Gestão Financeira – Como funciona e seus principais desafios!

Gestão Financeira – Como funciona e seus principais desafios!

 

A gestão financeira é muito mais do que contas a pagar e a receber. Continue conosco neste artigo e aprenda a identificar os sinais de que ela está indo mal e como corrigir!

 

Tempo de Leitura: 4 minutos

Uma gestão financeira de qualidade permite mensurar resultados e até apontar a origem de alguns problemas, além de sugerir algumas melhorias que vão refletir no ganho de capital de um negócio.

É verdade que o desempenho de uma empresa pode ser medido de inúmeras formas, porém, um indicador universal de que uma organização está bem ou não, é a saúde financeira.

Quando algum processo fabril, ou administrativo é executado incorretamente, além de todas as outras complicações de produção e logística, o impacto será certamente sentido no setor financeiro.

Quer aprender a identificar se a gestão de finanças da sua Software House está no caminho certo? Vem com a gente!  

Conheça a Casa do Desenvolvedor

O que é gestão financeira?

O objetivo de qualquer empresa é gerar lucros e prosperar, seja com a venda de seus produtos, ou oferecendo seus serviços.

Contudo, mesmo quando a organização oferece mercadorias de qualidade, é fundamental que os recursos monetários sejam aplicados de forma otimizada. É nesse momento que uma boa gestão fará toda diferença.

Todas as ações administrativas que envolvem o dinheiro de um negócio compõem a gestão financeira empresarial.

 Para que serve a gestão financeira

Em resumo, planejar, controlar e analisar todas as movimentações financeiras é o foco dos trabalhos de um departamento financeiro.

O ganho patrimonial é o principal objetivo deste tipo de gestão, o que é conquistado por meio da geração dos lucros provenientes da venda de produtos e serviços. Esse gerenciamento visa controlar os ativos monetários da empresa analisando a diferença entre as entradas e as saídas. 

Entretanto, só calcular a diferença não significa que a gestão das finanças está completa, trata-se de uma visão limitada que não permite análises mais aprofundadas de um panorama geral do negócio. 

Esta falta de visão compromete todo o planejamento empresarial, criando muitas dificuldades na compreensão dos problemas, podendo acarretar em grandes dificuldades para organização, ou até mesmo em alguns casos sua extinção.

Passos da gestão financeira

Os quatro pilares de uma boa gestão financeira empresarial seguem uma lógica de ação para o bem-estar do departamento como um todo, estas etapas compõem um conjunto de ações que, quando executadas de forma coordenada, alcançam excelentes resultados, são elas:

Planejar

Consiste em visualizar ativamente as entradas e as saídas financeiras, para que, com estas informações precisas, seja possível traçar planos de custos para curto e longos prazos.

Controlar

Ter os registros de todas as movimentações financeiras como o pagamento de impostos, recebimentos, contas a pagar, despesas fixas e variáveis, compõem o controle financeiro necessário para fazer consultas e planejamentos.

Analisar 

Estudar os registros antes de definir orçamentos internos, ou prever algum impacto monetário de uma decisão, faz parte das funções dos responsáveis pela gestão financeira.

Investir

Após a análise é possível identificar cenários positivos para empresa, nestes momentos, é crucial possuir dados claros que podem apontar para qual direção um negócio deve investir, assim, a vida da empresa se torna mais próspera e favorável ao crescimento.

Consequências ao não fazer a gestão financeira

Não dar a atenção devida para a gestão de finanças é um erro grave que muitos gestores acabam cometendo, comprometendo a sua saúde da empresa como um todo, ao compactuar com desperdícios, ou investimentos em locais ou momentos imprecisos.

Erros mais comuns

A repetição de erros na gestão monetária pode acarretar sérias crises, que poderiam ser evitadas eliminando algumas falhas rotineiras. A seguir, acompanhe os erros mais comuns:

Falta de organização dos dados financeiros

A desorganização dos registros financeiros de uma organização são problemas estruturais que afetam qualquer tipo de análise ou planejamento eficaz. Dados incompletos podem direcionar as decisões para prejuízos e gastos desnecessários.

Cálculo errado da margem de lucro

Este é um problema clássico do departamento financeiro, que refletirá diretamente em quedas no faturamento. Estas falhas ocorrendo de maneiras consecutivas vão provocar um resultado negativo na organização.

Super endividar-se

Este problema é consequência dos demais erros contabilizados por uma má gestão financeira, afinal de contas, contrair empréstimos em uma situação de crise representa arcar com mais despesas com os juros altos cobrados pelas instituições financeiras.

3 dicas fundamentais para gestão financeira de qualidade

Visualizando os principais problemas causados por falhas na administração financeira, separamos algumas dicas preciosas para manter a vida monetária da sua empresa nos trilhos.

Planejamento

O planejamento é a palavra de ordem quando lidamos com os recursos de uma organização, nenhuma decisão pode ser tomada apenas por achismos, ou no calor do momento.

Planejar gastos e investimentos significa garantir as melhores condições para manter e implantar melhorias nos departamentos.

Controle de custos/gastos

Controlar os gastos é essencial, fazer as conciliações bancárias e a análise dos pedidos de compra são essenciais para que gastos indevidos ou duplicados sejam detectados antes mesmo de se tornarem prejuízos empresariais.

Gerencie o fluxo de caixa

Registros organizados das movimentações das contas a pagar e a receber compõem um cenário perfeito para a base de uma boa gestão financeira. Sem estes fluxos organizados todo o controle monetário da organização fica comprometido.

Programa SHS

Além de todas as dicas que demonstramos aqui, você ainda pode participar do Programa SHS - Software House de Sucesso, o qual está recheado de conteúdos que vão ajudar os gestores da indústria da Tecnologia da Informação a ficarem sempre atualizados com os artigos mais relevantes do universo dos negócios e do desenvolvimento.

As informações contidas neste mega fórum estão dispostas em vários tópicos para facilitar as pesquisas e o aprendizado. Além do mais, os materiais têm uma linguagem dinâmica e direcionada para donos e gestores de Software Houses.

Passe por lá, tire suas dúvidas, atualize-se e descubra as últimas novidades deste universo! Alavanque sua empresa com o programa SHS, acesse:

Agora você já é capaz de identificar sinais de alerta e corrigi-los com agilidade. Ou seja, está preparado para cuidar com excelência da saúde financeira da sua Software House!

A gestão financeira é tema que deve ser tratado com seriedade, mantenha-se sempre atualizado sobre as novidades e as melhores práticas para a sua empresa. 

Casa do Desenvolvedor
Casa do Desenvolvedor
Somos a Casa do Desenvolvedor, uma comunidade que tem como propósito, fortalecer o desenvolvimento de software no Brasil. Faça parte você também dessa comunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.