Programação funcional: guia completo sobre esse paradigma

Programação funcional: o que é e quais as vantagens de aplicar este paradigma

Programação funcional: tudo que você precisa saber sobre esse paradigma
 

Conheça o que é programação funcional, seus fundamentos e conceitos principais, e também as vantagens de aplicá-la nos seus projetos de desenvolvimento!

 

Tempo de Leitura: 3 minutos

A programação e todo o universo tech conta com muitas variáveis, linguagens e abordagens, ao mesmo tempo em que não para de evoluir. Dentro disso, temos alguns paradigmas, como a programação imperativa e a programação funcional, já ouviu falar?

Falar em paradigma é falar sobre um modo de pensar a programação e orientar suas escolhas e ações na hora do desenvolvimento. Não existem paradigmas melhores que outros, apenas formas diferentes de programar para se chegar em determinado resultado.

Se você ainda não está familiarizado com o conceito de programação funcional, neste artigo nós vamos te apresentar esse paradigma em detalhes e tirar todas as suas dúvidas para que você possa aplicá-lo no seu dia a dia e aproveitar todas as suas vantagens. Vamos lá?

Conheça a Casa do Desenvolvedor

O que é programação funcional?

Para continuar sua jornada pela programação funcional e entender melhor como ela funciona, listamos a seguir os seus conceitos fundamentais. Olha só:

Composição de função

A primeira base fundamental da programação funcional é a composição de funções. Ela determina que é possível criar uma nova função através da composição de outras. 

Pode-se criar, por exemplo, uma função para filtrar um array selecionando apenas os pares e multiplicando-os por dois:

const numeros = [2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10]

numeros.filter((numero) => numero % 2 === 0).map((numero) => numero * 2) 

// [ 4, 8, 12, 16, 20 ]

Funções Puras

Outro conceito fundamental da PF são as funções puras. Sua característica básica é que, mesmo quando invocadas várias vezes e independentemente dos valores anteriores da função, elas apresentam sempre o mesmo resultado.

Imutabilidade

A imutabilidade está conectada à ideia de função pura, reforçando a constância dos valores das variáveis carregadas ao longo do código mesmo com a execução do software rodando. Ou seja, os únicos fatores que determinam o resultado de uma função são suas entradas e quando um objeto é criado, ele não pode ser modificado.

Efeito Colateral

Tal imutabilidade também tem como consequência a exclusão ou mínima ocorrência de efeitos colaterais, pois os códigos são, de certa forma, isolados de influências externas e as funções seguem uma constante de resultados. 

Isso é uma grande diferença quando comparamos a programação funcional com um desenvolvimento baseado em programação imperativa, pois as mudanças de dados são naturais neste processo, mas com a abordagem imperativa a modificação direta dos objetos pode gerar resultados inesperados e dificuldades para se encontrar uma solução ou retorno.

Estado Compartilhado

Por fim, temos o estado compartilhado, que é muito utilizado na programação orientada a objetos, mas evitado no caso da programação funcional. Na PF, como já falamos, é mais comum termos o estado de imutabilidade e a derivação de novos dados a partir de outros pré-existentes.

No entanto, vale dizer que é importante conhecer o histórico das variáveis compartilhadas que afetam ou são usadas por uma função para entender os seus efeitos e utilizá-la da forma correta dentro da programação funcional. 

Vantagens da programação funcional

Agora que você já conheceu o conceito e fundamentos da PF, vamos explorar as suas principais vantagens?

Código limpo

Em primeiro lugar, uma grande vantagem da programação funcional é que ela gera um código limpo, com padrões que garantem mais previsibilidade, facilidade de leitura, interpretação e correção, bem como menos duplicações e dependências.

Reaproveitamento de códigos e padrões

Essa padronização também é uma vantagem por si só, pois permite o reaproveitamento de códigos em diferentes projetos, o que traz segurança, agilidade, dinâmica e otimização de forma geral para os processos de desenvolvimento.

Facilita a manutenção ou mudança do código

Por gerar códigos e softwares mais previsíveis, objetivos, modulares e descomplicados, é muito mais fácil realizar a manutenção do código, o rastreamento de bugs e a aplicação de correções. 

É possível isolar funções para análise e alteração sem comprometer todo o código ou depender do estágio da execução. Sem contar que a imutabilidade já previne significativamente o aparecimento de bugs e falhas, e funciona melhor em um contexto de computação paralela.

Mais simples de adicionar testes

Essas características também beneficiam a realização de testes. A concisão, contenção dos efeitos colaterais e centralização das variáveis apenas nas entradas tornam testes unitários infinitamente mais fáceis em códigos escritos em PF do que em códigos imperativos.

E essas são apenas algumas das vantagens que esse paradigma possui e pode trazer para sua abordagem de trabalho e desenvolvimento. Aprender programação funcional, portanto, é uma forma de você exercitar sua cabeça e se tornar um profissional mais completo e versátil, com visões diferentes sobre como escrever um bom código.

Aliás, o aprendizado e autodesenvolvimento como um todo é uma excelente forma de ampliar sua expertise e valor diante do mercado, o que contempla habilidades técnicas e também conhecimentos paralelos que se conectam com a área de tecnologia e podem te diferenciar da concorrência. 

Quer começar agora mesmo? Então confira os cursos exclusivos da TecnoSpeed Academy que estão liberados para você:

E aí, pronto(a) para explorar novos caminhos dentro da programação e dar novos passos na sua carreira? Para mais dicas, confira os nossos conteúdos sobre desenvolvimento!

Casa do Desenvolvedor
Casa do Desenvolvedor
Somos a Casa do Desenvolvedor, uma comunidade que tem como propósito, fortalecer o desenvolvimento de software no Brasil. Faça parte você também dessa comunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.