Design Thinking: o que é e por que está tão popular?

Design Thinking: o que é e por que está tão popular?

Design Thinking: o que é e por que está tão popular?

Sabia que o design thinking é tanto uma ideologia como um processo preocupado em resolver problemas complexos de uma forma focada no usuário? Continue a leitura para saber mais!

Tempo de Leitura: 6 minutos

Com o passar dos anos, a importância do design thinking vem aumentando consistentemente no mundo moderno.  Você, no Brasil, pode acessar e consumir de uma loja do outro lado do mundo. O Design Thinking evitou as diferenças entre experiências físicas e digitais.

Segundo o CEO da IDEO, Tim Brown:

“O design thinking é uma abordagem centrada no ser humano para a inovação que se baseia no kit de ferramentas dos designers para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para sucesso dos negócios.”

Grandes marcas do mundo, como Apple e Google, já adotaram a abordagem do design thinking há anos e também as principais universidades do mundo, como a Stanford, Harvard e outras, já ensinam essa abordagem, mas antes de sair em desespero para aplicar o design thinking na sua software house, vamos entender o que é, qual sua importância e porque ganhou tanta popularidade nos últimos anos. 

Continue a leitura.

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O que é Design Thinking?

Vamos começar em termos simples,  o design thinking é um processo que usa soluções criativas e práticas para resolução de problemas. Principalmente os designers usam esse processo, mas sua aplicação pode ser encontrada em outros setores, como negócios, arquitetura e engenharia.  

O design thinking, ajuda a envolver uma pessoa em várias oportunidades, como experimentar e criar um modelo de protótipo, coletar feedback dos clientes e redesenhar o produto usando soluções inovadoras.

No centro da abordagem, você tem em vista entender melhor seus usuários. Então, resumindo, o design thinking é uma abordagem baseada em soluções para resolver problemas de experiência do usuário

Uma breve história do Design Thinking

Não existe um evento específico que consigamos identificar a origem desse conceito, mas essencialmente o design thinking surgiu entre os anos 50 e 60, quando engenheiros, arquitetos, designer e cientistas, se uniram para entender as significativas mudanças na sociedade pós-guerra e 3º revolução industrial.  

Os primeiros autores que escreveram sobre o design thinking foram John E. Arnold em  Creative Engineering  (1959) e L. Bruce Archer em  Systematic Method for Designers  (1965). 

Porém, foi um cientista cognitivo e ganhador do Prêmio Nobel, Herbert A. Simon, que mencionou o design thinking como uma “forma de pensar” e como uma abordagem, em seu livro "The Sciences of the Artificial", de 1969, que contribuiu para os princípios da abordagem.   

Então, a partir da década de 70, o design thinking uniu os recursos humanos e as necessidades tecnológicas e estratégicas para se desenvolver ao longo dos anos, tornando-se umas das metodologias mais inovadores existentes hoje. 

4 princípios do design thinking: 

O design thinking é muito mais do que apresentar soluções criativas e os quatro princípios abaixo, reunidos pelos professores,  Christoph Meinel e Harry Leifer do Hasso-Plattner Institute of Design da Stanford University, Califórnia, são importantes para criar um processo de design completo e eficaz, confira:

4 princípios do design thinking

image source: careerfoundry.com

 

1º Princípio: “A Regra Humana”

Independente do contexto, toda atividade do design é social e toda inovação deve ser centrada no ser humano. 

Essa regra afirma que os usuários devem ser o ponto focal do design de seus produtos e serviços, entendendo suas necessidades, como ele se comporta e pensa. É necessário empatia para entender o usuário e assim, criar soluções criativas para problemas reais. 

2º Princípio: A regra da Ambiguidade

Essa regra faz referência ao fenômeno de que a ambiguidade é inevitável, não sendo possível, removê-lo ou simplificá-lo, enfatizando a importância de experimentar os limites do conhecimento para  enxergar as coisas de maneiras diferentes.

Explorando assim, diferentes opções para resolver o mesmo problema.

3º Princípio: Todo design é um redesign

Mesmo que a tecnologia e a sociedade mudem e evoluam, as necessidades humanas básicas serão sempre as mesmas, você deve se lembrar dessas necessidades sempre que for criar seu produto, assim, apenas redesenhamos os meios de resolver o problema, atender as necessidades ou alcançar os resultados desejados. 

4º Princípio: A regra da tangibilidade

A regra aqui é a criação de protótipos tangíveis para a comunicação eficaz das ideias. Esses protótipos ajudarão a perceber quais ideias funcionam e quais não, ajudando a criar um processo de design perfeito. 

As 5 fases do design thinking: 

Agora que vimos os princípios, vamos falar sobre as fases universais do design thinking, proposto pela Hasso-Plattner Institute em Stanford.

As 5 fases do design thinking

image source: careerfoundry.com

 

Fase 1: Empatia

A empatia é o ponto de partida do design thinking  para se obter uma visão do problema que se propõe a resolver.

Você deve tentar obter uma compreensão empática do problema e normalmente essa compreensão virá por meio da pesquisa com usuários, buscando entender as necessidades, objetivos, desejos e dores do usuário. 

Aqui você deve se livrar de qualquer suposição ou ideia preconcebida para assim, ter total empatia com o usuário.

Fase 2: Definição

Essa é a hora de definir sua pesquisa sobre um problema. É hora de analisar e sintetizar suas observações para encontrar os pontos problemáticos do usuário. Sua pesquisa empática da fase 1 o ajudará  a definir a declaração do problema de uma perspectiva mais centrada no ser humano. 

Quais são as barreiras e dificuldades que os usuários vivenciam? Quais são os desafios padrões comuns entre os usuários entrevistados? Qual o maior problema do usuário que precisamos resolver?

No final dessa fase, é onde teremos uma declaração do problema. Mas sem se esquecer de enquadras essa declaração de forma centrada no usuário, ou seja, invés de dizer: "precisamos resolver...", enquadre a ideia para seus usuários: "Moradores das cidades rurais..."

Agora declarado o problema, vamos para a fase 3.

Fase 3: Ideação

Agora que já se tem a compreensão dos problemas do usuário e uma declaração do problema, você poderá começar a trabalhar nas ideias para as possíveis soluções. 

É a hora da criatividade! Existem vários métodos de ideação, como mapeamento metal e brainstorming, focando em desenvolver o maior número de ideias e no final deste processo, você terá uma lista de possíveis soluções para testar na próxima etapa. 

Fase 4: Prototipação

Essa fase é a fase da experimentação, de transformar as ideias em itens tangíveis. A prototipagem envolve a curadoria de suas melhores ideias e colocá-las em forma. 

O objetivo aqui é testar os protótipos e identificar eventuais falhas ou limitações. A prototipagem permite que se entendam como os usuários normalmente se comportariam ou reagiriam a qualquer solução específica, ajudando-os a formar uma solução mais realista que pode ser adotada em uma escala maior.

Fase 5: Teste

Depois da construção dos protótipos, esta é a fase de testar as melhores soluções, é agora que você coletar feedbacks para melhorar o design do seu produto. 

Os resultados dessa etapa servem para refinar ainda mais a solução final, já que na maioria das vezes, as soluções identificadas na fase de prototipação sofrem grandes alterações ou são até descartadas para que se adéquem às necessidades reais do usuário. 

O objetivo desta fase é então uma ter solução testada e comprovada que suportará os obstáculos ambientais e as expectativas dos usuários. 

Por que o Design Thinking é importante?

Agora que já vimos mais detalhes sobre o processo de design thinking, vamos entender porque é tão importante. 

Existem vários benefícios em se implantar o design thinking na sua empresa:

  • Resolve necessidades humanas concretas, já que fornece soluções cruciais para resolver as necessidades humanas de forma eficaz;
  • Enfrenta problemas difíceis ou ambíguos, já que visa criar produtos que resolvam problemas ambíguos ou difíceis do usuário;
  • Melhor experiência do usuário, porque toda empresa precisa se comunicar de forma eficaz e a melhor maneira de ouvir o seu cliente é através do design thinking;
  • Soluções inovadoras, já que o design thinking ajuda a criar soluções inovadoras para resolver os pontos problemáticos do consumidor.
  • Processo de trabalho mais eficiente porque essa abordagem ajuda a organizar e agilizar seu processo de design.

Por que o Design Thinking atrai as principais empresas?

Já que o design thinking é uma abordagem focada na empatia para a resolução dos problemas através da experimentação e inovação, ele se torna uma metodologia orientada para a solução, invés da identificação de problemas. 

Essa ideologia foi que tornou o design thinking, o queridinho entre os grandes líderes, que estão sempre procurando maneiras de inovar. 

Vou deixar aqui um link sobre como Indra Nooyi, CEO da PepsiCO, transformou o Design Thinking em Estratégia

Atualmente vemos um número crescente de problemas sem precedentes, obrigando os designers e as empresas a reconsiderar o comportamento humano e as reações às mudanças e soluções. 

O design thinking é o caminho para se entender o ser humano de forma estruturada. 

É uma metodologia não linear que envolve empatia, ideação, prototipagem e implementação para lidar com questões complexas. Qualidades como empatia e curiosidade são o que tornam o design thinking uma metodologia única de resolução de problemas, mas talvez seja a ênfase no comportamento humano que o torna ainda mais incrível! 

Aplicação do Design Thinking na área de TI

A área de TI, desenvolve muitos produtos que exigem testes e avaliações de qualidade. Essa indústria precisa ter empatia com seus usuários e não apenas implantar tecnologias. 

É importante lembrar que TI não é apenas sobre tecnologia e produtos, mas também sobre processos e pessoas, sendo necessário, um brainstorming periódico de possíveis ideias para resolver os problemas dos clientes, e é aí que o design thinking entra.

Foco na experiência

Você realmente se preocupa com a experiência dos seus usuários/clientes? Então te convido a ler os demais artigos sobre experiência aqui no nosso blog.
Clique no botão abaixo e confira:

Nos últimos anos, tornou-se essencial desenvolver e aperfeiçoar a habilidade de entender o ser humano, já que considerando os avanços na tecnologia, o mundo tornou-se cada vez mais interconectado e complexo, e o design thinking fornece um meio para lidar de uma maneira ampla e centrada no ser humano. 

Isso nos permite pensar fora da caixa e entender a resolução de problemas em um nível um pouco mais profundo e de forma inovadora. 

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Karina Harumi
Karina Harumi
UX Designer, Analista SEO e Analista WEB na TecnoSpeed e Casa do Desenvolvedor, focada em experiência do usuário e performance. Uma boa experiência é tudo. ♡

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