Feedback - Um manual rápido e prático.

Feedback – Um manual rápido e prático.

O feedback é uma forma de comunicação, usado para desenvolvimento e reconhecimento de pessoas. Saber dar um feedback, é uma arte. Confira agora um guia rápido e prático de como fazer um bom feedback com seus colaboradores.

Tempo de Leitura: 3 minutos

Ao ouvir a palavra feedback a maioria das pessoas já acionam seus mecanismos de defesa, mesmo que de forma inconsciente, devido a alguma experiência ruim com relação a esse tema.

O Feedback é uma ferramenta muito importante para a evolução pessoal e profissional, e quando bem aplicado, garante ótimos resultados. O fato é que precisamos nos preparar para realizar um bom feedback, nesse sentido, compartilho algumas dicas práticas.

Conheça a Casa do Desenvolvedor

O que realmente é feedback?

A comunicação é o processo de enviar uma mensagem a um receptor com o objetivo de receber feedback. Por outro lado, o feedback é uma resposta do destinatário ao transmissor da mensagem.

O feedback é o estágio final da comunicação e também a parte essencial — sem ele, o processo de comunicação fica incompleto. Portanto, o feedback pode ser uma mensagem escrita, oral, ação ou, às vezes, silêncio.

O feedback é vital, pois ajuda o remetente da mensagem a avaliar a qualidade e a eficácia das informações compartilhadas. Pensando nisso, confira as dicas.

Dados e Fatos

Todo feedback precisa se fundamentar em dados e fatos, e jamais na nossa interpretação sobre o assunto. Reúna o máximo de informações e dados possíveis e apresente os dados e fatos no momento do feedback.

Por exemplo, nos últimos dois meses a pontualidade de registro do ponto ficou em 70% no mês de janeiro e em 65% no mês de fevereiro.

Registro no Diário de Bordo

É importante reservar um tempo formal na agenda para registrar nossa percepção sobre os comportamentos, entregas e atitudes da equipe. 

Denominamos esse registro de Diário de Bordo, são as anotações que auxiliarão na elaboração de um feedback. Dedique uma hora por semana, faça bloqueios na agenda e registre o desempenho da equipe em documento específico, o diário de bordo.

Preparação 

Dedique um tempo para se preparar para o feedback, resgate o diário de bordo, utilize todas as informações e fatos registrados.

Planeje a sua comunicação, um estudioso da comunicação chamado Bower desenvolveu, em 1976, uma técnica que auxilia a nos expressar com assertividade e de forma construtiva, é a técnica DEEC, que é realizada em quatro etapas:

Descrever

Descreva de forma clara e precisa o comportamento do outro, que tenha afetado a empresa ou nós mesmos.

Expressar

Expresse os sentimentos ou impactos gerados.

Especificar

Especifique ao outro as formas concretas de modificação do seu comportamento como alternativas à situação.

Consequências

Demonstre as consequências positivas das mudanças que forem feitas.

Exemplo

Você ficou aborrecido com um amigo que chegou uma hora atrasado em um almoço que havia marcado com você, e não lhe avisou sobre o atraso.

Feedback

Estrutura de comunicação do feedback, utilizando dados e fatos e a técnica DEEC:

Nós marcamos nosso almoço às 12h e você chegou às 13h. Eu gosto muito de almoçar com você para colocar a nossa conversa em dia. Acontece que eu tenho horário para retornar ao trabalho e não posso, nem gosto de chegar atrasado. Eu gostaria que da próxima vez que isso acontecesse você ligasse antes para mim, assim não chegaria atrasado ao trabalho. 

Por fim, após a preparação do feedback, reserve um local e um momento apropriado, acordado juntamente com a pessoa que receberá o feedback.

FeedForward

Depois do feedback vem o feedforward, ou seja, enquanto o feedback identifica as necessidades e reorienta a ação para o resultado, o feedforward direciona o caminho para o futuro do desenvolvimento.

Muitas vezes precisamos apontar o caminho para o desenvolvimento, porque se as pessoas soubessem, já estariam fazendo.

O feedforward é olhar para o futuro, é a busca de desenvolvimento dos potenciais do profissional, então recomendamos a elaboração de um plano de desenvolvimento individual (PDI), para adquirir os novos conhecimentos e comportamentos.

Esse roteiro compreende algumas etapas importantes para a preparação de um feedback, como a importância de utilizar dados e fatos, ter um processo formal de registro das informações sobre as equipes, estruturar a comunicação e um plano de ação para evolução dos pontos de melhoria identificados.

A assertividade é uma característica comportamental que se adquire, e começa pelo preparo e planejamento. Quando bem utilizado, o feedback é uma ótima ferramenta de desenvolvimento e engajamento de equipes.

Quer conversar mais sobre gestão de pessoas e a sua importância? Acesse nosso fórum pelo botão abaixo, e vá direto para o tópico sobre o assunto!

Evellyn Zabotti
Evellyn Zabotti
Olá! me chamo Evellyn e atuo na gerência do time de gestão de pessoas na TecnoSpeed, sou formada em ciências contábeis, possuo MBA em Gestão de Pessoas e mestrado em Controladoria, tenho mais de 10 anos de experiência em gestão de equipes e recursos humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.