Privacidade na Internet: Como se proteger no mundo online

Privacidade na Internet: Como se proteger no mundo online

Privacidade na Internet: Como se proteger no mundo online

Atualmente, os dados são valiosos para as pessoas físicas e jurídicas, por isso os crescentes esforços para manter a privacidade na internet.

Tempo de Leitura: 4 minutos

A privacidade na internet é um assunto que se torna cada vez mais evidente devido aos riscos que vêm surgindo nos últimos anos. Por isso, é notável que tanto as pessoas como as empresas vêm se tornando cada vez mais presentes nos ambientes virtuais, seja pelo uso das redes para os usuários comuns ou para transações comerciais e financeiras em e-commerces.

A pandemia impulsionou ainda mais os negócios online, obrigando várias pessoas que não eram adeptas ao uso da rede a se aventurarem por estes ambientes digitais pela primeira vez. Seja realizando as suas compras online, trabalhando remotamente ou assistindo aulas à distância.

Sendo assim, este novo panorama trouxe outros olhares a respeito da privacidade de dados e os riscos de vazamentos de informações importantes dos usuários. A proteção de dados se tornou um assunto global e cada nação começou a implantar suas próprias legislações para garantir a privacidade na internet.

Conheça nosso manifesto

O que é privacidade na internet ou privacidade online?

Resumidamente, a privacidade na internet, ou privacidade online são um conjunto de ações que buscam garantir a proteção de dados na internet e assegurar a proteção de dados dos usuários durante a navegação e as transações na web.

Desse modo, estas ações buscam resguardar as informações dos usuários nos ambientes digitais, dando a eles o controle e conhecimento de como os seus dados são tratados na internet.

A importância da privacidade na internet

Manter plataformas seguras na web é responsabilidade de todas as entidades que mantém sua presença na internet. Portanto, garantir a privacidade de dados dos usuários vem sendo uma preocupação crescente de órgãos privados e públicos.

Não garantir a proteção de dados dos visitantes de um site ou e-commerce pode trazer inúmeros prejuízos para uma organização, dentre eles:

Danos a imagem da empresa 

Quando existe uma quebra na privacidade de dados, há vazamento de informações dos usuários e isto vem a público. Ou seja, a imagem deste negócio torna-se manchada, dando impressão de que houve um descuido e descaso com a privacidade de dados dos usuários de uma plataforma.

Danos financeiros 

Havendo uma invasão e os dados dos clientes ou funcionários de uma organização sendo expostos, a ANPD pode aplicar várias sanções para aquela organização, que pode ser de 2% do faturamento de uma empresa, podendo chegar até 50 milhões.

Perda de segredos industriais

Quando a privacidade online não é garantida, os danos organizacionais podem comprometer o futuro de um negócio. Pois, se plantas ou fórmulas industriais forem vazadas, muitas empresas acabam perdendo os seus segredos mais importantes, fazendo com que o negócio perca a sua competitividade.

Fraudes com dados pessoais 

Sempre que a proteção de dados é comprometida, os dados vazados podem cair nas mãos de terceiros, que podem utilizar estas informações pessoais para dar golpes online.

Dessa forma, são muitos os elementos que poderiam ser utilizados para ilustrar a importância de se manter a privacidade de dados na internet, estes são apenas os mais evidentes.  

Quais são os principais riscos e ameaças?

Existem vários riscos que podem comprometer a privacidade na internet, dentre eles estão:

  • O compartilhamento indevido dos dados com empresas terceiras;
  • O sequestro de dados através de ransomwares;
  • Sites fakes que copiam páginas originais para roubar informações;
  • Roubo de informações sensíveis e divulgação na web.

Estes são apenas alguns exemplos. Devemos ter em mente que, atualmente, os dados representam poder e dinheiro, por isso, os cibercriminosos estão sempre em busca de comprometer a privacidade online.

Como reconhecer uma violação de dados ou invasão da privacidade?

Mesmo fazendo um bom trabalho para garantir a privacidade dos dados das suas contas, é necessário ficar atento para detectar possíveis invasões ou vazamento de dados. Sendo assim, uma boa dica é monitorar as suas contas financeiras regularmente, ficar atento a movimentações estranhas e, qualquer suspeita, notificar imediatamente a sua instituição financeira.

Monitore também as movimentaçoẽs dos seus dados em instituições com o serasa, desse modo será possível perceber algumas anomalias.

10 Dicas de como proteger sua privacidade na internet

Confira agora 10 dicas práticas de como proteger sua privacidade na internet:

01. Use uma VPN 

As VPNs criam uma conexão segura, preservando a privacidade de dados. As informações são criptografadas e o seu IP é mascarado pelo servidor.

02. Navegue de forma anônima 

Outra técnica interessante para manter a privacidade online é usar a navegação anônima, desta forma, os seus dados e histórico não são armazenados no navegador.

03. Configure corretamente a privacidade de dados nas redes sociais 

É importante rever e alterar estas opções ocultando informações sensíveis.

04. Configure senhas fortes 

Dê preferência a senhas com no mínimo oito algarismos. Use números, letras minúsculas e maiúsculas, além de símbolos para compor uma senha forte.

05. Habilite a autenticação em duas etapas 

Esta é uma tendência que muitos sites e aplicativos vêm adotando para garantir a privacidade online.

06. Evite redes Wi-Fi públicas 

Este tipo de rede pode ser monitorada por terceiros, não garantindo a privacidade de dados.

07. Cuidado com as compras online 

Dê preferência a sites conhecidos e sempre verifique se a página utiliza o protocolo HTTPS.

08. Mantenha os softwares atualizados 

As atualizações podem conter correções de falhas de segurança que comprometem a proteção de dados.

09. Use aplicações e sistemas operacionais originais 

Softwares piratas podem conter códigos maliciosos e não garantem a privacidade de dados;

10. Cuidado com Phishing 

O Phishing significa pescar, neste caso, os criminosos podem usar mensageiros ou e-mails para disseminar vírus e fraudes.  

Qual a relação entre a LGPD e a privacidade na internet?

Neste cenário de incertezas quanto à proteção de dados no Brasil foi que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) começou a entrar em vigor, a partir de agosto de 2020. Esta lei é repleta de normas para garantir a proteção de dados dos usuários, isto é, garantindo mais privacidade na internet e também nas plataformas offline.

A ANPD e outros órgãos governamentais já perceberam que os ambientes da web são o futuro do comércio em nosso país, por isso, criar um cenário onde a proteção de dados e a privacidade na internet sejam prioridade é crucial para maximizar a proteção de dados e resguardo do comércio eletrônico e da economia do Brasil.

Por que as empresas coletam os dados dos usuários na internet?

Existem vários motivos para as empresas coletarem seus dados, muitos deles envolvem criar uma navegação mais rápida, personalizar a experiência em sites e plataformas, além de garantir relevância em conteúdos e anúncios.

Vamos continuar a falar sobre segurança da informação

Confira mais conteúdos sobre segurança da informação no nosso fórum:

A proteção de dados é um assunto que permanecerá em evidência durante muito tempo, por isso, sempre é importante criar soluções que demonstrem preocupação com a privacidade de informação dos usuários.

Casa do Desenvolvedor
Casa do Desenvolvedor
Somos a Casa do Desenvolvedor, uma comunidade que tem como propósito, fortalecer o desenvolvimento de software no Brasil. Faça parte você também dessa comunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo