O Ux Writing é mais que design de conteúdo. É a estratégia de conteúdo para melhor experiência do usuário com seu produto.
Tempo de Leitura: 6 minutos
O UX Design é uma área complexa, que engloba inúmeras disciplinas, tais como, arquitetura da informação, design de interação, ui design, pesquisa com usuário, testes de usabilidade e entre outros. Os profissionais da área trabalham em conjunto para um objetivo maior, fornecer uma experiência do usuário o mais agradável possível.
Quem trabalha com tecnologia, com certeza, já ouviu falar do termo UX Writing, ou escrita de UX, mas ela ainda é muitas vezes, subestimada. Então hoje, mostraremos o quanto ela é importante na hora de desenvolver um produto centrado na experiência do usuário. Vem com a gente!
O que é UX Writing?
UX writing é o processo de criação de textos que aparecem por todos os pontos de contato com o usuário em produtos digitais, como, sites, softwares, aplicativos, etc.
Não é apenas um texto decorativo, ela informa, orienta, incentiva e ajuda o usuário a agir. O UX writing se difere bastante da técnica de copywriting, mas falaremos sobre isso mais além.
Podemos perceber que os aplicativos e sites estão ficando cada vez mais complexos, por isso, essa profissão está ganhando ainda mais notoriedade, já que a necessidade de orientação clara nos produtos cresce no mesmo ritmo da sua complexidade.
Porém, mais do que isso, à medida que esses produtos acompanham cada vez mais a nossa rotina, como usuário, buscamos aqueles que nos proporcionam a experiência mais natural e fluida.
Mas o que realmente faz um Ux Writer?
Rapidamente falando, os ux writers escrevem as microcópias de um produto digital, o que inclui o texto de botões, menus, mensagens de erro, notas de segurança e muitos mais. Porém, não é apenas isso, eles possuem a tarefa de entregar a mensagem do produto de dentro para fora - em todos os pontos de contato com o usuário, ou seja, desde o botão dentro de um site até os e-mails e notificações push.
Para criar uma ótima cópia de UX, os ux writers precisam não apenas criar uma cópia consistente, livre de erros técnicos e erros de digitação, mas também ter uma compreensão completa da experiência do usuário final do produto para o qual estão escrevendo.
Eles precisam facilitar para os usuários seguirem o caminho que leva a um resultado específico de maneira lógica e intuitiva.
Muitos ux writers são antigos redatores, porém, o objetivo aqui não é apenas vender um produto, mas sim, criar valor aos usuários para eles terem uma experiência que melhorará sua vida. Lembra quando os softwares vinham com manual? Pois é, era só o começo da área de ux writing.
Olhando assim, parece fácil e simples não é mesmo? Mas, a realidade é que o ux writer precisa ter conhecimento dos princípios do design, da psicologia e uma compreensão profunda das necessidades do usuário.
Outro ponto é que o ux writer não passa o dia inteiro só escrevendo microcópias. São responsáveis também por colaborar na criação da voz de uma marca ou produto, garantindo que todos os criadores de conteúdo da empresa entendam e usem facilmente esta voz.
São responsáveis por criar o guia de estilo do conteúdo - um documento que descreve os princípios e diretrizes da redação que a empresa utilizará em todo seu produto e marca.
Então, resumindo, confira algumas das principais responsabilidades dos escritores de UX:
- Desenvolver o guia de estilo de escrita da empresa.
- Criar e executar a estratégia de conteúdo, para curto e longo prazo.
- Escrever microcópias de botões, mensagens importantes, notificações push, etc.
- Redação para pesquisas, chatbots, formulários, imagens, vídeos e e-mails.
- Colaborar com diferentes departamentos da empresa, tais como, jurídico, financeiro, departamento pessoal, etc.
- Compreender as métricas do produto e alinhar com a estratégia de conteúdo.
Ux Writing x Copywriting:
Não confunda ux writing com copywriting. Enquanto os escritores de UX fazem parte do processo de design (e trabalham em equipes de design/produto), os copywriters cuidam da parte de escrever para atrai leads, os convertendo em clientes e ajudam a mantê-los.
Confira algumas diferenças:
Ux Writing | Copywriting |
---|---|
Usa palavras simples para explicar as coisas |
Usa palavras específicas para atrair clientes |
Orientado para o produto |
Orientado para vendas |
Trabalha com designers |
Trabalha com profissionais de marketing |
Compartilha conversas |
Conta histórias |
Escreve para as necessidades dos clientes |
Diz aos clientes como se sentir |
Quer tornar um produto simples de usar |
Quer vender um produto para você |
A importância do Ux Writing para sua Software House.
Todo usuário precisa de alguma orientação ao usar um produto digital, por mais simples que pareça ser. O Ux Writing preenche a lacuna entre o ui design e a usabilidade do produto com o usuário.
Como Patrick Stafford falou no Inside Design, o ux writing está sendo chamado de habilidade "unicórnio" no Vale do Silício, já que as empresas e equipes de design estão percebendo que as palavras são tão importantes para o design quando o wireframe.
Então, veremos por que é tão importante ter um ux writer na sua Software House?
- Estes escritores usam uma linguagem mais conversacional, focado em facilitar o entendimento do produto para o usuário.
- Conseguem adicionar sentimentos às palavras e obter uma resposta emocional dos usuários.
- Conseguem manter a consistência da marca enquanto seguem o estilo da empresa, seu tom de voz, etc.
- São detalhistas e tendem a não se perder em erros ortográficos, vírgulas mal colocadas ou frases com duplo sentido, tornando o produto mais confiável.
Alguns pontos merecem destaque, tais como:
Empatia com os usuários:
Como já falamos, o UX writing determina o tom da comunicação do design com os usuários, permitindo uma maior conexão humana entre ele e a interface do produto.
O papel da empatia aqui não se difere do mundo real, assim, empatia é entender as emoções de outras pessoas e refletir sobre a maneira como você interage com elas.
Uma mensagem simples como - "um momento, por favor..." - ajuda a transmitir paciência nos usuários para aguardarem a conclusão de um processo ou o carregamento de uma tela.
O mesmo vale para uma mensagem de formação de confiança - "Não se preocupe, nunca compartilharemos seus dados.".
Toque humano:
Convenhamos, exceto se o app seja para comunicação, o objetivo principal dos produtos digitais não é a comunicação humana.
Assim, o ux writing ajuda a preencher a lacuna entre a máquina e o ser humano, formando vínculos mais fortes, fazendo o usuário se sentir mais à vontade para interagir os produtos e investir mais tempo para utilizá-lo.
Um exemplo dessa interação humana? O mascote do DuoLingo, mesmo que seja um personagem virtual, possui uma escrita que proporciona incentivo e entusiamo aos usuários à medida que progridem nas aulas, tornando o aprendizado de um novo idioma mais envolvente e rico.
Impulsionando o engajamento e melhorando as conversões:
O Ux Writing também colabora e causa um impacto visível no envolvimento e conversão dos usuários. A escrita de UX concisa e clara pode centralizar o foco de toda uma interação em um objetivo específico, tornando os usuários mais produtivos e aproveitando seu poder para melhorar o engajamento.
Comunicando-se claramente para criar interações mais suaves
Existem inúmeras formas do usuário se comunicar com uma interface e vice-versa.
Mesmo que argumentemos que nenhum meio de comunicação é tão clara e eficiente como o Ux Writing, é necessário entender que ler é uma ação que fazemos o tempo todo, já entender as microinterações impõe uma carga cognitiva maior.
Por exemplo, é possível entender que ao redefinir uma senha, um contorno vermelho no campo de senha sugere que algo não atende os requisitos, mas sem o feedback informando ao usuário o que exatamente está faltando - seja um caractere maiúsculo ou um número - é difícil e mais demorado para ele criar uma senha que atenda todos os requisitos. Então, o ux writing pode suavizar a interação do usuário com a interface.
Ux Writing aumenta sua lucratividade:
A linguagem tem um impacto enorme nos negócios. No Google I/O '17, Maggie Stanphill, diretora de UX do Google, mostrou que a mudança de duas palavras no produto Google Travel, na parte de hotéis, melhorou significativamente o engajamento dos usuários.
Antes da pesquisa, o rótulo utilizado era "Reservar um quarto", mas a equipe de Maggie percebeu que a frase era muito comprometedora nessa fase inicial do processo de tomada de decisão do usuário.
Então, alteraram para "Verificar disponibilidade", e perceberam um aumento no engajamento de 17%. Mostrando que o ux writing, quando bem executada, tem o potencial de aumentar a receita e resultados da empresa.
UX Writing veio para ficar!
Como podemos ver resumidamente, o UX writing é fundamental para uma excelente experiência do usuário com seu produto. Lembre-se de priorizar a simplicidade, clareza, eficiência e de se permanecer fiel à voz da marca.
Mantenha a mente voltada aos usuários e crie empatia usando a linguagem certa.
Afinal, seu objetivo é ajudar os usuários a descobrir como usar seu produto com sucesso.
Quer saber o que é preciso para se tornar um Ux Writer? Então, deixe abaixo nos comentários o seu interesse e fique de olho no nosso blog.
Vamos também conversar sobre experiência? Acesse nosso fórum e nos encontramos por lá!
2 Comments
Excelente artigo! 😁
Obrigada Danilo! 😀