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OKRs – Significado, importância e como realizar sua implementação!

OKRs - Significado, importância e como realizar sua implementação

Com as OKRs, os objetivos e metas se tornam uma direção clara para se seguir. Mas por onde começar? Leia este artigo e saiba mais!

Tempo de Leitura: 5 minutos

 

A metodologia OKR foi pensada para auxiliar no conceito de gestão, para que as software houses possam alcançar resultados mais assertivos.

Visto que um dos maiores motivos da falência e quebras de corporações de pequeno, médio ou grande porte, é a falta de um bom planejamento em visão ao mercado atualmente.

Ficou curioso para entender como levar sua software house ao sucesso? Então, continue a leitura!

O que é OKR?

OKR é uma metodologia de gestão de objetivos e medidas que ajudam muitas empresas de diversos portes a trabalhar com suas equipes de maneira engajada e alinhada, ou seja, de forma simples e assertiva, todos com o mesmo foco e direção.

Podemos definir em detalhes o nome OKR em duas partes, sendo elas: 

  • O - Objetivos: Direção no qual a empresa deseja tomar.
  • KR - Resultados-chave: metas que impactam diretamente o objetivo final decidido pela empresa. 

Com isso, podemos definir que nesta metodologia os objetivos se tornam qualitativos e os resultados-chave quantitativos. 

História dos OKRs

A ideia de medir objetivos e resultados-chave veio na década de 1950 criada inicialmente por Peter Drucker.

A princípio, Drucker acreditava que os gestores deveriam especificar metas e calculá-las de tempos em tempos, visando o aumento da produtividade.

Nessa esteira, Andy Groove iniciou a ideia de OKRs nos anos 70, sendo o co-fundador da Intel, ele aplicou na empresa essa metodologia. Porém, vale citar que o OKR só  foi ganhar o mercado após 1999, quando John Doerr, um investidor, mostrou a metodologia para Larry Page and Segey Brin, criadores da Google.

Após isso, com o sucesso da Google, o setor de TI e outros diversos setores começaram a usar amplamente a ferramenta, se tornando uma referência para as organizações de gestão empresarial. 

Hoje, inúmeras empresas de diversos setores e portes, como, por exemplo, o Facebook, a Dell e a Amazon que usam esta metodologia! 

Qual a importância deste método e seus pontos-chave?

Com as OKR, sua software house concentra a renda e os esforços no que realmente importa para toda a organização, de maneira que todos andem na mesma direção e com os mesmos objetivos.

Essa metodologia, irá ajudar sua empresa a corrigirem erros cometidos, por mais simples que sejam, além de facilitar a identificar oportunidades de crescimento baseadas no desenvolvimento das metas definidas pelo time. 

Para muitas empresas o termo OKR pode parecer um pouco difícil e complexo por não ser amplamente divulgado, mas não tenha dúvidas que ele vai mudar os resultados da sua empresa e te ajudar a entender cada etapa de suas metas! 

Vale citar alguns pontos-chave de utilizar essa metodologia para trazer sucesso à sua software house.

  • Simplificação: Torna a comunicação mais clara e eficaz, gerando maior engajamento de toda a equipe em ambiente empresarial;
  • Metas realistas: Neste método normalmente suas metas e objetivos são definidos por trimestre, o que facilita e permite ajustes de erros de maneira mais rápida;
  • Alinhamento regular: Com um acompanhamento frequente facilita ajustes e remanejamentos para cumprir os objetivos de maneira satisfatória;
  • Participação da equipe: Na metodologia OKR valoriza-se o engajamento do time para que todos participem do processo de definição das metas dando opiniões e ideias.

Vantagens presentes nas OKRs 

O benefício principal desta metodologia é melhorar a comunicação, e estimular as equipes a trabalhar coletivamente em prol de objetivos alinhados de forma coletiva. 

Mas não para por aí, também vale citar diversas vantagens como: 

  • Agilidade, ajustes rápidos e fácil adaptação a todo tipo de mudança;
  • Pensamento e execução de forma dinâmica e ágil, evitando desperdício de recursos;
  • Transparência para opiniões e ideias;
  • Autonomia para os funcionários e aumento de produtividade.

Com certeza utilizar este método trará diversos benefícios tanto em ambiente empresarial quanto no dia a dia!

5 maneiras de como definir OKRs!

1 - Defina boas metas

Obtenha uma abordagem iterativa e incremental, tenha sempre em mente as prioridades e em qual direção às metas  devem seguir.

2 -  Tenha prioridades bem definidas

Analise se suas metas são de fato atingíveis e se seu ambiente está favorável aà mudanças, saiba e compreenda o melhor momento de mudar e investir.

3 - Mantenha um limite

Não tenha ambições além do que pode conseguir, ter muitas estratégias rodando em produção ao mesmo tempo, pode acabar extrapolando e perdendo a concentração dos seus objetivos, por isso, defina entre 3 a 5 OKRs e se dedique a eles! 

4 - Uma boa equipe 

Capacitar sua equipe e fornecer o treinamento necessário em um ambiente de qualidade para que eles possam definir indicadores e métricas adequadas, visando o alcance dos resultados a serem atingidos.

5 - Cultura da empresa

Tenha sempre definido a metodologia e o conceito de OKR no dia a dia da empresa para que a OKR seja compreendida como parte da cultura da empresa.

Encontre o equilíbrio para que o seu time e os demais setores consigam comemorar as vitórias e permanecer motivadas diante dos desafios.

Principais níveis de OKRs

Nível Organizacional - Este nível tem por objetivo guiar a instituição estrategicamente. Elas devem ser completamente alinhadas com a cultura organizacional da empresa, já que estão como principais;

Nível Departamental - Ao nível de departamento fixa-se a importância de buscar o bem-estar de cada setor, sendo que as escolhas feitas aqui refletirão diretamente o que foi decidido no nível organizacional;

Nível Individual - Essas, de maneira simples é realizada por cada pessoa individualmente, no qual você define o que deve alcançar com sua atuação nas metas. Esses objetivos busca concluir o que foi definido no nível anterior. 

OKR vs KPI

Os KPIs (Key Performance Indicators), um pouco diferente das OKRs, são indicadores popularmente conhecidos também como resultados-chave.

Acompanhe algumas diferenças entre eles!

As OKRs baseiam seus objetivos na melhoria de índices em geral. Como, por exemplo:

  • Satisfação dos clientes;
  • Melhorar os índices em geral trabalhados por um determinado setor;
  • Reforça os pilares institucionais da empresa.

Já nos KPIs (Resultados-chaves), além de definir os objetivos traçados, será preciso monitorá-las com mais frequência. Por exemplo:

  • Relatar as respostas na pesquisa de satisfação da empresa;
  • Converter visitantes em clientes;
  • Dar feedback e manter reuniões frequentes para discutir um projeto específico a respeito das metas e valores da empresa.

Portanto, o  principal diferencial se dá, na forma em como é desenvolvido os objetivo e depois realizado de acordo com os resultados.

Como a Casa do Desenvolvedor te ajuda? 

A Casa do Desenvolvedor valoriza e compreende os desafios do mercado atual. Por isso, criamos soluções para a comunidade de desenvolvedores e software houses, tudo feito pensado para te ajudar a obter mais sucesso. 

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  2. Encontrar diversos produtos e serviços focados no seu sucesso;
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  4. Inovar para encontrar novos clientes;
  5. Obter reconhecimento de que somos parte de um projeto em comum.

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Conclusão

Portanto, não importa se sua empresa é de pequeno, médio ou grande porte, definir um bom planejamento estratégico com a ajuda das OKRs é fundamental para o sucesso da sua software house.

Tenha sempre em mente os objetivo e onde você quer chegar, analise o mercado e priorize sua equipe! 

Maristela Mendes
Maristela Mendes
Estagiária de Marketing da Casa do Desenvolvedor

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