Comandos Linux: os 10 principais que você deve conhecer.

Comandos Linux: os 10 principais que você deve conhecer.

Comandos Linux: os 10 principais que você deve conhecer.

O Linux é um dos sistemas operacionais mais populares do mundo. Confira algumas dicas neste artigo e os 10 comandos Linux mais utilizados.

Tempo de Leitura: 4 minutos

Mesmo quem não trabalha diretamente com tecnologia já deve ter se deparado com o termo Linux em algum momento. Ele está presente em muitos equipamentos, inclusive já vem instalado de fábrica em alguns dispositivos.

Sendo bem popular entre os desenvolvedores de todo o mundo, ele é o preferido por muitas entidades públicas e privadas, devido a vários fatores que serão esclarecidos mais à frente.

Entretanto, apesar do surgimento de vários concorrentes, o Linux se mantém no mercado até hoje. Segundo estimativas, mais de 3 milhões de equipamentos o utilizam apenas no Brasil. Ele possui uma grande “fatia” do mercado de tecnologia, e conhecê-lo, mesmo que um pouco, é o mínimo esperado por um profissional ligado ao desenvolvimento de softwares.

Conheça nosso manifesto

O que é Linux?

O Linux é um sistema operacional (OS - Operational System) criado pelo estudante finlandês Linus Torvalds, no ano de 1991. Inicialmente, foi um projeto pessoal, inspirado no sistema Minix.

Com o passar do tempo ele evoluiu para se tornar um dos principais sistemas presentes nas máquinas de todo o mundo. Desse modo, o Linux representa muitas vantagens para os usuários e para as empresas. Além de ser um software de código aberto, ele possui versões bem leves que podem se adaptar até em hardwares obsoletos para outros sistemas operacionais.

Ou seja, este OS também representa uma grande economia para montadores de hardwares devido a inexistência de investimentos em um software para gerenciar as aplicações dos seus produtos.

Como usar o Linux?

Assim como o Windows, o Linux destina-se a integrar o hardware e os softwares instalados

nele, podendo ser livremente alterado. Sendo assim, é possível encontrar muitas variações dele, dentre elas:

  • Linux Mint;
  • Ubuntu;
  • Kali Linux;
  • Manjaro Linux;
  • SUSE e outros.

Algumas destas customizações buscam usar interfaces gráficas para se tornarem mais amigáveis para usuários iniciantes. Contudo, sempre será possível recorrer ao terminal Linux para executar aquela ação que só está acessível por linha de comando.

Após se familiarizar com o terminal Linux, os usuários não terão dificuldade de interagir com

o sistema operacional.

Por que é importante conhecer os comandos Linux?

O Linux já avançou muito e trouxe diversas facilidades para os usuários e as empresas que o adotam como sistema operacional. Apesar de várias versões do sistema operacional já possuírem opções de acessibilidade através da interface gráfica, dominar o terminal Linux é essencial para poder desfrutar de todos os recursos que o software oferece.

Os comandos no terminal Linux, em determinados casos, representam apenas alguns atalhos que poderiam ser acessados de outras formas através do mouse. Entretanto, assim como no Windows, existem recursos que apenas são executados através da linha de comando.

Outro fator de muita relevância é que alguns sistemas Linux não possuem apelo gráfico e todas as ações são baseadas em linhas de comando. Dessa forma, para se tornar um usuário pleno deste sistema operacional, é necessário conhecer pelo menos seus comandos mais básicos e importantes.

Em muitos testes de seleção existem questões a respeito do conhecimento desses códigos. Por isso, aprimorar seus conhecimentos no terminal Linux, pode representar um diferencial competitivo nesta área de atuação.

Portanto, como o Linux é um sistema operacional de código aberto, é possível adaptá-lo para vários dispositivos, e para garantir uma melhor adaptabilidade e estabilidade do software, diferentes códigos poderão ser necessários.

10 principais comandos do Linux

Possivelmente você já deve ter percebido o quão importante é dominar os comandos do Linux. Por essa razão, separamos alguns bem importantes para você, acompanhe a lista:

01. man:(manual de comandos)

Este é um dos comandos do Linux mais úteis, pois através dele é possível exibir uma página manual sobre outro comando. Dados como a sintaxe podem ser encontrados com o uso do man (Ex: man cd. Neste caso, será exibida uma página manual do “cd”.

02. Is: (lista de arquivos) 

Através deste comando é possível listar o conteúdo de um diretório, além de detalhes como o tamanho e data de criação dos arquivos.

03. cd: (navegação pelo sistema) 

Com o cd é possível navegar entre diretórios sem precisar abrir o gerenciador de arquivos.

04. cp: (realizar cópias) 

Este é um dos comandos do Linux mais usuais, porque o uso do cp possibilita realizar cópias de arquivos e pastas.

05. mv: (transferir arquivos e pastas) 

O mv permite mover arquivos e pastas dentro do Linux de forma semelhante ao recortar no Windows.

06. more: (leitura de arquivos de texto) 

Digitando more e o caminho do arquivo, o sistema exibirá o conteúdo do texto no terminal do Linux.

07. df: (verificar o espaço no disco) 

Usando o df é possível conferir o espaço em um disco. Este é um dos comandos do Linux que interagem diretamente com o hardware e podem ser customizados para exibir informações mais amigáveis para os usuários.

08. sudo: (executar como administrador) 

Alguns comandos dentro do Linux só podem ser executados pelo administrador do sistema (root), e este comando serve exatamente para executar uma ordem com privilégios de root, sem precisar trocar de usuário.

09. pwd (exibir caminho) 

Com o pwd é possível saber o caminho completo do diretório atual, facilitando várias operações.

10. mkdir (criação de diretório)

Este também é um dos comandos do Linux que os usuários usam em seu dia a dia, pois com ele é possível criar diretórios.

A lista que apresentamos é apenas uma pequena amostra dos comandos do Linux. Como usuário do sistema, é sempre bom estar familiarizado com o maior número de comandos possível.

Dicas ao utilizar comandos Linux

Existem alguns hábitos que devem ser desenvolvidos para facilitar o trabalho com os comandos do Linux, confira alguns:

  • Quando o terminal do Linux estiver muito poluído com vários códigos, é possível limpá-lo com o uso do comando clear;
  • Tente usar a tecla TAB, pois, ela vai tentar completar os comandos que você estiver escrevendo;
  • CTRL+C vai interromper uma ação que estiver sendo executada de forma segura;
  • CTRL+Z vai forçar a parada do comando que estiver sendo executado no terminal do Linux.

Tire suas dúvidas no nosso fórum

Quer conhecer mais comandos do Linux e tirar as suas dúvidas? A Casa do Desenvolvedor tem um fórum recheado de informações e artigos criados por especialistas da área.

Como você deve ter percebido, o Linux é um dos sistemas operacionais mais importantes da atualidade. Dominar seus comandos o tornará em um usuário muito mais preparado para atuar em qualquer empresa que utilize esta solução.

Casa do Desenvolvedor
Casa do Desenvolvedor
Somos a Casa do Desenvolvedor, uma comunidade que tem como propósito, fortalecer o desenvolvimento de software no Brasil. Faça parte você também dessa comunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo