A Internet e suas constantes inovações tecnológicas!

A Internet e suas constantes inovações tecnológicas!

A Internet e suas constantes inovações tecnológicas!

Foi lançada a primeira conexão de internet de 6.000 Mega! Neste artigo vamos relembrar as inovações tecnológicas. Continue a leitura!

Tempo de Leitura: 5 minutos

Com o aumento do mundo digital e das conexões que possibilitam encontrar pessoas e realizar reunião mesmo distante, o uso da internet tem se tornado inevitável. 

Graças a essa criação, temos tudo na palma da mão, descobrimos meios de pesquisar e se manter informados a todo momento, conseguimos aprender mais, escolher novos roteiros de lazer, trabalhar de diversas localidades e o mais importante, se manter conectado com a família e amigos. 

Mas nem sempre tivemos essa praticidade a nossa disposição. Neste artigo vamos falar sobre três pontos principais:

  • Como surgiu a Internet.
  • Suas transformações.
  • A importância e o uso no dia a dia.

Se conecte com a gente. Saiba mais!

Conheça a Casa do Desenvolvedor

Historia da Internet

 

Para começar vamos voltar um pouco no tempo, e  percorrer a linha do tempo da história da Internet, mais precisamente em 1958, apenas um ano após o lançamento do primeiro satélite artificial da história, muito conhecido como “Sputnik”.

A URSS e os EUA haviam criado a ARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa). Que possuía a finalidade de realizar pesquisas para desenvolver novas tecnologias para defesas militares, diante do ambiente da Guerra Fria, no qual às duas super potências estavam envolvidas, a União Soviética (Socialista) e os Estados Unidos (Capitalista) disputavam poderes e hegemonias.

Arpanet

Vamos avançar um pouco, agora para 1969. Neste ano, nos Estados Unidos foi criada a Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network), o primeiro protótipo de rede de internet, que tinha o intuito de ser um sistema de compartilhamento de informações entre pessoas distantes geograficamente, facilitando as estratégias de guerra e a troca de informações, pois o grupo capitalista temia ataques dos soviéticos.

Vale relembrar que este mesmo período foi marcado por um momento histórico, o primeiro e-mail foi enviado por um professor da universidade da Califórnia, passando a fazer conexão com o instituto de pesquisa de Stanford. 

Foi então que em 1970, a ARPANET se estabelecia com centenas de computadores conectados, utilizando o protocolo de controle NCP (Network Control Protocol), que permitia o desenvolvimento de aplicativos.

TCP/IP

Já em 1974 foi desenvolvido por Vinton Cerf e Robert Kahn, uma nova versão do protocolo, um ambiente de rede de arquitetura aberta conhecido como TCP/IP, cujo intuito era ser mais segura, facilitando  a comunicação entre redes sem precisar que fizessem alterações na interface, garantindo que nenhum pacote de informações fosse perdido e verificando se eles chegavam na ordem em que haviam enviado. Assim, expandindo ainda mais as conexões em escala global. 

WWW

Para encerrarmos a viagem através da história da Internet, vamos para 1989, com o surgimento do WWW (World Wide Web), um navegador, ou melhor, um sistema de documentos dispostos na Internet que permite acesso à informação apresentadas no formato de hipertexto o conhecido (HTTP)

Foi então que a Internet atingiu um auge do sucesso, utilizado por milhares de pessoas através dos navegadores que hoje conhecemos, Mozilla Firefox, Google Chrome, Internet Explorer, entre outros.

Historia da Internet no Brasil

Chegamos na história da internet no Brasil, que na década de 80, teve seu marco inicial quando as universidades brasileiras decidiram começar a compartilhar algumas informações com os Estados Unidos, visando expandir a tecnologia da Internet pelo Brasil e facilitar a troca de informações e pesquisas entre diversas regiões do mundo.

Alguns anos mais a frente foi criada a RNP (Rede Nacional de Pesquisas) pelo Ministério de Ciência e Tecnologia.

RNP 

O RNP tinha como foco ser uma instituição de iniciativa e coordenação para a disponibilização de serviços de acesso à Internet no Brasil, e para tomar-se viável foi criado um backbone (sistema de redes) conhecido como “backbone RNP” que interligava as instituições educacionais na Internet.

A internet então começa a ser comercializada, e aproveitando a oportunidade, a Embratel lança o “Serviço Internet Comercial” com um teste de conexão internacional com cinco mil usuários. Foi em tão que chegamos em 1995, quando o serviço se torna definitivo no Brasil e o MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) decide pela exploração comercial. Foi então que a banda larga se estabeleceu, crescendo no Brasil, e os fornecedores de internet tornaram-se fundamentais na manutenção e ampliação da tecnologia pelo Brasil. Assim o uso das conexões foram essenciais para o processo de digitalização.

E hoje temos ela, a internet popularizada mundialmente!

Evolução e novas tecnologias

Como parte da evolução deste processo, vale citar o impacto que se teve sobre a Revolução Industrial, levando-nos para a Era da Informação..

Deste momento em diante a  tecnologia foi evoluindo gradativamente Antes era muito utilizada a “internet discada”, depois a banda larga e conexão através do celular com a rede 3G. 

Atualmente contamos com provedores com maior qualidade. A internet acabou virando uma necessidade diária tanto para o uso de empresarial quanto o uso doméstico, agora temos grandes possibilidades velocidades, e um futuro cheio de novidades, com inteligência artificial, realidade aumentada e diversas outras possibilidades! 

Primeira conexão de internet de 6.000 Mega

Recentemente tivemos a notícia que a empresa NAXI, pioneira em levar serviço de conexão de Jaraguá do Sul (SC) lançou a primeira conexão de 6.000 Mbps simétricos do mercado nacional, que oferece a mesma velocidade de download e upload em pacotes residenciais. No qual faz uso da tecnologia XGS-PON, implementada em parceria com a Venko Networks, empresa criada e conduzida por especialistas em conectividade. 

Com os equipamentos do pacote denominado “Atomic” é possível utilizar toda a velocidade contratada em um único dispositivo, através de uma porta elétrica 10GbE (10-Gigabit Ethernet) ou dividir a capacidade em outras portas de 1GbE (1-Gigabit Ethernet).  

Por incluir diversos benefícios, como, por exemplo: e-mail, ferramentas de proteção para a conexão e serviços de streaming de vídeo e música, a assinatura mensal custará R$ 999,99. O serviço foi desenvolvido e pensado em todos os amantes de tecnologia e está sendo disponibilizado na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina.

O uso no dia a dia!

Durante a pandemia do covid-19, tivemos um aumento significativo nos acessos e uso de internet, segundo uma pesquisa realizada pela “Edição de 2020 da TIC Domicílios” o uso no Brasil passou de 74% para 81% da população, o que representa 152 milhões de pessoas. 

Antes este meio era menos utilizado, pois focava mais em lazer ou em comunicação. Hoje o cenário é diferente, tivemos que nos adaptar e a internet foi se tornando uma grande aliada no dia a dia, agora muitas pessoas trabalham ou estudam à distância e, por meio da internet, principalmente das redes sociais, vendem, realizam reuniões, ficam por dentro de notícias de todas as regiões, e se comunicam tudo diariamente a todo momento. 

Redes sociais

As redes sociais nos dão um vasto leque de oportunidades, somos abordados e abordamos as outras pessoas com diversos conteúdos com o objetivo de trazer e trocar informações. Temos uma possibilidade muito grande de ferramentas, sendo, as mais conhecidas - Instagram, Facebook, Linkedin, TikTok e Twitter, que nos possibilitam trabalhar até nos divertir. 

A Casa do Desenvolvedor não fica de fora dessa! Estamos sempre postando conteúdos exclusivos, ricos e diversos para o público, mas especificamente para o público do ecossistema de uma software house/empresa de TI.

Se ainda não conhece as nossas redes sociais, clique no botão abaixo e siga nosso Instagram. Vem com a gente, conecte-se!

Conclusão

A Internet nos proporcionou grandes acontecimentos, inovações e amadurecimentos. Ao  nos conectarmos ampliamos nossa mente em um universo fascinante de descobertas que levaram a humanidade a transformar seu estilo de vida atual e mudar para sempre seus hábitos e processos.

Quem nunca disse ou ouviu a seguinte frase "eu não vivo sem internet", hoje mais do que nunca aprendemos novas maneiras de levar a vida, a internet veio para facilitar as demandas do dia a dia e nos manter conectados! 

 

Maristela Mendes
Maristela Mendes
Estagiária de Marketing da Casa do Desenvolvedor

1 Comment

  1. […] os recentes avanços da tecnologia e das altas demandas por produtos de inovação, o mercado se vê cada vez mais carente de bons […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo