Diversidade e Inclusão: sua importância na área de tecnologia.

Diversidade e Inclusão: sua importância na área de tecnologia.

Como promover diversidade e inclusão na sua empresa?

Quer entender como promover diversidade e inclusão na área de tecnologia? Confira neste artigo, a importância da diversidade e inclusão nas empresas.

Tempo de Leitura: 6 minutos

Aqui veremos diversidade e inclusão com uma abordagem introdutória e abrangente, com o objetivo de iniciar a temática e mostrar um pouco dos movimentos corporativos em relação ao assunto. Afinal, muito se fala sobre diversidade e inclusão e é importante estarmos atualizados, além, de entender um pouco mais sobre como os ambientes organizacionais, principalmente o tecnológico, vem trabalhando. 

Diversidade e inclusão são temas cada vez mais discutidos, e atualmente as empresas estão realmente analisando em como trabalhar com a temática, para ampliar a visão da organização e trabalhar com uma mentalidade mais aberta e plural, gerando assim um ambiente mais colaborativo e respeitoso para todos.

Casa do Desenvolvedor

O que é diversidade?

Diversidade, quando buscado como substantivo e definição, encontramos que é “um substantivo feminino que caracteriza tudo aquilo que é diverso, que tem multiplicidade”, ou seja, é tudo aquilo que apresenta pluralidade e que não é homogêneo. 

E seguindo essa linha de pensamento, vamos para a diversidade em contexto social, afinal, toda nossa vivência engloba uma sociedade e como lidamos uns com os outros, assim entendemos como diversidade a convivência de indivíduos diferentes em relação a características, valores, comportamentos. Características essas que podem ser físicas, comportamentais e até de personalidade. 

Os trabalhos sobre diversidade e inclusão nas organizações normalmente englobam alguns pilares que veremos mais adiante no artigo, mas já adiantando são esses: étnico racial, gênero, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, gerações, e cultura. 

E o que é inclusão?

Costumo dizer que diversidade é o “teórico” e inclusão é a “prática”, e explico, entender um pouco mais sobre o que é diversidade, respeitar as diferenças, e estudar o assunto parece algo bem acessível e necessário nos dias de hoje, porém quando falamos sobre inclusão, estamos falando em como essas pessoas com todas as suas pluralidades estão se sentindo nos ambientes, se estão inclusas, confortáveis, confiantes, e seguras para exercer suas existência.

Ou seja, a inclusão é a capacidade de entender e reconhecer o outro que é diferente de nós em um ou mais aspectos, e como criamos espaços saudáveis e seguros de interação com o que se é diferente. 

Sendo assim é importante as adaptações do meio. Às vezes o que se espera é que as pessoas se adequem ao ambiente que lhe é diferente, hoje já conseguimos compreender que somos nós, quem podemos fazer as adequações necessárias para um ambiente em que caibam todas as pessoas, e não fazer com que as pessoas se modifiquem para caberem nos ambientes já existentes. 

Pilares de diversidade

Gosto de trazer o termo como “pilares”, pois dentro de cada “tipo” de diversidade existem variadas ramificações e particularidades, aqui vamos trabalhar de forma mais generalista e expositiva, apenas para entender superficialmente o que cada tema engloba, e busca trabalhar. 

Gênero:

Ainda é trabalho as questões de gênero de modo binário (feminino e masculino) como estudo biologicamente, apesar de socialmente termos ramificações do assunto. Nesse pilar encontram-se grandes trabalhos para alcançar a equidade de gênero, com salário igualitário entre homens e mulheres da mesma função, discussões sobre diversos assédios sofridos por mulheres, impacto dos filhos na carreira de mães e pais, número de cargos de liderança ocupados por mulheres. Esses são alguns exemplos do que se é trabalhado no pilar de gênero dentro de diversidade e inclusão nas organizações, mas pode se entender como termo chave a busca por equidade de gênero nas organizações. 

Étnico racial:

Isoladamente temos o termo “racial” como um termo obsoleto, mas quando usado com o termo étnico, ou seja, étnico racial, estamos falando das questões que afetam a população negra do Brasil. E esse pilar é sobre a luta da população negra brasileira, ainda que 56% da população do Brasil seja de pessoas negras, não vemos essa porcentagem de pessoas alocadas em empresas e cargos de liderança.

LGBTQIAPN+:

Muitos falando que a sigla só vem aumentando, e isso é uma consequência muito boa socialmente, pois mostra que cada vez mais as pessoas são reconhecidas por suas individualidades e diferenças, cada um dos pilares daria uma artigo por si só, e esse aqui não é diferente, eu vou trazer o significado de cada letra, e assim podemos entender que nesse pilar a luta é para todas as pessoas que se enquadrando em algumas dessas letras, vamos lá: 

L: Lésbicas (mulheres que se relacionam com mulheres);

G: Gays (homens que se relacionam com homens);

B: Bissexuais (pessoas que se relacionam com ambos os sexos);

T: Transsexuais e travestis (quem passou por transição de gênero);

Q: Queer (Pessoas que transitam entre os gêneros, como as drag queens);

I: Interssexo (Pessoa com qualidades e características masculinas e femininas);

A: Assexuaais (quem não sente atração sexual por quaisquer pessoas);

P: Panssexuais (quem se se relaciona com quaisquer gêneros ou orientações sexuais);

N: Não-binário (sem gênero).

Pessoas com deficiência (PCD):

Há mais de 20 anos temos uma lei (Lei no 8.213/1991), que prevê a garantia de contratação e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Porém, isso não é uma realidade, muitas organizações ainda veem isso como um impeditivo, e esse pilar é destinado exclusivamente para discussões para promover uma contratação e inclusão mais efetiva. 

Gerações:

Muito se fala do futuro, certo?! Sobre qual o pensamento das futuras gerações, os impactos dessas gerações, em como estamos nos preparando para lidar com isso, ou como estamos nos preparando para trabalhar com essas futuras gerações. Mas, às vezes, é esquecido as gerações que vieram antes da nossa, e nesse pilar é exatamente isso que se trabalha, como conectar as gerações, como dar espaços para as novas gerações e assim conectar com as antecedentes. 

Cultura:

Esse pilar é trabalhado de forma muito diferente em cada empresa que o integra de acordo com a necessidade e realidade do quadro de colaboradores da mesma, mas alguns exemplos do que pode ser trabalhado dentro do pilar “cultura”, a diversidade religiosa ou ausência dela, o Brasil é considerado um país laico de modo bem conceitual, porque na realidade sabemos que não é assim, temos grandes influências religiosas e intolerâncias de várias formas da ausência de religião ou de religiões menos comuns no nosso país.

Outro ponto que também pode ser trabalho neste pilar, é a diversidade socioeconômica, principalmente em projetos de iniciação de carreira, projetos de educação profissional e cursos profissionalizantes, oportunizar pessoas que não tiveram condições sociais e/ou econômicas com capacitação adequada e ajustada às necessidades. Esses são dois dos principais temas trabalhados em cultura. 

Qual a importância de trabalhar com diversidade e inclusão?

Trabalhar diversidade e inclusão é benéfico para todo mundo, para as pessoas que são incluídas, para as pessoas que precisam aprender mais sobre assuntos que não lhe são comuns, e para as empresas, todo mundo cresce, e cresce juntos, vamos ver sobre isso?!

Separei 4, dos principais benefícios de trabalhar com diversidade e inclusão nas organizações:

  • Cultura organizacional, os organizações têm mais chances de construir uma cultura organizacional sólida e que acolhe e aceita as pessoas em suas diferenças.
  • Atração de talentos, um ambiente mais diverso melhora o ambiente de convivência da sua empresa, tornando um local procurado por talentos para ingressarem na empresa, e continuarem com planos de carreira. 
  • Inovação, as empresas mais diversificadas tem uma cultura de inovação 600% maior que empresas que não investem em diversidade e inclusão, isso porque as pessoas começam a pensar em realidades além das suas, e a solucionarem problemas mais diversos. 
  • Processos e produtos mais eficientes, com as adequações feitas pelas organizações desenvolvem-se modos de trabalho, que englobam processos que atendam melhor às demandas diferenciadas, com mentalidades diferenciadas. 

Formas de iniciar o trabalho com diversidade e inclusão

Nesse tópico não vamos trabalhar com informação nova e revolucionária, apenas algumas práticas iniciais que podem fazer a diferença no dia a dia das organizações, pois, para trabalhar com diversidade e inclusão de fato, exige grandes estudos de cultura e estratégia, e assim como qualquer outra área organizacional exige um preparo bem customizado do que cada organização precisa trabalhar naquele momento que se está, e eu não sou uma especialista no assunto, e sim uma entusiasta que adora estudar sobre. 

Vamos lá conhecer algumas práticas de diversidade e inclusão?!

  • Promova integração de equipe: promover integração, comunicação, execução conjunta de atividades e momentos de confraternização faz com que os colaboradores de conheçam e criem conexão, desenvolvendo maior empatia uns pelos outros. 
  • Dê espaço para a fala de todos: oportunizar local de fala segura e confortável parece algo muito óbvio, né?! Mas o óbvio precisa ser dito, algumas pessoas têm dificuldade de expressar suas ideias e opiniões, então é sempre importante garantir que todos conseguiram contribuir da melhor forma. 
  • Faça ações educativas: assim como muitas vezes temos cursos mais técnicos e preparatórios para o dia a dia de trabalho, podemos inserir algumas ações com troca de conhecimento sobre temas diversos que podem trazer discussões e reflexões. 
  • Tenha um departamento responsável pelas ações: para que as ações não fiquem isoladas, e sejam periódicas e estratégicas, o ideal é formar uma área de atuação especializada no tema de diversidade e inclusão. 

Aqui falamos de forma bem inicial da temática diversidade e inclusão, de algumas formas que as empresas trabalham isso, e vale ressaltar que principalmente no setor de tecnologia tem várias programas de incentivos de diversidade e inclusão de grandes empresas, para cursos profissionalizantes focado em mulheres, empresas com contratação exclusiva para negros, empresas que trabalhando com apoio a pessoas que vão realizar transição de gênero, e por aí vai.

A importância de trazer essa temática a ampliarmos o pensamento, e entendermos que o mundo empresarial é uma extensão da sociedade, sendo assim é muito relevante que estejamos atentos às pautas sociais no mesma proporção que estamos atentos a pautas econômicas, afinal o rege o mundo são pessoas e assim também é com as organizações.

Quando pensamos em empresas e profissionais do futuro temos que olhar para esse futuro que já é um pouco do presente, diverso e inclusivo. 

Gostou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários e acesse o botão abaixo para ler mais artigos sobre Gestão de Pessoas. 

Jennifer Simon
Jennifer Simon
Analista de Sucesso do Cliente na TecnoSpeed, graduada em administração de empresas pela UEM (Universidade Estadual de Maringá), atuando na vertical de experiência do cliente com foco em gestão de processos e melhoria contínua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo