Instagram da sua software house: veja como utilizar de maneira inteligente

Instagram da sua software house: veja como entrar nessa rede social de maneira inteligente.

Instagram da sua Software House
 

Você quer começar a alimentar melhor o Instagram da sua software house? Veja, neste artigo, como contar com essa rede social para atrair mais interessados.

 

Tempo de Leitura: 6 minutos

Se você chegou até aqui, é porque o Instagram da sua software House está precisando de um empurrãozinho.

O que?! A sua Software House ainda não possui um Instagram? 🤓 Fique tranquilo(a), este conteúdo vai te ajudar inclusive nas melhores ações para iniciar a sua rede social.

Dentre as maiores e mais populares redes de comunicação digital de todo mundo, o Instagram, de longe, mostra-se uma das mais populares, movimentadas, acessadas e prediletas também aqui no Brasil.

Em pleno 2022, com 1,3 bilhões de usuários, o Instagram é uma rede social digital utilizada tanto por pessoas físicas (usuários comuns como nós), quanto por empresas em busca de visibilidade na internet.

Conforme o tempo vai passando, as pessoas vão naturalmente mudando seus comportamentos em relação às redes de comunicação digital, aos seus desejos e interesses dentro delas e mudam também a maneira como interagem dentro das plataformas de interação social, como o Instagram.

Pensando em mais uma ponte para se aproximar de possíveis interessados nos seus produtos e serviços, inúmeras marcas apostaram 100% dos seus esforços em estar presente no universo digital.

Empresas de tecnologia beneficiam-se também das redes sociais para criar uma robusta e mais madura conexão com os clientes e possíveis clientes do seu software. Mas, existem alguns segredinhos para um Instagram Empresarial trazer bons resultados com essa rede.

Simbora entender melhor, Dev? 

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Estratégia via Instagram

O bom desempenho do Instagram da sua software house que você deseja alcançar requer, primeiramente, o uso de estratégias de marketing.

Antes de falarmos sobre estratégia digital é importante lembrar que o Instagram é uma rede social de comunicação, entretenimento e relacionamento entre os usuários.

Dessa maneira, é importante observar que maneira a sua software house vai se posicionar dentro dessa rede social, para que o perfil da sua empresa seja atrativo o suficiente para as pessoas usuárias do Instagram e, principalmente, para as pessoas que poderão se tornar possíveis clientes do seu software. 

A estratégia atual que mais trará resultados para sua software House é o que chamamos de inbound marketing.

O Inbound Marketing nada mais é do que um conjunto de ações, comportamentos, formas de se relacionar, e produção de conteúdos de interesse, que proporcionam a atração orgânica e natural dos usuários que navegam ali pelo Instagram. 

Pensando por essa ótica, a sua empresa/marca de software como usuária do Instagram deve realizar ações que engajem e atraiam todos os possíveis interessados em conhecer mais sobre software como serviço (Software as a Service). Vamos ver como?

Produção de conteúdo para Instagram

A produção de conteúdo é o coração do inbound marketing. Quanto mais entregas benéficas por meio de conteúdos você fizer, mais você trará um olhar confiante para a sua marca, para o seu software e para a qualidade dos serviços prestados por meio da sua equipe de tecnologia. 

Esses conteúdos podem ser de natureza diversa: pequenos textos educativos, imagens ilustrativas, notícias interessantes, vídeos divertidos, curiosidades sobre tecnologia para negócios, dicas de empreendedorismo, tutoriais e até alertas, todos voltados para o dono de negócio, que é o principal usuário do instagram que você (como marca de software) deseja atrair e se conectar.

Este usuário ideal é o que chamamos, no marketing, de persona. A Persona da sua software house, portanto, é o gestor, coordenador, técnico, responsável de negócio, gerente, diretor e outros cargos tomadores de decisão que possuem carta branca para introduzir a sua tecnologia na empresa que ele guia.

Sendo assim, toda a sua produção de conteúdo deve ser pensada, estruturada, desenvolvida e aplicada pensando 100% nos interesses e comportamento da sua persona dentro do Instagram.

Mas, então, como descobrir os interesses e o comportamento da minha persona ideal no Instagram, para só depois produzir conteúdo? É só rolar aqui pro próximo tópico!

Interesses da Persona

O estudo de persona envolve uma série de detalhes e pontos de atenção por ser uma artimanha do marketing extremamente valiosa.

Traremos aqui uma pincelada sobre como descobrir os interesses da sua Persona, entretanto, podemos produzir um outro material muito mais aprofundado ensinando o passo a passo de como realizar a pesquisa comportamental da persona ideal de uma software house. Deixe o seu comentário logo abaixo do artigo se este material interessa para você e a nossa equipe irá produzir, beleza?

Para compreender melhor os interesses e como os gestores de negócio (sua persona) se comportam no Instagram é preciso fazer uma boa e profunda investigação. 

A pesquisa sobre a sua persona pode começar sendo feita com os próprios clientes ativos do seu software.

A partir de um formulário ou entrevista amigável e objetiva, você conseguirá extrair os principais dados e informações por meio de perguntas estratégicas, simples e sucintas, mas que traduzam e entreguem os padrões e características de comportamento, bem como os interesses que o seu cliente possui, enquanto usuário do Instagram e enquanto consumidor da sua tecnologia. 

Ao conseguir uma quantidade relevante de clientes participantes que responderam este questionário, você já terá a base para mensurar e compreender características específicas de cada cliente, e quais características comportamentais e interesses que são totalmente em comum uns com os outros.

Esses pontos em comum podem definir uma boa base sobre a persona ideal que terá interesses em ler, ouvir, assistir e interagir com os seus conteúdos via Instagram. A partir deste resultado maciço, você já terá um bom norte sobre quais conteúdos produzir e aplicar.

Junto disso, o estudo de persona poderá trazer ideias sobre quais recursos e ferramentas dentro do Instagram valem a pena serem explorados, ou seja, quais funcionam melhor para a interação da sua persona com seus conteúdos.

Aproveito e convido você e a sua equipe comercial a ler um pouco mais sobre persona aqui neste artigo.

E os benefícios do Instagram, na prática?

Você deve estar se perguntando: o que a minha software house vai ganhar ao abrir um perfil empresarial dentro do Instagram?

Pois bem. Agora que você já sabe como são os passos estratégicos para começar a alimentar esta rede social para benefício próprio da sua empresa de software, saiba que essa rede social poderá alavancar os seus resultados no mercado de tecnologia justamente por ser um canal estratégico, que irá criar uma boa e duradoura conexão com seus clientes e possíveis clientes, gerando maior autoridade para sua marca de soluções tecnológicas para empresas.

Além da própria atração desses interessados na sua marca e soluções, criar autoridade para a marca do seu ERP fará com que a sua empresa se destaque da concorrência pelo simples fato de estar no digital e ainda entregar conteúdos relevantes que os donos de negócio irão ter acesso pela sua rede.

Entregando conteúdos de alta qualidade e interesse da sua persona, o Instagram da sua software House se tornará um canal informativo diário para o seu cliente e possível cliente, onde naturalmente, com o passar do tempo + a qualidade de conteúdos publicados, existirá uma confiança plena na sua equipe e na sua marca para todos aqueles que procuram por soluções tecnológicas para negócios.

A confiança desses usuários ao interagir com o Instagram da software House e com seus conteúdos acaba sendo um fator decisivo para um futuro plano de compra e aquisição do seu sistema e não do seu concorrente. 

É claro, não podemos deixar de comentar aqui que o Instagram também possui formatos e possibilidades para anúncios diretos de venda de software, os chamados anúncios pagos. Esta também é uma possibilidade quando você deseja direcionar alguma ação para captar interessados em compra.

Porém, preciso te lembrar que nem todos os donos de negócio já estão preparados para adquirir um software como o seu. Às vezes ele ainda nem percebeu que precisa dessa tecnologia dentro do estabelecimento. 

A pílula mágica do Instagram, assim como de diversas outras redes sociais que cabem a produção periódica de conteúdo, é justamente atrair e reter os olhares e despertar o interesse nos usuários que se encaixam dentro da persona compradora de software.

Atingindo a persona certa com seus conteúdos, você não precisará vender o seu sistema o tempo todo, mas sim dosar e intercalar conteúdos de venda direta com conteúdos valiosos que vão além das vendas em si, pensando no bom desenvolvimento empresarial da sua persona, dentro do negócio dela.

Fale com a gente aqui pelos comentários e diga se você quer ler aqui mais artigos sobre como otimizar o Instagram da sua software house.

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Deixo a dica sobre os outros artigos e canais aqui da Casa do Desenvolvedor, e o nosso Fórum, onde outros desenvolvedores interagem e trocam conhecimento.

Obrigada por estar comigo até aqui e ótimo desenvolvimento pra ti!

Laís Luz
Laís Luz
Graduada em Ciência da Informação e apaixonada por tecnologia. Assistente de Marketing da TecnoSpeed.

2 Comments

  1. […] Instagram é, sem dúvida, uma das maiores redes sociais no Brasil. Ele atingiu o marco de 124.300.000 […]

  2. […] trouxe aqui 05 formas básicas (mas que talvez você ainda não utilize completamente) de otimizar o instagram da sua software house para alcançar melhores resultados no universo […]

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