UX Writing: Sua importância na hora de desenvolver um software.

UX Writing: Sua importância na hora de desenvolver um software.

O Ux Writing é mais que design de conteúdo. É a estratégia de conteúdo para melhor experiência do usuário com seu produto.

Tempo de Leitura: 6 minutos

O UX Design é uma área complexa, que engloba inúmeras disciplinas, tais como, arquitetura da informação, design de interação, ui design, pesquisa com usuário, testes de usabilidade e entre outros. Os profissionais da área trabalham em conjunto para um objetivo maior, fornecer uma experiência do usuário o mais agradável possível. 

Quem trabalha com tecnologia, com certeza, já ouviu falar do termo UX Writing, ou escrita de UX, mas ela ainda é muitas vezes, subestimada. Então hoje, mostraremos o quanto ela é importante na hora de desenvolver  um produto centrado na experiência do usuário. Vem com a gente!

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O que é UX Writing?

UX writing é o processo de criação de textos que aparecem por todos os pontos de contato com o usuário em produtos digitais, como, sites, softwares, aplicativos, etc. 

Não é apenas um texto decorativo, ela informa, orienta, incentiva e ajuda o usuário a agir. O UX writing se difere bastante da técnica de copywriting, mas falaremos sobre isso mais além. 

Podemos perceber que os aplicativos e sites estão ficando cada vez mais complexos, por isso, essa profissão está ganhando ainda mais notoriedade, já que a necessidade de orientação clara nos produtos cresce no mesmo ritmo da sua complexidade.

Porém, mais do que isso, à medida que esses produtos acompanham cada vez mais a nossa  rotina, como usuário, buscamos aqueles que nos proporcionam a experiência mais natural e fluida. 

Mas o que realmente faz um Ux Writer?

Rapidamente falando, os ux writers escrevem as microcópias de um produto digital, o que inclui o texto de botões, menus, mensagens de erro, notas de segurança e muitos mais. Porém, não é apenas isso, eles possuem a tarefa de entregar a mensagem do produto de dentro para fora - em todos os pontos de contato com o usuário, ou seja, desde o botão dentro de um site até os e-mails e notificações push. 

Para criar uma ótima cópia de UX, os ux writers precisam não apenas criar uma cópia consistente, livre de erros técnicos e erros de digitação, mas também ter uma compreensão completa da experiência do usuário final do produto para o qual estão escrevendo. 

Eles precisam facilitar para os usuários seguirem o caminho que leva a um resultado específico de maneira lógica e intuitiva.

Muitos ux writers são antigos redatores, porém, o objetivo aqui não é apenas vender um produto, mas sim, criar valor aos usuários para eles terem uma experiência que melhorará sua vida. Lembra quando os softwares vinham com manual? Pois é, era só o começo da área de ux writing.

Olhando assim, parece fácil e simples não é mesmo? Mas, a realidade é que o ux writer precisa ter conhecimento dos princípios do design, da psicologia e uma compreensão profunda das necessidades do usuário. 

Outro ponto é que o ux writer não passa o dia inteiro só escrevendo microcópias. São responsáveis também por colaborar na criação da voz de uma marca ou produto, garantindo que todos os criadores de conteúdo da empresa entendam e usem facilmente esta voz. 

São responsáveis por criar o guia de estilo do conteúdo - um documento que descreve os princípios e diretrizes da redação que a empresa utilizará em todo seu produto e marca. 

Então, resumindo, confira algumas das principais responsabilidades dos escritores de UX:

  • Desenvolver o guia de estilo de escrita da empresa. 
  • Criar e executar a estratégia de conteúdo, para curto e longo prazo. 
  • Escrever microcópias de botões, mensagens importantes, notificações push, etc.
  • Redação para pesquisas, chatbots, formulários, imagens, vídeos e e-mails. 
  • Colaborar com diferentes departamentos da empresa, tais como, jurídico, financeiro, departamento pessoal, etc.
  • Compreender as métricas do produto e alinhar com a estratégia de conteúdo. 

Ux Writing x Copywriting: 

Não confunda ux writing com copywriting. Enquanto os escritores de UX fazem parte do processo de design (e trabalham em equipes de design/produto), os copywriters cuidam da parte de escrever para atrai leads, os convertendo em clientes e ajudam a mantê-los.

Confira algumas diferenças:

Ux Writing Copywriting

Usa palavras simples para explicar as coisas

Usa palavras específicas para atrair clientes

Orientado para o produto

Orientado para vendas

Trabalha com designers

Trabalha com profissionais de marketing

Compartilha conversas

Conta histórias

Escreve para as necessidades dos clientes

Diz aos clientes como se sentir

Quer tornar um produto simples de usar

Quer vender um produto para você

A importância do Ux Writing para sua Software House.

Todo usuário precisa de alguma orientação ao usar um produto digital, por mais simples que pareça ser. O Ux Writing preenche a lacuna entre o ui design e a usabilidade do produto com o usuário. 

Como Patrick Stafford falou no Inside Design, o ux writing está sendo chamado de habilidade "unicórnio" no Vale do Silício, já que as empresas e equipes de design estão percebendo que as palavras são tão importantes para o design quando o wireframe. 

Então, veremos por que é tão importante ter um ux writer na sua Software House?

  1. Estes escritores usam uma linguagem mais conversacional, focado  em facilitar o entendimento do produto para o usuário. 
  2. Conseguem adicionar sentimentos às palavras e obter uma resposta emocional dos usuários. 
  3. Conseguem manter a consistência da marca enquanto seguem o estilo da empresa, seu tom de voz, etc. 
  4. São detalhistas e tendem a não se perder em erros ortográficos, vírgulas mal colocadas ou frases com duplo sentido, tornando o produto mais confiável. 

Alguns pontos merecem destaque, tais como:

Empatia com os usuários:

Como já falamos, o UX writing determina o tom da comunicação do design com os usuários, permitindo uma maior conexão humana entre ele e a interface do produto. 

O papel da empatia aqui não se difere do mundo real, assim, empatia é entender as emoções de outras pessoas e refletir sobre a maneira como você interage com elas. 

Uma mensagem simples como - "um momento, por favor..." - ajuda a transmitir paciência nos usuários para aguardarem a conclusão de um processo ou o carregamento de uma tela. 

O mesmo vale para uma mensagem de formação de confiança - "Não se preocupe, nunca compartilharemos seus dados.".

Toque humano:

Convenhamos, exceto se o app seja para comunicação, o objetivo principal dos produtos digitais não é a comunicação humana. 

Assim, o ux writing ajuda a preencher a lacuna entre a máquina e o ser humano, formando vínculos mais fortes, fazendo o usuário se sentir mais à vontade para interagir os produtos e investir mais tempo para utilizá-lo. 

Um exemplo dessa interação humana? O mascote do DuoLingo, mesmo que seja um personagem virtual, possui uma escrita que proporciona incentivo e entusiamo aos usuários à medida que progridem nas aulas, tornando o aprendizado de um novo idioma mais envolvente e rico.

Impulsionando o engajamento e melhorando as conversões:

O Ux Writing também colabora e causa um impacto visível no envolvimento e conversão dos usuários.  A escrita de UX concisa e clara pode centralizar o foco de toda uma interação em um objetivo específico, tornando os usuários mais produtivos e aproveitando seu poder para melhorar o engajamento.

Comunicando-se claramente para criar interações mais suaves

Existem inúmeras formas do usuário se comunicar com uma interface e vice-versa. 

Mesmo que argumentemos que nenhum meio de comunicação é tão clara e eficiente como o Ux Writing, é necessário entender que ler é uma ação que fazemos o tempo todo, já entender as microinterações impõe uma carga cognitiva maior. 

Por exemplo, é possível entender que ao redefinir uma senha, um contorno vermelho no campo de senha sugere que algo não atende os requisitos, mas sem o feedback informando ao usuário o que exatamente está faltando - seja um caractere maiúsculo ou um número - é difícil e mais demorado para ele criar uma senha que atenda todos os requisitos. Então, o ux writing pode suavizar a interação do usuário com a interface. 

Ux Writing aumenta sua lucratividade:

A linguagem tem um impacto enorme nos negócios. No Google I/O '17, Maggie Stanphill, diretora de UX do Google, mostrou que a mudança de duas palavras no produto Google Travel, na parte de hotéis, melhorou significativamente o engajamento dos usuários. 

Antes da pesquisa, o rótulo utilizado era "Reservar um quarto", mas a equipe de Maggie percebeu que a frase era muito comprometedora nessa fase inicial do processo de tomada de decisão do usuário. 

Então, alteraram para "Verificar disponibilidade", e perceberam um aumento no engajamento de 17%. Mostrando que o ux writing, quando bem executada, tem o potencial de aumentar a receita e resultados da empresa. 

UX Writing veio para ficar!

Como podemos ver resumidamente, o UX writing é fundamental para uma excelente experiência do usuário com seu produto. Lembre-se de priorizar a simplicidade, clareza, eficiência e de se permanecer fiel à voz da marca. 

Mantenha a mente voltada aos usuários e crie empatia usando a linguagem certa.

Afinal, seu objetivo é ajudar os usuários a descobrir como usar seu produto com sucesso.
Quer saber o que é preciso para se tornar um Ux Writer? Então, deixe abaixo nos comentários o seu interesse e fique de olho no nosso blog. 

Vamos também conversar sobre experiência? Acesse nosso fórum e nos encontramos por lá!

Karina Harumi
Karina Harumi
UX Designer, Analista SEO e Analista WEB na TecnoSpeed e Casa do Desenvolvedor, focada em experiência do usuário e performance. Uma boa experiência é tudo. ♡

2 Comments

  1. Danilo Ribeiro disse:

    Excelente artigo! 😁

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