Product Owner: confira o que é, quais as funções e a média salarial.

Product Owner: confira o que é, quais as funções e a média salarial

Product Owner: confira o que é, quais as funções e a média salarial

Neste artigo, vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre o Product Owner, cargo tão importante para os negócios de tecnologia.

Tempo de Leitura: 5 minutos

Com os recentes avanços da tecnologia e das altas demandas por produtos de inovação, o mercado se vê cada vez mais carente de bons profissionais para desempenhar funções importantes. Nesse contexto, surgem os Product Owners (PO), pessoas com ampla bagagem no desenvolvimento e com facilidade no mundo dos negócios.

Até poucos anos atrás, quase não se ouvia falar sobre esse cargo, mas as demandas do mercado fomentaram um novo espaço de atuação para esses profissionais, que são cada vez mais necessários nos times de produto e tecnologia.

Neste artigo, vamos te explicar exatamente o que é um Product Owner, o que ele faz, quais são suas principais responsabilidades e também qual a média salarial desse profissional. Já pensou em ser um PO? Então vem com a gente para entender mais sobre esse universo em constante expansão! 

Conheça a Casa do Desenvolvedor

O que é Product Owner?

Em empresas que trabalham com metodologias ágeis, em especial a Scrum, o Product Owner é um profissional fundamental. Em português, Product Owner significa “dono do produto”, o que já dá algumas pistas das funções desse colaborador.

O Product Owner é responsável por manter os padrões e diretrizes de um projeto ao longo de seu desenvolvimento. Além disso, o PO também avalia as entregas finais, garantindo a excelência e a integridade de cada processo finalizado.

O que faz um Product Owner?

O Product Owner é a ponte entre o cliente e o time, não necessariamente fazendo rotinas de atendimento. Ele é o responsável por garantir o pleno andamento do projeto para que nada saia do planejado, evitando divergências entre as partes.

Em termos técnicos, o planejamento é o Product Backlog, uma série de itens necessários para tirar uma ideia do papel. O Product Owner é responsável por acompanhar e gerenciar o Product Backlog.

Qual o salário de um Product Owner?

Hoje, no Brasil, esse valor pode variar muito. No geral, as grandes empresas ou empresas de tecnologia têm Product Owners em seus quadros de colaboradores, já que esse cargo é diretamente ligado a metodologias ágeis.

Segundo o Guia Salarial 2022 Robert Half, o salário de um profissional de Product Owner em São Paulo varia entre R$9.200 e R$15.500. No entanto, esse valor depende de vários fatores, como por exemplo o ramo da empresa, o valor que ela recebe de investidores, sua nacionalidade e, também, a qualificação do profissional.

Quem deseja trabalhar como Product Owner precisa ter formação em Ciência da Computação, Ciência de Dados, Informática, Administração ou alguma das engenharias. Na verdade, no fim das contas, o que vale são as experiências agregadas e o perfil. Algumas empresas nem sequer colocam como pré-requisitos uma formação acadêmica.

Principais responsabilidades

Em primeiro lugar, um dos pontos centrais das habilidades de um PO é saber lidar bem com seu time e com o seu cliente – ou com os gestores da empresa. Para isso, ele precisa dar conta da parte técnica e também do business.

Dessa forma, um Product Owner tem responsabilidades específicas que precisam ser plenamente executadas no dia a dia para manter os padrões e diretrizes dos projetos. Vamos ver quais são elas?

Estar à frente de reuniões de sprints

Você gostando ou não, as reuniões são imprescindíveis para manter um time alinhado, e ninguém melhor que o PO para saber disso. Ele é quem conduz os meetings e pauta quais temas serão discutidos.

Além disso, deve estar por dentro de tudo o que foi decidido em cada reunião e quais serão os próximos passos a partir dessas decisões.

Ser a âncora do backlog

Como explicamos ali em cima, o backlog é a lista e registro de tarefas que precisam ser feitas e que já foram feitas. Ou seja, o PO gerencia tudo isso, delegando as tasks e analisando o todo para manter o backlog organizado.

O PO também é o responsável por estabelecer as prioridades do backlog para que o projeto não sofra com atrasos e outros problemas.

Ainda falando de backlog, o Product Owner deve mantê-lo organizado e transparente para todos os membros do time conseguirem vê-lo e analisá-lo sempre que precisarem. Um backlog bagunçado significa que o PO não está fazendo seu trabalho direito – seja qual for o motivo disso.

Garantir a excelência

Um Product Owner também precisa ser um bom líder para estimular seu time e, consequentemente, garantir a excelência das entregas. Mesmo assim, o PO é responsável por revisar cada ponta de um projeto para garantir que ele esteja o mais redondo possível, sem arestas.

Como “dono” do projeto, o PO é quem será diretamente cobrado caso algo não saia conforme o esperado. Ao mesmo tempo, ele também ganhará os méritos se o projeto for um sucesso. Como um líder, cabe ao PO dividir as conquistas com o seu time e, caso existam feedbacks negativos, deve desenvolver melhorias junto ao time.

Product Owner vs Product Manager 

Em inglês, manager significa “gestor”. Isso significa que o Product Manager tem mais contato com a parte da gestão do projeto ligada aos negócios e ao marketing, já o Product Owner tem mais familiaridade com a equipe de desenvolvimento.

Em grandes empresas ou empresas de tecnologia, o Product Owner e o Product Manager podem trabalhar em conjunto de forma bastante próxima, a fim de assegurar entregas satisfatórias e condizentes com o que foi encomendado.

No entanto, para um melhor entendimento, listamos abaixo as principais funções e responsabilidades específicas de cada área. Confira:

Funções do Product Manager

  • desenvolver o marketing de produto;
  • dar apoio às vendas;
  • ter visão de longo prazo;
  • dar suporte ao serviço de atendimento ao consumidor;
  • apoiar a equipe de entrega de soluções;
  • estar estrategicamente focado;
  • desenvolver o “business case” do produto;
  • desenvolver e manter estratégias;
  • conhecer o produto e seus clientes;
  • ser capaz de captar financiamento e gerir o orçamento.

Funções do Product Owner

  • Construir, aperfeiçoar e manter o Backlog da equipe;
  • Coordenar e gerenciar reuniões de planejamento de Sprints;
  • Ser a maior fonte de informações sobre as prioridades do projeto;
  • Indicar claramente os itens necessários do Product Backlog;
  • Encomendar os itens do Product Backlog e ajudar a atingir as metas;
  • Assegurar que o Product Backlog esteja visível, claro e transparente a todos;
  • Otimizar o valor do trabalho entregue pelo time de desenvolvimento;
  • Assegurar a qualidade da entrega do produto.

Conheça o Fórum da Casa do Desenvolvedor e expanda seus conhecimentos!

O mercado da tecnologia, como você já sabe, não para de crescer. Toda essa movimentação deixa ainda mais clara a necessidade de profissionais dessa área, concorda? 

Se você está em um momento da carreira em que precisa explorar novas possibilidades, o cargo de Product Owner pode ser uma ótima ideia! 

Dica: o Fórum da Casa do Desenvolvedor é um excelente lugar para fazer contatos com profissionais altamente qualificados, permitindo que haja uma interação espontânea, natural e que certamente renderá bons frutos.

Faça parte dessa rede e tenha um networking sólido que vai te aproximar de pessoas com as quais pode realizar projetos e criar um relacionamento sólido para troca de conhecimentos, experiências e oportunidades.

Casa do Desenvolvedor
Casa do Desenvolvedor
Somos a Casa do Desenvolvedor, uma comunidade que tem como propósito, fortalecer o desenvolvimento de software no Brasil. Faça parte você também dessa comunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.