Otimize o Instagram da sua software house e aumente os resultados.

Otimizar o Instagram: Confira 03 formas para sua Software House alcançar melhores resultados no digital!

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O Instagram é usado por milhares de empresas para aumentar a visibilidade, conhecer o público e gerar novos negócios. Já pensou o quanto essa ferramenta pode impactar a sua software house?

 

Tempo de Leitura: 6 minutos

O Instagram é uma rede social mundialmente utilizada. Caiu no gosto dos brasileiros em 2012 e segue conquistando cada vez mais usuários e empresas. 

Com a criação de um perfil comercial, é possível fazer desse canal uma verdadeira vitrine de seus produtos e serviços, sendo também um ambiente no qual você pode compartilhar experiências, momentos de interação entre colaboradores e clientes e, dessa forma, fortalecer a imagem da sua marca e impulsionar fechamentos de contratos.

O Instagram tem influencia significativa na decisão de compra, inclusive, ajudando a mais de 80% dos usuários na descoberta de novos produtos e serviços. 

Por essas razões, trouxe aqui 05 formas básicas (mas que talvez você ainda não utilize completamente) de otimizar o instagram da sua software house para alcançar melhores resultados no universo digital.

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Instagram

Além de uma vitrine do seu software, é possível você aproveitar a força dessa rede social para fortalecer suas estratégias de marketing digital. 

Criando um perfil comercial, você poderá incluir informações importantes de contato, descrição do negócio ou segmentos que seu software atende, e ainda acessar dados de impressão, alcance e engajamento das postagens, o que te dará insights para entender melhor quem é o usuário do instagram que se interessa pelos seus produtos e/ou conteúdos postados.

Aproveite o Instagram para expor tudo sobre a sua tecnologia! Se houver assuntos pertinentes que estão à volta do seu produto, você pode linkar artigos do seu blog (caso possua um blog) nos stories, por exemplo, e também conteúdos do youtube, direcionando o tráfego para seus outros canais.

É bem legal estabelecer uma periodicidade para suas publicações e fazer uma intercalação entre conteúdos leves e divertidos, com aqueles mais sérios, densos e instrutivos sobre sua tecnologia, aproveitando ao máximo cada recurso dessa rede.

01 - Produção de conteúdo

É importante elaborar seus conteúdos especialmente para alcançar a persona da sua software house, ou seja, focados em interesses e soluções relevantes para um determinado público que terá interesse de consumir sua solução. 

Lembre-se de falar diretamente com os tomadores de decisão da empresa interessada, e apostar na mescla entre texto e design para deixar cada post bem dinâmico, já que mesmo contendo o interesse de vendas e fechar negócios, o instagram ainda é uma rede de entretenimento, isso ajudará na absorção e compreensão do conteúdo.

Para montar a pauta, pense nos assuntos que chamam a atenção, conteúdos educativos, instrutivos e que sirvam de inspiração para aquele que irá contratar o seu software. Quais os principais problemas enfrentados? Como o seu software pode sanar essas dores? 

Com esse direcionamento, é possível desenvolver várias ideias para aplicar no Instagram. E se está pensando em qual o melhor jeito de publicar o seu material, veja as dicas bem práticas abaixo: 

Feed

Esse espaço pode ser usado com muita versatilidade, por exemplo, para divulgar comunicados de reparos, atualizações do software, lançamentos de novos produtos, curiosidades da área do seu cliente e assuntos de interesses relacionados ao que a sua tecnologia soluciona. O feed é um excelente lugar para compartilhar tais informações, pois ficará registrado de forma permanente, ou até que você decida ocultá-la ou apagá-la. 

Se a sua software house trabalha com programa de indicação, use o feed para divulgar a ação e comunicar os benefícios para os clientes que indicam. Da mesma maneira, se você trabalha com revenda, é um bom canal para divulgar novas vagas para atrair mais distribuidores para o seu software. O convite para parcerias podem ser exploradas também dentro dos seus conteúdos.

Faça um post de reconhecimento para todos os cases de sucesso que você conseguir coletar com seus clientes mais engajados! Essa atitude vai gerar uma grande visibilidade para a sua marca (e também para a marca do seu cliente), porém, o mais importante é que a experiência positiva de outros clientes pode ser um fator decisivo para os presentes na sua rede social, que ainda estão se decidindo se irão fechar o contrato com seu software ou com o da concorrência.

Reels

A cada dia mais popular, o reels permite diversificar o conteúdo de um jeito descontraído, sendo muito utilizado para aumentar o engajamento do público. É o espaço para compartilhar vídeos rápidos, que geram emoções positivas. Já o IGTV é a 

Mostre o quão agradável é o ambiente de trabalho na sua empresa, mostre o dia a dia do seu time de desenvolvimento home office (se houver), revele as ações de valorização e reconhecimento interno, poste momentos engraçados, enfim, explore o que a sua software house tem a oferecer além dos sistemas. 

Mostrar a realidade da sua equipe, seus posicionamentos e maneira de atender seus clientes também é uma estratégia que irá ampliar a valorização e confiança na sua marca de tecnologia.

Stories

Com duração de 24 horas, os posts nos stories são utilizados para fortalecer a interação. Faça enquetes, games de perguntas e respostas, coloque uma música alto astral, use a criatividade para conhecer aqueles que estão em sua rede, que acompanham e interagem no canal da sua software house.

Aqui, você pode também gerar comunicados extraordinários como avisos sobre manutenção do sistema para seus clientes presentes na rede, bem como participações em eventos da sua equipe, que estão ocorrendo em tempo real.

Aqui, você pode explorar inclusive bons materiais como vídeos técnicos sobre as funcionalidades do seu ERP e eternizá-los na aba Destaques do Instagram. Dessa maneira, cada novo visitante poderá acessar e consumir esse vídeo produzido, sem que você necessite postá-lo de novo. 

02 - Destaques

Os Destaques do Instagram funcionam salvando cada storie selecionado, e fica logo abaixo da descrição (biografia) da marca, atuando como uma vitrine da sua solução.

Para usar os destaques do instagram a favor da sua software house, pense de maneira estratégica: selecione todas as postagens que você gostaria de evidenciar para o público, de maneira atemporal, como o exemplo dado no capítulo anterior sobre os vídeos técnicos do seu sistema.

Outro exemplo é incluir os seus cases de sucessos postados nos stories, dando ênfase para os clientes satisfeitos com a solução. E se sua software house atua em vários segmentos, poderá colocar o destaque por vertente ou por módulo e usar esse recurso como um mini catálogo para os seguidores do seu instagram.

03 - Biografia

Essa é a primeira coisa que o visitante do seu Instagram vai perceber. É aquela breve descrição sobre o seu negócio, abaixo da foto do perfil. Nesse espaço é importante demonstrar de maneira sucinta e em poucas palavras tudo o que o seu software realmente entrega. 

Neste local, você pode colocar informações sobre o atendimento da Software House, sobre o tipo de solução disponível; se for interessante para você, é possível colocar a localização da sua sede ou, se o seu software for capaz de atender em nível nacional, é importante que essa informação esteja na biografia também.

O que não pode faltar de jeito nenhum na bio do seu perfil é um ponto de contato, para que os seguidores interessados na sua solução possam entrar em contato com sua equipe.

Existe uma ferramenta chamada Linktree. Ela possui a versão gratuita e paga, e basicamente apresenta-se como um recurso que facilita a navegação do usuário e contribui para uma boa experiência, sendo capaz de unir vários links de canais em um único ambiente. É um ótimo lugar para inserir uma landing page de conversão ou até mesmo um botão para contato via WhatsApp da sua equipe comercial - tudo vai depender da maneira que funciona a coordenação dos seus atendimentos e da recepção de leads (pessoas interessadas no seu software) na sua empresa.

Para te ajudar na produção de conteúdo, já aviso que o Instagram (até o momento em que esse artigo foi publicado) não deixa o link inserido no conteúdo no feed clicável. São clicáveis apenas links inseridos nos stories e na bio. Entretanto, como essa rede social está em constante atualização, nunca se sabe quando ou qual recurso pode mudar.

Casa do Desenvolvedor

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E agora você já sabe como usar o Instagram de maneira mais otimizada, com foco em gerar novos negócios e está pronto(a) para alcançar resultados cada vez melhores para a sua software house no digital. 

Grande abraço e até a próxima! 😁

Laís Luz
Laís Luz
Graduada em Ciência da Informação e apaixonada por tecnologia. Assistente de Marketing da TecnoSpeed.

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