Layoff: descubra o que está acontecendo no mercado tech.

Layoff: descubra o que está acontecendo no mercado tech

Layoff: descubra o que está acontecendo no mercado tech. Mulher branca de óculos preocupada em frente ao notebook, com a mão no queixo.

O Layoff é uma medida adotada quando a empresa apresenta desafios financeiros, para evitar a demissão em massa. Saiba mais!

Tempo de Leitura: 4 minutos

Depois da Covid, o maior desafio das empresas foi manter o emprego dos seus funcionários. E, uma alternativa adotada para evitar a demissão em massa, foi o sistema de Layoff.

Com o mercado internacional incerto e a inflação aumentando, assegurar os empregos tem sido um verdadeiro desafio para as empresas que querem manter seus funcionários. Diferente da demissão, o sistema Layoff pode garantir que o trabalhador ainda terá seu emprego depois que a organização conseguir se restabelecer após um período de crise.

Atualmente, o mercado tech enfrenta dificuldades, e gigantes do ramo estão tendo que demitir seus funcionários. Por isso, o recurso do Layoff tem sido uma estratégia para garantir a segurança dos funcionários, além de possibilitar que as empresas possam manter os colaboradores, que já são treinados e preparados para desempenhar as funções exigidas para os seus cargos.

Conheça nosso manifesto

O que é Layoff e como funciona?

O Layoff é um recurso utilizado por muitas empresas do mercado tech que não desejam perder seus funcionários. Sendo assim, quando estão atravessando uma dificuldade em seu desenvolvimento, que pode ser um problema financeiro, uma catástrofe ambiental ou até mesmo uma pandemia como a Covid-19, se utilizam dele.

Na tentativa de evitar uma demissão em massa, no Layoff, o funcionário fica inativo por alguns meses, por meio de uma suspensão temporária no contrato de trabalho ou redução da carga horária. Ele também sofre, por consequência, uma redução no salário.

Diferença entre Layoff e demissão?

A principal diferença entre o Layoff e a demissão é que, no caso da demissão, o funcionário tem o seu contrato com a empresa rompido, encerrando a relação de empregador e empregado.

Já o Layoff acontece como um último recurso para que esse contrato não seja rompido, geralmente quando a empresa está passando por uma dificuldade financeira e não consegue arcar com o seu quadro de funcionários. Dessa forma, o Layoff acontece através de certas medidas para evitar essa rescisão de contrato, são elas:

  • Substituir a jornada de trabalho integral por uma parcial, onde a empresa e funcionário entram em acordo sobre como a jornada irá acontecer;
  • Utilização do banco de horas do funcionário;
  • Antecipação das férias individuais ou lançamento do recurso de férias coletivas.

Como é o Layoff no Brasil

O recurso do Layoff também acontece no Brasil, desde que sejam cumpridas as regras da CLT vigente. Logo, as empresas brasileiras podem pedir o Layoff quando estiverem com dificuldades, a fim de evitar a demissão em massa e também possuir tempo necessário para se reerguer.

Lembrando que o sistema pode ser aplicado de duas maneiras: por redução na carga horária do trabalhador ou pela suspensão de contrato por um tempo determinado.

O que diz a lei no Brasil sobre Layoff

Para que o Layoff aconteça no Brasil é preciso seguir algumas regras vigentes na CLT, são elas:

  • O sindicato em que sua empresa atua deve ser comunicado de maneira formal;
  • Os funcionários devem ser informados com 15 dias de antecedência e devem concordar com o Layoff. Eles também precisam assinar um documento autorizando que aconteça esse recurso;
  • Os trabalhadores precisam receber uma compensação por esse tempo de inatividade, como cursos oferecidos durante o período ocioso, visando a qualificação do profissional;
  • Se o contrato do trabalhador for reincidindo durante o Layoff, ou quando voltar ao trabalho no prazo de até 3 meses, ele tem direito a receber uma multa que deve ser paga pelo empregador;
  • O salário dos trabalhadores deve ser pago pelo FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador);
  • O contrato de trabalho pode ser suspenso pelo período de 3 a 5 meses.

Entretanto, caso o Layoff aconteça de maneira temporária, é preciso que:

  • O sindicato Laboral tenha firmado esse acordo com a empresa;
  • A organização assuma os pagamentos dos salários que não serão da responsabilidade do FAT;
  • Respeito ao limite de 25% na redução e valor do salário pelo prazo de 3 meses, podendo ser prorrogado caso não haja um bom desenvolvimento da empresa.

O que está acontecendo com as gigantes da tecnologia?

Não apenas no Brasil, mas no mundo todo, as gigantes tecnológicas como Amazon, Meta, Coinbase, e entre outras estão realizando demissões em massa. Elas acontecem por motivos diversos em cada empreendimento, mas também possuem alguns fatores em comum.

Um desses fatores foi o aumento no número de compras online durante a pandemia. Com isso, o seguimento acompanhou a tendência do mercado, porém, problemas como a alta dos juros e com os altos índices de inflação global, o crescimento foi minado.

Há quem diga que é o fim dos bons tempos para o mercado tech, e que os investidores não estão mais dispostos a pagar altos salários no setor, assim como ter grandes gastos com a tecnologia.

Mesmo a indústria saindo de um período de crescimento, não significa que o segmento esteja falindo. Podemos considerar apenas como medidas cautelares, pois até mesmo com todos esses cortes, isso representa uma pequena fatia no universo da tecnologia.

Qual a relação de Layoff e Downsizing?

A relação existente entre o Layoff e Downsizing é que ambos os recursos buscam reduzir os gastos da empresa, visando um desenvolvimento.

Como já vimos, o Layoff busca a redução dos gastos por meio de medidas que buscam não demitir os funcionários. Enquanto isso, o Downsizing propõe uma série de medidas administrativas como uma reestruturação interna baseada no corte de custos.

Entenda mais sobre gestão de pessoas

Como foi visto, a gestão de pessoas é um assunto de extrema relevância, pois os funcionários de uma empresa são seus principais ativos. Portanto, precisam de atenção, principalmente quando o negócio estiver passando por momentos adversos.

Entenda mais sobre gestão de pessoas e como ela pode fazer a diferença na administração de sua empresa, acesse nossos demais artigos sobre a área.

Agora podemos entender como o Layoff não possui relação com as demissões em massa, e sim um recurso utilizado para que elas sejam evitadas. Além disso, ele também busca proporcionar a qualificação de todos os profissionais envolvidos.

Giovanna Siqueira
Giovanna Siqueira
Formada em Publicidade e Propaganda. Atual responsável pela Casa do Desenvolvedor, a comunidade focada para desenvolvedores de software.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo