Desenvolvedor Cidadão: o que é, como se tornar um e benefícios.

Desenvolvedor Cidadão: o que é e como esse profissional ajuda a agilizar processos de negócio

Desenvolvedor Cidadão: o que é, como se tornar um e benefícios
 

Desenvolvedor Cidadão é quem cria soluções de tecnologia sem código ou low-code. Quer entender como o conceito pode otimizar processos na sua Software House ou carreira? Leia já!

 

Tempo de Leitura: 4 minutos

Você já pensou em criar aplicativos ou soluções de tecnologia sem código, ou low-code? Pois saiba que isso é possível, e quem desempenha essa função é chamado de desenvolvedor cidadão

De acordo com uma pesquisa da Gartner, em 2023, o número de desenvolvedores cidadãos ativos em grandes empresas vai ser pelo menos 4 vezes maior que o número de desenvolvedores profissionais. Mas isso não é motivo para preocupação: o desenvolvimento cidadão não substitui a necessidade de um time de TI. 

Na verdade, o conceito é um apoio para desenvolvedores profissionais, pois faz com que eles não precisem se envolver em atividades mais simples, o que os deixa livres para focar em projetos complexos. Vamos explorar este tema a seguir!

Participe do TUP4DEV 22

O que é Desenvolvedor Cidadão ou “Citizen Developer”?

Desenvolvedor cidadão, ou citizen developer, é o usuário que cria aplicativos e softwares de negócios para outras pessoas usarem, utilizando de plataformas sem código ou low-code. Embora não se reportem diretamente aos profissionais de TI, geralmente, essas pessoas usam ferramentas homologadas pelo departamento de tecnologia da informação. 

Ao contrário do que se pensa, o trabalho realizado por desenvolvedores cidadãos não é trivial ou sem valor. Eles são responsáveis por facilitar o trabalho de suas equipes, muitas vezes incorporando processos do fluxo de trabalho e da estratégia de negócio.

Qual a diferença entre Desenvolvedor Cidadão e “Shadow IT”

"Shadow IT" é o uso de softwares, dispositivos ou serviços de tecnologia sem a aprovação e avaliação da equipe de TI da empresa. Com a adoção massiva de aplicativos e serviços na nuvem, esta prática tem crescido. Embora a "shadow IT" possa melhorar a produtividade na empresa e impulsionar a inovação, ela também pode trazer riscos de segurança. 

Por isso, a principal diferença entre desenvolvedores cidadãos e quem utiliza da "shadow IT" é a questão da homologação das ferramentas. Desenvolvedores cidadãos "oficiais" da organização têm aprovação explícita do departamento de TI para o desempenho de suas funções, ao contrário de quem pratica a "shadow IT".

Por que esse conceito é importante atualmente?

A transformação digital acelerou as mudanças nas empresas e a necessidade de profissionais de TI qualificados. Com isso, equipes de tecnologia da informação sofrem cada vez mais pela pressão da carga de trabalho. Isso acontece principalmente nas demandas de negócio, que buscam otimizar seus processos manuais.

Por esse motivo, o desenvolvimento cidadão é tão relevante. Ele possibilita que o trabalho de automação menos complexo seja feito sem sobrecarregar ainda mais a equipe de desenvolvedores profissionais. 

No-code x Low-code: entenda o trabalho do citizen developer

Low-code é uma abordagem para desenvolvimento rápido de soluções, que permite a geração automática de códigos através de blocos de construção visuais, por exemplo. Apesar disso, o low-code ainda permite a adição de códigos sobre os códigos criados automaticamente. 

Esse é o principal diferencial para o "no-code", ou “sem código”, que literalmente não lida com códigos e é totalmente dependente de ferramentas visuais. Ferramentas “sem código” são ideais para construção rápida de soluções que tenham interfaces e automações de usuário simples.

Quais são as características de um Citizen Developer?

Um desenvolvedor cidadão tem as seguintes habilidades:

Reconhece as necessidades de negócio

Uma das características mais marcantes no desenvolvedor cidadão é a capacidade de ter visão sistêmica e reconhecer as dores de vários negócios. Para se desenvolver nesta prática dentro da sua própria organização, olhe para a estratégia e formule meios de inovar atendendo aos objetivos da empresa. 

Atua como solucionador de problemas

Você é uma pessoa curiosa por natureza, questionadora e com pensamento divergente? Se sim, é possível que também seja ótima no desenvolvimento cidadão, apresentando várias boas soluções para os problemas da companhia de forma rápida.

Está em constante aprendizado

Para se tornar desenvolvedor cidadão você precisa adquirir novas habilidades, aprender a usar plataformas no-code e low-code, estilos de codificação e outros assuntos. Então, o segredo aqui é ter curiosidade, pesquisar e estar disposto a aprender.

Aceita críticas construtivas

Profissionais, em geral, precisam ser capazes de receber críticas construtivas, mas isso é ainda mais crucial quando você não tem um treinamento formal em desenvolvimento de software. Clientes ou gerências podem ter feedbacks valiosos que vão ajudar o seu trabalho e a sua carreira a evoluírem.

4 benefícios do desenvolvimento cidadão

Se interessou pelo desenvolvimento cidadão? Então, confira ainda mais razões para começar a colocá-lo em prática agora:

1. Simplifica processos de negócio

Processos lineares ou complexos precisam de formas simples para fluírem bem. Com o desenvolvimento cidadão, é possível ter mais agilidade e velocidade no trabalho, criando uma comunicação forte entre toda a empresa. Além disso, a equipe não precisa mais depender de pessoas especializadas em programação para criar códigos ou soluções do dia a dia.

2. Permite mais inovação

Outro benefício é impulsionar a inovação na empresa. Em vez das equipes ficarem sempre lotadas de trabalho e "apagando fogo", elas podem usar ferramentas no-code ou low-code para automatizar tarefas rotineiras e focar em projetos de maior impacto.

3. Otimiza custos

Ferramentas de desenvolvimento cidadão sem código também permitem a criação de aplicativos e outras soluções em menos tempo e com menos dinheiro. Assim, as organizações otimizam seus recursos e também o tempo de seus colaboradores.

4. Reduz a sobrecarga de TI

Como falamos anteriormente, as equipes de TI têm uma agenda lotada, solucionando problemas de aplicações existentes e criando novas soluções. O desenvolvedor cidadão chega como apoio neste dia a dia complexo, possibilitando a diminuição da sobrecarga de desenvolvedores profissionais. 

Aumente seu networking no fórum da Casa do Desenvolvedor

Agora que você já conhece mais sobre o tema de desenvolvimento cidadão, que tal trocar ideias e construir relacionamento com desenvolvedores que já atuam na área?

Nossa comunidade tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento de software no Brasil. Por isso, no fórum, compartilhamos cursos gratuitos para Software Houses e desenvolvedores, além de espaços para aumentar a rede de contatos e de apoio no universo tech. 

Se você gostou do nosso propósito, junte-se a nós na comunidade e impulsione ainda mais a sua carreira ou a sua Software House!

Participe também do TUP4DEV 2022, o evento essencial para desenvolvedores e Software Houses, perfeito para quem busca um conteúdo técnico, prático e sem enrolação! Clique aqui e se inscreva, o evento é 100% online e gratuito. 

Giovanna Siqueira
Giovanna Siqueira
Formada em Publicidade e Propaganda. Atual responsável pela Casa do Desenvolvedor, a comunidade focada para desenvolvedores de software.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo