Backlog: o que é e por que utilizar?

Backlog: o que é e por que utilizar?

Backlog: o que é e por que utilizar?

O backlog é uma ferramenta que pode auxiliar na gestão de vários tipos de projetos. Entenda mais sobre o conceito neste artigo.

Tempo de Leitura: 4 minutos

A tecnologia vem afetando todas as áreas de atuação da administração, revolucionando os processos e facilitando a organização de projetos. É justamente neste sentido que o backlog interage com as equipes e na gestão delas.

Quando falamos especificamente de projetos de TI, sabemos que tratamos diretamente com equipes multidisciplinares e membros especialistas em suas respectivas atividades.

Este é um grande desafio para os gerentes de projetos, pois é necessário garantir uma comunicação clara para todos e manter o ritmo dos trabalhos, para que o resultado final aconteça com a contribuição de todos. Além disso, transcorrer no prazo previsto.

Felizmente, o conceito do backlog surgiu para tornar esta desafiadora tarefa em algo mais fácil, integrando as equipes e aumentando a sua produtividade.

Conheça nosso manifesto

O que é Backlog?

Quando trabalhamos com desenvolvimento é muito comum realizar analogias com fatos cotidianos e relacioná-los como elementos de um algoritmo. Desse modo, criamos algo como uma lista de tarefas a serem executadas para que uma determinada ação aconteça. É justamente disso que o backlog se trata.

Imagine um planejamento que deve ser executado e cada um dos elementos compõem uma lista de tarefas a serem realizadas para a concretização de um objetivo. Esta lista de necessidades e suas descrições, ainda sem um responsável certo para executá-las, é justamente um backlog.

Criando um backlog em seus projetos é possível dimensionar a quantidade de profissionais envolvidos para realizá-lo, o esforço necessário e o tempo para a conclusão dos trabalhos.

Em suma, o backlog é uma lista descritiva das atividades a serem realizadas para a execução de um projeto.

Como funciona um backlog e quais os tipos

A criação do backlog geralmente acontece em uma reunião onde o gestor do projeto se reúne para enumerar os itens necessários para a execução do trabalho. O objetivo deste levantamento é criar a primeira interação da equipe e o planejamento (chamado por Sprint). 

Dependendo da finalidade, podemos classificar o backlog em três tipos: Product Backlog, Sprint Backlog e Backlog de manutenção. Entenda melhor sobre cada um deles: 

Product Backlog 

Este tipo está diretamente relacionado ao desenvolvimento de um produto. Ele é utilizado tanto para a criação de um novo produto como também em projetos para acrescentar melhorias e novas funcionalidades a produtos já existentes.

É muito comum para marcar ideias ou pendências o uso de post-its coloridos, ou ferramentas digitais de follow ups, ou cards, que são extremamente úteis quando o trabalho da equipe é realizado remotamente.

Sprint Backlog 

Ele é especialmente útil para a equipe de desenvolvimento, porque é uma lista de tarefas a serem seguidas dentro de uma Sprint. Dessa forma, é possível determinar o tempo necessário para a execução de cada tarefa e quem serão os seus responsáveis. É muito comum haver alteração neste tipo de backlog durante a execução do planejamento para o ajuste do Sprint.

Backlog de manutenção

Este backlog refere-se a uma lista contínua de atividades para a manutenção ou correções de um software. Ela reúne processos essenciais para que uma aplicação continue sendo executada sem muitos problemas.

Este tipo de backlog faz parte das boas práticas de melhorias e atualizações em softwares, compartilhando de uma cultura de aperfeiçoamento contínuo de uma aplicação

Quais são as características principais de um bom backlog?

Por si só, o backlog já é uma ferramenta que traz bons resultados na gestão de um projeto de desenvolvimento de software. Ele torna sistemático e controlável as tarefas que compõem a criação de um novo programa.

Sendo assim, para que um backlog seja implantado com toda a sua plenitude em uma equipe de desenvolvimento, alguns elementos precisam estar presentes, dentre eles:

Brainstorm 

Este é um elemento fundamental para um bom backlog, pois apenas aplicando a tempestade de ideias será possível ouvir e entender cada um dos especialistas envolvidos com o projeto. Cada membro da equipe possui um papel individual e importante no trabalho do grupo e, por isso mesmo, deve ter uma contribuição única para acrescentar ao backlog.

Storytelling 

Outro elemento de grande importância para o backlog é o ato de contar histórias e de lembrar da experiência em outros projetos. Desse modo é possível reforçar o porquê de tal tarefa ser tão importante a ponto de fazer parte de um novo trabalho.

Execução 

Este é um ponto crucial do planejamento, porque é o momento em que os trabalhos de desenvolvimento já estão acontecendo e alguns problemas podem ser identificados. Portanto, é um período em que se deve analisar os pontos positivos e negativos da execução das tarefas e apontar possíveis melhorias para os processos.

Comunicação contínua 

É importante criar o hábito de manter reuniões com a equipe e reforçar o storytelling, assim a equipe se manterá motivada durante toda execução do desenvolvimento de um projeto. Sempre que algo parecer errado, faça ajustes no backlog inicial.

Quais as vantagens de se trabalhar com um backlog?

São vários os fatores positivos de se trabalhar com o backlog em uma equipe, reunimos alguns deles aqui:

  • Facilita a comunicação entre os membros da equipe;
  • Torna o escopo do projeto visível para todos;
  • Deixa o trabalho da equipe autogerenciável;
  • Cria um maior entrosamento entre todos os membros da equipe;
  • Melhorias contínuas no projeto;
  • Aumenta a produtividade da equipe com a motivação contínua;
  • Facilita o trabalho do gestor de projetos;
  • Torna todos os membros da equipe cientes das suas tarefas e dos deadlines.

Quer saber mais dicas de produtividade?

Gerenciar uma equipe de desenvolvimento pode ser uma grande desafio, contudo, técnicas como o backlog podem facilitar o trabalho do gestor e da equipe como um todo. Para saber mais dicas a fim de aumentar a produtividade da sua equipe, acesse o nosso blog repleto de matérias e atualidades do mundo do desenvolvimento.

O backlog faz parte de uma gestão mais horizontal e participativa para uma equipe de desenvolvimento. Portanto, implementá-lo em sua software house trará mais motivação e produtividade para a sua equipe de programadores.

Casa do Desenvolvedor
Casa do Desenvolvedor
Somos a Casa do Desenvolvedor, uma comunidade que tem como propósito, fortalecer o desenvolvimento de software no Brasil. Faça parte você também dessa comunidade!

1 Comment

  1. Alex Caetano dos Santos disse:

    Boa tarde..
    Excelente explanação sobre backlog..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo