UX Developer: porque você desenvolvedor precisa estudar UX Design.

UX Developer: Por que habilidades de UX Design melhoram sua carreira como desenvolvedor.

UX Developer: Por que habilidades de UX Design melhoram sua carreira como desenvolvedor.

Saber codificar não será mais suficiente. Compreender a experiência por trás do código é vital para que os desenvolvedores progridam em suas carreiras. Por isso, entenda agora o que é UX Developer.

Tempo de Leitura: 9 minutos

Você sabia que problemas técnicos são o principal motivo pelo qual usuários excluem um aplicativo de seus celulares? 

Segundo uma pesquisa realizada pela antiga Compuware - comprada em 2020 pela BMC, mais de 90% dos aplicativos baixados são excluídos após apenas um uso e essa mesma pesquisa, mostrou que 88% dos usuários nunca mais retornam a um site após uma experiência ruim.

Já falamos aqui de como o UX Desgin é um fator importantíssimo no desenvolvimento de um software, site ou aplicativo. Atualmente e cada vez mais, o usuário espera uma experiência extraordinária em tudo à sua volta. 

Neste artigo vamos falar sobre o UX Developer e, porque você como desenvolvedor deve se atentar ao UX Design para aumentar sua empregabilidade.

Conheça a Casa do Desenvolvedor

O que significa UX Developer e o que ele faz?

O termo UX Developer pode ser confuso para algumas pessoas e até um termo novo para a maioria, mas ele se encaixa no universo do UX entre o desenvolvimento tradicional e o design. O Ux Developer não é necessariamente um designer ou um desenvolvedor, mas ele precisa ter um olho para o design e também precisa ter experiência e conhecimento em programação. 

Eles são importantes tanto para a experiência do usuário quanto para o sucesso geral de um site, app ou software. Uma das principais responsabilidades é a criação de protótipos interativos que podem ser usados pelas equipes de design e programação para entender melhor como o projeto final deve ser. 

Quais habilidades um Ux Developer deve ter?

Além desse entendimento entre design e programação, o UX Developer precisa ter as seguintes habilidades:

  • Comunicar-se de forma assertiva. 
  • Ser capaz de criar protótipos interativos. 
  • Conseguir entender as limitações das equipes de design e de desenvolvimento. 

É trabalho do UX Developer garantir a comunicação entre as equipes, mantendo em mente as expectativas do usuário, sua usabilidade e encontrabilidade. Precisam ser capazes de pensar e falar a linguagem dos designers. É seu trabalho ajudar a traduzir sua visão para a equipe de desenvolvimento de uma forma que eles possam entender e aceitar. Essa pode ser uma peça crítica do quebra-cabeça em um projeto, especialmente se o design e as interações por trás dele forem complexos.

Diferença entre UX Developer e Desenvolvedor tradicional:

Uma das principais diferenças entre o UX developer e o desenvolvedor tradicional é o foco de cada disciplina. Ambos são preocupados em saber se o aplicativo, site, software, etc. funcionam ou não, mas o foco é diferente, para o Ux Developer, o foco é se as interações, o processo, o fluxo e a experiência geral do app funcionam para o usuário final. O app é intuitivo, simples e, o mais importante, atende os objetivos do usuário? Claro que o desenvolvedor tradicional também se preocupa em saber se o app funciona ou não, porém, o para ele, o aplicativo funciona se executar todos os itens listados nas especificações funcionais, entende a diferença?

Outra diferença está no conjunto de hard skills de cada tipo de desenvolvedor, claro que isso vai variar de uma pessoa para outra, mas, em geral, um desenvolvedor tradicional provavelmente terá algum diploma em ciência da computação e similares, dominam uma linguagem back-end, como Java, e estão familiarizados com todas as melhores práticas e padrões de design que existem. Já um Ux Developer, pode ter um diploma em ciência da computação, por exemplo, mas geralmente também possui algum certificado/curso na área de design e possuem mais apreço no desenvolvimento de front-end. 

Quais as vantagens e motivos para se tornar um UX Developer?

Certo, agora que explicamos rapidamente o que um UX Developer é e algumas de suas tarefas, vamos falar do porque você como desenvolvedor deve começar a estudar o UX Design. 

1. Você vai melhorar a cooperação entre as equipes

Se você sabe do que está falando, é mais fácil transformar suas ideias em palavras e assim, em ações. Adquirir conhecimento básico sobre experiência do usuário e habilidades de interface do usuário vão te ajudar a se comunicar melhor com os designers e outras partes interessadas. Melhorando a colaboração entre as equipes e será mais eficaz ao trabalhar com os designers. 

2. Você criará um produto ainda melhor.

Os designers e os ux developers compartilham o mesmo objetivo: criar um produto de sucesso que seja fácil para os usuários e eles queiram usar, então saber o que torna uma boa experiência do usuário te fará um desenvolvedor melhor. Basta dar uma olhada nas leis de experiência do usuário para começar, assim, entendendo o que usuários desejam e precisam, você conseguirá fornecer exatamente isso, sem perder tempo e esforços valiosos em recursos inúteis e retrabalho. 

3. Você vai deixar sua criatividade correr solta

A ideia de que os desenvolvedores não são criativos é geralmente equivocada, já que resolver problemas e bugs exige muita criatividade! A grande diferença para o UI/UX Design é que o processo criativo é muito mais visível para o usuário final. Se você quer mostrar ao mundo sua grandeza criativa, então o UX Design é um conhecimento que você deve adicionar à sua lista. 

4. Você não vai sair da sua zona de conforto

O mundo dos negócios seria muito mais eficaz se todos tivéssemos uma compreensão mais holística do que fazemos e alcançamos diariamente e isso vale para você, desenvolvedor. Uma boa notícia é que, como um desenvolvedor que se aventura nas águas desenconhecidas do UX Design, você perceberá que não sairá tanto da sua zona de conforto. Claro que o UX não se limita ao web design, de acordo com o BrainStation, mais de 74% dos UX designers se dedicam ao web design, o que é uma transição fácil para os desenvolvedores, mas o caminho pode ser as áreas de realidade virtual (VR) ou realidade aumentada (RA), onde apenas 5,6% dos Ux designers são ativos. 

5. Você será insubstituível

Apesar da área de programação seja muito requisitada pelas empresas e haja uma escassez de mão de obra, os profissionais de UX também estão entre os profissionais de tecnologia mais procurados atualmente. 

Ainda que a maioria das empresas ainda não tenha percebido a importância e os benefícios do UX Design, é surpreendente como a procura por esses profissionais disparou nos últimos anos, segundo uma pesquisa do LinkedIn de 2020. Então, essa é sua chance de adquirir essas habilidades e tornar-se vital para a empresa onde trabalha - seja ela pequena, onde seu conhecimento será altamente valorizado ou grande, onde você será a pessoa certa para pensar fora da caixa. 

6. Tenha habilidades que não podem ser automatizadas

Algumas habilidades não podem ser automatizadas e bem provável que um robô não poderá fazer isso tão cedo. Então, você para você como Ux Developer, poderá melhorar sua experiência, principalmente nesses três itens:

  • Empatia: entender a necessidade do cliente/usuário é fundamental para o UX, assim, você trabalhará muito sua empatia para construir um produto tendo em mente os desejos e necessidades dele.
  • Comunicação: A compreensão do ciclo de vida do desenvolvimento de ponta a ponta ajudará você a se comunicar melhor com as equipes, reduzindo a lacuna entre programadores e designers. 
  • Prototipagem: Como desenvolvedor, saber prototificar focando na experiência do usuário ajudará a entender e fornecer a melhor experiência sempre, já que as necessidades do usuário mudam constantemente.  

Quer ficar por dentro de mais conteúdos para aumentar sua empregabilidade?

Agora que você viu que a área de UX Developer pode ser uma boa, sabia que aqui no blog da Casa do Desenvolvedor temos uma categoria especial para você aumentar sua empregabilidade? Acesse agora pelo botão abaixo e destaque-se no mercado de trabalho!

Conclusão

O UX Design é importante para os desenvolvedores se tornarem mais criativos e flexíveis na hora de criar um software, app ou site, já que design e desenvolvimento são interdependentes. Dominar uma parte mais criativa pode te transformar num desenvolvedor destaque e fornecer sempre a melhor experiência para o usuário final. 

Karina Harumi
Karina Harumi
Product designer na TecnoSpeed e Casa do Desenvolvedor, especialista em UX (experiência do usuário) com foco em performance. Uma boa experiência é tudo. ♡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.