Indústria 4.0: o que é e como ela impacta os negócios e sua carreira.

4ª Revolução Industrial ou Indústria 4.0: você conhece a realidade que estamos vivendo?

Entenda a Indústria 4.0, do seu contexto às suas tecnologias, e conheça as vantagens e impactos que essa revolução industrial trouxe e ainda vai trazer!

Tempo de Leitura: 5 minutos

Muito se fala sobre a Indústria 4.0 ou 4ª Revolução Industrial e como ela e suas novas tecnologias vão trazer impactos e transformações para a gestão e os processos desse setor. Porém, se dissermos que isso já acontece há mais de uma década, você acreditaria?

Pois é verdade! Essa revolução está presente nas nossas vidas desde 2011 e se você ainda sabe exatamente o que ela significa, este post vai te ajudar a entender o seu conceito, origem, consequências, vantagens e tecnologias. Vem com a gente!

Conheça a Casa do Desenvolvedor

O que é a Indústria 4.0?

A indústria 4.0 é um conjunto de mudanças que ocorreram em termos de tecnologia, organização e comportamento e não eram possíveis ou sequer imagináveis há 10 anos. 

É mais que um modelo de negócio, é mais que o surgimento de novas tecnologias; é um processo, uma abordagem, uma verdadeira revolução que começou na virada do século.

A indústria 4.0 está ligada às possibilidades de conectividade e inteligência entre sistemas, máquinas e ativos, e tem como objetivo final otimizar os processos de produção.

Pode ser entendida como um passo além da digitalização e marcada pelo momento em que os equipamentos e sistemas passaram a ter mais mobilidade, alcance e autonomia para assumir tarefas repetitivas, perigosas ou complexas.

Ela envolve inovações como os avanços em robótica, inteligência artificial, Internet of Things (IoT), análise de dados, machine learning e muito mais!

De onde surgiu essa revolução industrial?

Assim como as demais revoluções industriais que aconteceram, essa transformação surge a partir da evolução dos meios e recursos diretos ou relacionados à produção e é sempre uma consequência dos avanços anteriores.

Ou seja, a indústria 4.0 tem sua origem na 1ª Revolução Industrial, em que os processos foram mecanizados com máquinas a vapor ou energia hidráulica; na 2ª que trouxe a eletricidade, as linhas de montagem e a produção em larga escala; e principalmente na 3ª, a Revolução Digital, caracterizada pela automação via computadores, sistemas e robôs.

Quais impactos a indústria 4.0 vai trazer?

A era 4.0 gera impactos em todas as áreas da sociedade e muda a rotina das empresas, seus colaboradores e também seus consumidores.

A globalização e o avanço tecnológico atual fazem com que tudo ganhe velocidade, da execução dos processos à rapidez com que as coisas evoluem e tornam-se obsoletas.

A convergência também cria um estado de hiperconexão, em que dados são produzidos de forma exponencial, os meios digitais se fundem com mundo offline e tudo e todos podem ser alcançados online.

Ao mesmo tempo, as funções e processos sofrem uma descentralização, tarefas antes executadas apenas por humanos passam a ser divididas por algoritmos, sistemas e máquinas.

E essa inteligência e conectividade apenas contribui para o aceleramento das mudanças e inovações, é possível ter previsões mais acuradas, antecipar e atender as necessidades dos clientes, e traçar inúmeras estratégias para otimizar os resultados dos negócios.

Vantagens da 4ª Revolução Industrial

Sem dúvidas, a indústria 4.0 está cheia de pontos potenciais incríveis e vantagens, como: 

  • Aumento da produtividade;
  • Automatização de processos;
  • Mais eficiência operacional e gerencial;
  • Redução dos custos de produção;
  • Autonomia e flexibilidade no sistema produtivo;
  • Possibilidade de customização dos produtos;
  • Tomadas de decisões mais rápidas e assertivas;
  • Integração digital e operacional;
  • Monitoramento remoto e em tempo real;
  • Evolução e modernização da manufatura;
  • Transparência, segurança e qualidade de dados;
  • Condições de trabalho mais seguras e sustentáveis;
  • Competitividade visando a satisfação do cliente.

Principais tecnologias da 4º Revolução Industrial:

As tecnologias que integram essa era da inteligência são muitas, mas podemos destacar:

Robôs autônomos

A robótica é uma das tecnologias que mais tem a cara da indústria 4.0! O que antes parecia coisa apenas de filmes de ficção se tornou realidade e hoje temos robôs industriais inteligentes (IA + machine learning), autônomos e integrados entre si.

Eles ampliam os recursos e aperfeiçoam a produção, permitem análises e decisões mais precisas e rápidas, e também têm a capacidade de aprender e aprimorar suas funções.

IoT e sistemas integráveis

A Internet das Coisas (ou Internet of Things - IoT em inglês) permite a conexão do mundo físico com o digital, permitindo acessar, conectar e controlar dispositivos a partir da rede industrial em prol da produção.

Já a integração entre os sistemas permite a unificação de toda a cadeia de produção, otimizando a comunicação, o monitoramento e a produtividade nas mais diversas etapas.

Realidade virtual e aumentada

A possibilidade de trazer o real para o digital e vice-versa é um tipo de tecnologia capaz de enriquecer a experiência dos usuários em muitos níveis. 

De colaboradores acessando dados que podem lhes auxiliar em suas tarefas em tempo real à otimização de processos de prototipação, testes e validação, passando por consumidores finais de recursos e produtos imersivos.

Tudo isso contribui para a evolução e crescimento da indústria, em tomadas de decisões, operações e até soluções vendáveis.

Big Data

A quantidade de dados gerados todos os dias é gigantesca, tudo é informação e informação é tudo. E falar em Big Data é falar desse grande sistema de geração e análise de dados.

Essa tecnologia se relaciona com a velocidade, a conectividade e a inteligência tão características da indústria 4.0 e permite identificar gargalos e oportunidades nos negócios como nunca antes.

Mobilidade e computação em nuvem

E no mesmo sentido, armazenar dados online se tornou possível e trouxe consigo a segurança, praticidade, economia e agilidade de poder acessar informações de qualquer lugar, em qualquer hora e de qualquer dispositivo.

Com tudo à distância de alguns cliques ou toques - se for um dispositivo móvel -, o acompanhamento de dados e a gestão se tornaram muito mais eficientes.

Principais carreiras da Indústria 4.0

Além de impactar os negócios e as formas de produção, a indústria 4.0 também afeta as pessoas e suas carreiras.

Ainda que as máquinas e tecnologias estejam cada vez mais presentes nas organizações, isso não significa que as pessoas perderão seus empregos e seu valor, apenas representa a necessidade de uma adaptação nas funções e habilidades.

As principais carreiras da indústria 4.0 não estão na linha de produção, mas em atividades estratégicas, criativas e relacionais, o que significa que atuações tecnológicas, analíticas, inovadoras, humanas e até artísticas ganharão destaque, assim como as soft skills.

O Brasil na era da Indústria 4.0

A movimentação brasileira na indústria 4.0 ainda é tímida, mesmo que os investimentos e iniciativas governamentais dos últimos anos tenham contribuído para a sua expansão.

Somos um dos países mais conectados do mundo em termos de acesso à internet e posse de dispositivos móveis, temos um ecossistema de inovação rico, porém o orçamento para o desenvolvimento tecnológico-científico não é tão significativo e potente.

De toda forma, os processos de digitalização dos serviços governamentais e os projetos

do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços têm demonstrado evoluções nesse sentido e trazido essa demanda cada vez para o debate e a realidade dos negócios.

Fique por dentro dos próximos capítulos

E como a tecnologia e os negócios estão sempre mudando e evoluindo, a melhor solução para não perder oportunidades ou ficar para trás é se manter atento às novidades desse mundo.

Não deixe de participar, então, do nosso fórum, exclusivo para o ecossistema de uma software house:

E mais, dê uma olhada também nos demais conteúdos do nosso blog, afinal, somos a Casa do Desenvolvedor e estamos sempre trazendo atualizações valiosas para você por aqui!

Casa do Desenvolvedor
Casa do Desenvolvedor
Somos a Casa do Desenvolvedor, uma comunidade que tem como propósito, fortalecer o desenvolvimento de software no Brasil. Faça parte você também dessa comunidade!

1 Comment

  1. […] de aprendizado parece estar ganhando cada vez mais adeptos e admiradores dentro da economia e indústria 4.0, que não é regida por mero modismo, mas estabelecida a partir de necessidades sociais do mundo em […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo