Observabilidade de Dados: O Que é, Pilares e Como Implementar

Observabilidade de Dados: Entendendo sua Importância na Era da Informação

Observabilidade de Dados: Entendendo sua Importância na Era da Informação

A observabilidade de dados é mais do que uma tendência; é uma necessidade. Entenda esse conceito e comece a transformar sua organização hoje mesmo!

Tempo de Leitura: 4 minutos

Você sabe o que significa o termo observabilidade de dados? Ou, ao menos, já ouviu falar desse conceito? 

No contexto atual, em que o pensamento data driven é indispensável para a tomada de decisão, não dá para deixar de se alinhar a essa abordagem. Ela é a solução para viabilizar um cenário de maior eficiência e previsibilidade em todas as áreas e operações de um negócio.

Então, preparamos este guia para te ajudar a dominar esse conceito tão crítico e interessante. Confira a seguir o que é a observabilidade de dados, sua importância e benefícios, seus pilares e como implementá-la na sua organização.

Conheça nosso manifesto

O que é Observabilidade de Dados?

A Observabilidade de Dados refere-se à capacidade de entender profundamente o comportamento de um sistema ou operação por meio da coleta e análise de dados em tempo real

Ou seja, é uma organização para se obter uma visão nítida do que está acontecendo nos bastidores e no contexto macro, permitindo que você identifique problemas, tome decisões informadas e otimize seus processos.

E se você está se perguntando se observabilidade e monitoramento de dados são sinônimos, adiantamos que não. O monitoramento diz respeito à integridade geral de um sistema, enquanto a observalidade está ligada ao estado interno de um sistema, sendo mais estrutural do que prática e englobando o monitoramento entre seus pilares – como veremos mais adiante.

Importância da observabilidade de dados

A observabilidade de dados é importante no meio corporativo porque ajuda a evitar a inatividade de dados e as consequências negativas dessa situação, como prejuízos financeiros, queda da produtividade, falhas de conformidade, atrasos, interrupções e perda da confiança dos usuários no sistema.

Isso, aplicado a uma escala grande, pode gerar um impacto expressivo e até levar ao fracasso e quebra de uma organização. E o contrário também pode ser dito e deve ser considerando.

Portanto, a observabilidade de dados é um investimento fundamental para a manutenção da saúde financeira e operacional de uma empresa, para um melhor enfrentamento de crises e aproveitamento de oportunidades, para um desempenho cada vez mais transparente e pautado na excelência.

No contexto da TI, a observabilidade também pode ser aplicada como um esforço para 

analisar mais precisamente o desempenho de uma aplicação ou rede, otimizando o monitoramento, a resolução de problemas e a depuração desses elementos. 

Benefícios da observabilidade de dados

Tendo em vista essa função crucial da observabilidade de dados, é claro que essa abordagem oferece diversos benefícios, dentre eles:  

  • Detecção precoce de problemas: A observabilidade permite identificar anomalias e problemas antes que eles afetem seriamente o seu negócio. Segundo estudos, empresas que implementam a observabilidade de dados conseguem identificar e resolver problemas em um tempo 30% menor do que aquelas que não contam com esse tipo de estruturação.
  • Melhoria da tomada de decisão: Observabilidade significa dados em tempo real e maior qualidade nas informações. Com isso, é possível tomar decisões informadas e estratégicas. Então, outro benefício dessa abordagem é justamente a assertividade, nível de consciência e adaptabilidade trazidas para o processo de tomada de decisão.
  • Otimização de recursos: Ao ter mais dados e compreender melhor o seu sistema, você pode alocar recursos de forma mais eficiente. A previsão é que a implementação da observabilidade seja capaz de gerar uma economia média de 15% nos custos de infraestrutura em empresas de tecnologia. Ou seja, faz toda a diferença.
  • Melhoria da experiência do cliente: Observar dados em tempo real também ajuda a fornecer um serviço mais confiável e de qualidade aos usuários, a criar previsibilidade sobre o negócio e o consumidor, e a se adaptar a esses parâmetros essenciais para garantir melhores entregas e resultados.

Pilares da observabilidade de dados

Com o que você leu até aqui, já deve estar suspeitando que a implementação dessa prática demanda ferramentas de software e um pensamento orientado a dados. A partir dessa conclusão acertada, é importante saber que a observabilidade de dados é sustentada por quatro pilares essenciais:

Monitoramento

O monitoramento é a base da observabilidade. É preciso implementar a coleta contínua de dados e informações relevantes sobre o desempenho do sistema ou operação para que este se torne observável e passível de melhorias. 

Logging ou Log

Os logs são registros detalhados de eventos e ações dentro do sistema. Eles ajudam a rastrear o que aconteceu e quando; o desempenho, a infraestrutura e o comportamento da aplicação; sendo fundamentais para a solução de problemas e detecção de ameaças.

Métricas

As métricas quantificam o desempenho do sistema através de números, permitindo uma avaliação objetiva da sua eficiência. Nessa categoria da observabilidade entram as ferramentas de análise de desempenho e também de visualização.

Rastreamento

O rastreamento fornece uma visão holística das interações entre os diferentes componentes do sistema, ajudando a entender o fluxo de dados e identificar gargalos com maiores detalhes. É possível, por exemplo, fazer um rastreamento de solicitações ou de erros.

Como implementar a observabilidade de dados

Agora que você entende melhor o conceito de observabilidade de dados, vamos falar das etapas para implementá-lo em sua organização? Siga pelo seguinte caminho:

  1. Escolha as ferramentas certas: Utilize ferramentas de observabilidade de dados adequadas às necessidades da sua organização e para cada um dos pilares dessa prática.
  2. Defina métricas e KPIs: Identifique as métricas e indicadores-chave de desempenho que são relevantes para o seu negócio e estabeleça metas claras para toda a equipe, assim os dados ganharão mais sentido.
  3. Integre, integre e integre: Garanta que a observabilidade seja parte integrante do desenvolvimento e operação de sistemas desde o início e continuamente.
  4. Torne a observabilidade uma cultura: Não basta apenas começar a olhar para os dados, é fundamental capacitar sua equipe para utilizar as ferramentas de observabilidade e promover uma cultura de observação proativa para incluir, engajar e beneficiar a todos.
  5. Aprimore sempre: A observabilidade definitivamente não é estática. Avalie regularmente o desempenho do sistema e faça melhorias constantes com base nos insights obtidos.

Implementar a observabilidade de dados pode ser um processo desafiador, mas os benefícios são imensuráveis. 

Se você deseja aprender mais sobre observabilidade de dados e se manter atualizado com as últimas tendências em ciência de dados, estamos aqui para apoiá-lo:

Além de aprender com nosso time de especialistas, você tem a chance de trocar com outros profissionais e negócios da área tech para alavancar sua jornada de observação de dados e, claro, seus resultados. 

Karina Harumi
Karina Harumi
UX Designer, Analista SEO e Analista WEB na TecnoSpeed e Casa do Desenvolvedor, focada em experiência do usuário e performance. Uma boa experiência é tudo. ♡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo