Será que a copa vai impactar o Mkt Digital da sua Softawre House?

Será que a Copa do Mundo vai impactar no Marketing Digital da sua empresa de Software?

Será que a copa vai impactar no Marketing Digital da sua empresa de Software?

Quer saber como o maior evento esportivo do ano irá impactar o mercado do marketing digital? Nós explicamos para você neste artigo.

Tempo de Leitura: 6 minutos

2022 é ano de copa e todo mundo está empolgado com esta nova oportunidade de trazer o título do hexa para casa. Mas tal evento não mexe apenas com o emocional das pessoas, impacta também com o marketing, pois como é algo que está em alta e todos buscam uma forma de utilizá-lo a seu favor. 

Continue conosco e veja como isso pode ser positivo para a sua Software House! 

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O que a Copa traz à tona quando falamos de Marketing Digital?

O futebol por si já mexe com o coração de boa parte dos brasileiros, ainda mais em época de Copa, que até aqueles que não têm costume de assistir futebol vibram como nunca assistindo um jogo do Brasil, compram cornetas, camisetas e demais produtos relacionados a copa.

Um exemplo é o álbum da Copa, se tornou uma febre tão grande que até quem não acompanha quis adquiri-lo no formato físico para ter aquela nostalgia da infância, que vem dessa febre saudosista dos anos 2000, onde colar figurinhas era muito popular.

E pouco tempo depois de ter lançado o álbum, diversas empresas começaram a postar em seus perfis de rede social fotos em formato de figurinha com o rosto de alguém que representa a empresa, entrando na onda da copa e do álbum. Sem contar nas diversas trends relacionadas ao tema que viralizaram.

Segundo o Especialista em marketing esportivo e sócio da Alob Sports, Bernardo Pontes:

“Certamente a Copa do Mundo fará com que as empresas invistam cada vez mais no segmento esportivo, principalmente a partir do segundo semestre. Uma das tendências que vejo com forte viés para esse momento é o marketing de influência. Personalidades esportivas terão cada vez mais relevância nesse momento para fazer a aproximação do produto/serviço com seus respectivos clientes” disse Bernardo em entrevista a Exame.

Buscar formas de estar dentro do universo do futebol neste momento faz com que a Empresa de Software tenha maior possibilidade de entrar em contato com o potencial cliente.

E aderir a essas trends é uma forma não só de ter um alcance maior,  a pessoas que ainda não são seus seguidores, mas também de mostrar que sua marca está por dentro do que anda sendo tendência nas redes sociais e no marketing. 

Mas vale reforçar que toda trend ou conteúdo precisa, sempre, ser adaptado de uma forma que faça sentido para sua Software House, para que não fique desconexo com o objetivo do seu negócio.

Como aproveitar a onda da Copa para atrair o público?

Aproveite a onda da Copa para incorporar elementos dessa cultura tão amada pelos brasileiros nas ações de marketing da sua Empresa de Software, veja como! 

Chegou a hora de vestir a camisa do seu time, ou melhor, da empresa e se envolver cada vez mais nas ações de marketing, não só o corpo de gestores, como também todos os colaboradores, é essencial que todos estejam em sintonia e trabalhem juntos para correr atrás da bola e marcar o gol!

“Bola na trave não muda placar” já ouviu falar? Pois é, as ações de marca da sua empresa de software devem ser sempre o mais assertiva possível para que o objetivo seja alcançado, e alcançando o objetivo desejado, é feito o tão sonhado gol de placa. E para isso deve-se poder contar com uma equipe mais que competente para tirar os planos do papel e executá-los.

Mas também, não é preciso se preocupar se alguma ação não está dando certo no início, pois ajustes podem e devem ser feitos para que comece a dar resultado. Assim como um técnico muda a estratégia quase no final do jogo, e o gol da vitória sai aos 45” do segundo tempo, quase indo para os acréscimos, sua gestão pode fazer igual

Marketing é isso, é planejamento, execução, teste e ajuste para conseguirmos aquele gol que vai fazer toda sua Empresa de Software vencer a partida.

Será que sua Empresa de Software vai levantar a taça no Marketing Digital?

Quando se fala em marketing digital é normal pensar automaticamente em redes sociais, principalmente instagram e facebook, e não é errado, o erro é limitar o marketing digital apenas a esses dois canais. Essa estratégia vai muito além disso.

E por essa razão vamos falar para você algumas outras formas de estar reforçando o seu marketing e também reforçar algumas pautas importantes sobre o assunto.

Marketing de conteúdo

Lembra que falamos no início do tópico que não é errado pensar no instagram e no facebook quando falamos de marketing digital? Pois é, não é mesmo. 

O Instagram, por exemplo, é uma das principais plataformas utilizadas hoje em dia, perde por pouco para o TikTok em alguns lugares, e o tipo de marketing mais trabalhado nesta rede é o marketing de conteúdo.

Esse que nada mais é do que uma estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdo relevante. Mas quem decide o que é relevante? O seu próprio público, é escutando, dando atenção para os seus seguidores que você saberá exatamente o que postar, seja em formato de post estático ou vídeo.

É uma das estratégias mais eficazes hoje no mercado, é por meio dela que as redes da sua Empresa de Software podem dar exemplos práticos de como o sua solução pode ajudar no dia a dia do seu seguidor.

E você pode trabalhar este tipo de conteúdo em diversas plataformas, mas deve ter atenção se realmente irá conseguir alimentar os canais escolhidos, pois não adianta ter uma página no Twitter, por exemplo, e postar uma vez a cada 3 semanas. Deve-se ter constância em todo canal escolhido.

Porém, por mais que as redes sociais sejam os principais canais de contato e criação de conteúdo na internet hoje em dia, não podes estar exclusivamente nelas. Lembra do Orkut? Pois é, o fim dele veio.

E não estamos dizendo que Instagram, Facebook e afins irão acabar logo, mas que existe sim essa possibilidade e é por esse motivo que sua Empresa de Software não pode estar exclusivamente em redes sociais. Invista também em um site próprio.

Pois além de ser mais uma forma do seu cliente encontrar sua empresa e saber mais sobre seus softwares, é possível ter interações mais profundas por meio de blog post, onde você pode falar mais e de forma mais detalhada do sobre seu negócio e produto. 

Mas não basta somente ter o site, ele precisa ser encontrado com facilidade nas pesquisas, e é aí que entra o SEO.

SEO

SEO é Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca), que utiliza um conjunto de técnicas que fazem com que o algoritmo do buscador defina o ranking de uma página para uma palavra-chave específica que foi pesquisada. 

É por meio dele que o seu site irá aparecer nos primeiros lugares de busca no Google, por exemplo, te proporcionando maior visibilidade em meio a tantos outros sites.

E-mail Marketing

É um canal de comunicação e relacionamento que dispõe de diversas opções de estratégia de Marketing Digital. Por meio dele é possível utilizar vários formatos de comunicação, como ofertas, newsletters, ativações, cartões comemorativos, avisos e afins.

Além de ser uma ótima forma de captar leads pois apenas pessoas realmente interessadas no seu negócio se dispõem a se inscrever e receber e-mail marketing, fazendo com que sua empresa tenha um contato mais próximo com um potencial cliente.

E é aí que o conteúdo do seu e-mail deve ser estratégico para que ele deixe apenas de ser um lead e se torne um lead qualificado e em pouco tempo, um cliente.

E todas essas ações que listamos aqui são apenas ações básicas que se bem executadas trazem um resultado incrível para a empresa, e por isso você deve contar com uma agência de marketing especializada em empresas de software.

Instituto Marketing: a aposta certa para sua Empresa de Software!

Aqui no IM você conta com uma equipe completa de marketing especializado em empresas de software, com profissionais que sabem da importância que faz ter uma rede social atrativa e bem alimentada.

Sem falar que estamos pensando sempre a frente para que em caso de mudanças no mercado estejamos todos preparados para nos adaptar e estamos sempre trabalhando para que todos os assuntos do momento sejam relacionados com a empresa cliente, fazendo com que ela esteja por dentro das tendências que fazem sentido para a marca e agregam valor ao produto.

E não fazemos conteúdo por fazer, trabalhamos com desenvolvimento de estratégias com metas claras, objetivas e entrega de resultados periódicos para mostrar a evolução de nosso trabalho.

Então não perca mais tempo, fale já com um de nossos especialistas e invista hoje mesmo no marketing da sua Software House.

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