Escassez de profissionais em TI: veja como sanar essa dificuldade

Escassez de profissionais em TI: veja como sanar essa dificuldade

 

O mercado de tecnologia encontra vários desafios, dentre elas, a escassez de profissionais de TI. Continue com a gente neste artigo e descubra como se preparar!

 

Tempo de Leitura: 4 minutos

Nos últimos anos a tecnologia como um todo vem se desenvolvendo de forma cada vez mais rápida, assim, novos equipamentos, soluções bem como profissionais em TI são fortemente desejados para atender um mercado superaquecido. 

A pandemia foi um poderoso catalisador deste desenvolvimento exponencial, gerando uma demanda ainda maior de equipamentos tecnológicos e softwares que possibilitassem o acesso remoto. 

Muitas empresas sofreram o impacto financeiro decorrente da COVID-19. Contudo, no mercado da tecnologia da informação, muitas oportunidades surgiram para as indústrias de equipamentos eletrônicos e software houses, incrementando suas operações. 

Neste contexto, algo preocupa cada vez mais os gestores das empresas ligadas à tecnologia. A falta de mão de obra capacitada é uma vertente negativa que vem barrando o desenvolvimento de muitos negócios. 

Acompanhe neste artigo os motivos e as tendências sobre esta temática.

Conheça o TUP4DEV

Onde estão os profissionais em TI?

Não podemos responder este questionamento de uma só vez, é preciso entender as variantes que criaram a escassez dos profissionais de TI em nosso país. 

Esta é uma pergunta que assola muitos empresários brasileiros. Diariamente vagas são abertas e chegam a demorar semanas até serem preenchidas, estagnando operações e sobrecarregando os funcionários das organizações. 

Um ponto relevante é que devido à alta necessidade, o salário médio destes especialistas evoluiu nos últimos anos, então, naturalmente os profissionais da área de TI migram para as companhias que oferecem as melhores condições de trabalho, valorizando benefícios como: home office, salários atrativos, participações nos lucros, plano de saúde, etc. 

Neste cenário, os candidatos se tornaram mais seletivos, podendo optar pela empresa que apresenta a melhor oferta. Assim, os negócios que não oferecem tantas vantagens para os colaboradores estão sofrendo o impacto desse movimento dos profissionais em TI. 

Outro fato relevante é a falta de pessoal capacitado, pois o mercado de tecnologia da informação sofre constantes mudanças, e evolui a cada minuto. Logo, é razoável que nem todos os profissionais tenham a mesma curiosidade e sagacidade para se manterem atualizados, participando de cursos e eventos da área, de modo que acabam ficando estagnados em suas carreiras.

Por fim, bons profissionais em TI que possuem capacitações e têm uma segunda língua estão ganhando espaço no mercado internacional. Inclusive, fortemente motivados pelo ganho cambial das moedas como o dólar e o euro.

Por que os profissionais em TI são tão concorridos?

O crescente mercado de tecnologia se desenvolve em um ritmo muito maior do que os especialistas são formados ou capacitados. Em outras palavras, a oferta ocorre de forma bem aquém do que as empresas de TI precisam. Resultando em um déficit crescente deste tipo de mão de obra, e o mercado tende a continuar carente, pois capacitar funcionários na área demora algum tempo, em especial, quando precisamos de profissionais pleno e sênior.

O setor de tecnologia como um todo está aquecido e as faculdades e cursos não formam profissionais na mesma proporção do surgimento dos postos de trabalho, desta forma, os profissionais em TI graduados estão ficando cada vez mais concorridos.

Como atrair esses profissionais em TI?

Existem alguns itens para amenizar os efeitos da escassez de profissionais de TI, dentre os principais podemos citar: 

1. Automatizar processos 

Investir em soluções que auxiliem ou automatizam alguns processos de TI pode diminuir sua necessidade de mão de obra humana, além de manter sua equipe de tecnologia da informação focada em atividades mais importantes e desafiadoras.

2. Qualificar profissionais de dentro da organização 

Esta é uma excelente oportunidade de aproveitar a mão de obra interna, que já conhece e entende a missão da empresa, além de dar oportunidade e valorizar membros da equipe que se destacam.

3. Buscar empresas e sites especializados 

Existem organizações especializadas na alocação de profissionais em TI, estas entidades possuem expertise para ajudar candidatos qualificados a encontrarem as vagas que mais combinam. Para a empresa empregadora é uma grande vantagem, já que o novo colaborador já é selecionado com as competências necessárias para o cargo.

4. Terceirizar parte dos serviços 

Empresas de outsourcing podem ser a solução para resolver uma demanda de forma rápida e com profissionais especializados, aptos a preencher postos de trabalho e executar funções imediatamente.

5. Formar parcerias com instituições de ensino 

Esse tipo de parceria ajuda na empregabilidade da profissão e é vantajosa para ambas as partes. A instituição de ensino garante para seus alunos programas de estágio e a empresa usufrui de mão de obra mais barata. Nessa situação, a organização pode avaliar o desempenho dos profissionais, e se desejarem, incorporar ao quadro de funcionários aqueles que mais se destacarem.

Analise o seu ambiente de trabalho

Nos momentos de dificuldade sempre vale a pena olhar para dentro da organização com um olhar crítico. Algumas ações internas podem fazer a diferença para lidar com esse problema de mão de obra especializada: 

Melhore a gestão dos recursos humanos 

Algumas empresas têm a cultura de criar a expectativa de que um funcionário não teria para onde crescer, gerando um desânimo e acomodação dos profissionais de TI. Esta política deve ser combatida, pois pode criar uma legião de funcionários que executam suas atividades de forma automática em busca apenas de um salário mensal.

Contrate estagiários 

Estes funcionários são cheios de energia e com muita sede de conhecimento. Eles não têm vícios de outras organizações e estão mais propícios a absorver e seguir os ideais de uma empresa.

Capacite a equipe 

Ofereça cursos e seminários periódicos, assim, sua equipe se sentirá valorizada e estará em constante crescimento. Leve seus funcionários para eventos e feiras, este tipo de ação requer geralmente um investimento baixo e é muito produtivo para a reciclagem do conhecimento da equipe de TI. 

Amplie sua visão de gestão no TUP4CEO

Para entender melhor como a falta de mão de obra de TI e outros problemas podem afetar sua software house, inscreva-se agora mesmo no TUP4CEO, um evento voltado especialmente para os gestores de empresas de tecnologia, acesse o link:

O material humano é motor que faz uma empresa de TI criar as melhores soluções para os seus clientes, é preciso investir em um ambiente de trabalho favorável para manter e atrair profissionais de qualidade.

Gabriela Grillo
Gabriela Grillo
Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Assistente de Marketing da TecnoSpeed.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.