Gestão de Desempenho: Estratégias para Alavancar Equipes

Gestão de desempenho: estratégias e práticas para alavancar sua equipe

Entenda qual a importância da gestão de desempenho no ambiente de trabalho e conheça as melhores práticas para implementá-la com sucesso em sua empresa.

Tempo de Leitura: 6 minutos

A gestão de desempenho é um dos processos fundamentais da gestão de pessoas e do departamento de Recursos Humanos. Através dela, inúmeros processos e estratégias se desenvolvem, assim como essa atividade é influenciada pelas demais rotinas do RH.

Portanto, a gestão de desempenho é uma ferramenta crucial para o crescimento e aprimoramento dos colaboradores e das organizações. Neste artigo, exploraremos a fundo o conceito de gestão de desempenho, suas dimensões, importância e benefícios.

Além disso, falaremos dos conceitos e melhores estratégias para implementá-la com sucesso no ambiente de trabalho. Então, se você está buscando informações e formas de potencializar os resultados da sua equipe e negócio, acompanhe a leitura até o final!

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O que é gestão de desempenho? 

Em sua essência, a gestão de desempenho é um processo contínuo de planejamento, execução, avaliação e revisão do desempenho dos colaboradores em uma organização. Ela visa maximizar o potencial de cada indivíduo, alinhando seus esforços com os objetivos da empresa. 

Para isso, envolve um conjunto de ferramentas, estratégias, indicadores, capacitações e feedbacks. Além de uma boa comunicação e liderança para estabelecer planos de melhorias individuais ou coletivas para o desenvolvimento dos profissionais, da equipe e da empresa em sua totalidade.

As duas dimensões do desempenho 

Geralmente, a análise do desempenho é dividida em duas dimensões, são elas: 

Comportamentos (Behaviors) 

Os comportamentos estão relacionados com as habilidades dos colaboradores e como eles alcançaram seus resultados. Ou seja, são os meios que justificam os fins (os resultados). Nesta dimensão são analisadas as competências, sejam elas técnicas ou comportamentais. 

Resultados (Outcomes) 

Os resultados se referem ao que o colaborador entrega e às suas metas, ou seja, os fins. Nesta dimensão se avalia a responsabilidade e a qualidade das tarefas feitas por cada um do time, inclusive se as metas foram ou não atingidas. 

Uma forma mais simples de entender a diferença entre essas duas dimensões é pensar que resultados são “o quê” o colaborador realizou/produziu, e os comportamentos são “como” o colaborador chegou a esses resultados.

Essas classificações e informações são importantes, pois, direcionam todo o ciclo da gestão de desempenho e como suas etapas são estruturadas.

Por que a gestão de desempenho é importante e quais os principais benefícios?

A gestão de desempenho é importante para que uma organização e seus colaboradores atinjam um alto nível de desempenho e alcancem seus objetivos estratégicos individuais e em parceria. 

Afinal, quanto melhor a performance dos colaboradores, maiores são as chances de sucesso do negócio. Em contrapartida, um ambiente com uma forte cultura de desenvolvimento e aprendizagem, os colaboradores tendem a se comprometer mais em manter boas entregas e comportamentos.

Desse modo, quando bem aplicada, a gestão de desempenho gera benefícios interessantíssimos, como:

  • melhor aproveitamento do capital humano;
  • aumento do engajamento e da motivação dos colaboradores;
  • potencialização da produtividade e satisfação dos times;
  • otimização dos planejamentos e investimentos em treinamentos;
  • maior eficiência e qualidade nas entregas;
  • maior assertividade nos processos de recrutamento e seleção;
  • retenção dos melhores talentos;
  • redução das taxas de turnover e rotatividade;
  • economia de tempo e recursos (alto retorno do investimento - ROI);
  • mais clareza e agilidade para identificar e solucionar problemas internos;
  • direcionamento para promoções e outras estratégias de reconhecimento;
  • fortalecimento da estrutura dos processos e da cultura organizacional;
  • maior nível de competitividade e inovação no mercado.

A diferença entre gestão e avaliação de desempenho 

Uma confusão comum é entre os conceitos de gestão de desempenho e de avaliação de desempenho. Apesar de semelhantes e relacionados, eles não são sinônimos. 

A avaliação de desempenho é apenas uma parte da gestão de desempenho, uma das ferramentas que podem ser usadas nesse processo importantíssimo que vai trazer diversos benefícios para a sua empresa. Como o nome sugere, o foco da avaliação está na análise de dados e indicadores.

Já a gestão de desempenho é uma prática ampla que envolve as informações e insights da avaliação para obter uma visão macro da organização e traçar planos para desenvolver as competências dos colaboradores e atingir os objetivos estratégicos da empresa. 

Resumindo: a avaliação de desempenho é um instrumento de tomada de decisão sobre as melhores práticas da gestão de desempenho.

Como fazer a gestão de desempenho? 

A gestão de desempenho é um processo e, portanto, não possui um fim definitivo. Além disso, pode ser delineada e desenvolvida de diversas formas, conforme a cultura organizacional da empresa. No entanto, ela sempre se dá em ciclos e contempla as seguintes etapas básicas:

Planejamento

O planejamento é a fase inicial, onde as metas e expectativas são estabelecidas. Isso inclui a definição de objetivos específicos para cada função e colaborador, bem como a criação de métricas e de um plano de ação para alcançá-los.

Desse modo, as pessoas saberão exatamente quais são os comportamentos e resultados esperados delas e poderão direcionar seus esforços na direção certa. 

Execução

Durante a fase de execução, os colaboradores trabalham para atingir as metas estabelecidas no planejamento. Os gestores desempenham um papel fundamental nesta etapa ao fornecer o suporte, os recursos e o direcionamento necessários para o sucesso.

Já para os colaboradores, as ações são voltadas para o operacional: o desempenho das tarefas e o desenvolvimento das competências traçadas nas metas. Além da solicitação de feedbacks ou treinamentos para cumprir com esse objetivo.

Avaliação

A avaliação de desempenho envolve a análise dos resultados e comportamentos dos colaboradores. Nessa etapa, é essencial coletar dados objetivos e realizar avaliações periódicas, justas e imparciais. 

O foco é verificar quantitativa e qualitativamente o andamento de cada meta para embasar as próximas decisões da gestão de desempenho e de pessoas em sua totalidade (promoções, desligamentos, realocações, etc).

A operacionalização dessas avaliações pode ser feita de diversas formas, a partir de diferentes escalas e metodologias, como a avaliação 360°, por exemplo. Esses detalhes são decididos pelo RH, considerando a cultura e objetivos organizacionais.

Revisão e feedback

A revisão e o feedback são vitais para o processo de gestão de desempenho. 

Na última fase, acontece a revisão do desempenho de todo o período e das estratégias e retornos do processo. 

Os gestores devem se reunir com os colaboradores para discutir seus resultados, oferecer feedback construtivo e identificar áreas de melhoria e desenvolvimento para o próximo ciclo. Neste ponto também é quando são finalmente tomadas decisões relacionadas ao desempenho e reconhecimento de cada colaborador, como promoções, bônus, mudanças de setor e outras.

Por fim, o cronograma base para um novo ciclo e planejamento de metas e objetivos é traçado. Então, o ciclo recomeça!

A duração do ciclo de gestão de desempenho

O ciclo de gestão de desempenho pode variar de organização para organização, e esse é um aspecto que merece atenção. 

É comum que o ciclo de gestão de desempenho seja desenvolvido em intervalos anuais, principalmente pelas vantagens do alinhamento com o calendário fiscal e de ter planos de incentivo de curto prazo. 

No entanto, o ritmo acelerado do estilo de vida atual, fundida com o digital e que está em constante mudança, tornaram as abordagens mais ágeis para o centro do jogo. Diversas empresas estão adotando ciclos mais curtos, com revisões trimestrais e até mensais, para garantir que seus colaboradores e seu negócio estejam sempre evoluindo.

Por outro lado, essa opção pode ser mais trabalhosa, considerando a complexidade e as demandas de um ciclo completo de gestão de desempenho. Então, a melhor decisão depende dos objetivos e da realidade de cada organização.

De toda maneira, é fundamental manter um acompanhamento frequente das metas para que o time seja envolvido, o propósito cultivado, os resultados parciais reconhecidos e as rotas recalculadas, se necessário.

Melhores práticas de gestão de desempenho

Para implementar com sucesso a gestão de desempenho em uma organização, é importante adotar algumas melhores práticas. Abaixo, listamos algumas indispensáveis:

Estratégia de alto desempenho

Uma estratégia eficaz de alto desempenho envolve a definição de metas ambiciosas, o estabelecimento de um ambiente de trabalho que promova a inovação e o desenvolvimento contínuo dos colaboradores.

Para elaborar um plano de gestão de desempenho eficaz, portanto, vale considerar perguntas-chave, como: 

  • Com que frequência os colaboradores serão avaliados? 
  • Qual será o sistema de avaliação utilizado?  
  • E a abordagem dos feedbacks? 
  • Qual será o procedimento pós-feedback? 

Traçar esses detalhes ajudam a fortalecer suas estratégias de gestão de desempenho e promovem fluidez no processo e melhorias contínuas.

Comunicação efetiva em toda a organização

Qualquer tipo de gestão e evolução sem comunicação é impossível. Portanto, a manutenção de um diálogo claro, aberto e constante é fundamental. A alta liderança e os gestores devem estabelecer essa comunicação efetiva com os colaboradores, ouvindo suas preocupações e fornecendo feedback regularmente. E o ideal é que essa cultura se estenda em todos os departamentos e níveis da organização.

Uma comunicação eficiente garante: 

  • Clareza sobre o que a empresa espera do colaborador; 
  • Feedbacks constantes e orientados;
  • Transparência sobre as metas atingidas e recompensas relacionadas;
  • Bom clima organizacional e um ambiente favorável para a colaboração;
  • Melhores condições para o colaborador desenvolver todo o seu potencial.

Avaliação e monitoramento contínuo

Mesmo que o ciclo da gestão de desempenho seja anual, a avaliação não deve se limitar a esse intervalo. É importante monitorar o progresso dos colaboradores e da empresa de forma contínua, fazendo ajustes conforme necessário e auxiliando no seu desenvolvimento e resultados. 

Nesse sentido, uma boa dica é investir em softwares de monitoramento, com ferramentas de automação, visualização e análise.

Além disso, a gestão de desempenho é um processo contínuo e dinâmico. Portanto, as práticas desse processo devem evoluir junto com as organizações e o mercado. E o monitoramento é uma etapa essencial para visualizar isso e garantir esse alinhamento.

A gestão de desempenho é uma ferramenta poderosa que pode impulsionar o sucesso de uma organização. Ao investir no desenvolvimento contínuo de seus colaboradores e adotar práticas eficazes de gestão de desempenho, as empresas podem criar um ambiente onde o crescimento, a inovação e o sucesso são constantes.

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E, claro: nunca deixe de olhar para os profissionais que integram seu time por serem essas pessoas que possibilitam qualquer resultado e sucesso que a organização venha a ter!

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