A Empregabilidade na área de Tecnologia da Informação (TI)

A Empregabilidade na área de Tecnologia da Informação (TI)

A Empregabilidade na área de Tecnologia da Informação (TI)

Você sabe o que é "empregabilidade"? Como a falta de mão de obra qualificada afeta o setor de TI? Entenda sobre este conceito e como ele pode afetar as Software Houses. Confira!

Tempo de Leitura: 4 minutos

A empregabilidade é um dos assuntos mais comentados nos últimos anos, se tornando essencial para o mercado de trabalho, principalmente no momento da construção da carreira profissional.

Com grandes expectativas para os próximos anos, a área de Tecnologia da Informação (TI), está super aquecida. O que será que um profissional dessa área precisa ter para se qualificar? Como aumentar seu índice de empregabilidade? E como está a empregabilidade no Brasil?

Confira neste artigo, as respostas para essas e outras perguntas importantes sobre empregabilidade e como a Casa do Desenvolvedor decidiu ajudar empresas e desenvolvedores a se encontrarem.

Conheça a Casa do Desenvolvedor

O que realmente é empregabilidade? 

Muitos pensam ser somente a parte de conseguir um emprego, mas a empregabilidade é mais que isso, é sim, um conjunto de conhecimentos, técnicos e comportamentais que o mercado de trabalho busca em um profissional. 

Pode ser entendida também como a busca constante de redução de custos, aumento da produtividade e a melhoria do nível de serviços prestados. Sendo assim, engloba a parte de conseguir um emprego, mas também a aptidão de se manter empregado. 

E qual é sua importância?

O mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos, antes um funcionário bem-visto era aquele que ficava vários anos na mesma empresa, agora, o que conta mais é o “espírito empreendedor” desse profissional. 

O profissional que está atento às mudanças, às necessidades, tem autonomia sobre sua carreira, são capazes de se adaptar e se reinventar, terão os mais altos índices de empregabilidade. Se mantendo no emprego como também conseguindo as melhores oportunidades.

Você sabe quais são as bases da empregabilidade? 

Visto sua importância, o profissional deve ter responsabilidade sobre sua empregabilidade. E segundo José Augusto Minarelli, criador do conceito, existem três pontos que estruturam a base da empregabilidade. São eles: competências, conhecimento e rede de relacionamentos. 

Nas competências, destaque para a proatividade, ética e automotivação. Nos conhecimentos, manter se atualizado e sempre evoluir seu conhecimento. E por fim, a rede de relacionamentos, o famoso networking, é importante manter laços de amizade, dentro e fora da empresa. 

Existem também os pilares da empregabilidade que José Augusto Minarelli também desenvolveu, com o objetivo de proporcionar ao profissional a capacitação de gerar trabalho e renda. Os pilares são

Adequação Vocacional

Felicidade no que faz influencia nos seus resultados. 

Competência Profissional

Manter-se atualizado às inovações da sua área de atuação.

Idoneidade

Princípios e valores do profissional, considerando às leis, a honestidade e o cumprimento das normas da empresa. 

Saúde física e mental

Saber dosar a vida profissional e pessoal, para se manter saudável para enfrentar os desafios do cotidiano. 

Reserva Financeira

A existência de uma reserva financeira é uma garantia contra momentos de instabilidade na carreira. Assim, conseguindo focar em sua eficiência e produtividade. 

Relacionamentos

Novamente, o networking é essencial para suas oportunidades de trabalho real. 

Como desenvolver seu índice de empregabilidade?

Agora você já sabe o que é empregabilidade, sua importância, bases e pilares, certo? Então confira algumas dicas de como desenvolver essas competências:

  • Invista em cursos de aperfeiçoamento e atualização, dentro e fora da sua área de atuação
  • Leia, leia muito. Abranja seu conhecimento cultural também
  • Aprenda novos idiomas
  • Melhore constantemente sua comunicação verbal e não verbal
  • Fique atento às novas tecnologias
  • Cuide da saúde física e mental
  • Pratique o trabalho em equipe
  • Pratique e aperfeiçoe a liderança
  • Aprenda com os erros
  • Seja um bom ouvinte e mantenha a mente aberta
  • Construa bons relacionamentos. 

Como está a situação da empregabilidade no Brasil?

As empresas também tem percebido essas mudanças no mercado de trabalho, o perfil de profissionais e a natureza do trabalho mudaram, tanto como, as relações do colaborador com as organizações, suas habilidades e expectativas.

Com essas mudanças vieram algumas dificuldades: 

  • Dificuldade de manter colaboradores especializados 
  • Necessidade constante de se adaptar às tecnologias 
  • Escassez de mão-de-obra qualificada. 

Podemos ver muito isso na área de Tecnologia da Informação. Mesmo que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre deste ano o Brasil tenha batido um recorde de desemprego, com 14,8 milhões de pessoas. O que se vê na área de TI é o contrário. 

Estudos do IBGE apontam que até 2024, serão mais de 290 mil vagas em aberto e muita dificuldade em preencher essas vagas e manter os profissionais. Por isso, você profissional, precisa buscar sempre aperfeiçoar seu índice de empregabilidade, e as empresas precisam saber se adaptar a esse novo profissional, porque não adianta ter as vagas abertas se ela também não se adapta a esse novo perfil de colaborador.

Empregos na área de TI e Pandemia:

A área de TI é uma das que mais cresce no mundo e no Brasil, segundo estudos, o setor cresceu 12% no ano de 2020, muito desse resultado justamente devido a pandemia do Covid-19. Onde a procura e a necessidade de tecnologia explodiu, principalmente na parte de computação em nuvem e cibersegurança, visto que aumentou o número de trabalhadores remoto, compras online, transações bancárias, serviços de streaming, entre outros. Uma transformação digital urgente e acelerada.

Segundo estudos, algumas habilidades específicas mais requisitadas, além das citadas acima, são por profissionais que desenvolvam mobile, Data Analytics, Big Data, Ciência de Dados e inteligência artificial.

A Casa do Desenvolvedor é muito mais network!

E essa grande demanda por profissionais qualificados e oportunidades de emprego que condizem com o novo perfil de colaborador, foi um dos motivos que fez a Casa do Desenvolvedor surgir. Um ambiente para toda a rede de desenvolvedores encontrar informações atuais sobre o universo de tecnologia, conhecer outros desenvolvedores e software houses e ainda fazer muito network!

Acesso o botão abaixo e faça parte da nossa comunidade.

Karina Harumi
Karina Harumi
UX Designer, Analista SEO e Analista WEB na TecnoSpeed e Casa do Desenvolvedor, focada em experiência do usuário e performance. Uma boa experiência é tudo. ♡

1 Comment

  1. […] é realmente fator fundamental para o profissional que deseja se destacar no mercado, sobretudo na área de TI. Fazer uma rede sólida de contatos, estabelecendo um bom relacionamento com seus pares e […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo