Mapa de Empatia: o que é, benefícios e como aplicar.

Mapa de Empatia: como usar para melhorar a experiência do seu cliente.

Mapa de Empatia: o que é, benefícios e como aplicar essa ferramenta

Criar soluções que atendam às necessidades dos usuários é um desafio, mas ferramentas como o mapa da empatia podem ajudar. Saiba mais sobre isso aqui!

Tempo de Leitura: 5 minutos

Quando falamos sobre empatia, o que lhe vem à mente? Decerto, a frase “colocar-se no lugar de outra pessoa” pode aparecer quando nos referimos ao termo. Entender perspectivas e dores diferentes dos nossos clientes e prospects é essencial quando falamos de experiência do usuário. 

Criar conteúdos e soluções de valor depende de uma boa capacidade de compreender o que as nossas personas passam, mas só isso não é o suficiente. Nesse sentido, o mapa de empatia é uma ferramenta que pode ajudar. 

Com ela, fazemos um exercício para ter clareza das necessidades do nosso público e aplicar tudo isso no produto ou serviço que estamos oferecendo. Vem com a gente descobrir mais sobre este tema!

Inscreva-se no TUP4EXP

O que é Mapa de Empatia?

O mapa de empatia é uma ferramenta que ajuda a entender o comportamento do usuário, além de comunicar visualmente esta compreensão à equipe de design. Ao ser criado, esse era exatamente o objetivo: solucionar a falta de comunicação e desentendimentos sobre clientes e usuários dentro do time.

Mas como podemos aprender sobre nossos usuários? Por meio de pesquisas, conseguimos saber o que eles dizem e fazem. Observar sua linguagem corporal e expressões faciais também é relevante para seus estudos de usabilidade

Por meio do mapa de empatia, todo esse conhecimento advindo de estudos é facilmente agrupado e visualizado.

Mapa de Empatia e Persona

Tradicionalmente, o mapa de empatia coloca a persona ou o usuário no centro da ferramenta, como exemplificado na imagem acima. 

De acordo com a Nielsen & Norman Group, canal referência em UX, os mapas de empatia podem condensar os dados de um usuário específico ou de vários.

Contudo, os mapas de empatia não substituem a criação de personas. Na verdade, eles são um primeiro passo rumo à criação das mesmas, servindo como uma maneira de visualizar o que sabemos sobre elas de forma organizada e empática.

Quadrantes do Mapa de Empatia

Mapa de Empatia: o que é, benefícios e como aplicar essa ferramenta

Legenda: A ferramenta ajuda a materializar quem é o usuários. | Imagem: nngroup.com

Além da persona ou usuário no centro, o mapa de empatia é dividido em 6 quadrantes: “vê”, “ouve”, “pensa e sente”, “fala e faz”, “dores” e “necessidades”. 

A ferramenta ajuda a materializar quem é o usuário, mas não possui uma ordem cronológica de dados. Entenda cada um dos quadrantes:

O que vê?

Aqui, pense no que sua persona costuma assistir, ler e observar no dia a dia. Como ela vê o mundo e qual o contexto onde ela está inserida? O foco é responder a essas perguntas para identificar a visão de mundo que sua audiência possui.

O que ouve?

Para este quadrante, precisamos descobrir quem são as pessoas ou marcas que suas personas ouvem e como elas as influenciam. Em quais canais isso acontece? São podcasts, músicas, ou outros canais? 

O que pensa e sente?

O quadrante "pensa e sente" demonstra o que o usuário está formulando dentro de si ao longo da experiência. Durante a pesquisa qualitativa, pergunte-se:

  • "O que ocupa o pensamento dessa pessoa?” 
  • “O que importa para ela?"

Pode ser que o mesmo conteúdo apareça nos quadrantes "fala" e "pensa". Tente entender se existem coisas que os usuários pensam, mas não falam por estarem inseguros ou constrangidos.

Para a parte de "sente", focaremos no estado emocional do usuário. Aqui, as perguntas são: 

  • "O que preocupa o usuário?”
  • “Com que frequência ele fica animado?” 
  • “Como ele se sente sobre esta experiência?"

Preste atenção à linguagem corporal e outros sinais durante a etapa de pesquisa qualitativa. Para organizar estas informações, liste as emoções e depois uma breve descrição do que está fazendo o usuário senti-las. Por exemplo: "Ansioso – está com pressa e não quer perder tempo".

O que fala e faz?

Em "fala", colocamos citações diretas dos usuários, geralmente faladas durante as entrevistas na fase de pesquisa. Neste quadrante, o destaque vai para aquilo que as pessoas falaram com mais convicção ou deram ênfase.

Para o "faz", colocamos as ações que o usuário executa. Da pesquisa, o que seus usuários fazem, fisicamente? Como eles fazem isso? Por exemplo: atualizam a página com frequência, comparam preços entre sites, entre outras ações. 

Quais suas dores?

Dores são problemas, questões que a sua persona precisa e quer resolver. O que a preocupa? Por quais motivos ela sofre? Durante a fase de pesquisa, enderece perguntas que aprofundem o conhecimento que você tem dos desafios do seu público e a relação disso com a solução da sua empresa.

Quais suas necessidades?

Ao preencher o quadrante de "dores", naturalmente você também já começa a compreender melhor as necessidades que seus usuários possuem. Aqui, a chave é responder questões como: 

  • "Quais os sonhos da sua persona?"
  • "O que as deixa realizadas?"
  • "O que as faz sentir que estão tendo seus problemas resolvidos?"
  • E "o que elas precisam fazer para solucionar seus desafios?"

Uma observação válida aqui, no mapa de empatia tradicional, não temos os campos de dores e necessidades separadas, mas para ajudar ainda mais, pode ser dividido em dores e necessidades.

Benefícios do Mapa de Empatia

Os mapas de empatia são usados porque ajudam a entender as necessidades e objetivos de nossos usuários, de forma organizada. 

Ao olhar para suas dores por meio das lentes de cada quadrante, também conseguimos ver a complexidade delas e encontrar soluções que melhor atendam nosso público. É comum, por exemplo, ver discrepâncias entre o que as pessoas falam e o que elas fazem, de fato. 

Fora isso, a ferramenta também é uma ótima aliada de times de design e UX, pois consegue estabelecer uma base comum de conhecimento entre os membros da equipe e ajuda a priorizar as necessidades do usuário. 

Em suma, para a organização, os benefícios de ter um mapa de empatia e o processo de fazê-lo são imensos. A ferramenta:

  • Apoia na categorização das personas; 
  • Evidencia lacunas nos conhecimentos atuais;
  • E comunica atitudes e comportamentos de forma ilustrativa, protegendo o usuário de preconceitos ou suposições infundadas.

Mapa de Empatia na prática: participe do TUP4EXP!

Ser capaz de resolver os problemas dos usuários e interpretar seus comportamentos é o que fará sua solução se destacar. Antecipar o que sua audiência pensa, faz, sente e diz e, em seguida, criar soluções com base nessas necessidades, com certeza resultará em produtos ou serviços excelentes.

Se você tem o objetivo de melhorar a experiência do seu cliente, você não pode perder a oportunidade de participar do TecnoUpdate para Customers Experience e Success de Software Houses e conversar com os melhores profissionais do mercado na área!

São conteúdos práticos e sem enrolação para tornar a experiência do cliente com o seu produto um verdadeiro sucesso. Está esperando o quê?

Deu para ter uma ideia de como o mapa da empatia é importante para a experiência dos seus clientes, certo? E agora que você já se inscreveu para o evento, cadastre-se no Fórum para aprender, trocar e evoluir no tema enquanto ele não chega!

Karina Harumi
Karina Harumi
UX Designer, Analista SEO e Analista WEB na TecnoSpeed e Casa do Desenvolvedor, focada em experiência do usuário e performance. Uma boa experiência é tudo. ♡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo