Lean UX - Guia básico para iniciantes.

Lean UX – Guia básico para iniciantes.

O Lean UX é a união entre o desenvolvimento do produto, o design e os negócios, uma metodologia que busca desenvolvimento contínuo, interação e validação constante. Quer saber mais sobre? Continue a leitura!

Tempo de Leitura: 7 minutos

Atualmente muitas equipes de produto pregam sobre os princípios ágeis o tempo todo, mas a realidade é que a maioria dessas equipes ainda não os utiliza de maneira realmente eficaz. 

Quando se trata de criar uma experiência do usuário realmente boa, criar um produto que satisfaça os usuários, não é o suficiente, e para completar, juntando com tendência do desenvolvimento de software inclinando para a melhoria contínua, aprendizado contínuo e agilidade, ter um produto bem-sucedido vai realmente muito além, então precisam ser também construído baseado num bom sistema de gerenciamento. É aí que entra o Lean UX, mas... ficou meio confuso por aqui? 

Continue a leitura para entender melhor e descubra a importância do Lean UX na sua software house.

Conheça nosso manifesto

Primeiramente, o que é Lean?

Lean é resumidamente um conjunto de práticas de gestão para melhorar a eficiência e eficácia, eliminando o desperdício. O princípio central do Lean é reduzir e eliminar atividades e desperdícios que não agregam valor. Sendo até chamada de filosofia de gestão. 

Vou deixar no final deste artigo um link bem interessante que explica melhor sobre o Lean, não deixe de ler ok? ;)

Então, o que seria Lean UX?

O Lean UX está ligado a metodologia ágil, que divide um projeto em ciclos curtos e rápidos, focando em testes e melhoria contínua ao longo do caminho. O Lean UX segue esse caminho também, trabalhando com um ciclo constante de pensamentos, criação e testes. 

O objetivo maior é aproveitar o poder da colaboração entre departamentos da equipe, redução do desperdício e feedbacks desde o início para tomadas de decisões mais rápidas. Assim, o Lean UX encontra as maneiras mais rápidas de atingir seu objetivo final.

Qual a diferença entre Lean UX e UX Tradicional?

No processo tradicional do UX Design, os designers utilizam uma boa parte do tempo entendendo o usuário, por meio de pesquisas, analisando o problema e definindo os requisitos do produto antes de realmente projetar alguma coisa. O foco está em ter o escopo do projeto de forma completa e ampla o suficiente para que, quando o produto for desenvolvido, atenda às necessidades do usuário e resolva prontamente os pontos problemáticos. 

 Já no Lean UX, o foco muda, invés de acertar logo de cara, de estabelecer uma grande base antes de criar algo, ele permite que você construa um MVP (Produto Mínimo Viável) logo no começo, permitindo o feedback desde o início e contínuo, assim o produto poderá ser aprimorado interativamente - onde cada interação, ou versão, te aproxima do objetivo final. 

Mas calma, isso não significa que o Lean UX vai eliminar as pesquisas e os testes com o usuário, vamos dizer que elas serão mais "enxutas". 

Como dito no início, o Lean UX funciona em ciclos curtos, então existe um movimento constante entre designer, desenvolvedores, gerentes de produto e outras partes interessadas, ao invés de cada um "trabalhar no seu canto". O UX Tradicional também é colaborativo, mas não são tão contínuos como no Lean Ux. 

Então resumindo, o UX tradicional foca numa abordagem mais completa, com muita documentação antes de realmente projetar e construir qualquer coisa, enquanto o Lean UX foca na construção desde o início, com feedback e decisões rápidas, melhorando ao longo do caminho. 

Os principais fundamentos do Lean UX

O Lean UX se baseia em:

Design Thinking:

Essa metodologia que busca se adaptar às necessidades dos usuários, mantendo ao mesmo tempo, o equilíbrio entre o tecnicamente viável e o possível, no nível empresarial. 

Desenvolvimento Ágil

Os valores da metodologia ágil também são encontradas no Lean UX, tais como:

  • Ideias e soluções compartilhadas e testadas com frequência. 
  • Colaboração entre equipes, departamentos e clientes, criando um entendimento em comum sobre o problema, as necessidades e as possíveis soluções. 
  • Resposta rápidas às mudanças, visando descobrir o problema o mais cedo possível para obter uma solução melhor e fazer as alterações necessárias em um processo contínuo.

Lean Startup

Essa metodologia, criada por Eric Ries, usa um loop de feedback chamado CMA ou Criar-Medir-Aprender, com a ideia de construir uma versão bem básica do produto e testá-la, onde se não houver resultados desejáveis, abandone, agora se houver resultados valiosos, melhore! 

Onde o processo se resume em:

  1. MVP criado
  2. MVP apresentado ao cliente
  3. Alterações aplicadas. 
  4. Nova interação após as alterações. 

Regras e princípios do Lean UX:

O Lean UX é baseado em algumas regras e princípios, vou passar rapidamente entre elas:

Colaboração multifuncional

Ao invés de trabalhar "cada um no seu quadrado", os diferentes departamentos trabalham juntos, envolvidos em cada estágio, garantindo um entendimento compartilhado do produto, do usuário, do problema e dos processos. 

Priorização da resolução de problemas e busca de soluções. 

Aqui não se difere do UX Tradicional, coloca-se a resolução do problema no centro. O foco não está no design, mas sim em garantir que você está realmente resolvendo o problema certo e todos focados em busca das soluções.

Redução de desperdícios

Aqui existe um incentivo em pular as etapas do processo que consumam tempo e recursos e sim, concentrar-se na criação de um MVP, onde com ele, você poderá aprender rapidamente. Acelerar o progresso, tornando o processo - enxuto.

Construção rápida

Como já dito, o objetivo é criar um MPV o mais rápido possível, mas isso não significa criar um produto quase perfeito ou ótimo já no começo, mas sim, construir para que você possa ter melhoria contínua e interativamente.

Permissão para falhar

Projetar e construir com o Lean UX também é um incentivo à experimentação e fracasso. 

No Lean UX é muito normal errar, mas como você está trabalhando em ciclos de feedback contínuos, será muito mais rápido também para consertar ou até abandonar, já que você não investiu muito tempo e recursos, as consequências de errar também são menores.

Vamos ao Ciclo do Lean UX

O processo ou ciclo do Lean UX se concentra em três fases, o Think (Pensar), o Make (Fazer) e o Check (Verificar), onde o produto é melhorado cada vez que o ciclo começa. 

Fase 1: Think - Pensar

Essa fase contempla o momento de criar suposições sobre qualquer problema e muito provavelmente, será realizada uma sessão de brainstorming, no qual o problema é apresentado para gerar ideias e suposições. E elas são realmente importantes, porque poderão ser transformados em hipóteses, que poderão ser testadas. 

Fase 2: Make - Fazer

Aqui é onde as soluções são criadas, aqui envolve a concepção de um MVP, e esse MVP é algo bem simples de início, pode ser uma página de destino para um produto que ainda nem existe, para avaliar o interesse do público ou também um wireframe de baixa fidelidade dos principais recursos propostos. 

Fase 3: Check - Verificar

Essa é a última fase do ciclo, aqui é onde você vai testar seu MVP com o público, validando ou invalidando o MVP, assim, levando o conhecimento adquirido de volta à fase 1. 

Lembrando que você não terá um MVP finalizado, o teste será usando parte do produto criado na etapa anterior, esses testes acontecerão com frequência e se concentrarão em cada pequena coisa decidida anteriormente. 

Quais as vantagens do Lean UX?

Bom, já deu para ter, mesmo que de leve, uma noção do porquê o Lean UX tem ganhado popularidade né?

Comparado com o UX Tradicional, o Lean UX é atraente para as empresas por ter uma grande economia de tempo e dinheiro, mas o mais importante, é que mantém os designers focados em resolver o problema certo do usuário no momento certo.

Imagine só, que a ideia que você teve há 3 meses não é mais relevante ou adequada, você passou meses estudando e projetando, chega na hora de apresentar... bomba!

Então vejamos algumas das principais vantagens:

Maior colaboração:

As equipes aqui são multifuncionais, que significa que pessoas de departamentos diferentes trabalham juntas de forma transparente, para a criação de um produto.

E quanto maior a diversidade da equipe, melhor elas podem criar uma solução já que o problema é visto de diferentes pontos de vista. 

Resultados melhorados:

Como já falado, o foco no Lean UX é o resultado do produto, e não a saída, ou seja, a sua importância dependerá de como o produto impactará o usuário. 

Gerenciar os possíveis resultados ajudará a ter insights sobre os recursos em desenvolvimento e, simultaneamente, existirá uma liberdade em produzir MVPs com base em hipóteses, para ver como esses produtos funcionam, assim, se o produto ou recurso não funcionar bem, podemos voltar rapidamente e fazer as alterações necessárias. 

Time-to-market reduzido

A estratégia Lean UX é sempre baseada na importante questão - Isso ajuda a criar um bom produto para os usuários?

Se a resposta for não, ela não deve ser incluída no processo e esta regra se aplica a todos os aspectos, incluindo reuniões, documentação e até mesmo as partes interessadas. 

O foco do Lean UX são os usuários. Os usuários devem sempre vir em primeiro lugar em todas as decisões de design.

Pesquisa rápida com o usuário 

Como o foco do Lean UX em todo o seu processo é o usuário, ele busca o usuário o mais cedo possível. 

A ideia aqui é que é melhor testar as ideias no início do processo de design para descobrir quais ideias você está perdendo antes de gastar tanto tempo, dinheiro e recursos construindo um produto que ninguém gosta ou que não será mais útil. 

Como anda a relação entre sua Software House e o usuário? 

Aqui apresentei rapidamente o que é Lean UX e suas vantagens, mas sua empresa precisa ponderar em que momento está e qual a forma mais eficaz para o tipo de problema que quer resolver. 

O Lean UX é especialmente popular entre startups e equipes que não possuem recursos infinitos à sua disposição. 

Tanto o UX Tradicional quanto o Lean UX é focado no usuário, isso não muda e seu valor para as empresas é enorme, por exemplo, do ponto de vista comercial, priorizar a experiência do usuário resulta em clientes mais satisfeitos que permanecem fiéis ao longo do tempo. Que, resulta em taxas de conversão mais altas e aumento de receita, custos de desenvolvimento mais baixos e uma marca mais forte e competitiva no mercado. 

Já do ponto de vista humano, o valor do UX pode ser sentido em como conseguimos experimentar o mundo ao nosso redor, já que ele nos dá soluções para problemas cotidianos e garante que essas soluções sejam agradáveis, fáceis de usar e, claro, acessíveis e inclusivas. 

Quer aprender mais sobre a importância de se centrar no usuário? Confira mais artigos da categoria Experiência aqui no nosso blog! 

E como falei lá no começo, clique aqui e confira um artigo bem legal que explica mais sobre o Lean.

Karina Harumi
Karina Harumi
UX Designer, Analista SEO e Analista WEB na TecnoSpeed e Casa do Desenvolvedor, focada em experiência do usuário e performance. Uma boa experiência é tudo. ♡

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