Banco de Dados: o que é e para que serve?

Banco de Dados: o que é e para que serve?

Banco de Dados: o que é e para que serve?

Você sabe o que é um banco de dados e por que precisamos dele? Neste artigo vamos tratar sobre o assunto em detalhes e tirar suas dúvidas.

Tempo de Leitura: 5 minutos

A internet é dona de um imenso fluxo de informações, pois quando navegamos deixamos um grande rastro de dados como sites visitados, hora da navegação, tempo de conexão, interesses, etc. Todo este amontoado de informações precisam ser armazenadas em algum lugar, e este local compõe um banco de dados.

Esses bancos de dados variam desde informações sobre peso, altura, idade de alguém até informações mais complexas. Sendo assim, esses dados são como pequenas joias guardadas em um baú, e essas informações podem ter muito valor e diversas formas de utilização que beneficiem um empreendimento.

Vamos nos aprofundar mais para que você entenda melhor essa tecnologia e como ela pode ajudar uma empresa a crescer.  

Conheça nosso manifesto

O que é Banco de Dados?

O banco de dados é o local onde ficam armazenadas todas as informações relativas a alguém ou a alguma coisa, para consultas posteriores.

É comum para muitas instituições a necessidade desse armazenamento de dados como uma forma de organizar essas informações que serão necessárias para consulta posterior da equipe ou da gerência.

Em um sistema ele é o local que vai receber e organizar os dados imputados pelos usuários em um ERP.

Como funciona e para que serve um banco de dados

Sabemos que a internet se tornou uma gigante e, como tal, gerenciar o grande volume de informações se tornou um problema. Portanto, tendo em vista essa realidade, é para isso que serve o armazenamento de dados, pois é uma maneira de organizar com segurança e de modo padronizado essas informações, conforme as necessidades de cada empresa ou usuário.

Há alguns anos, em um estabelecimento como uma clínica médica, as fichas dos pacientes contendo todas as informações sobre eles ficavam armazenadas em uma sala cheia de armários, abarrotados com caixas repletas de papéis com esses dados.

Com o advento do computador, tais informações foram digitalizadas e, conforme o número de pacientes crescia, tornava-se um problema para a pessoa responsável pela atualização desses cadastros.

A solução para isso foi o armazenamento através do banco de dados em nuvem, que transformou todas as informações registradas em pastas digitais em um sistema organizado.

Quais são as vantagens de um banco de dados?

O banco de dados passou a ser uma ferramenta indispensável nos dias de hoje. É praticamente impossível pensar em armazenar dados sem que seja um banco de dados em nuvem. 

Abaixo, listamos algumas vantagens que o banco de dados traz para qualquer empresa ou pessoa que queira armazenar dados com segurança e praticidade:

Aumento da produtividade 

Essa sem dúvida é uma das grandes vantagens do armazenamento de dados, pois através do uso do banco de dados, há mais agilidade no processo para a pessoa que trabalhará com o uso das informações, aumentando, desse modo, a produtividade.

Aumento da segurança 

Como citado anteriormente, caso uma clínica médica fosse tomada pelo fogo, aquele arquivo cheio de cadastros se perderia. Mas agora, com o uso do banco de dados em nuvem, todas as informações estão em segurança no ambiente virtual.

Melhora no relacionamento entre setores 

Ter um banco de dados aberto entre os setores de uma empresa favorece a interação entre todas as pessoas envolvidas nos departamentos. Portanto, o banco de dados permite que as informações transitem entre as áreas com agilidade, proporcionando  um conhecimento mútuo em todo o conjunto, favorecendo a transparência e potencializando resultados

Redução dos riscos nas operações 

Toda a equipe da empresa estará alinhada com as informações do banco de dados, tornando o serviço mais ágil e a interatividade necessária sempre aberta, favorecendo o bom relacionamento entre os setores. 

Melhora na tomada de decisão e planejamento 

Para tomar uma decisão é sempre importante o conhecimento dos dados. Dessa forma, a escolha será mais assertiva e, através de pesquisas rápidas, é possível acessar os dados certos que auxiliarão na tomada de decisão.

Qual a importância de um banco de dados?

O uso do banco de dados é muito importante para qualquer pessoa que pensa em abrir um negócio, seja ele online ou não.

Sempre que formos empreender, de maneira quase que imediata, surge a necessidade de armazenar dados. Um bom exemplo disso seria armazenar dados de clientes, fornecedores, cadastros de pessoas que buscam emprego em sua loja.

O armazenamento de dados também pode ser usado como estratégia de marketing, pois a empresa de posse das informações sobre os seus clientes pode traçar uma campanha mais assertiva, já que ele tem um prévio conhecimento obtido através dessas informações coletadas e armazenadas do que o cliente quer e espera da marca.

Categorias do banco de dados

Existem duas formas de organizar as informações no seu banco de dados, são elas:

  • Relacional: todos os dados que podem ser agrupados em linhas e colunas são chamados de relacionais. Eles são os mais utilizados, porque permitem uma maior interação entre os dados, tornando a gestão mais fluida.
  • Não-relacionais: todos os registros que não podem se alocar em tabelas são chamados de não-relacionais. Eles têm maior complexidade, pois costumam ser desafiadores dentro de uma empresa.

6 principais bancos de dados mais utilizados

Existem vários tipos de bancos de dados, e cada um tem as suas peculiaridades. Veja os 6 mais utilizados na atualidade:

Oracle  

Tradicional entre muitos usuários, o Oracle foi lançado na década de 70 e 80. Roda em sistemas como o Linux e Windows e tem sua linguagem PS/SQL, oferecendo diversos recursos, com destaque para seu poder de escalabilidade.

SQL Server 

Criado pela Microsoft em 1989, o SQL Server se tornou popular a pouco tempo. É o preferido por muitos órgãos públicos, instituições financeiras e empresas e-commerce.

MySQL 

Número um em menções, o MySQL é usado por plataformas de peso como Facebook, Instagram, Twitter e Google.

PostgreSQL 

O PostgreSQL também está na lista dos mais utilizados no mundo, como referência em seu uso podemos citar a Apple e o Skype.

MongoDB 

É um exemplo dos bancos de dados não-relacionados, sendo baseado na linguagem C ++, além de recorrer ao Java Script durante as pesquisas.

DB2 

Criado pela IBM, tem por característica ser econômico ao mesmo tempo, em que lida muito bem com um número muito grande de informações.

Dúvidas de programação? Participe do nosso fórum

Se você tem dúvidas de qual é o melhor banco de dados para o seu empreendimento ou uso pessoal, ou qual a melhor forma de sua utilização, participe do nosso fórum. Lá você encontra pessoas com interesses em comum, especialistas em bancos de dados e outros assuntos do mundo do desenvolvimento.

Através deste artigo, esperamos ter ajudado você a conhecer melhor os tipos de bancos de dados, para que possa utilizar essa ferramenta da maneira que melhor se encaixa em seus projetos. 

O banco de dados é um elemento crucial no desenvolvimento de qualquer software. Eles são uma evolução da sua versão tradicional, representando avanços em seguridade e acessibilidade, e devem ser levados em consideração em todos os projetos de ERP e demais softwares.

Casa do Desenvolvedor
Casa do Desenvolvedor
Somos a Casa do Desenvolvedor, uma comunidade que tem como propósito, fortalecer o desenvolvimento de software no Brasil. Faça parte você também dessa comunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo