Afinal, o que é metaverso?

Afinal, o que é Metaverso?

Afinal o que é metaverso?
 

Para você, o metaverso pode ser uma grande novidade tecnológica. Mas, será que esse termo é tão novo assim? Vamos descobrir.

 

Tempo de Leitura: 8 minutos

Sabemos que a paixão que temos por novos tipos de tecnologia é a mesma paixão que você aí também tem!

Desde o início do ano passado (2021), essa palavra permeou a curiosidade dos squads de desenvolvimento, das tchurmas de T.I. nas faculdades e até as senhorinhas mais antenadas, afinal, todos queriam saber o que era o metaverso.

Até as pesquisas pela palavra-chave “metaverso”, de acordo com o Google Trends, ganhou uma super força de outubro a dezembro do último ano.

Isso ganhou força maior “na boca do povo”, inclusive, pela troca de nome da empresa Facebook que também, ao final de 2021, se apresentou de uma nova forma, com uma nova identidade, denominada Meta.

Mark Zuckerberg, o fundador da empresa, fez o pronunciamento, e a novidade veio associada a essa nova dimensão chamada metaverso.

A popularização dessa nova tecnologia, levou as pessoas a um alto grau de curiosidade e é claro que não deixaríamos de trazer um pouco sobre esse tema aqui na Casa do Desenvolvedor.

"Escolhemos 'Meta' porque pode significar 'além' e capta nosso compromisso com a construção de tecnologias sociais que nos levam além do que a conexão digital torna possível hoje", palavras do tio Mark Zuck, reforçando que a empresa está a cada dia voltando seus esforços para a elaboração de uma plataforma 100% imersiva, onde seja possível todos os usuários estarem dentro da experiência, e não apenas olhando para ela, que é a forma atual como interagimos com nossas telas visualizadoras do mundo digital.

Então, primeiramente, vamos entender o que é metaverso.

Conheça a Casa do Desenvolvedor

O conceito metaverso

Essa palavra gera certa polêmica, mas você vai ver que, de certa forma, é bem simples de entender (pelo menos até agora).

Pensando no significado bruto, a palavra “meta” vem do dialeto grego e realmente significa “além”. E juntando com universo, ir além de vários universos, ir além inclusive do universo que consideramos físico aqui e agora.

O metaverso nada mais é do que um meio digital de levar a vida real para o mundo virtual, assim, as pessoas teriam uma experiência completa de vida real dentro do ambiente virtual. 

Tudo isso se tornará possível através do uso de tecnologias como realidade virtual ou realidade aumentada. É um espaço virtual compartilhado, passível de inserir pessoas e coisas reais num universo digital. 

De maneira simples, seria como a cópia de uma realidade física, mas de forma aprimorada, com ambientes imersivos, existindo em tempo real, que é acessada em ambiente virtual.

Esse “metauniverso” irá possuir, inclusive, uma economia virtual funcional, parte baseada em criptomoedas, e parte em bens e ativos digitais, como os NFTs.

Alguns acreditam que o metaverso é uma evolução da internet, com a promessa de possuir diversos ambientes digitais coexistindo com a realidade não-virtual.

Metaverso de maneira prática

Dentro do metaverso, os usuários serão capazes de realizar quase todas as atividades que possam imaginar, como ter interações com colegas, manter um relacionamento com a família, ter um trabalho, se divertir, adquirir conhecimento, fazer compras, ser criativo, e também passar por outras experiências completamente diferentes, que não se encaixam na forma atual de como pensamos e utilizamos os equipamentos computadorizados atualmente.

Viveria em um mundo cujas experiências de vida seriam sempre pré-aprovadas por você mesmo(a). Diferente da vida no mundo real - onde não temos como deduzir a maioria das coisas que nos acontecem - no metaverso você já teria o controle de tudo (ou quase tudo) que for programado.

Para muitos, essa seria a realização de um sonho: ter a casa que quiser, namorar com quem desejar, criar a própria aparência, são apenas algumas das muitas vantagens de se viver no metaverso, e as promessas do que vêm por aí são bem maiores do que isso. Continue aqui conosco neste artigo.

Uma ideia não tão nova, com atitudes bem modernas

Agora vamos sacodir um pouquinho aí sua memória?

A ideia de metaverso (ou ao menos a ideia de realidade paralela) foi primeiramente desenvolvida no famoso romance de ficção científica Snow Crash, criado em 1992 por Neal Stephenson. Se você já era nascido(a) nessa época, comente aqui embaixo do artigo, ou se você não faz ideia do que estou falando hehehe – Já fica a dica para leitura desse clássico que se tornou referência para a criação posteriores de ambientes e realidades virtuais.

Embora que a ideia de um metaverso já tenha sido ficção, agora é uma possível realidade em um futuro bem próximo.

No metaverso será utilizada uma forma de realidade aumentada e todos os usuários terão a missão de controlar um personagem ou um avatar, baseados em suas características físicas ou até totalmente diferentes do que realmente são, essa é uma das possibilidades para quem busca o metaverso.

Quem não se lembra da febre que foi o bonequinho 3D Buddy Poke do nosso finado Orkut? Hehehe Bom, não tão finado assim, em abril de 2022, o criador do Orkut, o engenheiro de software Orkut Buyukkokten, reativou o site e deixou uma mensagem que logo haverão novidades pela frente. Será que o Orkut vai voltar como uma rede no metaverso também? Fica aí a reflexão!

Outra possibilidade interessante é realizar reuniões de realidade mista com um Óculos VR em seu escritório virtual, e participar de palestras em qualquer parte do mundo.

Se você é desenvolvedor e seu foco são plataformas em e-commerces, por exemplo, aí a experiência dos clientes não teria limites, iria desde a experimentar roupas ou acessórios, até dirigir um carrão que nem mesmo estaria em seus planos de compra nesse mundão físico atual.

Além de tudo isso, você ainda cuidaria das suas finanças usando criptomoedas e poderia decidir gastar ali mesmo no metaverso, ou em compras para a sua casa real.

Brincando mais um pouco com essa nova cyberrealidade, já existem algumas formas de realidade virtuais ultra conhecidas, principalmente no mundo dos jogos eletrônicos. Jogos como Second Life, The Sims e Fortnite ou ferramentas de socialização profissional como o Gather.town, reúnem elementos de nossas vidas dentro desses mundos online. 

Algumas pessoas passaram e ainda passam boa parte do seu tempo fazendo uso dessas vidas paralelas, quem sabe em suas mentes, seus verdadeiros “EUs” melhorados, e em vidas construídas de formas “mais interessantes”, e que até tomam um espaço de tempo tão quanto ao tempo de vida no mundo físico da vida real.

E falando claro da indústria do cinema, Hollywood também já nos presenteou com filmes de ficção científica, como Jogador Nº 1, Os Substitutos, Minority Report, Free Guy, por exemplo, que mostram como seria a vida no uso do metaverso. 

Embora esses aplicativos e filmes tenham alguma semelhança com a proposta do metaverso, ele ainda não existe em sua totalidade, de fato, de maneira que tenhamos exemplos mais bem desenhados, se não no mundo das ideias virtuais, já que é um universo ainda em construção. 

Como o metaverso funciona atualmente?

Muitas promessas estão sendo feitas, mas a realidade até agora apresentada ainda é bem física e menos virtual. Para entrar no metaverso atualmente, o usuário vai precisar de:

1. Óculos de realidade virtual

Para estar dentro do metaverso propriamente dito e poder sentir, ouvir, participar e interagir nesse universo digital, você precisará estar utilizando os óculos e fones de ouvidos específicos para esse fim, e com o uso desses aparelhos é que você terá uma experiência realmente imersiva, 3D, enxergando as ações e atividades recorrentes no metaverso;

2. Joysticks

Sim, os manípulos eletrônicos que utilizamos em nossas jogatinas. São eles que vão fazer você tocar as coisas nessa realidade, eles vão permitir que você interaja com o real e com o virtual;

3. NFTs

Esta é uma sigla utilizada para tokens não fungíveis, que significa que algo é único e insubstituível, diferente por exemplo do dinheiro, que é um item fungível e pode ser trocado por outro. O possível uso das NFTs é muito amplo, e aqui você poderá ter a posse de obras de arte, comprar um terreno dentro de um ambiente virtual, e ter itens únicos e exclusivos dentro dessa realidade. Através das NFTs você tem um certificado de posse, e as possibilidades que estão surgindo para esse tipo de aquisição são infinitas e promessa de lucros astronômicos; 

4. Criptomoedas

Este é o dinheiro digital do metaverso. É com ele que você fará transações e adquirirá bens ou até serviços dentro da plataforma digital. Um exemplo para o uso dessas moedas é a compra de um terreno (LAND) em um jogo bem comentado da atualidade, o Decentraland. Lá você usa a moeda MANA e realiza transações como no mundo real. Aliás, esses negócios realizados dentro do jogo já vem tendo grandes impactos em finanças reais.

Inúmeros profissionais do mundo todo permanecem trabalhando no desenvolvimento dessas e outras ferramentas tecnológicas para melhorar esses dispositivos e recursos, a fim de torná-las mais precisas, com sensores mais aprimorados, rodando legal, e, quem sabe, torna-los mais acessíveis a longo prazo para aumentar a adesão de usuários.

E como as empresas estão entrando no metaverso?

Grandes empresas brasileiras e de outras nacionalidades já estão investindo em um ambiente semelhante ao metaverso, com o objetivo de modernizar suas aplicações, ganhar notoriedade em ambientes digitais, sem falar em encantar e criar mais proximidade com os seus clientes e, assim, atrair maior visibilidade para seus negócios. Negócios inclusive que já estão fazendo ações nesses ambientes virtuais.

Da mesma maneira que a Meta (Facebook) vem ampliando seus investimentos no leque da tecnologia virtual, empresas de inúmeros segmentos iniciaram suas jornadas para acompanhar e participar dessa realidade.

Muitos começaram apostando em seus avatares e investindo na divulgação de uma marca através de jogos imersivos, onde o cliente é levado a conhecer um negócio enquanto passeia nas ruas de Fortinite (que é um dos 10 jogos mais jogados do mundo), por exemplo. Esta é uma excelente estratégia de Marketing para diversos tipos de empreendimentos que desejam trazer novas experiências dentro de seus nichos.

Enfim, muitas possibilidades ainda estão por vir para aqueles que estão dispostos a atuar no metaverso. Mas, uma coisa é certa, gigantes como a Meta de Mark Zuckerberg estão investindo pesado nessa realidade. Não por acaso, o metaverso é a promessa de um mercado gigantesco e cheio de oportunidades. A própria monetização desse início de criação dos ambientes, locais, terrenos e também dos avatares, como suas roupas, adornos e utensílios já podem ser adquiridos e já estão gerando lucro dentro do metaverso.

Para as empresas que desejam ingressar nessa tecnologia, as promessas de rentabilidade são verdadeiramente imensas. Muitos investidores já estão à frente dos seus concorrentes, estudando a fundo e buscando uma forma de trazer os seus produtos ou serviços para a plataforma. 

Atualmente, os jogos são os maiores responsáveis pela divulgação dessa tecnologia e é através deles que temos uma pequena ideia de como será o metaverso no futuro.

Para os céticos, fica a certeza de que o metaverso não vai passar dos consoles e pcs, porém, a realidade das NFTs já deixa á mostra a ponta desse imenso iceberg e muitas empresas já sonham com o seu pedacinho de “terra” nesse vasto mundo virtual e repleto de possibilidades.

Algumas startups de desenvolvimento de web3 já estão trabalhando para trazer plataformas imersivas para o país. Inclusive, uma notícia muito legal que posso informar é que, por exemplo, o primeiro condomínio do mundo no Metaverso está à venda em cidade de Maringá, no Paraná, sendo a primeira cidade do mundo a disponibilizar um complexo residencial dentro do Metaverso. 

E pasmem, o condomínio já está com 60% de seus apartamentos pré-reservados e, com a aquisição, os compradores ganham dois NFTs. 

Se depender do empenho dos desenvolvedores, o metaverso logo será uma realidade mais do que oficial, e também uma nova oportunidade para gerar lucro para as suas organizações. Já pensou em levar sua software house para o metaverso?

Fica a dica, para aqueles que não têm medo nem limites para investir! O metaverso é a promessa de um futuro próspero e a cada dia mais próximo da nossa então “realidade”.

Não deixe de acompanhar o Blog da Casa do Desenvolvedor, esse é o seu local informativo e você pode realizar trocas muito produtivas no nosso Fórum, com outros programadores, T.I. e engenheiros de software, acesse pelo botão abaixo:

E você, o que acha desse tal metaverso? Deixe seu comentário aqui abaixo pra gente interagir!

Até mais!

Laís Luz
Laís Luz
Graduada em Ciência da Informação e apaixonada por tecnologia. Assistente de Marketing da TecnoSpeed.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo