Quais são os níveis de gestão, seus pilares e a cultura organizacional?

Quais são os níveis de gestão, seus pilares e a cultura organizacional?

Quais são os principais níveis de gestão, seus pilares e a cultura organizacional?

Ter uma cultura alinhada, uma comunicação clara e assertiva são passos fundamentais para a implementação dos níveis de gestão. Saiba mais!

Tempo de Leitura: 6 minutos

Cada nível de gestão entende e precisa de informações diferentes para a tomada de decisão, pois, envolve todo o processo de administração, desde planejamento até o controle dos resultados obtidos. Ter os três pilares, com uma boa organização, liderança incentivadora e uma cultura organizacional bem definida é o passo para o sucesso e uma boa gestão. 

Mas para entendermos mais sobre este assunto, vamos conhecer os três pilares:

  • Estratégico
  • Tático 
  • Operacional 

Além de como eles são divididos e aplicados em uma organização, continue a leitura! 



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Estratégico

 

Composto por poucas pessoas, responsáveis por reduzir as expectativas de resultados dos sócios em alternativas estratégicas, ou seja, ela pensa sempre no futuro da organização. Com esse pensamento é de forma macro, precisa-se da  visão sistêmica, as pessoas que compõem essa camada estratégica, sendo, em geral, a pessoa que já tem algum tipo de vivência na área, ou um especialista na área de atuação, mas que tem um conhecimento amplo de todos os aspectos e organização.

Essa camada está normalmente preocupada em alternativas estratégicas para atingir os objetivos, por isso, ela precisa de formações de resultados de impacto, ou famosos  indicadores de relevância. Porém, não sendo muito ligada com a execução ou de que forma  vai ser atingido, pois, ela está preocupada em obter resultado e quais as alternativas podem-se utilizar para isso.  

Além de traduzir as expectativas dos sócios, as pessoas dessa camada também são responsáveis por fazer a replicação das expectativas estratégicas para medir a liderança da camada tática composta por gerentes e supervisores. A linguagem desta camada, portanto acaba sendo um pouco mais técnica em termos de mercado, e acaba sendo estabelecida de alto nível. 

Entretanto, para as pessoas que não tem contato diário com a gestão ou não tem contato com área de estratégia, fica um pouco mais difícil de entender a comunicação que estas pessoas utilizam. Logo abaixo temos a camada tática, confira! 

Tática

Normalmente composta por gerentes e coordenadores, essa é uma das camadas mais importantes da organização, porque é responsável pela replicação das expectativas estratégicas para os operacionais. 

Se o líder tático que se encontra nessa camada não entender muito bem as expectativas estratégicas, a comunicação para a camada abaixo será extremamente ruidosa. Ou seja, vai gerar um grande problema na comunicação, pois, às vezes “não é feito o que é necessário, é quando feito não é aquilo que precisava de fato”, mas isso tudo se deu porque o líder não entendeu muito bem aquilo que a camada estratégica queria que  fosse executado na camada operacional.

As pessoas da camada tática, em geral, estão preocupadas com o desempenho, por isso, elas pegam as alternativas estratégicas estabelecidas ao nível estratégico, e passam isso em formato de plano de ação, ou seja, eles estão preocupados com a execução para atingir os resultados estabelecidos pela camada anterior.

Cuidado no repasse de informações

A camada tática exige muito cuidado! Principalmente em treinamento e alinhamento que é a parte de convencer tanto a linguagem estratégica a ponto de entender aquilo que está sendo discutido, quanto a linguagem operacional na forma como ela vai replicar essas informações de forma que seja entendida.

Em muitas empresas tem em evidência a dificuldade no repasse de informações. Muitos colaboradores acabam se demitindo do seu superior imediato, e a justificativa em geral se dá pela falha de comunicação e a falta de informações relevantes para executar o trabalho.

O repasse das atividades precisa ser feitas de forma clara. Para que o colaborador entenda o real motivo por trás daquela execução, ou seja, como vai ser executada aquela tarefa e qual seu papel nela. 

Isso vai gerar o engajamento e o sentimento de pertencimento do colaborador, ele passará  a entender sua importância para a organização. Tudo depende dessa comunicação!

Até agora percebemos a diferença da camada estratégica para a camada tática, agora vamos ver um pouco sobre a operacional. Continue a leitura!

Operacional

Em geral, é onde se apresentam a maioria dos colaboradores. Essa camada é composta por profissionais dos mais diversos perfis e dos diversos níveis técnicos, ou seja, é a camada realmente responsável por colocar a mão na massa! Por possuir essa grande diversidade, é uma camada que exige um maior cuidado em relação à linguagem, algumas pessoas podem entender aquilo que nos gostaríamos de transmitir e outras pessoas não, então é sempre importante que um líder, principalmente o da camada tática, que ele entenda muito bem o perfil dos seus colaboradores e da sua equipe, para que assim possa adaptar a linguagem e repassar as informações que são relevantes.

Na camada operacional, normalmente utilizamos uma linguagem mais simples, com menos termos técnico e com indicadores que são mais próximos da realidade. Facilitar em identificar como suas atividade podem impactar os indicadores de resultado em principal  o estratégico que é de um nível muito alto. 

Então essa tradução inclusive em relação a resultados é muito importante para que as pessoas vejam o resultado direto do trabalho delas. Mas não se engane é imprescindível que essa camada conheça os objetivos estratégicos e ela conhecer os indicadores estratégicos, só precisa de um pouco mais de cuidado no momento do desdobramento, momento em que o líder consegue explicar como esse objetivo estratégico é refletido nas atividades dos operacionais. 

Aqui falamos mais uma vez da importância de construir vocabulário  junto com os colaboradores, reforçando as atividades que vão se executadas e de que forma isso irá acontecer, se eles estão alinhadas com os objetivos estratégicos ou não.

Cultura Organizacional 

A cultura organizacional tem o potencial de facilitar ou dificultar todas as mudanças repassadas na organização. Sendo ela dividida em formal e não formal:

Formal - Esta estrutura é normalmente estabelecida pela própria empresa, no qual compreende os dados do organograma, a hierarquização da empresa e os procedimentos que cada um faz.

Informal - Estrutura criada pelos próprios colaboradores, seja pela identificação de ideias, de costumes. São criados grupos informais entre pessoas que exercem algum tipo de influência sobre um grupo.

Entender essas estruturas organizacionais é muito importante para conseguir “colocar as pessoas certas nos lugares certos”. Conhecer e ter a clareza dessas de quem são as pessoas certas, facilita a replicação do nosso conhecimento, o que gera mais alinhamento com os colaboradores, mais autonomia e até mais produtividade, pois, a equipe se sente engajada, entendendo assim as estratégias estabelecidas para os objetivos futuros. 

É importante que a cultura organizacional de sua empresa esteja alinhada com tudo que é repassado para os colaboradores, e tudo que é dado de exemplo e vivido diariamente na organização!

Pilares da Casa do Desenvolvedor 

Na Casa do Desenvolvedor você encontra um ambiente completo com diversas informações atuais sobre o universo de desenvolvimento de software no qual tem como seus três principais pilares: 

  • Networking
  • Soluções Tecnológicas 
  • Conhecimento

Todos visando tornar nossa rede cada vez mais unida e competitiva, mas não para por aí! Também transformamos esses três pilares em ações práticas que gerem resultados imediatos para o seu dia a dia, são eles:

  • Capacitação
  • Produtos/Serviços
  • Empregos
  • Colaboração

E aí, ficou curioso para saber mais afundo como funciona todo esse universo da Casa do Desenvolvedor? Então não perde tempo! Venha nos conhecer, juntos podemos fazer muito mais. 

Conclusão

Os três níveis costumam estar representados em pirâmide porque além de considerar o número de colaboradores em cada uma dessas camadas, ele também exemplifica de que forma o alinhamento precisa acontecer. Então para relembra, a camada tática precisa estar completamente alinhada com a estratégica, que precisa estar completamente alinhada com a operacional. Assim a responsabilidade das pessoas de cada uma dessas camadas é replicar e repassar a mensagem para as camadas abaixo. 

Essa adaptação, replicação e multiplicação do conhecimento garante que todos os colaboradores estejam alinhados e empenhados em busca de um mesmo objetivo, por isso, fica claro que é muito importante entender de que forma esses três níveis estão alinhados, que tipo de informações eles consideram relevantes para a tomada de decisão.

Lembrando que o nível estratégico está preocupado com indicadores de resultado, os de impacto que vão de encontro com as expectativas dos sócios. A camada Tática que necessita dos indicadores de desempenho e execução, porque é a responsabilidade dela. E a camada operacional com indicadores individuais e indicadores de impacto das suas atividades, ou seja, é a forma como ela consegue realmente entender a importância ou resultado do seu trabalho em relação aos objetivos estratégicos da empresa.

Analise sua empresa, entenda se a sua comunicação e o seu repasse tem sido suficiente e eficiente! 

Maristela Mendes
Maristela Mendes
Estagiária de Marketing da Casa do Desenvolvedor

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