People Analytics: transforme a sua gestão de pessoas

People Analytics: a metodologia que pode transformar a gestão de pessoas da sua Software House

People Analytics: a metodologia que pode transformar a gestão de pessoas da sua Software House

Descubra o que é, como funciona, as vantagens e formas de implementação do People Analytics para Software Houses!

Tempo de Leitura: 4 minutos

As pessoas são a parte mais importante de toda organização, afinal, sem elas é impossível tirar qualquer coisa do papel. Ao mesmo tempo, a introdução da tecnologia nos processos de gestão é inevitável no contexto atual. E quando a gestão de pessoas encontra a tecnologia, temos a metodologia People Analytics entrando em cena.

Você conhece esse conceito? Ele é derivado de outros mais amplos, como Big Data e Business Intelligence, e permitiu uma evolução dos recursos humanos. A área de RH pode ser modernizada e otimizada graças ao People Analytics, beneficiando, assim, as organizações como um todo.

Vamos, então, conhecer essa metodologia mais a fundo? A seguir, te explicamos o que é e como funciona o People Analytics, suas vantagens e como implementar, bem como o panorama do PA no Brasil e de que forma se manter sempre atualizado sobre esse assunto!

Conheça nosso manifesto

O que é o People Analytics?

People Analytics é uma metodologia que propõe o uso de dados para entender o comportamento no ambiente profissional. Ela se conecta à ideia de Big Data, visto que envolve a coleta, armazenamento e análise de um grande volume de informações. 

Em outras palavras: People Analytics é a ciência de dados e o business intelligence aplicados à gestão de pessoas. Assim, é possível tornar esse processo mais assertivo, personalizado e vantajoso.

E isso para todos os envolvidos: profissionais de RH, colaboradores de uma organização, gestores e empreendedores das empresas. Pois esse é o tamanho da importância e do impacto que o investimento em pessoas pode gerar.

A prática de People Analytics tem um de seus pontos de origem no Google. Foi lá que surgiu o termo e que a prática ganhou algumas de suas bases, como a ideia de ranquear candidatos para facilitar e otimizar o recrutamento.

Após seu surgimento nos anos 90, o avanço das tecnologias de armazenamento e análise de dados ajudou na popularização da metodologia. Logo, mais empresas passaram a utilizá-la para identificar tendências e padrões de comportamento dos colaboradores, e melhorar o desempenho da equipe e da organização.

Como funciona o People Analytics?

As etapas que compõem o People Analytics são:

Coleta

Assim, como toda análise, tudo começa com a reunião dos dados e informações. Eles podem ser coletados através de pesquisas, currículos, sistemas e ferramentas de gestão, redes sociais e outras fontes consideradas úteis. Também é importante garantir que os dados sejam confiáveis e a coleta transparente e segura.

Cálculo

Então, os dados coletados devem ser tratados e calculados – agrupados por similaridades e transformados em números, métricas e indicadores. É isso que vai transformar dados brutos em dados estatísticos e de valor.

Análise

Em seguida, vem a etapa de análise, em que você vai identificar padrões, lacunas e outros pontos estratégicos que podem levar a mudanças positivas e ações concretas.

Modelagem

Por fim, ocorre a modelagem, que é o cruzamento de todas as análises, variáveis e pesquisas colhidas anteriormente. Assim, é possível visualizar o cenário de forma mais ampla e tomar decisões e adotar soluções mais eficientes.

People Analytics e Big Data

Como você deve ter percebido, não dá para aplicar a metodologia do People Analytics, sem usar também o Big Data e o Business Intelligence. 

Afinal, não adianta querer ter uma estratégia baseada em dados sem o processo de gerar e coletar esses dados. E, da mesma maneira, coletar uma montanha de dados e não analisá-los para transformá-los em conclusões relevantes e ações.

Portanto, People Analytics e Big Data têm uma relação bastante essencial. Juntos, eles são capazes de gerar respostas mais ágeis e promissoras aos problemas e demandas das pessoas dentro das empresas.

Vantagens do People Analytics

Tomar decisões baseadas em dados é sempre vantajoso. Com isso em mente, podemos citar como vantagens do People Analytics: 

Maior eficiência no recrutamento e seleção

É possível analisar e garantir o match entre empresa e candidato de forma muito mais rápida e eficiente com a metodologia de People Analytics. Pois os dados elevam as chances do colaborador contratado estar alinhado com as expectativas do cargo e cultura da organização.

Retenção de talentos e combate ao turnover

Com os dados ao seu favor, também é possível conhecer melhor os profissionais que fazem parte do seu time, encontrar soluções para as demandas deles e aumentar seu nível de satisfação e permanência na empresa

Monitoramento da performance

O People Analytics também ajuda a medir a produtividade e performance dos colaboradores, de forma individual e coletiva. Assim, é possível pensar em políticas de otimização, reconhecimento, capacitação, plano de carreira, feedback, diagnóstico e muito mais. Tudo para beneficiar o colaborador, o time e a organização.

Mais estratégia e segurança para as decisões

O People Analytics permite substituir o “feeling” por números e dados confiáveis, o que garante decisões muito mais justas, transparentes, fundamentadas e estratégicas.

Como aplicar o People Analytics?

Aplicar o People Analytics na sua software house ou empresa depende de alguns fatores, como o tamanho da empresa, os dados e indicadores a serem acompanhados, e o nível de estrutura tecnológica disponível.

Tanto na parte tecnológica quanto estratégica, a organização pode terceirizar ou desenvolver internamente as políticas de People Analytics. Independentemente dessa escolha, é crucial que o processo de implementação envolva:

  1. Definição dos objetivos;
  2. Mapeamento de dados;
  3. Elaboração das métricas e indicadores;
  4. Práticas e ferramentas de monitoramento;
  5. Padrões de análise e cruzamento de dados;
  6. Definição de projeções e metas.

Panorama do PA no Brasil

A área de People Analytics tem crescido e ganhado cada vez mais adeptos no Brasil. No entanto, ainda vivemos um período de convivência com as práticas mais analógicas e manuais de pensar e fazer a gestão de pessoas.

Desse modo, os profissionais e negócios que buscam conhecimento sobre essas novas práticas saem na frente e podem colher ótimos frutos a partir disso. Que tal fazer parte deste grupo? 

Venha para o nosso fórum e encontre nele muito mais informação, profissionais e oportunidades de troca sobre o futuro do RH. Você vai gostar!

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