O turnover é uma taxa que precisa estar no radar de todo gestor e empresário. Venha entender do que se trata e como lidar com isso no seu negócio!
Tempo de Leitura: 5 minutos
O acompanhamento de indicadores é essencial para que uma organização atinja a sua melhor versão e esteja sempre evoluindo. No entanto, existem certos números e métricas que não podem ficar de fora do radar dos gestores, como é o caso da taxa de turnover.
Para quem nunca ouviu falar, o turnover está ligado à rotatividade nas equipes, se conecta tanto com fatores internos quanto com influências externas à empresa e pode interferir de diferentes formas no desempenho do negócio.
Que tal entender mais a fundo o que é turnover, seus tipos e principais causas, bem como o cenário desse fenômeno dentro do mercado de TI, que é famoso pela alta competitividade, e dicas para evitá-lo nas suas equipe e software house? A seguir, falamos sobre tudo isso!
O que é turnover?
Reter talentos é um desafio dentro das organizações de qualquer setor ou porte e o indicador que acompanha justamente essa taxa de rotatividade de colaboradores é chamado de turnover. Ele considera tanto demissões como admissões e pode ter diversas causas, como veremos mais adiante.
O turnover, portanto, é uma métrica que precisa ser monitorada de perto pelos gestores e analisada em detalhes para render insights assertivos sobre a empresa e seus times. Em todo caso, no entanto, o objetivo deve ser sempre manter a taxa de turnover abaixo de 5%, que é a média considerada boa pelos especialistas no assunto.
Uma taxa alta de turnover pode afetar a operação de um negócio, gerando custos, quebras de continuidade e outros possíveis comprometimentos ou imprevistos; e até a reputação da empresa diante do mercado, outros profissionais e também seus clientes e prospects.
Tipo de turnover
O turnover pode ter variáveis e ser diferente dependendo da perspectiva e/ou do mês analisado. Os tipos de turnover que você precisa conhecer e considerar são:
Turnover voluntário e involuntário
O turnover voluntário acontece quando o colaborador sai voluntariamente, ou seja, pede demissão. Já o turnover involuntário é quando a empresa toma a atitude de dispensar profissionais de seu time.
Turnover funcional e disfuncional
Também temos o turnover funcional, que é quando o colaborador que vinha apresentando um desempenho indesejado ou abaixo do esperado pede demissão; e o turnover disfuncional, que é quando ocorre a saída de profissionais de alta performance.
Ainda existe o turnover admissional, que diz respeito às novas contratações comparadas com o quadro geral de funcionários. Cada tipo deve ser analisado de forma integrada e contextual, e não de forma isolada, para que renda uma visão clara do fenômeno e do contexto empresarial
Turnover em TI: cenário
O mercado de TI é um dos mais competitivos, que também enfrenta uma escassez de mão de obra especializada e tudo isso culmina no fato de que a área apresenta uma das mais altas taxas de turnover, girando em torno de 13% e 15%.
Isso se deve a diversos fatores, mas se aplica em todos os níveis de atuação. Mesmo os profissionais que ocupam os cargos mais altos apresentam uma média de permanência de apenas 2,6 anos em uma empresa.
Um turnover alto, porém, é algo que a comunidade tech e os negócios da área precisam se preocupar e conter, afinal, esse fenômeno gera quebras nas dinâmicas da equipe, dos projetos e do negócio como um todo; instabilidades e inseguranças para os outros colaboradores e também clientes e parceiros; além de custos e sobrecargas.
Principais causas do turnover em TI
Como já falamos, a origem dessa taxa tão significativa de turnover em TI é multifatorial, tendo dentre as causas principais:
Riqueza de oportunidades
Sim, a própria valorização e aquecimento do mercado de TI é uma das causas do alto turnover na área. Os profissionais qualificados são disputados e recebem ofertas competitivas, com abrangência global, que geram a rotatividade voluntária destes colaboradores.
Falta de perspectiva de crescimento
Ao mesmo tempo, também existem muitas organizações que não possuem planos de cargos e salários bem definidos e podem ter dificuldades em reter talentos que estão buscando traçar uma carreira de sucesso e oportunidades de crescimento, afinal, nenhum desenvolvedor estuda e se dedica tanto para ficar parado no mesmo lugar sem evoluir.
Salários abaixo da média
Outro grande fator causador do turnover, sem dúvidas, é a inadequação salarial de algumas vagas com relação ao mercado. Considerando que as habilidades de TI são demandadas em praticamente qualquer contexto e lugar do mundo, os DEVs estão sempre em busca da melhor oportunidade para seus bolsos e sua qualidade de vida, o que inclui não apenas o valor salarial, mas também os benefícios e o ambiente do trabalho.
Sobrecarga e estresse na rotina
Também sabemos que o dia a dia da TI não é dos mais tranquilos. Surgem demandas em horários não convencionais, existem processos que exigem muito esforço mental e físico dos colaboradores, enfim… trabalhar com tecnologia é um desafio e pode vir acompanhado de muito estresse e sobrecarga, o que com certeza contribui para as taxas de turnover.
Falhas de organização e/ou comunicação
Por fim, o turnover também pode ser motivado por falhas de organização ou comunicação que venham a existir dentro da organização, como uma liderança mal direcionada e pouco transparente; processos não otimizados, que geram esforços desnecessários e retrabalho; falta de feedbacks e oportunidades de melhoria e/ou valorização; alocações ou contratações inconsistentes; e por aí vai!
Como evitar o turnover em TI?
Ninguém quer perder bons profissionais e sofrer as consequências negativas disso, não é mesmo? Por isso, é preciso adotar algumas medidas:
Revise suas faixas salariais
Faça uma análise crítica da remuneração padrão do seu negócio e revise-a para que ela seja justa, considerando a qualificação e o job description de cada cargo/colaborador, e também competitiva com relação à concorrência e ao mercado.
Invista em governança
Indo mais adiante, é importante realizar o alinhamento dos recursos do setor de TI com a estratégia geral do negócio, para que os processos se tornem mais eficientes, os rendimentos das operações sejam maiores e investimentos na área sejam possíveis, acompanhando o crescimento da organização. Isso é o que chamamos governança.
Ofereça benefícios para além dos números
Um salário competitivo é essencial, mas não basta. Para reduzir a taxa de turnover, a organização também precisa oferecer um ambiente positivo e atrativo para se trabalhar e contar com vantagens que vão além do financeiro, como plano de saúde, treinamentos, rotina flexível, plano de carreira, boa estrutura organizacional e outros benefícios.
Refine o seu processo de seleção
E por último, mas não menos importante, revisar e implementar seu processo de recrutamento pode reduzir significativamente suas taxas de turnover, afinal, ao divulgar vagas e selecionar candidatos com mais assertividade, é muito mais provável contratar alguém com potencial de ficar a longo prazo.
Para este ponto, nós temos a solução! O Portal de Empregos da Casa do Desenvolvedor combina praticidade e eficiência, sendo a ferramenta perfeita para você encontrar os melhores profissionais de TI para compor seus times. Divulgue suas vagas em TI no portal da Casa do Desenvolvedor e reduza já a sua taxa de turnover:
E depois, associe essa medida com as outras que citamos por aqui para tornar seus times cada vez mais fortes e consistentes, com profissionais qualificados e, principalmente, satisfeitos de fazer parte do seu negócio!