Prova social: o gatilho de vendas que sua software house precisa!

Prova social: como e porque utilizar esse gatilho de vendas para gerar conversão

Prova social: como e porque utilizar esse gatilho de vendas para gerar conversão
 

Com a estratégia de prova social é possível gerar mais credibilidade e valor para o seu negócio. Entenda tudo sobre e coloque em prática agora mesmo.

 

Tempo de Leitura: 4 minutos

Você já ouviu falar em gatilhos mentais? Essa estratégia é superinteressante, afinal, se baseia no funcionamento do cérebro para assimilar mensagens e tomar decisões, e abriga, dentre outros, o gatilho de prova social, que pode ser bastante útil para software houses.

Se você tem interesse em saber mais sobre o conceito de gatilhos mentais para aplicar em suas estratégias de conversão, vale a pena conferir a nossa Imersão Marketing e Vendas e todos os insights sobre este tema que trouxemos por lá!

Agora, se ficou curioso para entender o porquê e como o gatilho de prova social pode levar seu negócio mais longe, é só continuar a leitura que nós explicamos tudo sobre ele, seu funcionamento, importância e aplicação a seguir:

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O que é prova social?

Sabe quando você se sente mais seguro ou animado para fazer uma compra depois de ouvir a indicação de um amigo ou ler bons comentários sobre a loja ou item online? É exatamente disso que trata a prova social!

O gatilho mental de prova social diz respeito à confiabilidade que sentimos quando existe uma aprovação coletiva prévia sobre alguma marca, produto ou serviço. Uma validação para a compra é estabelecida em nossas mentes a partir da experiência de outras pessoas. Já dá para imaginar como esse gatilho é poderoso, não é mesmo?

Como funciona esse gatilho mental?

O termo foi criado por Robert Cialdini, e descrito no livro “As Armas da Persuasão”, baseado na ideia de que as pessoas repetem comportamentos de outras em busca de segurança, afirmação e pertencimento.

Antes, em um mundo sem internet, esse processo era conhecido como “boca a boca”, mas hoje em dia ele acontece em muitos outros formatos, como depoimentos, comentários, críticas e reviews online, bem como o famoso marketing de influência

O gatilho de prova social, portanto, funciona como ferramenta de argumentação ou conversão e pode se dar tanto de forma orgânica, com as pessoas espontaneamente deixando provas sociais sobre seus produtos e marca em seu site, redes sociais, por exemplo, ou planejada, com o uso estratégico desse tipo de conteúdo em seus materiais ou ações de marketing e venda.

Fatores determinantes da prova social

Além disso, existem fatores que influenciam como se dá a absorção e validação desse gatilho mental pelos seus potenciais clientes, tais como:

  • Escala: quanto mais avaliações, mais forte será o argumento de uma prova social;
  • Similaridades: quanto maior o grau de semelhança entre a fonte da prova social e quem está no processo de decisão, maior a chance de conversão;
  • Ambiguidades: as pessoas buscam por ambiguidades ao se deparar com provas sociais, mas costumam chegar a decisões a partir das impressões da maioria;
  • Autoridade: refere-se ao nível de autoridade de quem está avaliando; especialistas ou pessoas influentes tendem a gerar maior impacto;
  • Atração: ligada à admiração ou proximidade; as pessoas geralmente são mais influenciadas por pessoas que conhecem e/ou mais se identificam.

Por que a prova social é importante?

A prova social é importante por diversos motivos e em diferentes cenários e segmentos. Porém, de forma geral, ela traz segurança para os consumidores e gera credibilidade para as marcas e produtos.

Segundo uma pesquisa da Lett, 52,5% dos consumidores consideram as avaliações e comentários de um produto determinantes para a sua decisão de compra online, e esse tipo de dado não é nenhum pouco surpreendente, não é mesmo?

O fato é que ninguém quer gastar dinheiro com algo que não vale a pena e, por meio de uma estratégia de prova social, seu negócio pode se tornar mais transparente, aceito e atrativo diante do mercado, ampliando sua taxa de conversão e autoridade.

Além disso, para obter e poder usufruir do gatilho de prova social, é necessário primeiro se dedicar a oferecer uma boa experiência ao cliente, o que, sem dúvidas, já trará diversos benefícios para a sua empresa e suas vendas. Uma coisa leva a outra e vice-versa!

Como utilizar a prova social em vendas?

Aqui estão algumas formas de explorar o gatilho de prova social nas suas estratégias de vendas e marketing:

Desenvolva cases de sucesso

Um case de sucesso é uma prova social poderosa que pode ajudar significativamente suas vendas, afinal, gera identificação, traz comprovações de que sua solução funciona e pode ser compartilhado de diversas formas e em diversos canais para chegar até seu público.

Compartilhe feedbacks positivos nas redes sociais

As redes sociais são parte das nossas vidas e é raro quem não esteja em pelo menos uma delas todos os dias. Por isso, divulgar provas sociais positivas sobre o seu negócio ou produtos nas suas redes é uma excelente forma de atração para uma futura venda.

Use os números ao seu favor

Os números são mais um gatilho mental poderoso que, ao serem associados com as provas sociais, podem levar suas conversões ainda mais longe. Isso porque eles geram confiança, impacto e são facilmente assimilados.

Destaque seus produtos mais vendidos

Essa organização aparentemente não intencional que aparece em alguns e-commerces também é uma estratégia de prova social. Uma categoria ou página de produtos mais vendidos comunicam que várias pessoas já consumiram aqueles itens e, só por isso, eles merecem pelo menos aquela famosa “olhadinha”.

Aplique no seu pitch de vendas

Sim, a prova social também pode (e deve!) ser usada como argumento de venda. Compartilhar a experiência de um outro cliente é uma ótima forma de gerar identificação, valorizar todos os pontos fortes e resultados da sua solução e converter mais negociações.

Prova social para gerar conversão

Viu só quantas formas diferentes de aplicar a prova social no seu negócio? E falando especificamente do segmento de softwares, onde os clientes nem sempre compreendem o lado técnico ou conseguem visualizar de forma direta o valor das suas soluções, esse tipo de estratégia pode fazer toda a diferença para a conversão. 

Quer aprender mais sobre esse gatilho mental e outras estratégias e práticas que podem levar sua software house ainda mais longe? Então, venha transformar suas vendas com o Programa Software House de Sucesso: 

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Karina Harumi
Karina Harumi
Product designer na TecnoSpeed e Casa do Desenvolvedor, especialista em UX (experiência do usuário) com foco em performance. Uma boa experiência é tudo. ♡

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