Saúde Mental no Trabalho: Um guia completo para empresas.

Saúde Mental no Trabalho: Um guia completo para empresas.

Saúde Mental no Trabalho
 

Pensando como cuidar da saúde mental do colaborador em sua Software House? Então confira esse guia completo para ter dicas valiosas.

 

Tempo de Leitura: 4 minutos

A saúde mental do trabalhador é tema de discussão em diversas empresas, tornando-se ainda mais delicada com a pandemia de covid-19.

Ansiedade, depressão e burnout são alguns dos quadros que, infelizmente, estão cada vez mais comuns entre trabalhadores das mais diversas áreas, inclusive em TI. Em casos mais severos, essas pessoas podem chegar a ter crises de pânicos ou até mesmo a tentar suicídio. 

Esse cenário precisa mudar. Mas como as empresas podem criar um ambiente saudável e ao mesmo tempo produtivo para evitar esses quadros? Essa não é uma tarefa fácil, mas há várias dicas importantes para melhorar a saúde mental no trabalho e que você encontrará neste artigo. Confira!

Conheça a Casa do Desenvolvedor

O que é saúde mental?

A saúde mental é um estado em que a pessoa consegue lidar bem com a sua rotina, com os estresses e altos e baixos tanto dentro quanto fora do trabalho. Ela é definida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como o “bem-estar no qual o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a dar sua contribuição para sua comunidade”.

Há vários motivos pelos quais uma pessoa pode perder esse ponto de equilíbrio, e o trabalho é um deles. Por essa razão, é fundamental falar sobre a saúde mental do trabalhador nas organizações e buscar formas de evitar doenças causadas pelo trabalho, sejam elas relativas à saúde física ou mental.

Por que cuidar da saúde mental?

Problemas com a saúde mental podem impedir as pessoas de realizarem atividades básicas do cotidiano, sejam elas de trabalho, estudos, lazer ou convivência social e familiar. Ela influencia na profissão, no bem-estar e em toda a rotina do indivíduo, podendo trazer boas experiências, vivências, sentimentos e saúde física para quem esteja cuidando da saúde mental.

É importante estar atento a seus padrões, as reações e sintomas físicos e emocionais, buscando ajuda profissional sempre que algo não parecer bem. Cuidar da saúde mental é cuidar também da saúde física, influenciando na convivência com colegas de trabalho, familiares e amigos. É um fator que influencia a vida da pessoa na totalidade e que não pode ser negligenciado.

Impacto no trabalho

Em relação ao mundo corporativo, a saúde mental do trabalhador é fundamental para a sua produtividade, para a taxa de absenteísmo, além de afetar o clima organizacional, a quantidade de erros nas tarefas das empresas, e muito mais. Tudo isso afeta a vida do trabalhador e, consequentemente, nos resultados da software house, sobretudo em sua produtividade. Também é importante notar que os consumidores estão cada vez mais conscientes e buscando empresas que valorize seus trabalhadores, tornando fundamental o cuidado à saúde mental no trabalho.

Fatores para se analisar no trabalho:

Há alguns fatores que impactam no clima organizacional e no bem-estar dos colaboradores que devem ser considerados para tornar o ambiente mais saudável. Alguns dos principais são:

  • Nível baixo de participação na tomada de decisões
  • Longa jornada de trabalho
  • Ambiente precário ou sem condições adequadas
  • Insegurança/instabilidade no emprego
  • Pressão excessiva para atingir metas e prazos, ou metas e prazos não-realistas
  • Sobrecarga de atribuições e tarefas
  • Exagero no nível de competitividade
  • Assédio no trabalho

Saúde mental no trabalho: Tecnologia

Algumas condições de saúde mental no trabalho são específicas da área de tecnologia. Os profissionais dessa área estão dentre os que mais sofrem transtornos psicológicos, sendo uma área que fica muito isolada na empresa. O cenário da pandemia em conjunto com a popularização do home office agravou a situação, tanto do isolamento quanto do nível de competitividade e outros fatores-chave para a saúde mental na área de tecnologia.

Gestão de Pessoas e a saúde mental

O papel de quem faz a Gestão de Pessoas de uma empresa é fundamental para identificar colaboradores que possam estar com problemas ou situações do clima organizacional que possam prevenir transtornos. Assim, o GP tem o papel de estruturar os processos para definir uma cultura organizacional saudável, além de desenvolver ações para a promoção da saúde mental no trabalho.

Como identificar a saúde mental dos colaboradores?

Alguns aspectos podem ser analisados para entender um trabalhador que possa estar tendo problemas. São eles:

  • Irritabilidade
  • Isolamento
  • Baixa concentração e esquecimentos ou erros frequentes nas tarefas
  • Atestados relativos a problemas digestivos, dores de cabeça e no corpo
  • Cansaço

Esses sinais não necessariamente afirmam um problema com a saúde mental, mas é importante ficar atento a como eles se relacionam com o ambiente e com a situação do trabalhador para melhorar o clima organizacional e acabar com possíveis perseguições, assédios ou situações inadequadas para o ambiente de trabalho.

7 formas de melhorar a saúde mental dos colaboradores:

Para ajudar a sua Software House a cuidar da saúde mental dos colaboradores, separamos 07 dicas incríveis para você colocar em prática quanto antes. Confira:

Ofereça suporte de serviços de saúde para o trabalhador 

Planos de saúde ou profissionais da área são importantes para melhorar a saúde mental no trabalho, pois frequentemente a questão financeira impacta na decisão de buscar ajuda médica.

Tenha gestores preparados

Oriente os gestores sobre técnicas de gestão para um ambiente mais saudável, além de prepará-los para ajudar a identificar quem possa estar precisando de ajuda – que sempre deve ser feita por um profissional.

Comunicação é tudo! 

Invista em comunicação interna para ter uma cultura em que os trabalhadores dão a percepção sobre a empresa, estimulando melhorias e dando um senso de participação.

Chame a atenção para o assunto

Promova a saúde mental no trabalho com ações que ajudem a reduzir o estigma em torno do tema e indicando a disposição da empresa para ajudar.

Mantenha constância de suas ações

Não faça ações pontuais que se percam ao longo do tempo. Tenha a saúde mental no trabalho como um tópico importante que deve ser abordado em ações recorrentes.

Aborde o tema com um profissional

Não deixe que qualquer pessoa lidere o tema no trabalho. Ações erradas podem piorar o cenário. Tenha a orientação de um profissional para abordar o tema.

Fórum da Casa do Desenvolvedor

Troque experiências com quem está implementando a saúde mental no trabalho na área de tecnologia. Tenha feedback de quem está começando ou de quem já teve bons resultados!

O cuidado com a saúde mental é tão importante quanto o cuidado com o corpo físico, ela é capaz de influenciar em todos os campos da vida. No trabalho, ela impacta não apenas no bem-estar do trabalhador, mas nos resultados da empresa como um todo. Portanto, abordar o tema em sua software house é indispensável.

Karina Harumi
Karina Harumi
Product designer na TecnoSpeed e Casa do Desenvolvedor, especialista em UX (experiência do usuário) com foco em performance. Uma boa experiência é tudo. ♡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.