse efetivo em negociar uma compra.
A seguir, vamos explorar cada etapa desse funil e as estratรฉgias que podem ser aplicadas para que seu software conquiste mais clientes.
O Funil de Marketing e suas etapas
O funil de marketing รฉ um modelo representativo da jornada do cliente, desde o momento em que ele conhece a sua marca atรฉ quando efetiva uma compra.
O funil รฉ dividido em 4 โmacroโ etapas: atrair, converter, relacionar e vender. Cada uma dessas etapas representa uma fase pela qual o lead, seu consumidor em potencial, estรก passando.
Observe, a seguir, a representaรงรฃo visual do funil de marketing.
Fonte: prรณprio autor.
Topo do Funil: atrairย
Vamos imaginar a seguinte situaรงรฃo: eu sou uma microempreendedora individual (MEI) e estou comeรงando a organizar os processos financeiros da minha empresa.
Eu ainda nรฃo sei a melhor maneira de organizar as finanรงas da minha PJ e separรก-las das minhas contas pessoais, afinal, iniciei a poucos meses como MEI.
Por isso, eu vou buscar conteรบdos, profissionais, perfis em redes sociais que me ensinem sobre o assunto e faรงam com que eu descubra meios que solucionem meu problema.
Eu estou na fase de aprendizado e descoberta. Eu consumo muito conteรบdo rรกpido sobre o assunto, estou desbravando novos conceitos e empenhada em aplicรก-los no meu dia-a-dia.
Em resumo:
Quando o lead estรก no topo do funil (ToFu = Top of the Funnel), ou seja, entre as fases โatrairโ e โconverterโ, ele estarรก passando por momentos de aprendizado e descoberta (atrair) - em que ele comeรงa a buscar sobre determinados assuntos e cai no seu site como visitante.
Meio do Funil: converter e relacionar
Legenda: Momento de converter e relacionar. | Imagem: Unsplash
Em determinado momento eu chego ao perfil do Instagram de uma empresa de softwares financeiros para MEI e baixo um eBook: o Guia iniciante para organizaรงรฃo financeira.
Agora eu sou um lead dessa empresa, entrei em seu funil de marketing e jรก reconheci que tenho um problema a ser solucionado: organizar as finanรงas da minha microempresa.
Ok, eu baixei o eBook da empresa, li e entendi que realmente preciso organizar as finanรงas da minha empresa. Mas eu ainda nรฃo sei qual a melhor maneira de fazer isso e estou aberta ร s possibilidades.
Nesse momento, comeรงo a consumir conteรบdos que apresentam diversas ferramentas para fazer este controle: eu baixo modelos de planilhas, testo o processo manual, aplicativos gratuitos, enfim. Uma infinidade de soluรงรตes paliativas, cada uma com seus prรณs e contras.ย
Atรฉ que em determinado momento eu recebo um email da empresa de software me dizendo: estรก cansado de preencher planilhas infinitas? Automatize o processo financeiro do seu negรณcio.ย
Em resumo:
Uma vez que o usuรกrio encontrou a sua marca, รฉ hora de convertรช-lo para a sua base no meio de funil (MoFu = Middle of the Funnel). O lead passa pelo reconhecimento do problema, momento em que ele descobre uma dor latente e quer saber mais sobre como resolvรช-la. Para isso, ele converte em materiais da sua empresa e vira um lead da sua base.ย
A partir desse momento, vocรช deve demonstra todos os aspectos do problema enfrentado por ele, incluindo as opรงรตes de resoluรงรฃo. Nessa etapa, o lead jรก estรก mais propenso a considerar sua soluรงรฃo, tornando-se uma oportunidade, jรก que reconhece que possui um problema e รฉ necessรกrio resolvรช-lo.
Fundo do funil: รฉ hora de vender
Legenda: ร hora da venda! | Imagem: Pexels
Agora vocรช, empresa de software, tem em sua base um lead que estรก considerando contratar um soluรงรฃo e pode ser a sua.
No fundo de funil (Bofu = Bottom of the Funnel), รฉ o momento de decisรฃo de compra. O lead conhece a dor, sabe quais problemas ela o causa e tambรฉm tem em mรฃos as possibilidades de resolvรช-la, incluindo a sua soluรงรฃo. Sรณ falta concretizar a venda e tornรก-lo um cliente.ย
Sendo assim, nesta etapa, deve-se fazer o mรกximo possรญvel para destacar a sua soluรงรฃo como a melhor disponรญvel.
ร importante ter em mente que o funil de marketing pode atรฉ parecer um caminho linear, mas nem sempre รฉ. Aliรกs, raramente o lead percorrerรก o caminho exato visitante > lead > oportunidade > cliente.
Muitas vezes, haverรฃo muitas visitas atรฉ se tornar um lead; um lead pode avanรงar atรฉ o estรกgio de oportunidade, mas retornar ร fase de aprendizado e descoberta facilmente; e assim por diante. O importante รฉ que cada uma dessas etapas contem com estratรฉgias eficientes para fazรช-lo avanรงar o mais rรกpido possรญvel.
Checklist de aรงรตes por etapa do funil de marketing
Agora que vocรช jรก entendeu todas as etapas, vamos conferir o que a sua Software House pode fazer em cada uma delas para conseguir atrair mais clientes e usuรกrios para o seu software.
No topo de funil, รฉ importante que as produรงรตes de conteรบdo sejam centradas em questรตes iniciais que a persona tem. Os conteรบdos devem ATRAIR novos visitantes ao site ou seguidores ao seu perfil. ร hora de chamar atenรงรฃo e estar presente.
- Produรงรฃo de blog posts;
- Otimizaรงรตes do site para os mecanismos de busca (SEO);
- Publicaรงรตes nas redes sociais.
O objetivo principal aqui รฉ fazer com que esses โespectadoresโ avancem para o meio de funil, tornando-se leads da sua base. ร hora de criar suas landing pages de captaรงรฃo e CONVERTER! Para isso, vocรช pode apostar na produรงรฃo de conteรบdos como:
- eBooks;
- Whitepapers;
- Eventos online;
- Infogrรกficos; etc.
Uma vez que vocรช detenha os leads em sua base, nรฃo pense que em um passe de mรกgica eles solicitarรฃo um orรงamento ou aceitarรฃo um contato comercial. Vocรช precisa de iniciativas de relacionamento para aquecรช-los e nutrรญ-los, para assim estarem propensos a aceitar uma conversa comercial. Para isso, รฉ possรญvel utilizar estratรฉgias como:
- E-mail marketing;
- Eventos online focados em nutriรงรฃo;
- Materiais de case.
Por fim, apรณs esse processo, seu lead estarรก pronto para decidir sobre sua compra. ร o momento de apresentar seu produto (seu software, seu serviรงo) e destacar todos os benefรญcios que ele apresenta.ย
Legenda: O Funil de Marketing traz mais clareza sobre o caminho que um lead percorre. | Imagem: Pexels
O Funil de Marketing traz mais clareza sobre o caminho que um lead percorre antes de chegar a uma conversa comercial com o seu consultor. Como eu disse, dificilmente esse caminho ocorre de maneira tรฃo linear. Por vezes o lead vai passar e repassar as etapas atรฉ que esteja pronto para negociar.
O importante รฉ que vocรช mantenha uma estratรฉgia sรณlida que conte com aรงรตes focadas nas dores dos seus potenciais clientes.ย
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