Holacracia: Saiba mais sobre esse modelo de gestão de negócios.

Holacracia: Saiba mais sobre esse modelo de gestão de negócios e pessoas.

Holacracia

Entenda os benefícios de implementar a holacracia na sua empresa e aprenda a colocá-la em prática!

Tempo de Leitura: 5 minutos

A holacracia ganhou destaque no período marcado por uma crise mundial na saúde, no qual muitas empresas tiveram que se adaptar ao estilo de trabalho home office. E, algo que era temporário, passou a ser encarado como uma possibilidade e até mesmo uma tendência para o futuro. 

Com a adoção desse estilo de trabalho, sem a barreira do distanciamento e sem as dificuldades de locomoção, diversos empreendimentos conseguiram atrair os melhores profissionais do país para agregar ainda mais valor ao negócio. Características como a diversidade e a criatividade dos integrantes evidenciaram a necessidade de uma alternativa para superar a hierarquia empresarial. 

Foi nesse cenário que surgiu a holacracia, um modelo de negócio livre das hierarquias existentes em uma empresa. Quer entender um pouco mais sobre esse tipo de gestão? Vem, vamos te explicar!

Conheça a Casa do Desenvolvedor

O que é e como funciona a holacracia?

Uma empresa que adota a holacracia não conta com chefes ou funcionários que centralizam o poder, promovendo assim, a disseminação da tomada de decisão entre todos os trabalhadores, fazendo com que eles se coloquem na posição de donos da empresa e pensem nas melhores soluções para os problemas que podem enfrentar. Porém, é preciso que todos os processos estejam extremamente organizados para não ocorrer nenhuma confusão.

A holacracia surgiu para incentivar a liberdade criativa de cada funcionário e promete uma melhora na organização das demandas e ações, reuniões objetivas, otimização do tempo e autoridade distribuída entre os colaboradores, despertando assim, uma iniciativa maior nos empregados.

Esse método funciona da seguinte forma. Os profissionais são divididos por equipes, cada uma delas tem uma função e cada ação é ‘dividida’ entre os membros desse subgrupo, tornando cada um deles responsáveis pelas tomadas de decisão do que lhes foi destinado. Essas divisões são designadas em reuniões pontuais, que discutem os objetivos e andamento do trabalho.

Ou seja, a holacracia é uma excelente alternativa para um mercado tão imediatista como o atual, já que são apresentadas soluções e mudanças de forma rápida.

Continue conosco e entenda os benefícios de implementar a holacracia na sua empresa e aprenda a colocá-la em prática! 

De onde veio a holacracia?

Esse método foi criado pelo idealista Brian Robertson e implementado em sua empresa, Ternary Software, em 2007. Já em 2010, Robertson desenvolveu a Constituição da holacracia, onde são listados os princípios e fundamentos do sistema para que outras empresas possam seguir. De acordo com ele, o modelo foi desenvolvido para que as decisões fossem tomadas de forma rápida, tornando a dinâmica da empresa mais fácil e sem grandes empecilhos.

A partir disso, as organizações adotaram a prática, mas a holacracia só ficou mais conhecida quando a gigante do mercado do varejo, Zappos, adotou o método após o pedido de demissão de alguns funcionários e o entendimento dos gestores de que algo estava errado com os processos da empresa.

Com essa atitude, a empresa reorganizou sua estrutura de trabalho e passou a ser considerada uma das instituições mais felizes do mundo.

Características da holacracia

Entre as principais características da holacracia e que incentivam as empresas a adotar o método, estão:

  •     Autonomia, já que cada colaborador faz sua autogerência na instituição;
  •     Descentralização do poder, pois as decisões são tomadas colaborativamente;
  •     Flexibilidade, uma vez que os funcionários podem exercer diversas funções na empresa;
  •     Transparência, pois as informações são passadas a toda a equipe.

Por que aplicar a holacracia?

Se a sua empresa precisa de respostas rápidas ao que acontece diariamente no mercado, é importante adotar a holacracia como método de trabalho. Com ele, é possível se diferenciar da concorrência, pois não conseguirão ter os mesmos resultados e experiência que o seu negócio.

Além disso, sua empresa também terá um grande nível de inovação, um maior engajamento dos seus colaboradores e mais liberdade de expressão.

A holacracia é indicada para quais tipos de empresas?

A holacracia pode ser aplicada a empresas de diversos ramos, principalmente aquelas que precisam se adequar rapidamente às mudanças do mercado. Além disso, também é importante ter funcionários receptivos a uma transformação.

Dessa forma, podemos incluir neste método empresas de tecnologia, comunicação, arquitetura e outros ramos.

Como implantar a holacracia?

Chegou a hora de aprender a colocar a tão falada holacracia em prática, vamos lá! Fazer uma mudança na cultura e estrutura da empresa não será fácil. Você, gestor, precisará de treinamentos com a equipe para que todos estejam alinhados com os princípios básicos da holacracia. Também é importante avaliar os impactos que essa mudança causará na sua empresa. E, para te ajudar a fazer essa implementação, separamos alguns pontos que merecem atenção.

Responsabilidade

Desenvolva nos seus colaboradores o senso de responsabilidade, cada um deve se sentir parte integrante e responsável pelos resultados, pois será através do esforço de cada trabalhador que a empresa, como um todo, alcançará o sucesso desejado.

Regras claras

Crie um quadro de regras a serem seguidas e faça uma boa orientação sobre a autogestão, para não acabar criando uma desorganização.

Objetivos definidos

Tenha objetivos em todos os níveis (organizacional, por equipe e individual), com isso, cada colaborador saberá qual é a sua missão exata na empresa e a sua importância.

Vantagens da holacracia

O formato imposto pela holacracia pode ser considerado um dos melhores por muitos. Imagine, trabalhar e não ter um chefe, muito bom, né? Porém, é preciso ser muito centrado para desenvolver o seu trabalho da melhor maneira. Entre as vantagens de trabalhar com a holacracia, estão:

Flexibilidade na jornada de trabalho

Como o foco é a entrega das tarefas, o colaborador tem autonomia para controlar seus próprios horários, compatível com o modelo de trabalho híbrido ou remoto. 

Participação colaborativa

A holacracia favorece o espírito de equipe e permite que os colaboradores trabalhem de forma participativa, inclusive, atuando em diferentes setores da empresa.

Aprendizado constante

Com maior liberdade para tomar decisões, os colaboradores estão sempre em processo de aprendizagem, compartilhando ideias e trocando experiências com os demais talentos da empresa. 

Exemplo prático da Holacracia

Além da Zappos, empresas como a Morning Star, Valve, W.L. Gore e Crisp adotaram o modelo descentralizado de gestão, dando maior autonomia e liberdade para que os próprios funcionários realizassem a autogestão. Mas, na prática, como a holacracia funciona? 

Na tomada de decisões corriqueiras, cada colaborador é encorajado a resolver a demanda por sua conta e risco, já para as decisões que afetam toda a empresa, encontros esporádicos podem ser realizados para discussão e decisão. 

Interessante, não?! Acesse nosso fórum, onde você encontrará diversos conteúdos também de gestão empresarial e de pessoas. Clique no botão abaixo.

Como você pode perceber, a holacracia é um excelente método de gestão empresarial para as organizações que buscam aumentar a produtividade dos colaboradores e a agilidade na tomada de decisão.  

Estude a sua empresa, analise as possibilidades, os riscos e benefícios e comece a traçar o seu plano para colocar as suas ideias em ação. Agora você já sabe por onde começar, e se quiser aprofundar o seu conhecimento e se manter sempre atualizado sobre as novidades de gestão empresarial, fique ligado nos conteúdos da Casa do Desenvolvedor.

Karina Harumi
Karina Harumi
UX Designer, Analista SEO e Analista WEB na TecnoSpeed e Casa do Desenvolvedor, focada em experiência do usuário e performance. Uma boa experiência é tudo. ♡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo