RH Tech: entenda o que é, para que serve, benefícios e exemplos.

RH Tech: a importância da tecnologia para o setor e como usá-la a seu favor.

RH Tech: entenda o que é, para que serve, benefícios e exemplos

Entenda como o RH Tech pode ajudar a sua empresa de tecnologia a otimizar processos, reduzir custos e ser mais inovadora!

Tempo de Leitura: 4 minutos

À medida que as empresas se deparam com os desafios do pós-pandemia e do trabalho e recrutamento remoto, o RH Tech torna-se cada vez mais uma tendência. A necessidade de serviços à distância no RH gerou inúmeras oportunidades em torno da transformação digital e das soluções de tecnologia em gestão de pessoas. 

Para ter sucesso nesse mercado em expansão, fazer o básico bem feito já é o suficiente. Mas sabemos que nem sempre isso é possível: afinal, são tantas correrias no dia a dia que fica difícil assimilar todo o potencial da gestão de pessoas. 

Pensando em te ajudar nesse sentido, reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber para usar a tecnologia de RH a seu favor. Vamos lá!

Conheça nosso manifesto

Afinal, o que é RH Tech?

RH tech é o termo usado para toda a tecnologia usada pelas equipes de gestão de pessoas, com o intuito de melhorar os processos de uma empresa.

Existe uma variedade de softwares que auxiliam o RH. Desde aplicativos para recrutamento e seleção, até ferramentas de pesquisa de clima e feedback. No entanto, o objetivo de toda tecnologia de RH é o mesmo: melhorar a experiência das pessoas

Surgimento do RH Tech

O termo surgiu a partir dos processos de transformação digital que as organizações vêm passando. Com o tempo, a expressão passou a ser usada também para designar o departamento de recursos humanos que usa da tecnologia e da inovação para melhorar a operação e aumentar a produtividade.

Papel do RH Tech para as empresas

Antes, o papel do RH Tech no mundo corporativo ficava restrito às grandes empresas, pois o acesso à automatização de processos ainda era escasso e caro.

No entanto, hoje, pequenas e médias empresas estão desfrutando das tecnologias da área e participando ativamente de mudanças e melhorias internas das organizações. Agora, o RH Tech ajuda a:

  • Descomplicar e agilizar os processos burocráticos de gestão de pessoas;
  • Melhorar a experiência dos colaboradores;
  • Simplificar treinamentos;
  • Aprimorar as práticas de contratação;
  • Desenvolver a comunicação entre as equipes;
  • E avaliar o desempenho dos funcionários.

Em suma, a tecnologia de RH vem facilitando, e muito, a vida de diversos colaboradores e empresas.

Quais os benefícios do RH Tech?

Já temos uma ideia do papel do RH Tech nas empresas e do porquê ele é tendência. Mas quais são as vantagens de implementá-lo na sua software house? Saiba mais sobre isso a seguir:

Inovação

As abordagens, ferramentas e táticas inovadoras do RH Tech promovem o desempenho e o engajamento dos trabalhadores. Fora isso, incorporar essas soluções integradas permite à área de Recursos Humanos alavancar tecnologias como Big Data, People Analytics e Inteligência Artificial. 

Tudo isso ajuda a aprimorar a tomada de decisões estratégicas, diminuir os índices de rotatividade e aumentar a retenção de talentos.

Agilidade de processos

Não é segredo que o fluxo de trabalho nos departamentos de RH costuma ser intenso. É por esse motivo que um dos pontos fortes do RH Tech é justamente a forma como os softwares aumentam a velocidade de execução das tarefas e otimizam o uso do tempo do time.

Menos erros e mais eficiência

Nenhuma equipe está livre da possibilidade de falhas ou ineficiência. Afinal, somos humanos. Nesse ponto, as soluções tecnológicas são capazes de nos apoiar. Algoritmos e funcionalidades dos softwares oferecem um alto nível de detalhamento e confiança de dados, contribuindo para a prática eficiente de gestão de pessoas.

Características do RH Tech e por que é um diferencial

O RH Tech tem como característica principal apoiar e facilitar as variadas funções de RH. Isso inclui questões de departamento pessoal, como remuneração, benefícios, e também de gestão de talentos, recrutamento, seleção e integração, gestão de desempenho e comunicação.

A tecnologia inovadora no mercado de RH pode dar às empresas uma vantagem competitiva. Se considerarmos, por exemplo, as ferramentas de inteligência artificial, já é possível prever a equipe necessária e modelar o ambiente e a cultura de trabalho para atrair as pessoas desejadas. 

Com a tecnologia de RH baseada na nuvem, também conseguimos facilitar a comunicação e o compartilhamento de informações pelas equipes em dispositivos móveis, de forma remota.

Exemplos de como o RH Tech é usado

Como vimos, o conceito RH Tech pode ser amplamente usado nos processos inovadores de softwares houses e empresas de tecnologia no geral. Mas quais são as soluções mais comuns hoje em dia? Vamos entender!

Folha de pagamento

Softwares de RH Tech podem ser essenciais nos processos de pagamento, para cumprir as obrigações trabalhistas da forma correta e formalizar todo o processo. Além disso, esse tipo de solução facilita o acesso das pessoas ao seu histórico de salário e automatiza funções repetitivas, inclusive aquelas da equipe financeira.

Gestão de talentos

Gerenciar talentos é complexo e, embora muitos funcionários desejem uma carreira sólida, ainda não sabem como percorrer o caminho até ela. Nos softwares com esse objetivo, os colaboradores conseguem definir e acompanhar seus objetivos, registrar seu desempenho e outras funções essenciais para a progressão em seu cargo.

Aprendizado e desenvolvimento

Acompanhar e dar suporte à educação da equipe é um elemento essencial das empresas tech de alto crescimento. Além de qualificar funcionários, é também uma forma de lutar contra a escassez de pessoas qualificadas, simplificando e escalando o processo de aprendizagem.

E aí, se convenceu da importância do RH Tech nas empresas? Então, que tal entender mais sobre como melhorar a gestão de pessoas do seu negócio? Para isso, acompanhe os conteúdos do nosso blog!

Como vimos, o RH Tech é um excelente aliado para melhorar as atividades e o dia a dia do departamento de gestão de pessoas e da empresa como um todo.

Karina Harumi
Karina Harumi
UX Designer, Analista SEO e Analista WEB na TecnoSpeed e Casa do Desenvolvedor, focada em experiência do usuário e performance. Uma boa experiência é tudo. ♡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo