Guia Completo sobre Strategic Canvas para o seu negócio.

Enquadrar o seu negócio pode ser uma boa: conheça o Strategic Canvas.

Conheça o Strategic Canvas e descubra o porquê enquadrar o seu negócio pode ser uma boa.

Confira como o Strategic Canvas pode ajudar a moldar seu negócio através de estratégias claras e metas definidas. Conheça agora!

Tempo de Leitura: 6 minutos

Os primeiros esboços do Canvas surgiram para atender a demanda de empresas de tecnologia nos anos 90, sendo que o primeiro modelo Canvas consolidado surgiu em 2004 quando o pesquisador Alex Osterwalder construiu em sua tese de doutorado uma ferramenta que transmitisse a ideia de negócio para uma tela de modo a facilitar a concepção e planejamento deste negócio.

Surgiu aí o pioneiro Business Model Canvas (BMC) que rapidamente se tornou um grande sucesso mundial entre as startups por acelerar a transposição das ideias para o papel e daí para um modelo de negócios escalável.

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Modelos Canvas: Uma abordagem visual e intuitiva para o planejamento de negócios

Todos os modelos visuais Canvas, consistem em telas (ou quadros), tradução literal de “canvas”, onde são expostas ideias para gerenciamento, concepção, planejamento, validação e avaliação de um negócio. Os modelos Canvas, devido ao formato intuitivo e claro é bem atrativo visualmente e fácil de usar, engajando e facilitando a inclusão de toda a equipe no preenchimento do quadro.

Alguns dos exemplos mais conhecidos são o Business Model Canvas e o Projetc Canvas, todavia existem vários outros modelos de Canvas como Innovation Management Canvas, Lean Canvas, Business Model You, Innovation Project Canvas, Customer Jorney Canvas, Open Innovation Canvas, Startup Canvas, Marketing Campaign Model Canvas, o Strategic Canvas, o Easy Strategic Canvas, dentre outros.

O Strategic Canvas: Engajamento e colaboração para a estratégia empresarial

A ferramenta CANVAS é para tornar de forma clara, mais participativa, colaborativa e visual, portanto, usa-se um quadro dividido em quadrantes menores preenchidos pelos membros do time usando cartões coloridos (normalmente post-its). Todos os modelos Canvas se destacam por serem um artefato construído em conjunto e por isso a ideia dos post-its é que possa ser algo mudado facilmente e não “engessado” como é tradicionalmente um documento institucional formal.

Um dos modelos de CANVAS aplicado à concepção do planejamento estratégico de um negócio foi concebido em 2018 por pesquisadores brasileiros: O Strategic Canvas ou Strategic Planning Canvas (SP Canvas). O SP Canvas busca por meio da proposta visual engajar a equipe levando todos a colaborar na construção e execução da estratégia da empresa.

Usando um formato intuitivo simples e visual, este tipo de Canvas é composto por 11 quadrantes na página principal e um quadro auxiliar para acompanhamento da estratégia, conforme podemos ver a seguir nos 2 Quadros:

Fonte: BENEVIDES, T.M. CAGGY, R.C. Strategic canvas: conduza a estratégia do seu negócio por caminhos dinâmicos e criativos de forma inovadora. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

 

Passo a passo do preenchimento:

Observe que no primeiro quadro tem no alto os campos PLANNER para o nome de quem será o mediador do processo de preenchimento do SP Canvas e UNIDADE que é o nome do local (empresa, departamento, setor) sobre o qual está sendo feito o planejamento estratégico.

Comecemos pelo primeiro quadro. O processo de preenchimento se inicia pela primeira coluna, que representa a identidade organizacional, sendo composta pelos Valores (ideais/princípios que servem de diretrizes), Missão (a razão de ser da organização) e Visão (como a organização se vê no futuro), sendo que esta última é vital para a elaboração do planejamento estratégico, já que a visão aponta para o futuro e a missão e valores versam sobre a realidade presente da organização.

Neste momento é necessário se observar se estes itens da identidade estão alinhados antes de prosseguir, se existe coesão entre eles para que a elaboração da estratégia seja sinérgica.

A próxima etapa é o preenchimento da segunda coluna que nada mais é do que um diagnóstico do ambiente interno e externo da organização, conhecida como Análise SWOT(Strength, Weakness, Opportunity, Threat) onde são elencadas as oportunidades e ameaças que se encontram no ambiente externo da organização e as forças e os problemas da organização.

Note que diferente da matriz SWOT onde se diz “Fraquezas” para tratar as debilidades internas da organização, se usa a palavra “problemas”, essa troca semântica tem por finalidade facilitar o entendimento de todos os participantes do que deve ser colocado neste quadrante.

Agora inicia-se a parte de desenvolvimento da estratégia a partir da identidade e diagnóstico e cenário organizacional.

Na próxima coluna são colocadas as ESTRATÉGIAS, que devem ser orientadas aos resultados que deseja se obter, resultados estes voltados à solução dos problemas ou à minimização dos efeitos negativos das ameaças, ou buscando maximizar o aproveitamento das oportunidades, ou potencializar os pontos fortes da organização.

Observe que neste momento deverão participar os indivíduos que executam as estratégias, utilizando o conceito bottom-up, onde a estratégia deve ser construída começando pelos seus executores e nunca a partir dos diretores da organização. Esta forma de trabalho busca maior acurácia no cumprimento da estratégia, já que quem executa conhece melhor os gargalos do cotidiano de operacionalização das atividades-fim e atividades-meio da estratégia.

Nesta coluna da Estratégia temos 5 linhas e elas buscam elucidar que devem ser elaboradas estratégias para cada uma das perspectivas organizacionais utilizadas tradicionalmente pelo método Balanced Scorecard (BSC), que são: 1- perspectiva financeira, 2-perspectiva do cliente (mercado), 3-perspectiva dos processos internos organizacionais, 4-perspectiva de aprendizado (e crescimento) organizacional, a estas foi adicionada a perspectiva da cultura da organização que visa a elaboração de estratégia para sedimentar a cultura de planejamento contínuo em todos os setores/indivíduos da organização.

A próxima etapa de preenchimento são os OBJETIVOS, onde devem ser especificado de forma que se possa compreender o motivo pelo qual se busca a mudança ou transformação almejada pela estratégia proposta.

A seguir preenche-se a última coluna do primeiro quadro que são as METAS, são os indicadores que serão perseguidos e acompanhados para verificar se a organização está caminhando para o atingimento dos objetivos e consequentemente o cumprimento das estratégias.

O segundo quadro representa o plano de ação onde são colocadas as ações para o alcance de cada uma das 5 estratégias elencadas no quadro anterior, sendo que nas colunas são colocados os anos (divididos em 4 trimestres) e as ações devem preencher estas colunas como um cronograma conforme os prazos quantificados nas metas, sendo a última coluna STATUS é onde devem ser colocados post-its indicando se a tarefa está em andamento ou concluída.

Todavia, antes do preenchimento deste quadro ocorre o processo de transposição para o operacional, a execução da estratégia transposta em objetivos e quantificada em metas. Logo, este quadro é o Plano de Ação de cada unidade de trabalho (departamento ou setor da empresa) onde a equipe entenderá o seu papel: quem são as pessoas responsáveis por trabalhar o acompanhamento da aplicação, execução, controle direcionado para os indicadores (METAS).

A sugestão do uso do Strategic Canvas é para tornar a estratégia tangível e acessível a todos na empresa, além do claro vínculo entre a identidade da organização e os desafios e oportunidades que se apresentam no ambiente externo sem negligenciar as forças e os problemas que a organização possui. Ademais o Strategic Canvas ou Strategic Planning Canvas faz, através do segundo quadro, um vislumbre das ações operacionais vinculadas às estratégias, ocasionando um maior engajamento dos times ao ver sua importância dimensionada e tangibilizada.

Easy Strategic Canvas: Simplificando o planejamento estratégico para MEIs e startups

O Easy Strategic Canvas é uma versão simplificada, criada em 2020, para gestão de MEIs, microempresas e startups. A proposta dele é integrar as três ferramentas:

  1. Análise SWOT, com o mesmo propósito descrito no modelo SP Canvas;
  2. OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave) 
  3. 5W2H - ferramenta que consiste em um checklist contendo 7 perguntas: 5W - 2H
    • What – o que será feito?
    • Why – por que será feito?
    • Where – onde será feito?
    • When – quando será feito?
    • Who – por quem será feito? 
    • How – como será feito?
    • How much – quanto vai custar?

Neste modelo, similar ao SP Canvas, inicialmente se define as diretrizes estratégicas básicas para a identidade da organização: Missão, Visão, Proposta de Valor, Segmento de clientes atendidos. 

A partir daí se faz o levantamento das variáveis internas e externas à empresa que compõe a matriz SWOT: Pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. Assim como foi feito no SP Canvas. A partir daí se elabora os objetivos estratégicos e resultados-chave que (OKR) são metas numericamente expressas que se pretende alvejar para cumprimento de cada objetivo. O quadro do 5W2H é onde se define quem executa, os prazos, como será executado e todos os detalhes relevantes das ações estratégicas

Na prática a sequência de preenchimento do Easy Strategic CANVAS é:

  1. Empresa, Missão, Visão, Proposta de valor e Segmento de Clientes 
  2. Quadro SWOT onde são demarcadas as Oportunidades (fator externo) e os Pontos Fortes (fator interno) para serem Aproveitados e as Ameaças (fator externo) e Pontos Fracos (fator interno) para serem Combatidos
  3. Criação de 03 Objetivos estratégicos a serem alcançados (não quantitativos) em um intervalo de 3 a 6 meses, sendo que todos devem ser vinculadas variáveis citadas na SWOT que este objetivo irá aproveitar ou combater.
  4. Preencher os Resultados-chave (quantitativos) com as metas para alcance de cada um dos 3 objetivos listados na etapa anterior, sendo que na coluna de valor previsto, deve-se colocar o valor numérico expresso em cada meta (resultado-chave) e logo na coluna subsequente a quantidade deste valor que foi atingida
  5. Preencher o quadro 5W2H onde são definidas as ações a serem realizadas para atingir os Resultados-chave propostos.

A seguir o quadro usado no Easy Estrategic Canvas:

Fonte: https://www.easystrategiccanvas.com.br/

 

Este modelo facilita muito o gerenciamento em empresas pequenas, todavia é inviável para empresas grandes onde o quadro 5W2H ficaria super dimensionado e não visível e claro a todos os colaboradores.

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Larisse Santos
Larisse Santos
Uma administradora que atuou como professora, coordenadora de curso e gestora universitária por quase 20 anos. Apaixonada por Marketing, Empreendedorismo e Inovação. Noob em Python e aprendiz de Ciência de Dados. Atualmente trabalha como Assistente na área de Estratégia e Processos do grupo TecnoSpeed. Lifelong learning person: aprende e ensina algo novo todos os dias!

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