Tempo de Leitura: 5 minutos
A metodologia OKR foi pensada para auxiliar no conceito de gestão, para que as software houses possam alcançar resultados mais assertivos.
Visto que um dos maiores motivos da falência e quebras de corporações de pequeno, médio ou grande porte, é a falta de um bom planejamento em visão ao mercado atualmente.
Ficou curioso para entender como levar sua software house ao sucesso? Então, continue a leitura!
OKR é uma metodologia de gestão de objetivos e medidas que ajudam muitas empresas de diversos portes a trabalhar com suas equipes de maneira engajada e alinhada, ou seja, de forma simples e assertiva, todos com o mesmo foco e direção.
Podemos definir em detalhes o nome OKR em duas partes, sendo elas:
Com isso, podemos definir que nesta metodologia os objetivos se tornam qualitativos e os resultados-chave quantitativos.
Definir e utilizar a OKR ideal é um passo importante! | Imagem: Envato.
A ideia de medir objetivos e resultados-chave veio na década de 1950 criada inicialmente por Peter Drucker.
A princípio, Drucker acreditava que os gestores deveriam especificar metas e calculá-las de tempos em tempos, visando o aumento da produtividade.
Nessa esteira, Andy Groove iniciou a ideia de OKRs nos anos 70, sendo o co-fundador da Intel, ele aplicou na empresa essa metodologia. Porém, vale citar que o OKR só foi ganhar o mercado após 1999, quando John Doerr, um investidor, mostrou a metodologia para Larry Page and Segey Brin, criadores da Google.
Após isso, com o sucesso da Google, o setor de TI e outros diversos setores começaram a usar amplamente a ferramenta, se tornando uma referência para as organizações de gestão empresarial.
Hoje, inúmeras empresas de diversos setores e portes, como, por exemplo, o Facebook, a Dell e a Amazon que usam esta metodologia!
Com as OKR, sua software house concentra a renda e os esforços no que realmente importa para toda a organização, de maneira que todos andem na mesma direção e com os mesmos objetivos.
Essa metodologia, irá ajudar sua empresa a corrigirem erros cometidos, por mais simples que sejam, além de facilitar a identificar oportunidades de crescimento baseadas no desenvolvimento das metas definidas pelo time.
Para muitas empresas o termo OKR pode parecer um pouco difícil e complexo por não ser amplamente divulgado, mas não tenha dúvidas que ele vai mudar os resultados da sua empresa e te ajudar a entender cada etapa de suas metas!
Vale citar alguns pontos-chave de utilizar essa metodologia para trazer sucesso à sua software house.
Manter objetivos e metas, geram resultados excelentes . | Imagem: Pexels.
O benefício principal desta metodologia é melhorar a comunicação, e estimular as equipes a trabalhar coletivamente em prol de objetivos alinhados de forma coletiva.
Mas não para por aí, também vale citar diversas vantagens como:
Com certeza utilizar este método trará diversos benefícios tanto em ambiente empresarial quanto no dia a dia!
1 - Defina boas metas
Obtenha uma abordagem iterativa e incremental, tenha sempre em mente as prioridades e em qual direção às metas devem seguir.
2 - Tenha prioridades bem definidas
Analise se suas metas são de fato atingíveis e se seu ambiente está favorável aà mudanças, saiba e compreenda o melhor momento de mudar e investir.
3 - Mantenha um limite
Não tenha ambições além do que pode conseguir, ter muitas estratégias rodando em produção ao mesmo tempo, pode acabar extrapolando e perdendo a concentração dos seus objetivos, por isso, defina entre 3 a 5 OKRs e se dedique a eles!
4 - Uma boa equipe
Capacitar sua equipe e fornecer o treinamento necessário em um ambiente de qualidade para que eles possam definir indicadores e métricas adequadas, visando o alcance dos resultados a serem atingidos.
5 - Cultura da empresa
Tenha sempre definido a metodologia e o conceito de OKR no dia a dia da empresa para que a OKR seja compreendida como parte da cultura da empresa.
Encontre o equilíbrio para que o seu time e os demais setores consigam comemorar as vitórias e permanecer motivadas diante dos desafios.
Nível Organizacional - Este nível tem por objetivo guiar a instituição estrategicamente. Elas devem ser completamente alinhadas com a cultura organizacional da empresa, já que estão como principais;
Nível Departamental - Ao nível de departamento fixa-se a importância de buscar o bem-estar de cada setor, sendo que as escolhas feitas aqui refletirão diretamente o que foi decidido no nível organizacional;
Nível Individual - Essas, de maneira simples é realizada por cada pessoa individualmente, no qual você define o que deve alcançar com sua atuação nas metas. Esses objetivos busca concluir o que foi definido no nível anterior.
Buscar o bem-estar de cada setor traz diversos benéficos ao implementar uma OKR. | Imagem: Envato.
Os KPIs (Key Performance Indicators), um pouco diferente das OKRs, são indicadores popularmente conhecidos também como resultados-chave.
Acompanhe algumas diferenças entre eles!
As OKRs baseiam seus objetivos na melhoria de índices em geral. Como, por exemplo:
Já nos KPIs (Resultados-chaves), além de definir os objetivos traçados, será preciso monitorá-las com mais frequência. Por exemplo:
Portanto, o principal diferencial se dá, na forma em como é desenvolvido os objetivo e depois realizado de acordo com os resultados.
A Casa do Desenvolvedor valoriza e compreende os desafios do mercado atual. Por isso, criamos soluções para a comunidade de desenvolvedores e software houses, tudo feito pensado para te ajudar a obter mais sucesso.
Se sua software house quer:
Vem com a gente! Conheça a Casa do Desenvolvedor e vamos construir um portal completo e essencial no mundo do desenvolvimento, ampliando suas oportunidades!
Manter as equipes envolvidas nas decisões é fundamental para obter sucesso. | Imagem: Envato.
Portanto, não importa se sua empresa é de pequeno, médio ou grande porte, definir um bom planejamento estratégico com a ajuda das OKRs é fundamental para o sucesso da sua software house.
Tenha sempre em mente os objetivo e onde você quer chegar, analise o mercado e priorize sua equipe!