Métricas de negócios recorrentes: conheça as 7 principais

Métricas de negócios recorrentes: conheça as 7 principais

Pessoas sentadas em volta de uma mesa com laptops e tablets.

Descubra 7 métricas recorrentes de negócios cruciais que desbloqueiam crescimento em software houses e como analisá-las!

Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Imagine dirigir um carro sem bússola, GPS ou painel de instrumentos. Você não saberia para onde está indo, nem se está dirigindo rápido ou devagar demais, e muito menos se o carro está funcionando bem. Administrar uma empresa sem métricas recorrentes de negócios é como dirigir esse carro: você não sabe se está no caminho certo, se está perdendo clientes ou se a sua organização está crescendo.

Esses dados e indicadores funcionam como seus guias, revelando o comportamento do cliente, a saúde financeira e as áreas para melhoria. Ao compreendê-los e utilizá-los com eficácia, você pode navegar em direção a um crescimento sustentável e a relacionamentos duradouros com os clientes. Por isso, preparamos um artigo para te ajudar nessa missão, principalmente se a sua software house atua no modelo SaaS. Vamos lá!

Conheça nosso manifesto

Por que métricas recorrentes são cruciais?

Para empresas de assinatura, a receita não se trata apenas de compras únicas, trata-se de construir um fluxo de renda previsível e sustentável. Essa mudança exige uma compreensão mais profunda do comportamento do cliente e dos fatores que influenciam sua fidelidade a longo prazo.

Ou seja, se você cobra uma mensalidade ou anuidade do seu ERP em vez de vender a licença dele apenas uma vez, ter métricas de recorrência é essencial. 

Elas fornecem insights inestimáveis sobre seu fluxo de receita contínuo, ajudando você a responder a perguntas-chave, como:

  • Os clientes existentes estão ficando felizes e renovando assinaturas?
  • Como eles estão engajando com seu produto ou serviço?
  • Você está adquirindo novos clientes com eficiência?
  • Onde há oportunidades para melhorar sua oferta e impulsionar o crescimento?

Ao rastrear e analisar esses indicadores regularmente, você entende melhor sua base de clientes e pode tomar decisões baseadas em dados que vão otimizar sua estratégia de negócios. Isso, em última análise, leva a maior lucratividade, redução de churn e um fluxo de receita mais previsível.

7 métricas de negócios recorrentes mais importantes

Agora que você já sabe porque métricas de recorrência importam, vamos conhecer as principais métricas de negócios recorrentes para monitorar caso queira ter diagnósticos mais certeiros sobre sua atuação:

1. Churn rate

Essa métrica representa a porcentagem de clientes que cancelaram suas assinaturas dentro de um determinado período. Uma baixa taxa de churn indica clientes satisfeitos e um crescimento saudável do negócio, enquanto uma alta taxa de churn significa problemas de retenção. 

Como o CEO da TecnoSpeed costumava dizer, o churn é como um furo que causa vazamento em um balde: se houver muitos furos, a água toda escorre e o balde se esvazia. Isso significa que taxas de churn altas impactam diretamente a receita e o crescimento. 

Sendo assim, rastrear o churn ajuda a identificar segmentos em risco e implementar estratégias de retenção com o objetivo de reduzir essa métrica ao máximo.

2. Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC reflete o custo médio que você tem para adquirir um novo cliente. Analisar o CAC, juntamente com outras métricas como churn e lifetime value (LTV), ajuda a determinar a eficácia da sua estratégia de captação e conversão. 

Saiba mais no nosso artigo completo sobre Custo de Aquisição de Clientes. Dica: Compare o CAC com o valor vitalício do cliente (LTV) para avaliar a lucratividade e procure diminuir o CAC ao longo do tempo.

3. Lifetime Value (LTV)

O LTV representa a receita total que um cliente gera para o seu negócio ao longo do relacionamento. Um LTV alto indica forte fidelidade do cliente e lucratividade. Nós também temos um guia sobre como calcular e monitorar o Lifetime Value.

Dica: Clientes com alto LTV merecem atenção especial. Otimize as ofertas de produtos e o suporte para maximizar esse indicador.

4. Receita Recorrente Mensal (MRR)

O MRR é a receita previsível que você gera a cada mês com suas assinaturas. Rastrear o MRR ajuda a prever a renda futura e avaliar a saúde financeira geral do seu negócio.

Aqui, a dica é acompanhar o crescimento do MRR ao longo do tempo para monitorar a estabilidade da receita e prever o desempenho futuro.

5. Receita Recorrente Anual (ARR)

Já o ARR é a versão anualizada do MRR, fornecendo uma visão mais ampla do seu potencial de renda anual.

Durante o seu planejamento estratégico, use o ARR para definir metas de crescimento anuais e avaliar o progresso em direção à sua realização.

6. Ticket médio

O ticket médio é o valor médio que um cliente gasta em sua assinatura. Analisar isso junto com o churn e o LTV pode ajudá-lo a identificar oportunidades de upsell e cross-sell.

Não se esqueça também de analisar os fatores que influenciam o valor médio do ticket, como níveis de preços e estratégias de upselling.

7. Net Promoter Score (NPS)

Esse indicador mede a fidelidade do cliente ao perguntar qual a probabilidade de ele recomendar seu produto ou serviço a outras pessoas. Um alto NPS indica forte satisfação do cliente e potencial para crescimento orgânico por meio de indicações. Veja mais detalhes sobre como utilizar essa metodologia para alavancar seu negócio.

Cuidado! Erros mais comuns ao analisar as métricas

Embora as métricas recorrentes de negócios sejam ferramentas valiosas, interpretá-las mal ou usá-las incorretamente pode levar a decisões equivocadas. Aqui estão três armadilhas comuns a serem evitadas:

Analisar métricas isoladamente

Não veja cada métrica de forma isolada. Considere-as em conjunto com outras métricas relevantes para pintar um quadro amplo do desempenho do seu negócio. Por exemplo, uma alta taxa de churn pode ser compensada por uma forte estratégia de aquisição de clientes, resultando em um resultado líquido positivo. 

Não ter parâmetros sobre as métricas

Não rastreie métricas cegamente. Defina benchmarks e metas para cada métrica com base em seu setor, objetivos de negócios e análises da concorrência. Assim, você consegue avaliar o progresso e identificar áreas que precisam ser melhoradas com mais assertividade.

Não aprofundar os cálculos

Não se preocupe apenas com os números superficiais. Analisar os fatores subjacentes que contribuem para cada métrica pode revelar insights valiosos. Por exemplo, investigar a fundo os motivos do churn (cancelamento de assinaturas) pode te ajudar a descobrir oportunidades específicas para melhorar seu produto ou atendimento ao cliente.

Ao compreender e utilizar com eficácia esses indicadores de desempenho, você obtém as percepções necessárias para tomar decisões informadas, otimizar sua estratégia e alcançar um crescimento sustentável. Lembre-se, dados são poder e, ao aproveitar o poder das métricas recorrentes de negócios, você pode construir um negócio próspero que resista ao teste do tempo. 

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Veja também qual é o impacto vital da análise de dados na estratégia empresarial e como SQL, visualização e storytelling impulsionam as decisões fundamentadas da sua organização.

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