Martech: o que é, origem, benefícios e exemplos de ferramentas.

Martech: o que é, origem, características, benefícios e ferramentas

Martech: o que é, origem, características, benefícios e ferramentas

Você já ouviu falar em martech? Esse tipo de empresa e solução pode impactar o seu trabalho e o mercado de marketing e tecnologia como um todo. Entenda!

Tempo de Leitura: 8 minutos

A expansão do mercado tech é inegável e não para de atingir novos segmentos e patamares. Você certamente já ouviu falar em fintechs, que são empresas de tecnologia financeira, mas talvez ainda não tenha ouvido falar em martech, que são o tema do nosso papo de hoje.

A transformação digital afetou diferentes setores e atividades, sendo a área de Marketing um dos maiores exemplos dessa transição. E o martech é justamente uma evolução desse movimento de ampliação, datificação e modernização do marketing, tornando esses aspectos uma prática, mas as bases de um novo modelo de negócio.

Então, se você é desenvolvedor(a) ou um(a) profissional de marketing, vale a pena entender esse conceito para compreender de que formas você pode usá-lo ao seu favor na sua carreira ou na organização em que você atua. 

Acompanhe, portanto, o nosso guia completo sobre martech e descubra tudo que você precisa saber sobre este tema: conceito, origem, como funciona, benefícios e muito mais!

Conheça nosso manifesto

O que é martech?

O termo Martech surge da junção das palavras Marketing e Technology. Assim como ocorre em outras áreas, ele se aplica àquelas empresas de marketing que utilizam a tecnologia como ferramenta base para otimizar suas estratégias e processos

Ou seja, toda martech é, em essência, uma empresa de marketing, mas nem toda empresa de marketing é uma martech. O diferencial das empresas martech é justamente a adoção da tecnologia como protagonista de sua atuação.

Além disso, também é possível usar o termo para classificar soluções que visem a automatização e otimização de atividades da área de marketing. Neste caso, os softwares e ferramentas são martech, mas a empresa que as desenvolveu não necessariamente ganha essa denominação.

Seja qual for o cenário, no meio martech não há espaço para processos improdutivos, onerosos ou mal fundamentados. Os dados estão presentes, assim como as automações, o monitoramento, a estratégia e a gestão otimizada.

Como surgiu o termo martech?

Como não poderia deixar de ser, o termo martech surgiu a partir das startups, mais especificamente daquelas que enxergaram a tecnologia como uma solucionadora de diversas demandas e possibilidades de otimização do marketing digital das organizações.

Dentre os nomes-chave desse setor em ascensão que contribuíram com a conceitualização do termo, podemos citar o americano Scott Brinker, que é programador, empresário, atual vice-presidente do ecossistema de plataformas da HubSpot e editor do blog Chief Martec – que fala sobre o tema desde 2008!

Segundo ele, “O marketing tornou-se uma disciplina impulsionada pela tecnologia e, portanto, as organizações de marketing devem infundir capacidades técnicas em seu DNA.”

Características principais do martech

Em martech, temos um conjunto de características principais que são comumente praticadas pelas organizações ou contempladas pelas soluções. São elas:

Gestão de processos

Uma das bases para otimizar qualquer tipo de processo é gerenciá-lo de forma mais eficiente. Essa gestão é, inclusive, uma das bases do Marketing 4.0 e que se mantém importante para a concretização do Marketing 5.0, o marketing baseado em dados.

Portanto, pensando no contexto martech, é fundamental essa capacidade de administrar e otimizar processos internos e externos, gerenciando com assertividade e eficiência prazos, tendências, crises, orçamentos, rotinas e outras operações e recursos. 

Só assim, vai ser possível garantir uma cadeia produtiva, organizada e facilitada, capaz de render mais e melhores performances e resultados. É aqui que entram os softwares de gestão e também as soluções de automação e monitoramento voltadas para o controle de informações e processos.

Data driven e mensuração de resultados

Em conjunto com a gestão de processos, o martech também tem em sua base a coleta e análise de dados. Nada, nenhuma decisão ou conclusão é tomada a partir de achismo ou senso comum, e mensuração de resultados é tão importante quanto colocar as estratégias em prática.

Aqui, temos como protagonistas as ferramentas analíticas, que permitem automatizar e otimizar o processo de controle de dados e monitoramento de performance e resultados de todas as etapas e elementos de um plano de marketing.

Afinal, sem saber o que pode ser melhorado, os gargalos e origens dos problemas ou, ainda, quais as melhores oportunidades, a tomada de decisões e o sucesso se tornam verdadeiros desafios. 

Por outro lado, tendo os dados sempre à mão, é possível tirar melhor proveito dos insights e driblar as crises e imprevistos como ninguém. E, falando sério: hoje em dia é possível pensar em um marketing relevante que não tenha um extenso trabalho de dados envolvido? Não, não é! Portanto, essa é outra das principais características de uma martech.

Jornada do consumidor e funil de vendas

Otimização no marketing tem total relação com aumento da conversão e duas áreas conectadas com esse objetivo são a de jornada do consumidor e de funil de vendas.

Ambas se complementam e dizem respeito à eficiência no acompanhamento e direcionamento dos clientes nas ações de marketing e vendas. Não são todos os consumidores que possuem o mesmo nível de conhecimento e consciência sobre as suas demandas e possibilidades, e as estratégias de marketing devem se adequar a isso.

Nesse contexto, pensar em automação e otimização é superinteressante, para que os insights e esforços sejam muito mais rápidos e certeiros, com uma segmentação minuciosa e inteligente, com a experiência do usuário em primeiro lugar, independente da etapa da jornada ou do funil em que ele se encontra.

Automação

É claro que entre as características das martechs não poderia faltar a automação, afinal, você reparou quantas vezes já falamos disso até agora? Pois é! Isso porque a automação é um dos formatos principais dessa otimização que o combo tecnologia + marketing garante.

Aqui entram todos os tipos de ferramentas que facilitam enormemente o dia a dia dos "marketeiros" e "marketeiras": dashboards atualizados em tempo real, aplicativos e plataformas de agendamento de publicação, serviços de programação de e-mail marketings, chatbots e outras mais.

E mais do que diminuir o esforço operacional e facilitar a rotina de trabalho, esse tipo de solução impacta diretamente nos resultados objetivos, pois otimiza o tempo e a execução, e permite um trabalho em escala e um melhor aproveitamento dos talentos e equipes.

Relacionamento com o cliente

Por fim, temos a característica de relacionamento com o cliente que dita e equilibra toda a atuação mais lógica, orientada a dados e não humana desse marketing. Afinal, as martechs beneficiam os negócios para poder ajudá-los a entregar a melhor experiência para os clientes e usuários finais.

Diante das diversas demandas de um time e/ou projeto de marketing e da complexidade que esse tipo de trabalho pode envolver, a gestão da base de clientes e o relacionamento podem ser prejudicados. 

E é para solucionar essa dor que, mais uma vez, a martech surge. Dessa vez, são as ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) que entram em ação para otimizar a rotina, o controle, a operação e os resultados desse ponto que integra as estratégias de marketing.

Da captação e gestão de leads até a aplicação do funil de vendas, do contato direto e orgânico às ações omnichannel, as marchets são extremamente úteis e presentes nesse contato, integração do atendimento e fidelização.

Como funciona e para que serve?

Como já deu para perceber e nós também já falamos, a palavra-chave das martech é otimização. Ela serve exatamente para otimizar a execução e os resultados de todas as tarefas do marketing. 

Como consequência, temos um mercado mais competitivo e escalável, com mais alcance, qualidade e possibilidades de inovação e negócio, e muito menos desperdício de tempo, dinheiro e capital humano.

Além disso, temos uma infinidade de vantagens para os diferentes atores desse ecossistema, dos empresários aos desenvolvedores e software houses, dos profissionais de marketing ao consumidor final.

As martechs funcionam, como dito acima, orientadas a dados, apoiadas em soluções tecnológicas, automatizadoras e otimizadoras, dentro e para as organizações de marketing de qualquer porte ou nicho.

Diferença entre martech e adtech

Juntamente com as empresas e soluções martech, nós temos as adtech. Apesar de terem certa semelhança, o enfoque e atuação dessas duas abordagens é distinta.

Quando falamos em martech estamos falando de organizações e soluções com funcionalidades mais amplas dentro do universo do marketing digital. Elas vão além das campanhas e envolvem outras demandas e segmentos como, por exemplo, o customer success.

Já no caso das adtechs nós temos um enfoque bastante específico, que pode ser entendido ao destrincharmos o termo: “ad”, de advertising (publicidade, em inglês) + “tech”, de technology (tecnologia).

Ou seja, as adtechs são focadas em otimizar processos e estratégias da publicidade, como anúncios e campanhas. Sendo mais limitadas, portanto, que as martech, porém, ao mesmo tempo, mais especializadas. 

Quais os impactos e as vantagens das martechs?

Se você chegou até aqui, já deve imaginar que vantagens e impactos positivos não faltam quando o assunto é martech, mas, vamos entender isso com mais detalhes? A seguir, listamos os principais benefícios desse setor:

Melhor acesso e gestão de dados

Com mindset data driven e tecnologias de monitoramento automatizadas, mobile e integradas, a gestão de dados internos e dos clientes fica ainda mais efetiva e fácil.

As informações mais importantes para o trabalho de marketing ser executado de forma fluida e certeira podem ser facilmente acessadas, se tornam mais confiáveis e rendem resultados mais eficientes, rápidos e práticos.

Mais assertividade e agilidade para as decisões

Todo esse controle de dados e a otimização de processos têm como consequência uma tomada de decisão muito mais ágil e precisa, o que é essencial dentro de um mercado tão competitivo e mutável, movido a tendências e inovações.

Assim, é possível deixar o gosto e o achismo de lado, e dar vida a ideias fundamentadas em informações atualizadas sobre o público, o produto e o mercado. E ainda, fazer testes sem desperdiçar recursos; lançar ações de grande escala sem sobrecarregar o time; e tirar o melhor proveito de oportunidades e orçamentos que surgirem.

Campanhas mais efetivas e personalizadas

A primeira consequência dos benefícios anteriores é a realização de campanhas muito mais adequadas, personalizadas e efetivas, graças ao conhecimento sobre a persona, às estratégias de funil e comunicação, ao timing das ações e toda a otimização tecnológica.

Os dados e as tecnologias são aliados fundamentais e poderosos nessa missão e podem realmente determinar o rumo das ações e estratégias criadas.

Maior satisfação e fidelização do usuário

A segunda é, claro, o fortalecimento da relação das marcas com seus usuários e clientes, e o aumento da satisfação e fidelização desses públicos. 

Afinal, ao gerir melhor os dados, tomar decisões rápidas e certeiras, e pensar campanhas melhor segmentadas e eficientes, a experiência do usuário é beneficiada em todos os níveis, da atração ao pós-compra.

Melhor custo-benefício

E o saldo de tudo isso é um excelente custo-benefício, pois os investimentos se tornam mais assertivos, os resultados mais ricos e amplos, a curto e a longo prazo, e todos saem ganhando: as martechs, as empresas de marketing, as empresas contratantes e os clientes.

Tipos de ferramentas para martech

Depois de entender o que é, as características e vantagens da martech, vamos de exemplos de ferramentas desse tipo?

Automação de marketing

Aqui entram as ferramentas que permitem automatizar tarefas bastante operacionais, como a programação de mensagens, notificações push, e-mails e outros dados, promoções e conteúdos. Como exemplo temos o RD Station, o MailChimp, o HubSpot e o WiFire – que é uma solução TecnoSpeed!

Análise de dados

Você talvez tenha pensado e se perguntado logo no início da leitura se o Google Analytics era um exemplo de martech e, sim, ele é! Junto dele, temos todas as demais ferramentas que se propõem a otimizar o processo de coleta, análise e gestão de dados, seja de tráfego, busca, comportamento, compra ou o que mais puder direcionar planos de marketing. 

Marketing de conteúdo

Aqui temos um grande leque de ferramentas martech: de gerenciamento de conteúdo, como o famoso editor Wordpress; SEO, como o Ubersuggest e o Yoast SEO; landing pages e testes A/B, como CrazyEgg e Hotjar; entre outras.

Mídia social

As soluções martech também estão presentes no dia a dia dos social media e podem simplificar a rotina de gestão de mídias e redes sociais. Dentro disso, temos plataformas de gestão geral, de agendamento de publicações, de monitoramento e até de conexão entre creators, influencers e times de marketing e marcas.

Anúncio e propaganda

Outro exemplo de martech são as plataformas de propaganda e anúncio, que permitem potencializar o alcance e as conversões das ações de marketing e campanhas de uma marca. Por exemplo: Google Ads, Taboola, Simpli.fi, SEMRush.

E ainda existem ferramentas de ativação de vendas, que permitem gerenciar leads, fazer prospecções e interagir com o seu público, como as próprias redes sociais e as plataformas de atendimento e CRM.

Alavanque o marketing da sua software house com nossos conteúdos

Deu para notar o potencial das martechs no mercado de marketing e vendas, não é mesmo? 

E se você quer se manter sempre bem informado sobre as novidades desse segmento e levar as estratégias de comunicação da sua software house para outro nível, você precisa adicionar nosso blog às suas fontes já:

Caso queira uma dica de por onde começar, confira tudo sobre Neuromarketing para TI e as possibilidades do Marketing no Metaverso, você vai gostar!

Giovanna Siqueira
Giovanna Siqueira
Formada em Publicidade e Propaganda. Atual responsável pela Casa do Desenvolvedor, a comunidade focada para desenvolvedores de software.

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