Você já ouviu falar em martech? Esse tipo de empresa e solução pode impactar o seu trabalho e o mercado de marketing e tecnologia como um todo. Entenda!
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A expansão do mercado tech é inegável e não para de atingir novos segmentos e patamares. Você certamente já ouviu falar em fintechs, que são empresas de tecnologia financeira, mas talvez ainda não tenha ouvido falar em martech, que são o tema do nosso papo de hoje.
A transformação digital afetou diferentes setores e atividades, sendo a área de Marketing um dos maiores exemplos dessa transição. E o martech é justamente uma evolução desse movimento de ampliação, datificação e modernização do marketing, tornando esses aspectos uma prática, mas as bases de um novo modelo de negócio.
Então, se você é desenvolvedor(a) ou um(a) profissional de marketing, vale a pena entender esse conceito para compreender de que formas você pode usá-lo ao seu favor na sua carreira ou na organização em que você atua.
Acompanhe, portanto, o nosso guia completo sobre martech e descubra tudo que você precisa saber sobre este tema: conceito, origem, como funciona, benefícios e muito mais!
O que é martech?
O termo Martech surge da junção das palavras Marketing e Technology. Assim como ocorre em outras áreas, ele se aplica àquelas empresas de marketing que utilizam a tecnologia como ferramenta base para otimizar suas estratégias e processos.
Ou seja, toda martech é, em essência, uma empresa de marketing, mas nem toda empresa de marketing é uma martech. O diferencial das empresas martech é justamente a adoção da tecnologia como protagonista de sua atuação.
Além disso, também é possível usar o termo para classificar soluções que visem a automatização e otimização de atividades da área de marketing. Neste caso, os softwares e ferramentas são martech, mas a empresa que as desenvolveu não necessariamente ganha essa denominação.
Seja qual for o cenário, no meio martech não há espaço para processos improdutivos, onerosos ou mal fundamentados. Os dados estão presentes, assim como as automações, o monitoramento, a estratégia e a gestão otimizada.
Como surgiu o termo martech?
Como não poderia deixar de ser, o termo martech surgiu a partir das startups, mais especificamente daquelas que enxergaram a tecnologia como uma solucionadora de diversas demandas e possibilidades de otimização do marketing digital das organizações.
Dentre os nomes-chave desse setor em ascensão que contribuíram com a conceitualização do termo, podemos citar o americano Scott Brinker, que é programador, empresário, atual vice-presidente do ecossistema de plataformas da HubSpot e editor do blog Chief Martec – que fala sobre o tema desde 2008!
Segundo ele, “O marketing tornou-se uma disciplina impulsionada pela tecnologia e, portanto, as organizações de marketing devem infundir capacidades técnicas em seu DNA.”
Características principais do martech
Legenda: Uma das bases para otimizar qualquer tipo de processo é gerenciá-lo de forma mais eficiente. | Imagem: Freepik
Em martech, temos um conjunto de características principais que são comumente praticadas pelas organizações ou contempladas pelas soluções. São elas:
Gestão de processos
Uma das bases para otimizar qualquer tipo de processo é gerenciá-lo de forma mais eficiente. Essa gestão é, inclusive, uma das bases do Marketing 4.0 e que se mantém importante para a concretização do Marketing 5.0, o marketing baseado em dados.
Portanto, pensando no contexto martech, é fundamental essa capacidade de administrar e otimizar processos internos e externos, gerenciando com assertividade e eficiência prazos, tendências, crises, orçamentos, rotinas e outras operações e recursos.
Só assim, vai ser possível garantir uma cadeia produtiva, organizada e facilitada, capaz de render mais e melhores performances e resultados. É aqui que entram os softwares de gestão e também as soluções de automação e monitoramento voltadas para o controle de informações e processos.
Data driven e mensuração de resultados
Em conjunto com a gestão de processos, o martech também tem em sua base a coleta e análise de dados. Nada, nenhuma decisão ou conclusão é tomada a partir de achismo ou senso comum, e mensuração de resultados é tão importante quanto colocar as estratégias em prática.
Aqui, temos como protagonistas as ferramentas analíticas, que permitem automatizar e otimizar o processo de controle de dados e monitoramento de performance e resultados de todas as etapas e elementos de um plano de marketing.
Afinal, sem saber o que pode ser melhorado, os gargalos e origens dos problemas ou, ainda, quais as melhores oportunidades, a tomada de decisões e o sucesso se tornam verdadeiros desafios.
Por outro lado, tendo os dados sempre à mão, é possível tirar melhor proveito dos insights e driblar as crises e imprevistos como ninguém. E, falando sério: hoje em dia é possível pensar em um marketing relevante que não tenha um extenso trabalho de dados envolvido? Não, não é! Portanto, essa é outra das principais características de uma martech.
Jornada do consumidor e funil de vendas
Otimização no marketing tem total relação com aumento da conversão e duas áreas conectadas com esse objetivo são a de jornada do consumidor e de funil de vendas.
Ambas se complementam e dizem respeito à eficiência no acompanhamento e direcionamento dos clientes nas ações de marketing e vendas. Não são todos os consumidores que possuem o mesmo nível de conhecimento e consciência sobre as suas demandas e possibilidades, e as estratégias de marketing devem se adequar a isso.
Nesse contexto, pensar em automação e otimização é superinteressante, para que os insights e esforços sejam muito mais rápidos e certeiros, com uma segmentação minuciosa e inteligente, com a experiência do usuário em primeiro lugar, independente da etapa da jornada ou do funil em que ele se encontra.
Automação
É claro que entre as características das martechs não poderia faltar a automação, afinal, você reparou quantas vezes já falamos disso até agora? Pois é! Isso porque a automação é um dos formatos principais dessa otimização que o combo tecnologia + marketing garante.
Aqui entram todos os tipos de ferramentas que facilitam enormemente o dia a dia dos "marketeiros" e "marketeiras": dashboards atualizados em tempo real, aplicativos e plataformas de agendamento de publicação, serviços de programação de e-mail marketings, chatbots e outras mais.
E mais do que diminuir o esforço operacional e facilitar a rotina de trabalho, esse tipo de solução impacta diretamente nos resultados objetivos, pois otimiza o tempo e a execução, e permite um trabalho em escala e um melhor aproveitamento dos talentos e equipes.
Relacionamento com o cliente
Por fim, temos a característica de relacionamento com o cliente que dita e equilibra toda a atuação mais lógica, orientada a dados e não humana desse marketing. Afinal, as martechs beneficiam os negócios para poder ajudá-los a entregar a melhor experiência para os clientes e usuários finais.
Diante das diversas demandas de um time e/ou projeto de marketing e da complexidade que esse tipo de trabalho pode envolver, a gestão da base de clientes e o relacionamento podem ser prejudicados.
E é para solucionar essa dor que, mais uma vez, a martech surge. Dessa vez, são as ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) que entram em ação para otimizar a rotina, o controle, a operação e os resultados desse ponto que integra as estratégias de marketing.
Da captação e gestão de leads até a aplicação do funil de vendas, do contato direto e orgânico às ações omnichannel, as marchets são extremamente úteis e presentes nesse contato, integração do atendimento e fidelização.
Como funciona e para que serve?
Legenda: Ela serve exatamente para otimizar a execução e os resultados de todas as tarefas do marketing. | Imagem: Freepik
Como já deu para perceber e nós também já falamos, a palavra-chave das martech é otimização. Ela serve exatamente para otimizar a execução e os resultados de todas as tarefas do marketing.
Como consequência, temos um mercado mais competitivo e escalável, com mais alcance, qualidade e possibilidades de inovação e negócio, e muito menos desperdício de tempo, dinheiro e capital humano.
Além disso, temos uma infinidade de vantagens para os diferentes atores desse ecossistema, dos empresários aos desenvolvedores e software houses, dos profissionais de marketing ao consumidor final.
As martechs funcionam, como dito acima, orientadas a dados, apoiadas em soluções tecnológicas, automatizadoras e otimizadoras, dentro e para as organizações de marketing de qualquer porte ou nicho.
Diferença entre martech e adtech
Juntamente com as empresas e soluções martech, nós temos as adtech. Apesar de terem certa semelhança, o enfoque e atuação dessas duas abordagens é distinta.
Quando falamos em martech estamos falando de organizações e soluções com funcionalidades mais amplas dentro do universo do marketing digital. Elas vão além das campanhas e envolvem outras demandas e segmentos como, por exemplo, o customer success.
Já no caso das adtechs nós temos um enfoque bastante específico, que pode ser entendido ao destrincharmos o termo: “ad”, de advertising (publicidade, em inglês) + “tech”, de technology (tecnologia).
Ou seja, as adtechs são focadas em otimizar processos e estratégias da publicidade, como anúncios e campanhas. Sendo mais limitadas, portanto, que as martech, porém, ao mesmo tempo, mais especializadas.
Quais os impactos e as vantagens das martechs?
Se você chegou até aqui, já deve imaginar que vantagens e impactos positivos não faltam quando o assunto é martech, mas, vamos entender isso com mais detalhes? A seguir, listamos os principais benefícios desse setor:
Melhor acesso e gestão de dados
Com mindset data driven e tecnologias de monitoramento automatizadas, mobile e integradas, a gestão de dados internos e dos clientes fica ainda mais efetiva e fácil.
As informações mais importantes para o trabalho de marketing ser executado de forma fluida e certeira podem ser facilmente acessadas, se tornam mais confiáveis e rendem resultados mais eficientes, rápidos e práticos.
Mais assertividade e agilidade para as decisões
Todo esse controle de dados e a otimização de processos têm como consequência uma tomada de decisão muito mais ágil e precisa, o que é essencial dentro de um mercado tão competitivo e mutável, movido a tendências e inovações.
Assim, é possível deixar o gosto e o achismo de lado, e dar vida a ideias fundamentadas em informações atualizadas sobre o público, o produto e o mercado. E ainda, fazer testes sem desperdiçar recursos; lançar ações de grande escala sem sobrecarregar o time; e tirar o melhor proveito de oportunidades e orçamentos que surgirem.
Campanhas mais efetivas e personalizadas
A primeira consequência dos benefícios anteriores é a realização de campanhas muito mais adequadas, personalizadas e efetivas, graças ao conhecimento sobre a persona, às estratégias de funil e comunicação, ao timing das ações e toda a otimização tecnológica.
Os dados e as tecnologias são aliados fundamentais e poderosos nessa missão e podem realmente determinar o rumo das ações e estratégias criadas.
Maior satisfação e fidelização do usuário
A segunda é, claro, o fortalecimento da relação das marcas com seus usuários e clientes, e o aumento da satisfação e fidelização desses públicos.
Afinal, ao gerir melhor os dados, tomar decisões rápidas e certeiras, e pensar campanhas melhor segmentadas e eficientes, a experiência do usuário é beneficiada em todos os níveis, da atração ao pós-compra.
Melhor custo-benefício
E o saldo de tudo isso é um excelente custo-benefício, pois os investimentos se tornam mais assertivos, os resultados mais ricos e amplos, a curto e a longo prazo, e todos saem ganhando: as martechs, as empresas de marketing, as empresas contratantes e os clientes.
Tipos de ferramentas para martech
Legenda: Grande potencial das martechs dentro do mercado de marketing e vendas. | Imagem: Freepik
Depois de entender o que é, as características e vantagens da martech, vamos de exemplos de ferramentas desse tipo?
Automação de marketing
Aqui entram as ferramentas que permitem automatizar tarefas bastante operacionais, como a programação de mensagens, notificações push, e-mails e outros dados, promoções e conteúdos. Como exemplo temos o RD Station, o MailChimp, o HubSpot e o WiFire – que é uma solução TecnoSpeed!
Análise de dados
Você talvez tenha pensado e se perguntado logo no início da leitura se o Google Analytics era um exemplo de martech e, sim, ele é! Junto dele, temos todas as demais ferramentas que se propõem a otimizar o processo de coleta, análise e gestão de dados, seja de tráfego, busca, comportamento, compra ou o que mais puder direcionar planos de marketing.
Marketing de conteúdo
Aqui temos um grande leque de ferramentas martech: de gerenciamento de conteúdo, como o famoso editor Wordpress; SEO, como o Ubersuggest e o Yoast SEO; landing pages e testes A/B, como CrazyEgg e Hotjar; entre outras.
Mídia social
As soluções martech também estão presentes no dia a dia dos social media e podem simplificar a rotina de gestão de mídias e redes sociais. Dentro disso, temos plataformas de gestão geral, de agendamento de publicações, de monitoramento e até de conexão entre creators, influencers e times de marketing e marcas.
Anúncio e propaganda
Outro exemplo de martech são as plataformas de propaganda e anúncio, que permitem potencializar o alcance e as conversões das ações de marketing e campanhas de uma marca. Por exemplo: Google Ads, Taboola, Simpli.fi, SEMRush.
E ainda existem ferramentas de ativação de vendas, que permitem gerenciar leads, fazer prospecções e interagir com o seu público, como as próprias redes sociais e as plataformas de atendimento e CRM.
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Deu para notar o potencial das martechs no mercado de marketing e vendas, não é mesmo?
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