Marketing de Defensores: 4 benefícios e como aplicar a estratégia

Marketing de Defensores: como conquistar pessoas que defendem sua software house.

Marketing de Defensores: 4 benefícios e como começar a aplicar a estratégia

Reduza o seu custo de aquisição de clientes e aumente suas vendas com a estratégia de Marketing de Defensores. Descubra como!

Tempo de Leitura: 5 minutos

O engajamento e a fidelidade do cliente estão se tornando cada vez mais importantes para empresas do mundo digital e offline. É por isso que o Marketing de Defensores, ou Advocate Marketing, é tão relevante. 

Afinal, a tomada de decisão do consumidor é cada vez mais influenciada pelas opiniões de outros usuários. Quantas vezes você já viu avaliações desfavoráveis de um serviço ou produto e desistiu de comprá-lo? 

Não queremos que sua software house sofra desse problema. Por isso, continue lendo para saber como colocar uma nova estratégia em prática e atrair clientes defensores da sua marca!

Conheça nosso manifesto

O que é Marketing de Defensores?

Marketing de Defensores é uma estratégia de aquisição cujo objetivo é criar uma base de clientes que, além de usar seus produtos e/ou serviços, também os divulga. 

O plano é incentivar e permitir que os clientes falem da sua marca para as pessoas, por meio de avaliações online e publicidade boca a boca. 

Para que isso dê certo, você precisa oferecer produtos e atendimentos que sejam tão bons a ponto dos clientes não conseguirem ficar sem falar sobre eles.

Quem são os defensores de marca?

Defensor de marca é aquele que acredita e se identifica com uma marca a ponto de indicá-la voluntariamente. Como você deve imaginar, são pessoas que estão realmente satisfeitas com o negócio. Elas podem ser de 3 tipos:

Clientes

São consumidores que ficam extremamente felizes e satisfeitos após usar os produtos ou serviços de uma marca. Eles compram mais do que o cliente comum, se comunicam com a empresa nas mídias sociais e sugerem os produtos para seus amigos e conhecidos.

Colaboradores

Nem sempre os funcionários de uma empresa são pessoas que a apoiam e a protegem em seu círculo social. Aqueles que expressam seu entusiasmo por trabalhar para a empresa e a recomendam para as pessoas são chamados de colaboradores defensores.

Entusiastas

Há quem defenda uma marca mesmo nunca tendo usado seus produtos ou serviços. São pessoas que começam a apoiar e promover o negócio porque simpatizam com os princípios que ela representa. Pense na Harley Davidson, por exemplo. Embora poucos indivíduos tenham condições financeiras de comprar uma moto da marca, ela tem milhões de admiradores apaixonados em todo o mundo.

A importância do Marketing de Defensores e seus impactos

A estratégia se tornou relevante devido aos seus resultados surpreendentes. De fato, segundo a Nielsen, mais de 90% dos consumidores confiam mais nas recomendações feitas por amigos ou conhecidos do que em qualquer outra tática de marketing. 

É por isso que um dos melhores e mais acessíveis métodos para atrair novos clientes e aumentar as vendas é o marketing de defensores. A seguir, vamos entender quais são os impactos que ele tem nas empresas.

Reduz o custo de aquisição de clientes

As empresas podem reduzir seus gastos com anúncios à medida que sua reputação positiva cresce com o marketing de defensores. Além disso, a estratégia aumenta também a taxa de retenção de clientes, o que é ótimo, pois o custo de aquisição de clientes (CAC) costuma ser significativamente maior do que o custo de retenção. 

Impulsiona o conteúdo orgânico

Quando você conquista clientes que estão preparados para defender sua marca energicamente, o conteúdo orgânico começa a ser gerado. Essas pessoas se conectam com seu material e seus canais nas redes sociais, e também criam conteúdo naturalmente, o que é um efeito maravilhoso se a sua empresa estiver entregando experiências positivas.

Aumenta o valor de marca

Além de ser mais barato que a criação interna, o conteúdo orgânico beneficia seu negócio nas redes sociais, no Google e também em canais offline, potencializando a percepção da sua marca.

Afinal, seu público está interessado no que os outros clientes pensam, pois escolher qual produto comprar, por vezes, depende muito da opinião dos outros. No meio digital, uma avaliação positiva ou o compartilhamento de uma foto do seu produto causará movimentação nas redes sociais, sem contar os impactos positivos que essas ações terão em SEO.

Gera confiança

Antes de comprar um produto em um marketplace como o Mercado Livre, Shein ou Amazon, você costuma olhar as avaliações dele? Se sim, essas marcas são exemplos conhecidos de negócios baseados em confiança. 

De fato, um estudo descobriu que a forma de publicidade mais confiável para 9 em cada 10 usuários é a recomendação de amigos e familiares. A fé dos clientes em um fornecedor se reflete em suas avaliações nessas lojas. 

Como críticas ruins podem impedir vendas futuras, os vendedores também são abertos e honestos em suas negociações. Cada classificação no site tem o potencial de aumentar ou diminuir a confiança, e é por isso que os fornecedores com as classificações mais altas são os considerados mais confiáveis. 

Qual a importância do Marketing de Defensores para as relações B2B?

Há, naturalmente, uma diferença entre o marketing de defensores B2B e o B2C. Mas, ao mesmo tempo, eles lutam pelo mesmo objetivo, que é influenciar as pessoas para vender mais. 

Hoje, os clientes estão procurando por valor agregado no mercado B2B. O melhor produto ou serviço não é suficiente: você precisa oferecer algo a mais. O importante, aqui, é gerar essa diferenciação no mercado, dando mais do que é esperado. 

E isso pode acontecer nos valores e na comunicação da empresa, ou na experiência entregue ao cliente.

Como começar uma estratégia de Marketing de Defensores

Existem algumas etapas que você pode seguir para garantir que seus consumidores se tornem defensores, mas não existe uma fórmula mágica para isso. Confira nossas dicas para colocar em prática um plano de marketing de defensores:

1. Crie produtos, serviços e experiências de alto nível

Os clientes não se tornarão defensores e fãs de sua empresa, não importa quão bom seja seu marketing ou atendimento ao cliente, se você não oferecer um produto ou serviço de alta qualidade. 

Mais importante ainda: um produto/serviço superior pode compensar o baixo investimento em publicidade ou o mau atendimento ao cliente. Portanto, concentre-se em seu produto antes de trabalhar em sua promoção.

2. Pratique o "clientecentrismo"

Quando você coloca os clientes em primeiro lugar, é natural que eles sejam recíprocos e fiéis à marca também. Fazer com que seus consumidores se sintam ouvidos, e realmente escutá-los, é a chave do desenvolvimento dessa cultura. 

Você pode começar a fazer isso respondendo perguntas e comentários nas mídias sociais, atualizando o FAQ com questões recorrentes de clientes reais, entre outras coisas.

Além disso, seja uma marca que cumpre consistentemente suas promessas. Entregue suas mercadorias no prazo, responda às perguntas de suporte o mais rápido possível e cumpra todos os seus descontos e compromissos de vendas.

3. Retenha seus consumidores

Se você não sabe quem são os defensores da sua marca, não pode aproveitá-los para aumentar a conscientização e a paixão pela sua empresa. 

Então, invista algum tempo descobrindo quem são e como se comportam os defensores da empresa. Quando chegar a hora de criar seu programa de Marketing de Defensores, será mais simples impulsioná-lo tendo feito esse trabalho.

Gostou desse conteúdo? Então clique no botão abaixo e navegue por nossas dicas de marketing feitas especialmente para a sua software house.

Já começou a aplicar a estratégia de Marketing de Defensores e quer trocar conhecimento com pessoas empresárias que estão passando pelo mesmo que você? Então, venha para o fórum da Caso do Desenvolvedor!

Karina Harumi
Karina Harumi
UX Designer, Analista SEO e Analista WEB na TecnoSpeed e Casa do Desenvolvedor, focada em experiência do usuário e performance. Uma boa experiência é tudo. ♡

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